Herança

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Você é contra o direito de conceder herança?

Sim
6
26%
Não
17
74%
 
Total de votos: 23

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Re.: Herança

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Usuário deletado escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:a meritocracia que emerge da competitividade entre agentes economicos livres e bastante real e benefica.


Infelizmente são poucos os que desfrutam dessa meritocracia. Eu gostaria de viver em uma sociedade que conseguisse dar oportunidades para todos que quisessem viver melhor.



Errado. O empreendedorismo sera estimulado no contexto da liberdade, e os talentos serao cacados pelos imbuidos de espirito meritocratico, ou se farao valer por si mesmos.

A sociedade que mais praticou essa mentalidade ate hoje e a mais prospera do mundo, e onde a mobilidade social sempre foi a sua marca mais forte.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Herança

Mensagem por o anátema »

"Repealing the estate tax is the equivalent in economic terms of choosing our Olympic team by picking the eldest sons of the gold-medal winners in the 2000 Olympics. We would regard that as absolute folly in terms of athletic competition. We [os EUA] have come closer to a true meritocracy than anywhere else around the world. You have mobility so people with talents can be put to the best use. Without the estate tax, you in effect will have an aristocracy of wealth, which means you pass down the ability to command the resources of the nation based on heredity rather than merit." - Warren Buffet
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Apocaliptica

Re: Re.: Herança

Mensagem por Apocaliptica »

Usuário deletado escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:a meritocracia que emerge da competitividade entre agentes economicos livres e bastante real e benefica.


Infelizmente são poucos os que desfrutam dessa meritocracia. Eu gostaria de viver em uma sociedade que conseguisse dar oportunidades para todos que quisessem viver melhor.


E dá. Poderia ser melhor para todos, mas quem mais sofre é aquele que insiste em alguns erros. A desgraça se abate em todos os níveis sociais. Mas é incrível como fazem parecer que todo representante de classe média alta para cima é um bon vivant, um playboy, um vagabundo, uma aproveitadora, um filhinho de mamãe e papai, uma fútil, uma vazia...portanto devem ser todos castigados. Mesmo sem tido culpa alguma de terem nascido naquelas famílias, de serem bons filhos, ou maus filhos, como em qualquer família.
Já os filhos de vagabundos mesmo, inclusive aqueles que escolhem seguir o exemplo visto em casa ( mesmo tendo a chance de fugir do modelo), são vistos como vítimas, coitadinhos, massacrados, mártires da história...só porque nasceram de famílias pobres. Ah sem esquecer que ainda temos dentro desses dois(?) sacos horrendos, os brancos e os pretos, os homens e as mulheres, os adolescentes chatos e as crianças insuportáveis. E há os velhos inúteis. Tem mesmo.
Todos cidadãos aqui neste país, onde se vota por obrigação, se paga altíssimos impostos e se convive cada vez mais com a corrupção, a violência e o medo.
Mas os responsáveis diretos por esse quadro grotesco e real, não são os que trabalham e cumprem seus deveres, tentando assegurar seu futuro e seus direitos. São, entre eles os que gostam da situação, ou pelo menos alardeiam que gostam. Pena que não saibam do que estão falando. Mas parece que não podemos demovê-los de seus pensamentos. Então, acho que devemos viver nossas vidas e pensar nas formas de ser corretos num país que não privilegia o acerto e o crescimento patrimonial de todos. Culpa os que estudam e idolatra os analfabetos, crucifica os que vencem e enaltece ( martirizando ) os que não saem do lugar porque não querem.
Mas há os que saem e há os que merecem. Deveríamos alavancar toda iniciativa e não puní-la ou desdenhar dela.Muito menos tentar arrancar de uns para dar a outros. Faça-se isto com o voto.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Herança

Mensagem por o anátema »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
o anátema escreveu:para colaborar com o tópico contribuo com uma foto de uma pessoa que é ídolo dos pró-nepotismo:

Imagem

:emoticon12:



Linchamento de ricos? E essa a razao desse topico?

Nao tenho simpatias especiais pela menina, mas ao que me consta, sua familia nao construiu fortuna de forma criminosa, mas atraves de uma rede de servicos de hotelaria de classe mundial.

Se a forma como ela foi criada parece errada, se ela desenvolveu uma personalidade repulsiva para quem quer que seja (ainda que ela tenha seus fans e admiradores), o que as pessoas devem fazer nao e lincha-la, mas cuidar de seus filhos para que estes nao se tornem pessoas como ela.

Dizer que ela nao tem direito ao que e seu e propor linchamento do sucesso, uma das taticas comunistas mais torpes e perigosas.


Não se trata de linchamento. Onde eu propus linchamento? Eu só acho um ótimo exemplo de como a herança não é nem um pouco meritocrática.

Enquanto isso, no mesmo país, se tem professores, enfermeiras, e até faxineiros que não ganham tão bem, apesar de terem muito mais mérito do que essa Paris Hilton e outros que simplesmente herdaram a fortuna dos pais. Não que a herança dessa aí especificamente fosse salvar a situação de todos que merecem mais do que ela por fazerem algo de realmente útil em vez de ficarem só querendo ser estrela do dia para a noite e sendo presa por dirigir alcoolizada.

É muito similar no ponto que é criticável com os "bolsa-famílias" da vida, no sentido de ser "dar o peixe" e não ensinar a pescar, e inúmeras vezes mais absurdo, porque não é uma sardinha por mês que se está dando para uma família que passa fome, mas uma tonelada de atum é dada a uma pessoa por toda a sua vida.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Apocaliptica

Re: Re.: Herança

Mensagem por Apocaliptica »

o anátema escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
o anátema escreveu:para colaborar com o tópico contribuo com uma foto de uma pessoa que é ídolo dos pró-nepotismo:

Imagem

:emoticon12:



Linchamento de ricos? E essa a razao desse topico?

Nao tenho simpatias especiais pela menina, mas ao que me consta, sua familia nao construiu fortuna de forma criminosa, mas atraves de uma rede de servicos de hotelaria de classe mundial.

Se a forma como ela foi criada parece errada, se ela desenvolveu uma personalidade repulsiva para quem quer que seja (ainda que ela tenha seus fans e admiradores), o que as pessoas devem fazer nao e lincha-la, mas cuidar de seus filhos para que estes nao se tornem pessoas como ela.

Dizer que ela nao tem direito ao que e seu e propor linchamento do sucesso, uma das taticas comunistas mais torpes e perigosas.


Não se trata de linchamento. Onde eu propus linchamento? Eu só acho um ótimo exemplo de como a herança não é nem um pouco meritocrática.

Enquanto isso, no mesmo país, se tem professores, enfermeiras, e até faxineiros que não ganham tão bem, apesar de terem muito mais mérito do que essa Paris Hilton e outros que simplesmente herdaram a fortuna dos pais. Não que a herança dessa aí especificamente fosse salvar a situação de todos que merecem mais do que ela por fazerem algo de realmente útil em vez de ficarem só querendo ser estrela do dia para a noite e sendo presa por dirigir alcoolizada.

É muito similar no ponto que é criticável com os "bolsa-famílias" da vida, no sentido de ser "dar o peixe" e não ensinar a pescar, e inúmeras vezes mais absurdo, porque não é uma sardinha por mês que se está dando para uma família, mas uma tonelada de atum é dada a uma pessoa por toda a sua vida.


E quem disse que a herança deve advir de mérito? Se não há demérito ou crime algum, herdar é apenas continuar o trabalho realizado numa sociedade capitalista. A riqueza muda de mãos apenas por que o patriarca ou a matriarca morreram? O que muda? Por que não arrancar da pessoa tudo que ela ganha em vida ainda? Um pedação já levam né? E vai parar onde? Lugar incerto e não sabido. :emoticon5:

E pobre não gasta o que tem com bebida e droga também? Então que alimentem seus vícios.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Herança

Mensagem por betossantana »

Dimítri escreveu:como é o caso da legislação atual que prevê, por exemplo, direito de 50% dos bens do falecido à prole. Porra, se eu não quiser deixar QUALQUER COISA para meus filhos problema é meu. Qual o argumento RACIONAL para tal legislação?


O cônjuge ou companheiro, desde o advento do Código Civil de 2003, foi alçado ao grau de herdeiro necessário também, juntamente com os filhos, e concorre com eles em partes iguais.

Eu acho tudo isso de um bom gosto delicadíssimo, afinal a relação consanguínea é eterna e nada mais natural que a exclusão de um herdeiro necessário de uma herança só seja justificada por motivos muito graves, devidamente especificados em lei.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Herança

Mensagem por betossantana »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Agora se voce acha que seu filho e um incompetente fedido, sua esposa e uma vagabunda sem-vergonha e perua, e todo o resto de seus parentes nao vale nada, e ninguem merece nada, voce pode deixa-los sem um puto, bastando que para isso voce deixe isso registrado.


Errado. Filhos e cônjuge não podem ser excluídos da herança por disposição de vontade do titular do patrimônio, apenas em hipóteses previstas em lei. Metade do patrimônio a ser transmitido pela morte é necessariamente deles.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Herança

Mensagem por betossantana »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
eu sou contra.


Si hay gobierno...!
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

Re: Re.: Herança

Mensagem por Apocaliptica »

betossantana escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
Agora se voce acha que seu filho e um incompetente fedido, sua esposa e uma vagabunda sem-vergonha e perua, e todo o resto de seus parentes nao vale nada, e ninguem merece nada, voce pode deixa-los sem um puto, bastando que para isso voce deixe isso registrado.


Errado. Filhos e cônjuge não podem ser excluídos da herança por disposição de vontade do titular do patrimônio, apenas em hipóteses previstas em lei. Metade do patrimônio a ser transmitido pela morte é necessariamente deles.


Nem em casos extremos, como crimes envolvidos ou não no caso? Não há como deserdar um herdeiro necessário no Brasil?

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Re.: Herança

Mensagem por rapha... »

Usuário deletado escreveu:Eu defendo uma sociedade mais igualitária, mas se você defende vagabundos o problema é seu.


Pelas coisas que tu fala tenho certeza de que a última coisa que defende é uma sociedade mais igualitária.

O que defende é uma sociedade mais justa segundo seu senso de justiça.

Eu creio que a forma mais justa de a sociedade caminhar é dar liberdades iguais a todos fazerem o que quiserem de sua vida e sua propriedade. Longe de mim querer moldar toda a sociedade em meu senso de justiça e torná-la o paraíso em meus padrões. Sempre que um ''gênio'' tentou fazer isso transformou a sociedade num inferno.

Usuário deletado escreveu:Bacana! Feudalismo é ótimo quando se é da "nobreza".


Isso é um erro que em geral os esquerdistas cometem.

Se eu defendesse algo que viesse única e exclusivamente a me favorecer, defenderia uma teocracia onde eu fosse o Deus.

Usuário deletado escreveu:Eu já esperava. Para quê pensar no próximo não é?


Não me vejo no direito de interferir na vida de ninguém, resolvendo seus problemas. Vejo-me no direito de agir para que estejam todos iguais perante o Estado.

Se fala sobre os pobres, distribuição compulsória de renda não resolve em nada, ainda mais distribuição de herança entre pessoas que absolutamente não têm direito algum, muito menos mérito.

A melhor forma de diminuição da pobreza é o empreendedorismo, pela atitude dos próprios indivíduos. Implicações econômicas quanto a isso podem ser resolvidas das formas mais simples, como a que Muhammad Yunus (Prêmio Nobel de 2006) aplicou em Bangladesh, através da oferta de microcrédito.

Usuário deletado escreveu:Como não tem? O cara não teve mérito algum, teve apenas sorte, e recebeu bens. Isso nega totalmente o sistema meritocrático que EU defendo.


Não há como aplicar o teu modelo de meritocracia no trato da herança. Não há mérito algum em qualquer indivíduo receber uma herança, seja ele um vagabundo ou um trabalhador dos mais honrados. A analogia entre receber uma herança e não ser um vagabundo foi feita somente por ti.

A única coisa avaliada é a vontade de quem quer doar.

Usuário deletado escreveu:Anarco-liberais são engraçados. Essa "liberdade absoluta" que vocês defendem é deveras absurda. Logo devemos ser absolutamente livres? Mesmo que essa "liberdade" tire a liberdade de pessoas dignas conseguirem ascender na vida?


Essa alcunha eu não conhecia. Talvez seja ''anarco-capitalistas'', mas não estou vendo nenhum por aqui. Todos estamos a defender uma forma de Estado.

Em nenhum momento foi falado de ''liberdade absoluta''. Eu, particularmente, considero isso utópico e, com a presença do Estado, impossível.

O Estado é que vai cercear-nos a liberdade, de acordo com aquilo que propomos em Lei. Luto para que isso seja diminuído ao máximo em que não interfira no individual.

Usuário deletado escreveu:Eu particularmente me preocupo com a sociedade. Políticas meritocráticas como as que eu defendo tornariam a sociedade um pouco menos injusta. Mas se você prefere a "liberdade absoluta" do que a justiça eu só posso lamentar por você.


Como disse, defendo a liberdade ao máximo em que não interfira nas atitudes individuais.

Usuário deletado escreveu:Não, apenas justiça.


Em nossa história recente, os mais horríveis genocídios ocorreram em nome da justiça. Em nome da justiça sobre a liberdade.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Herança

Mensagem por o anátema »

Apocaliptica escreveu:Mas é incrível como fazem parecer que todo representante de classe média alta para cima é um bon vivant, um playboy, um vagabundo, uma aproveitadora, um filhinho de mamãe e papai, uma fútil, uma vazia...portanto devem ser todos castigados. Mesmo sem tido culpa alguma de terem nascido naquelas famílias, de serem bons filhos, ou maus filhos, como em qualquer família.


Isso é uma coisa que acontece mesmo, mas não é necessariamente o que está sendo defendido, ao menos não no meu caso. Também acho ridículo os rappers da vida acharem que qualquer um que não nasceu na favela e que pode de vez em quando comprar um iogurte quando tem vontade é "playboy".


Já os filhos de vagabundos mesmo, inclusive aqueles que escolhem seguir o exemplo visto em casa ( mesmo tendo a chance de fugir do modelo), são vistos como vítimas, coitadinhos, massacrados, mártires da história...só porque nasceram de famílias pobres.

Também não discordo da existência desses, e que há uma certa martirização. Mas ao mesmo tempo não acredito num "livre arbítrio pleno", "imaterial", e acho meio natural que alguém tenha os valores em boa parte moldados pelo seu meio cultural/social. Isso é também uma outra forma de herança injusta, mas negativa, e cultural, que ajuda a perpetuar essa situação.

Só não acho que a cultura ou a pobreza tenha tando poder para produzir os casos extremos como Champinhas da vida, ainda que talvez possa ser, em algum grau, algo que emerge de uma auto-organização de uma hierarquia de delinqüentes e criminosos. Mas tirando esses casos, os brasileiros geralmente falam português, são geralmente católicos (tal como filhos de católicos são geralmente católicos), no interior gostam de música caipira, no nordeste de música nordestina, no sul de música tradicional do sul, e nos centros urbanos disso tudo em algum grau, mais pop/rock internacional e música erudita.

E referente ao ponto em questão, nos guetos há os raps e a cultura de que está tudo ferrado para eles, de que os culpados são os brancos/ricos que nunca trabalharam para nada, de que tentar trabalhar se é pobre é coisa de otário e etc. Não é um meio exatamente estimulante e propício para o desenvolvimento de espíritos empreendedores que os tirem de lá, ainda que eventualmente hajam alguns casos (assim como há ateus na maior nação católica do mundo, mesmo filhos de católicos). Eu não vejo como negar essa influência, e acho que no íntimo ninguém nega, não colocaria um filho, se tivesse a opção, ainda mais bem novo, numa escola "barra pesada" apostando no poder total da individualidade e que a influência dos pais é melhor. E também irão tentar controlar em algo o círculo de amizades e influências. São coisas que se espera de pais responsáveis, no senso comum.

E se isso tudo é verdade, não há como dizer que as pessoas que não tem sucesso ou que enveredaram por caminhos ruins e não se deram bem na vida fizeram por merecer.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Herança

Mensagem por betossantana »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
A Meritocracia precinde um ambiente de liberdade, onde o merito e definido pelo mercado, ou seja, pelo publico.


"Prescindir de" é DISPENSAR.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Re.: Herança

Mensagem por rapha... »

o anátema escreveu:para colaborar com o tópico contribuo com uma foto de uma pessoa que é ídolo dos pró-nepotismo:

Imagem

:emoticon12:


Parece que ela irá pagar pena de mais de quarenta dias encarcerada por reincidir no ato de dirigir embriagada.

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Re.: Herança

Mensagem por rapha... »

betossantana escreveu:(...)
Eu acho tudo isso de um bom gosto delicadíssimo, afinal a relação consanguínea é eterna e nada mais natural que a exclusão de um herdeiro necessário de uma herança só seja justificada por motivos muito graves, devidamente especificados em lei.


O bom gosto e a delicadeza não são conceitos universais e imutáveis.

O indivíduo deveria ter o direito de decidir sobre seus bens.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Herança

Mensagem por o anátema »

Apocaliptica escreveu:E quem disse que a herança deve advir de mérito? Se não há demérito ou crime algum, herdar é apenas continuar o trabalho realizado numa sociedade capitalista.

Eu apenas acho imoral, ainda mais se tratando de grandes quantias e ainda mais frente a situação de miséria que se pode ter no mesmo país. Mas mesmo sem isso, só pela falta de mérito já acho em algo condenável. Isso sou eu que digo porque acho assim, não tem uma lei nem nada, e tanto quanto pode se perguntar "quem disse que deve ser assim", pode-se perguntar "e quem disse que não deve?"

E como eu disse antes, o aumento exorbitante dos próprios salários por políticos é também algo perfeitamente legal. Eles apenas estão continuando o trabalho realizado numa sociedade capitalista.


A riqueza muda de mãos apenas por que o patriarca ou a matriarca morreram? O que muda? Por que não arrancar da pessoa tudo que ela ganha em vida ainda? Um pedação já levam né? E vai parar onde? Lugar incerto e não sabido. :emoticon5:


Porque a pessoa que ganhou mais provavelmente fez por merecer, mas nem sempre é o caso também (como no caso citado dos salários aumentados pelos próprios políticos), é uma questão meio complicada.


E pobre não gasta o que tem com bebida e droga também? Então que alimentem seus vícios.

Gasta, mas sou muito mais condescendente com crianças que cheiram cola debaixo do viaduto para a viagem fazer passar o efeito da fome, e com o adulto bêbado pinguço que elas virão a ser, do que com as bebedeiras da Paris Hilton e as carreiradas de cocaína de outros playboys, sustentando o tráfico e arruinando a vida de pessoas nos bairros pobres com isso.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Herança

Mensagem por betossantana »

Apocaliptica escreveu:Nem em casos extremos, como crimes envolvidos ou não no caso? Não há como deserdar um herdeiro necessário no Brasil?


Claro, eu mesmo mencionei as hipóteses especificadas em lei. Mas não é tão simples assim: a exclusão de um herdeiro necessário da sucessão na herança depende exclusivamente do interesse de outro herdeiro necessário ou possível em solicitar ao Estado essa exclusão. A exclusão de herdeiro necessário nunca se dá por iniciativa estatal. Por exemplo, Suzane Richtofen era, junto com seu irmão, herdeira necessária dos seus pais. Pra que ela fosse excluída da herança, seu irmão, através de seu representante legal no momento, deve REQUISITAR sua exclusão, CASO CONTRÁRIO, MESMO CONDENADA EM PROCESSO PENAL COMO RESPONSÁVEL PELA MORTE DE SEUS PAIS, ELA HERDARIA NORMALMENTE!

O que eu não sei, ou não me lembro agora, é se essa regra vige MESMO que não haja NENHUM outro herdeiro necessário ou possível pra dar início ao procedimento de exclusão. Se um filho mata os pais, é condenado e não existe nenhum outro parente vivo pra solicitar a exclusão do assassino da herança? Ele herda mesmo assim? Não sei... a não ser que o estado-administração, nesse caso, pudesse interpelar o estado-juiz pra promover a exclusão do meliante, já que em caso de herança vacante, sem herdeiros, o estado a absorve. Interessante. Mas tô com preguiça de pesquisar.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Herança

Mensagem por betossantana »

rapha... escreveu:O indivíduo deveria ter o direito de decidir sobre seus bens.


Então decida, uai. Quando você tiver bens, doe-os antes de morrer ou consuma-os em dívidas, assim seus filhos vão ficar a ver navios.

Mas que má vontade de vocês com os próprios filhos e cônjuges!! Deus é mais!!
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Re.: Herança

Mensagem por rapha... »

betossantana escreveu:
rapha... escreveu:O indivíduo deveria ter o direito de decidir sobre seus bens.


Então decida, uai. Quando você tiver bens, doe-os antes de morrer ou consuma-os em dívidas, assim seus filhos vão ficar a ver navios.

Mas que má vontade de vocês com os próprios filhos e cônjuges!! Deus é mais!!


Muito pelo contrário, Beto!

Eu deixaria muito de minha herança aos filhos e esposas (pretendo ter mais de uma), por mais pilantras que fossem. Motivos individuais meus.

Quanto aos outros, quero que tenham o direito de escolher. Deve ter muita gente que quer ver os parentes próximos a vasculhar os lixões.

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Re.: Herança

Mensagem por SickBoy »

Anátema,


achei seu post excelente. concordo em quase tudo, pra falar a verdade achei você irreconhecível :emoticon16:

tenho um pequeno adendo

E referente ao ponto em questão, nos guetos há os raps e a cultura de que está tudo ferrado para eles, de que os culpados são os brancos/ricos que nunca trabalharam para nada, de que tentar trabalhar se é pobre é coisa de otário e etc.


Bem, acho que o consenso geral é de que está "tudo ferrado", entre ricos, classe média e pobres, mas quanto mais vamos descendo nas "camadas sociais", essa descrença no Estado vai se fortalecendo, por uma série de razões, a ineficiência dos serviços prestados a maioria dessas pessoas, mesmo nos serviços mais básicos, a pouca instrução e consequente inexistência de um senso de cidadania, o contraste nítido entre alguns poucos "abençoados" e uma grande massa que por mais que se esforce nunca consegue "chegar lá", e etcetera, etc etc

E sobre a questão de sentirem-se "otários", é mais ou menos algo semelhante ao que acontece a uma boa parte da classe média que paga altos impostos e também sofrem com os serviços precários, muitos usando esse sentimento de "injustiça" pra recorrer à sonegação.

Apocaliptica

Re: Re.: Herança

Mensagem por Apocaliptica »

o anátema escreveu:
Apocaliptica escreveu:Mas é incrível como fazem parecer que todo representante de classe média alta para cima é um bon vivant, um playboy, um vagabundo, uma aproveitadora, um filhinho de mamãe e papai, uma fútil, uma vazia...portanto devem ser todos castigados. Mesmo sem tido culpa alguma de terem nascido naquelas famílias, de serem bons filhos, ou maus filhos, como em qualquer família.


Isso é uma coisa que acontece mesmo, mas não é necessariamente o que está sendo defendido, ao menos não no meu caso. Também acho ridículo os rappers da vida acharem que qualquer um que não nasceu na favela e que pode de vez em quando comprar um iogurte quando tem vontade é "playboy".


Pois é. É ridículo e muito safado, isto sim.


Apocaliptica escreveu:
o anátema escreveu:Já os filhos de vagabundos mesmo, inclusive aqueles que escolhem seguir o exemplo visto em casa ( mesmo tendo a chance de fugir do modelo), são vistos como vítimas, coitadinhos, massacrados, mártires da história...só porque nasceram de famílias pobres.

Também não discordo da existência desses, e que há uma certa martirização. Mas ao mesmo tempo não acredito num "livre arbítrio pleno", "imaterial", e acho meio natural que alguém tenha os valores em boa parte moldados pelo seu meio cultural/social. Isso é também uma outra forma de herança injusta, mas negativa, e cultural, que ajuda a perpetuar essa situação.


Se eu citar casos aqui, inclusive o meu seria uma falácia. Mesmo assim, afirmo que esta regra pode ser mudada pela ação do sujeito. Só se perpetua indefinidamente quem quer. É mais cômodo permanecer e reclamar do que sair e enfrentar, inclusive às reações dos que ficam, então abdicamos de nos mover socialmente.
o anátema escreveu:Só não acho que a cultura ou a pobreza tenha tando poder para produzir os casos extremos como Champinhas da vida, ainda que talvez possa ser, em algum grau, algo que emerge de uma auto-organização de uma hierarquia de delinqüentes e criminosos.


Não tem mesmo. Isto seria como afirmar que todo pobre é um bandido em potencial. O que é absurdo.E que todo menininho de família é santo. Outro absurdo. Determinismos acabam em equívocos.

o anátema escreveu: Mas tirando esses casos, os brasileiros geralmente falam 9português, são geralmente católicos (tal como filhos de católicos são geralmente católicos), no interior gostam de música caipira, no nordeste de música nordestina,


Hum...há controvérsias , mas tudo pelo social... :emoticon16:

o anátema escreveu:no sul de música tradicional do sul,

...isto também...muito pouca gente gosta disto por aqui. Apenas os mais tradicionalistas.
o anátema escreveu:e nos centros urbanos disso tudo em algum grau, mais pop/rock internacional e música erudita.


Acho que varia muito de região para região. Nas capitais do norte e nordeste, são minoria ...mas enfim...ok vamos considerar dentro de um padrão e como exemplo.

o anátema escreveu:E referente ao ponto em questão, nos guetos há os raps e a cultura de que está tudo ferrado para eles, de que os culpados são os brancos/ricos que nunca trabalharam para nada, de que tentar trabalhar se é pobre é coisa de otário e etc.



Então...é isto. Sempre tem um rótulo e uma justificativa para tudo. Isso é determinismo demais. Heranças são apenas a passagem de um trabalho de investimento dentro de uma mão para outra dentro do mesmo grupo, pois é assim que a sociedade estabeleceu. Você mora na sua casa...de repente alguém vem e invade e você tem que sair? Por quê?

o anátema escreveu:Não é um meio exatamente estimulante e propício para o desenvolvimento de espíritos empreendedores que os tirem de lá, ainda que eventualmente hajam alguns casos (assim como há ateus na maior nação católica do mundo, mesmo filhos de católicos). Eu não vejo como negar essa influência, e acho que no íntimo ninguém nega, não colocaria um filho, se tivesse a opção, ainda mais bem novo, numa escola "barra pesada" apostando no poder total da individualidade e que a influência dos pais é melhor. E também irão tentar controlar em algo o círculo de amizades e influências. São coisas que se espera de pais responsáveis, no senso comum.


Sim...e não como ser hipócrita e negar tudo isto. E nem fazer drama. A gente pode contornar. Por exemplo, a pior falácia que se vê no Brasil, francamente repetida como verdade é a seguinte: "Meu filho está indo todos os dias para o cursinho de ( uma coisa qualquer bem imbecil e inútil). Pelo menos assim ele está livre de ficar pela rua, se envolvendo no crime. " :emoticon9:
Como assim? É só isto que este pai ou mãe espera do filho? Por que ele tem necessariamente que se envolver em crimes? E quem disse que o tal cursinho vai melhorar a vida dele? Por que não outro? E quem disse que ele ( se assim for do caráter dele), não vai procurar confusão num minuto sequer fora dali?


o anátema escreveu:E se isso tudo é verdade, não há como dizer que as pessoas que não tem sucesso ou que enveredaram por caminhos ruins e não se deram bem na vida fizeram por merecer.


Depende. Por que essas pessoas não escolhera migrar? Não precisa ficar rico e milionário. Basta sair daquela escada suja e feia e pisar no espacinho ao lado. Sempre há um espacinho? Provavelmente...Não há? Então fique parado, não afunde mais ainda na lama e nem tente se aproveitar disso para roubar de quem conseguiu. Isto são "verdades' perigodas que se colocam nas mentes dos menos afortunados, para que eles façam o serviço sujo de manter no poder quem justamente usa esta instabilidade como instrumento de manobra. Um monte de clichês... :emoticon12:

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Re.: Herança

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:Se eu citar casos aqui, inclusive o meu seria uma falácia. Mesmo assim, afirmo que esta regra pode ser mudada pela ação do sujeito. Só se perpetua indefinidamente quem quer. É mais cômodo permanecer e reclamar do que sair e enfrentar


em outras palavras, estão assim porque querem!!! logo, MERECEM. Uhuu!! e não é problema nosso. Êêêêhhhhh. Yupiiii. Olha a batata quente genteee, na minha mão não estáá!!



se isso não é um discurso tão classista quanto o de considerar todos da classe média playboizinhos privilegiados justificando assim ações criminosas contra estes, eu sou um mico de circo.

Apocaliptica

Re: Re.: Herança

Mensagem por Apocaliptica »

SickBoy escreveu:
Apocaliptica escreveu:Se eu citar casos aqui, inclusive o meu seria uma falácia. Mesmo assim, afirmo que esta regra pode ser mudada pela ação do sujeito. Só se perpetua indefinidamente quem quer. É mais cômodo permanecer e reclamar do que sair e enfrentar


em outras palavras, estão assim porque querem!!! logo, MERECEM. Uhuu!! e não é problema nosso. Êêêêhhhhh. Yupiiii. Olha a batata quente genteee, na minha mão não estáá!!



se isso não é um discurso tão classista quanto o de considerar todos da classe média playboizinhos privilegiados justificando assim ações criminosas contra estes, eu sou um mico de circo.


É!!! :emoticon5:

Não me faça dar 100 passos para trás na conversa, sickzinho!

Beijos!Vire mico.

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re: Re.: Herança

Mensagem por King In Crimson »

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Nem em casos extremos, como crimes envolvidos ou não no caso? Não há como deserdar um herdeiro necessário no Brasil?


Claro, eu mesmo mencionei as hipóteses especificadas em lei. Mas não é tão simples assim: a exclusão de um herdeiro necessário da sucessão na herança depende exclusivamente do interesse de outro herdeiro necessário ou possível em solicitar ao Estado essa exclusão. A exclusão de herdeiro necessário nunca se dá por iniciativa estatal. Por exemplo, Suzane Richtofen era, junto com seu irmão, herdeira necessária dos seus pais. Pra que ela fosse excluída da herança, seu irmão, através de seu representante legal no momento, deve REQUISITAR sua exclusão, CASO CONTRÁRIO, MESMO CONDENADA EM PROCESSO PENAL COMO RESPONSÁVEL PELA MORTE DE SEUS PAIS, ELA HERDARIA NORMALMENTE!

O que eu não sei, ou não me lembro agora, é se essa regra vige MESMO que não haja NENHUM outro herdeiro necessário ou possível pra dar início ao procedimento de exclusão. Se um filho mata os pais, é condenado e não existe nenhum outro parente vivo pra solicitar a exclusão do assassino da herança? Ele herda mesmo assim? Não sei... a não ser que o estado-administração, nesse caso, pudesse interpelar o estado-juiz pra promover a exclusão do meliante, já que em caso de herança vacante, sem herdeiros, o estado a absorve. Interessante. Mas tô com preguiça de pesquisar.
Aqui não existe aquele princípiuo da lei americana de que não se pode lucrar com o crime?

Apocaliptica

Re: Re.: Herança

Mensagem por Apocaliptica »

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Nem em casos extremos, como crimes envolvidos ou não no caso? Não há como deserdar um herdeiro necessário no Brasil?


Claro, eu mesmo mencionei as hipóteses especificadas em lei. Mas não é tão simples assim: a exclusão de um herdeiro necessário da sucessão na herança depende exclusivamente do interesse de outro herdeiro necessário ou possível em solicitar ao Estado essa exclusão. A exclusão de herdeiro necessário nunca se dá por iniciativa estatal. Por exemplo, Suzane Richtofen era, junto com seu irmão, herdeira necessária dos seus pais. Pra que ela fosse excluída da herança, seu irmão, através de seu representante legal no momento, deve REQUISITAR sua exclusão, CASO CONTRÁRIO, MESMO CONDENADA EM PROCESSO PENAL COMO RESPONSÁVEL PELA MORTE DE SEUS PAIS, ELA HERDARIA NORMALMENTE!

O que eu não sei, ou não me lembro agora, é se essa regra vige MESMO que não haja NENHUM outro herdeiro necessário ou possível pra dar início ao procedimento de exclusão. Se um filho mata os pais, é condenado e não existe nenhum outro parente vivo pra solicitar a exclusão do assassino da herança? Ele herda mesmo assim? Não sei... a não ser que o estado-administração, nesse caso, pudesse interpelar o estado-juiz pra promover a exclusão do meliante, já que em caso de herança vacante, sem herdeiros, o estado a absorve. Interessante. Mas tô com preguiça de pesquisar.


Então...quando perguntei eu estava pensando em casos como o da Suzane e outros como crime passional. Destes eu lembro mais ou menos, até da história do irmão, explicada na época.

A segunda parte é interessante mesmo. Vou tentar achar algo depois.

Obrigada, Beto.

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Re.: Herança

Mensagem por SickBoy »

King In Crimson escreveu:Aqui não existe aquele princípiuo da lei americana de que não se pode lucrar com o crime?


É bem esquisito mesmo. assim, dependendo da "bolada", as pessoas podem sopesar entre matar os pais pra ficar com a herança polpuda, ou passar alguns anos na cadeia.

Trancado