Cirurgia mediúnica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ateu Tímido
Contato:

Re: Re.: Cirurgia mediúnica

Mensagem por Ateu Tímido »

Apocaliptica escreveu:
RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:Não.

Não o que? Não negaria essa possibilidade ao seu filho ou não permitiria a tentativa da cirurgia?

Não permitiria de forma alguma. Nem isto e nem forma alguma de charlatanismo. Se sou contra homeopatia, imagina essa coisa maluca e insana.

Ainda criar na criança um trauma por se submeter a uma coisa destas feita sem a menor lógica ou padrão aceitável para um procedimento cirúrgico. Nem pensar.

Claro que recusaria também. Não é o sofrimento que vai me fazer dar crédito a qualquer vigarista que diz fazer "cirurgia espiritual". Nem aqueles que não cortam eu permitiria. São, no mínimo, idiotas bem intencionados, mas o mais provável é que sejam mesmo exploradores da credulidade e do desespero de outros.

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

RCAdeBH escreveu:Não é anti-ético, senão as parteiras do amazonas ou das roças longe de hospitais das cidades deveriam ser proibidas de trabalhar. Tambem não é charlatanismo, pois alem de nada ser cobrado do paciente seja financeiramente ou psicologicamente, este se submete de livre e expontãnea vontade as intervenções e se esta não o cura, tambem não lhe faz mal algum.
Te faço uma pergunta:
Se alguem te falasse que poderia resolver seus problemas auditivos com uma cirurgia dessa, voce se negaria a se submeter?

1 - Estamos falando terapia alternativa (Cirurgias Mediúnicas) como os vídeos tu mostras.

2 - Lembro a história o parto. Antigamente não tinham hospital. Morreram muitas mães e filhos. Ao pouco chance vivos e casos são complicados deveria correr o hospital. Por enquanto parto normal e a cessaria.

3 - Eu não sei como posso definir não é charlatanismo, vou usar uma palavra melhor entender: Credulidade (Ganhar credibilidade, oras!). Eu sei que NÃO cobra e tem muitos lugares não cobram como religiões Nova Era. Isso as terapias alternativas Conselho Medicina não reconhece essas práticas. Por isso o Conselho Medicina vai chamar é irregular e pedirá fechamento.

4 - Respondendo a pergunta: Essa cirurgia? Mais COMO ele vai fazer? Assim perguntar para aceitar sem explicar o como e o porque, sem falar risco. Simplesmente não aceito. Para a cirurgia o hoje a tecnologia é implante tronco cerebral mais avançado que implante coclear. Mais está menos maduro e tem esperar evoluir mais.

Você aceita essa cirurgia. O Conselho Medicina não tem nada esses dados. Porque não faz seu experimento até a sua teoria?
Editado pela última vez por Vito Álvaro em 08 Mai 2007, 00:27, em um total de 2 vezes.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

RCAdeBH escreveu:
Apocaliptica escreveu:Quanto ao sofrimento, há muitos na vida. O Vito não é doente, e você pode estar projetando nele um sentimento que ele nem tem.

Não falei que ele é doente...

Apocaliptica escreveu:Por exemplo, eu tenho um tipo de câncer. Acha que me entregaria a este tipo de coisa? Nem por decreto.

Será que quando a coisa apertar (o que realmente não desejo) voce não procuraria uma possivel ajuda de uma cirurgia mediúnica que poderia te livrar do sofrimento? Pergunta: e se fosse um filho seu, definhando em cima da cama, voce negaria esta chance a ele? Reflita bastante antes de responder.

Falando sério, sério, Raul... eu ACHO que fazer diagnósticos em um forum de internet e recomendar cirurgia mediúnica pras pessoas é algo tão... como direi... algo tão anti-ético... :emoticon1:
Imagem

Apocaliptica

Re.: Cirurgia mediúnica

Mensagem por Apocaliptica »

Assim como afirmar que homossexualismo é doença. Assim como fazer uma análise nada científica sobre os motivos que levam ao agravamento de alguns sintomas da depressão na fase inicial do tratamento com antidepressivos ( afirmou algo que nada tem de comprovado, mera especulação dele, enquanto o motivo é uma adaptação química dos neurotransmissores à medicação). Quando perguntei onde ele aprendeu aquilo ,ele respondeu que apenas sabia. Fico aqui peocupada com estas coisas. Há seres humanos em questão.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Apocaliptica escreveu:Assim como afirmar que homossexualismo é doença. Assim como fazer uma análise nada científica sobre os motivos que levam ao agravamento de alguns sintomas da depressão na fase inicial do tratamento com antidepressivos ( afirmou algo que nada tem de comprovado, mera especulação dele, enquanto o motivo é uma adaptação química dos neurotransmissores à medicação). Quando perguntei onde ele aprendeu aquilo ,ele respondeu que apenas sabia. Fico aqui peocupada com estas coisas. Há seres humanos em questão.

É... o Raul está extrapolando. Tem coisas que não deveriam ser recomendadas. Uma dessas coisas é "cirurgia" espiritual.

Porque a coisa funciona assim: se a pessoa não tem nada sério, se é só psicossomático, com uma sugestãozinha qualquer até pode vir a se curar. Mas no caso de um câncer, ou de algum problema mais sério como um defeito de nascença, ou uma lesão física de um órgão, iludir a pessoa que ela pode ser curada pra depois vir com desculpinha como um "Ah, mas vai ver você não tinha merecimento", é muita cara de pau, não? :emoticon1:

E é isso que se fala. Se "curou", foi porque "mereceu" ser curado. Se não curou, o "karma" deve continuar para que o "burilamento" espiritual tenha prosseguimento... bah...
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Mostre os casos e me prove através de histórico médico como a doença foi curada pela cirurgia.

Revista Brasileira de Medicina

Busca: Cirurgia mediúnica
Não foram encontradas ocorrências para a sua busca. Tente novamente.

Revista Médica de Minas Gerais

Resultado da busca para: cirurgia mediúnica (0 encontrado)

Revista da Associação Médica Brasileira

Resultados não incluem

Bem, Acauan, eu não tenho nenhuma procuração para defender o tal médium aí, nem vou fazê-lo. Só acho estranho uma coisa: então não há nenhuma palavra-chave nestas revistas médicas falando de cirurgias espirituais, nem mesmo para avacalhá-las, falar do poder de sugestão, nem para apresentar as estatísticas dos danos causados? Quer dizer, mesmo sendo um assunto tão grave num país tão cheio de gente tão tola e supersticiosa como é o nosso, os caras não quiseram cair de pau em cima?
Tá maus!

E com relação ao seu texto anterior, poderia dar as fontes? Quando foi que finalmente descobriu-se que os pacientes do médium saíam TODOS estropiados (ou pelo menos a maioria _ cadê os dados estatísticos)? Quando foi que finalmente as nossas otoridades resolveram agir? E em que cadeia está preso esse médium atualmente? A quantos processos judiciais está respondendo?

A única vez que me lembro de ter visto esse cara na televisão foi quando havia um médico cético por lá, que duvidava da coisa, que ficou estarrecido de ver ele batendo uma tesoura na coluna de um e se exibia com um seringa cheia de um líquido vermelho, contendo uma mistura de sei lá o que, mas um dos componentes era aguarrás e ficava injetando nas pessoas e ao tal médico disse que era para ele "pensar a respeito". Qual seria o resultado de uma injeção de aguarrás e outros componentes na corrente sanguínea? Tem algum médico por aqui que possa me dizer o resultado? Ah! E o tal médico presente ali, disse que não foi injetada e sim espirrada no algodão... se ouvi direito.

Sem querer ser chato, mas mais dados, por favor.

Ah! na primeira revista, usando charlatanismo, encontrei duas ocorrências e uma para médiuns. Na segunda encontrei 3 para charlatanismo e uma para médium. Mas não sou cadastrado, então não dá para ver do que os artigos tratam...

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

RCAdeBH escreveu:Será que quando a coisa apertar (o que realmente não desejo) voce não procuraria uma possivel ajuda de uma cirurgia mediúnica que poderia te livrar do sofrimento? Pergunta: e se fosse um filho seu, definhando em cima da cama, voce negaria esta chance a ele? Reflita bastante antes de responder.

Apelo à emoção? Apelo à irracionalidade de quem está desesperado?
Não seria equivalente a se suicidar quando todas as esperanças se foram?
O que atos irracionais provam sobre a existência de curas mediúnicas?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Botanico escreveu:
Fernando Silva escreveu:Voltando ao assunto do tópico: vídeos na Internet não provam nada.
Falar em "pedrinha no sapato" é precipitado.

Fernando, para a comunidade cética NENHUMA FORMA DE REGISTRO PROVA COISA ALGUMA QUANDO A FÉ DESTA COMUNIDADE É CONTRARIADA.

Certo?

Eu acredito na tecnologia moderna. Neste exato momento, estou usando um computador. Ele é real para mim.
Idem idem meu carro, a internet, os celulares, a medicina moderna.

Não preciso ter fé nestas coisas.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Botanico escreveu:Ah! na primeira revista, usando charlatanismo, encontrei duas ocorrências e uma para médiuns. Na segunda encontrei 3 para charlatanismo e uma para médium. Mas não sou cadastrado, então não dá para ver do que os artigos tratam...

Interessante. Não há nada sobre cirurgia mediúnica, mas há ocorrências quando se procura por charlatanismo...

Não, isto não prova nada sobre a eficiência das tais cirurgias, mas mostra bem o que revistas médicas pensam sobre a prática.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Botanico escreveu:
Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Mostre os casos e me prove através de histórico médico como a doença foi curada pela cirurgia.

Resultados não incluem

Bem, Acauan, eu não tenho nenhuma procuração para defender o tal médium aí, nem vou fazê-lo. Só acho estranho uma coisa: então não há nenhuma palavra-chave nestas revistas médicas falando de cirurgias espirituais, nem mesmo para avacalhá-las, falar do poder de sugestão, nem para apresentar as estatísticas dos danos causados? Quer dizer, mesmo sendo um assunto tão grave num país tão cheio de gente tão tola e supersticiosa como é o nosso, os caras não quiseram cair de pau em cima?
Tá maus!

E possivelmente não encontrará nenhuma resposta às palavras-chave Bicho-Papão ou Mula-Sem-Cabeça, o que não pode ser usado em defesa da veracidade destes personagens.

A questão aqui é, se a crença na eficácia das cirurgias mediúnicas não é baseada na literatura médica disponível, é baseada no que?
Relatos?
Relatos sobre "curas mediúnicas" não são menos abundantes do que outros que atribuem curas a benzedeiras, cultos evangélicos ou rodar um gato preto em torno da cabeça em noites de lua cheia.

Botanico escreveu: E com relação ao seu texto anterior, poderia dar as fontes? Quando foi que finalmente descobriu-se que os pacientes do médium saíam TODOS estropiados (ou pelo menos a maioria _ cadê os dados estatísticos)? Quando foi que finalmente as nossas otoridades resolveram agir? E em que cadeia está preso esse médium atualmente? A quantos processos judiciais está respondendo?

Use o google e as fontes aparecerão, apesar de os eventos não serem recentes.

E no mais o dito cujo meliante chegou a atender no quarteirão onde moro, sendo que de minha janela eu via as longas filas que se formavam para as "consultas". Depois de um tempo ele passou a usar o local só para distribuir senhas de atendimento, mas o fato é que sou testemunha ocular de que a uma "contribuição simbólica" de quinze reais, multiplicada pelo número de pessoas recebidas por dia, a féria total não era nada simbólica.

Botanico escreveu: A única vez que me lembro de ter visto esse cara na televisão foi quando havia um médico cético por lá, que duvidava da coisa, que ficou estarrecido de ver ele batendo uma tesoura na coluna de um e se exibia com um seringa cheia de um líquido vermelho, contendo uma mistura de sei lá o que, mas um dos componentes era aguarrás e ficava injetando nas pessoas e ao tal médico disse que era para ele "pensar a respeito". Qual seria o resultado de uma injeção de aguarrás e outros componentes na corrente sanguínea? Tem algum médico por aqui que possa me dizer o resultado? Ah! E o tal médico presente ali, disse que não foi injetada e sim espirrada no algodão... se ouvi direito.

Apesar de sua insistência em atribuir aos "céticos" a causa de todo o mal lançado sobre os defensores do espiritismo, se usar o google verá que as acusações partiram da Polícia Federal, Polícia Civil, Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, dentre outras.

Ou o tal engenheiro era um tipo de Jesus Cristo, perseguido injustamente por todos os poderes terrenos por fazer curas milagrosas e praticar o bem, ou há algo mais do que a velha conspiração dos céticos.

Botanico escreveu: Sem querer ser chato, mas mais dados, por favor.

Você não está sendo chato, está sendo comodista.
Estes fatos são de domínio público e foram noticiados pelos principais jornais, o que é facilmente constatável caso queira fazê-lo.

Botanico escreveu: Ah! na primeira revista, usando charlatanismo, encontrei duas ocorrências e uma para médiuns. Na segunda encontrei 3 para charlatanismo e uma para médium. Mas não sou cadastrado, então não dá para ver do que os artigos tratam...

E..?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:
Fernando Silva escreveu:Voltando ao assunto do tópico: vídeos na Internet não provam nada.

Fernando, para a comunidade cética NENHUMA FORMA DE REGISTRO PROVA COISA ALGUMA QUANDO A FÉ DESTA COMUNIDADE É CONTRARIADA.

Certo?

Eu acredito na tecnologia moderna. Neste exato momento, estou usando um computador. Ele é real para mim.

Não me referi à tecnologia, meu caro, mas o que é mostrado por ela. Um vídeo feito por um naturalista que mostra o acasalamento de dois pássaros raros numa floresta em local incerto ou não sabido não desperta desconfianças na comunidade cética. Mas um vídeo que mostra um objeto se deslocando sem nenhuma explicação plausível, é considerado fraude à priori. Então...

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:Grata por todos nós, Acauan.

Mas ele é médico e psiquiatra. Isto deve estar muito acima do espiritismo dele. Quero que ele demonstre ou aceite que provar isto, não é como mostrar uma cirurgia de verdade.

Se você considerar que existe uma Associação Médico Espírita do Brasil, verá que a questão é mais complicada do que parece a primeira vista.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Najma escreveu:
Apocaliptica escreveu:Assim como afirmar que homossexualismo é doença. Assim como fazer uma análise nada científica sobre os motivos que levam ao agravamento de alguns sintomas da depressão na fase inicial do tratamento com antidepressivos ( afirmou algo que nada tem de comprovado, mera especulação dele, enquanto o motivo é uma adaptação química dos neurotransmissores à medicação). Quando perguntei onde ele aprendeu aquilo ,ele respondeu que apenas sabia. Fico aqui peocupada com estas coisas. Há seres humanos em questão.

É... o Raul está extrapolando. Tem coisas que não deveriam ser recomendadas. Uma dessas coisas é "cirurgia" espiritual.

Porque a coisa funciona assim: se a pessoa não tem nada sério, se é só psicossomático, com uma sugestãozinha qualquer até pode vir a se curar. Mas no caso de um câncer, ou de algum problema mais sério como um defeito de nascença, ou uma lesão física de um órgão, iludir a pessoa que ela pode ser curada pra depois vir com desculpinha como um "Ah, mas vai ver você não tinha merecimento", é muita cara de pau, não? :emoticon1:

E é isso que se fala. Se "curou", foi porque "mereceu" ser curado. Se não curou, o "karma" deve continuar para que o "burilamento" espiritual tenha prosseguimento... bah...

Exato. E o pior...esse tipo de argumento geralmente é repetido até a exaustão. Qual o objetivo destas pessoas? Por que não colocam a mão na maldita consciência e admitem que isto PODE ESTAR ERRADO QUEM SABE ?

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Grata por todos nós, Acauan.

Mas ele é médico e psiquiatra. Isto deve estar muito acima do espiritismo dele. Quero que ele demonstre ou aceite que provar isto, não é como mostrar uma cirurgia de verdade.

Se você considerar que existe uma Associação Médico Espírita do Brasil, verá que a questão é mais complicada do que parece a primeira vista.

Eu sei de tudo isto Acauan. Tive vários espíritas na família, gente que quando ficou doente se internou no EE aqui em Porto Alegre. Uma prima minha, minha companheira de adolescência, teve uma forte depressão e foi internada pela mãe ( espírita kardecista de carteirinha) neste hospital ( uma hospital de tamanho considerável). Tratamento: eletrochoques, juntamente com remédios para dormir. :emoticon6:

Apocaliptica

Botanico escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:

Certo?

Não me referi à tecnologia, meu caro, mas o que é mostrado por ela. Um vídeo feito por um naturalista que mostra o acasalamento de dois pássaros raros numa floresta em local incerto ou não sabido não desperta desconfianças na comunidade cética. Mas um vídeo que mostra um objeto se deslocando sem nenhuma explicação plausível, é considerado fraude à priori. Então...

Botânico, um casal de pássaros se acasalando é mais natural do que um objeto se deslocando sozinho ou xícaras voando? Sim ou Não?

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Najma escreveu:
Falando sério, sério, Raul... eu ACHO que fazer diagnósticos em um forum de internet e recomendar cirurgia mediúnica pras pessoas é algo tão... como direi... algo tão anti-ético... :emoticon1:

Querida Ligia! Quanto tempo, hein...
Não estou fazendo diagnósticos , receitando ou recomendando nada, estou formulando hipóteses para debate, só isso.
Um beijo.
" ...I'm running to stand still... "

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

RCAdeBH escreveu:
Najma escreveu:

Querida Ligia! Quanto tempo, hein...
Não estou fazendo diagnósticos , receitando ou recomendando nada, estou formulando hipóteses para debate, só isso.
Um beijo.

Caro RDBdeNY,

- Já viu cirurgia mediúnica no cérebro?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apocaliptica

Re.: Cirurgia mediúnica

Caro RDBdeNY,

Putz. :emoticon1:

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Botanico escreveu:Um vídeo feito por um naturalista que mostra o acasalamento de dois pássaros raros numa floresta em local incerto ou não sabido não desperta desconfianças na comunidade cética. Mas um vídeo que mostra um objeto se deslocando sem nenhuma explicação plausível, é considerado fraude à priori. Então...

Botanico,

Faça-me o favor...

Já discutimos isto antes.

Você sabe muito bem que se algum mestrando ou doutorando em botânica apresentar como parte da documentação de uma tese vídeos e fotos de uma nova espécie, o material só será aceito se acompanhado de uma consistente descrição de como foi obtido.

Isto se a nova espécie não tiver nada de especial.

Caso a descoberta apresente algo de revolucionário, que force a comunidade botânica a revisar conceitos básicos, como um vegetal com sistema nervoso ou algo assim, as exigências de provas serão muito mais severas e a hipótese de fraude será considerada em todo o exame.

Isto porque pululam fraudes nos meios científicos acadêmicos e a comunidade científica precisa se proteger delas, para que sua credibilidade não seja abalada.

Como dito, você sabe de tudo isto, faz parte do dia a dia de sua profissão, mas insiste na ladainha da conspiração de céticos.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Najma escreveu:É... o Raul está extrapolando. Tem coisas que não deveriam ser recomendadas. Uma dessas coisas é "cirurgia" espiritual.
Porque a coisa funciona assim: se a pessoa não tem nada sério, se é só psicossomático, com uma sugestãozinha qualquer até pode vir a se curar. Mas no caso de um câncer, ou de algum problema mais sério como um defeito de nascença, ou uma lesão física de um órgão, iludir a pessoa que ela pode ser curada pra depois vir com desculpinha como um "Ah, mas vai ver você não tinha merecimento", é muita cara de pau, não?

Acho que voces entenderam errôneamente meu papel aqui no fórum...
Aqui não sou médico. Uso este espaço pra debater sobre questões de religiões e doutrinas. Na minha prática profissional a única interferência que a doutrina tem sobre minhas práticas médicas é de anotar o nome do paciente e levar para o centro que frequento para oração. Só isso.
Não entendo o espanto da Apoc com as minhas declarações sobre homossexualismo... saiba que muita gente pensa assim tambem, só que eu sou sincero e me dou a liberdade de falar o que penso sem hipocrisia. Voce ficaria espantada sobre o que os médicos que voce acha que são tão liberais tem a dizer sobre o assunto.
" ...I'm running to stand still... "

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
Acauan escreveu:

Resultados não incluem

Tá maus!

Acauan escreveu:E possivelmente não encontrará nenhuma resposta às palavras-chave Bicho-Papão ou Mula-Sem-Cabeça, o que não pode ser usado em defesa da veracidade destes personagens.

A questão aqui é, se a crença na eficácia das cirurgias mediúnicas não é baseada na literatura médica disponível, é baseada no que?
Relatos?
Relatos sobre "curas mediúnicas" não são menos abundantes do que outros que atribuem curas a benzedeiras, cultos evangélicos ou rodar um gato preto em torno da cabeça em noites de lua cheia.

Ô seu Acauan, você não entendeu: se cirurgia mediúnica é crime, etc e tal, eu supunha que as publicações médicas deveriam abordar o assunto até para orientar os médicos que decidirem intervir no caso, ou tratar de um paciente que passou por isso (fazer uma abordagem com tato, às vezes já começar avacalhando pode piorar as coisas... ainda mais se o trouxa ainda tiver fé...). É por aí que eu pensei, e não em apologia sobre eficácia ou validade da tal cirurgia mediúnica.
Mas tudo bem, se eu for procurar na Revista Brasileira de Botânica ou outra publicação científica biológica qualquer, talvez eu nada encontre sobre Criacionismo ou Projeto Inteligente... Tudo bem, eu entendi.

Botanico escreveu: E com relação ao seu texto anterior, poderia dar as fontes? Quando foi que finalmente descobriu-se que os pacientes do médium saíam TODOS estropiados (ou pelo menos a maioria _ cadê os dados estatísticos)? Quando foi que finalmente as nossas otoridades resolveram agir? E em que cadeia está preso esse médium atualmente? A quantos processos judiciais está respondendo?

Acauan escreveu:Use o google e as fontes aparecerão, apesar de os eventos não serem recentes.

E no mais o dito cujo meliante chegou a atender no quarteirão onde moro, sendo que de minha janela eu via as longas filas que se formavam para as "consultas". Depois de um tempo ele passou a usar o local só para distribuir senhas de atendimento, mas o fato é que sou testemunha ocular de que a uma "contribuição simbólica" de quinze reais, multiplicada pelo número de pessoas recebidas por dia, a féria total não era nada simbólica.

E tal como disse o Simonetti, a comercialização da mediunidade leva à sua suspensão. Nós espíritas somos totalmente contrários. Certo?

Botanico escreveu: A única vez que me lembro de ter visto esse cara na televisão foi quando havia um médico cético por lá, que duvidava da coisa, que ficou estarrecido de ver ele batendo uma tesoura na coluna de um e se exibia com um seringa cheia de um líquido vermelho, contendo uma mistura de sei lá o que, mas um dos componentes era aguarrás e ficava injetando nas pessoas e ao tal médico disse que era para ele "pensar a respeito". Qual seria o resultado de uma injeção de aguarrás e outros componentes na corrente sanguínea? Tem algum médico por aqui que possa me dizer o resultado? Ah! E o tal médico presente ali, disse que não foi injetada e sim espirrada no algodão... se ouvi direito.

Acauan escreveu:Apesar de sua insistência em atribuir aos "céticos" a causa de todo o mal lançado sobre os defensores do espiritismo, se usar o google verá que as acusações partiram da Polícia Federal, Polícia Civil, Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, dentre outras.

Ou o tal engenheiro era um tipo de Jesus Cristo, perseguido injustamente por todos os poderes terrenos por fazer curas milagrosas e praticar o bem, ou há algo mais do que a velha conspiração dos céticos.

Não me lembro de ter atribuído mal algum ao médico cético, exceto que não fez o que deveria ter feito: examinar os pacientes antes da dita cirurgia, examiná-los depois da dita cirurgia, acompanhar o pós-operatório e apresentar o seu relatório à polícia, com todas as provas na mão.
E quanto a certos céticos, os chamados defensores da fé cética, aí é outra coisa. Eles agem e se comportam como clérigos de uma fé. Eu já li mais de 50 obras cristãs anti-espíritas e em várias deles notei textos e declarações mentirosas, mas em defesa da fé, isso vale. Da fé cética inclusive, pois eu já peguei Massimo Polidoro mentindo num caso específico.

Botanico escreveu: Sem querer ser chato, mas mais dados, por favor.

Acauan escreveu:Você não está sendo chato, está sendo comodista.
Estes fatos são de domínio público e foram noticiados pelos principais jornais, o que é facilmente constatável caso queira fazê-lo.

De fato sou comodista sim, se puder pegar a coisa já mastigada, fica mais fácil. Mas tudo bem, eu também posso procurar se o tempo e as condições me permitem. Bem, procurei "Rubens Faria Jr" e condenação, julgamento, sentença judicial, processo judicial e... nada encontrei no google que apresentasse algo definitivo (só vi uma tal videoteca da globo). Que coisa mais gozada! O cara é acusado de charlatanismo, exercício ilegal de medicina, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, exploração de fé pública, assassinato, omissão de socorro... Há tempos! E NENHUMA CONDENAÇÃO? Tudo bem que a nossa justiça é uma piada, mas de tão mal gosto assim? Se for, então o tal Faria aí é o menor do problemas nessa lambança toda!

Botanico escreveu: Ah! na primeira revista, usando charlatanismo, encontrei duas ocorrências e uma para médiuns. Na segunda encontrei 3 para charlatanismo e uma para médium. Mas não sou cadastrado, então não dá para ver do que os artigos tratam...

Acauan escreveu:E..?

E daí que não dá para saber de que assunto estão tratando...

Apocaliptica

RCAdeBH escreveu:

Najma escreveu:É... o Raul está extrapolando. Tem coisas que não deveriam ser recomendadas. Uma dessas coisas é "cirurgia" espiritual.
Porque a coisa funciona assim: se a pessoa não tem nada sério, se é só psicossomático, com uma sugestãozinha qualquer até pode vir a se curar. Mas no caso de um câncer, ou de algum problema mais sério como um defeito de nascença, ou uma lesão física de um órgão, iludir a pessoa que ela pode ser curada pra depois vir com desculpinha como um "Ah, mas vai ver você não tinha merecimento", é muita cara de pau, não?

Acho que voces entenderam errôneamente meu papel aqui no fórum...
Aqui não sou médico. Uso este espaço pra debater sobre questões de religiões e doutrinas. Na minha prática profissional a única interferência que a doutrina tem sobre minhas práticas médicas é de anotar o nome do paciente e levar para o centro que frequento para oração. Só isso.
Não entendo o espanto da Apoc com as minhas declarações sobre homossexualismo... saiba que muita gente pensa assim tambem, só que eu sou sincero e me dou a liberdade de falar o que penso sem hipocrisia. Voce ficaria espantada sobre o que os médicos que voce acha que são tão liberais tem a dizer sobre o assunto.

Não sabia realmente que a Medicina e Psiquiatria pensavam que o homossexualismo é uma doença que precisa de tratamento...estou chocada.

Estamos na Idade das Trevas? Qual o tratamento para o homossexualismo? Onde consta isto nos alfarrábios médicos. Pode me mostrar?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Acauan escreveu:
Botanico escreveu:Um vídeo feito por um naturalista que mostra o acasalamento de dois pássaros raros numa floresta em local incerto ou não sabido não desperta desconfianças na comunidade cética. Mas um vídeo que mostra um objeto se deslocando sem nenhuma explicação plausível, é considerado fraude à priori. Então...

Botanico,

Faça-me o favor...

Já discutimos isto antes.

Você sabe muito bem que se algum mestrando ou doutorando em botânica apresentar como parte da documentação de uma tese vídeos e fotos de uma nova espécie, o material só será aceito se acompanhado de uma consistente descrição de como foi obtido.

Isto se a nova espécie não tiver nada de especial.

Caso a descoberta apresente algo de revolucionário, que force a comunidade botânica a revisar conceitos básicos, como um vegetal com sistema nervoso ou algo assim, as exigências de provas serão muito mais severas e a hipótese de fraude será considerada em todo o exame.

Isto porque pululam fraudes nos meios científicos acadêmicos e a comunidade científica precisa se proteger delas, para que sua credibilidade não seja abalada.

Como dito, você sabe de tudo isto, faz parte do dia a dia de sua profissão, mas insiste na ladainha da conspiração de céticos.

Acauan, o que ficou entendido para mim naquela ocasião é a filosofia da coisa. Nenhum problema, pois eu já sabia disso. O meu problema, conforme tenho insistido é TÉCNICO: Os céticos não me dizem o que fazer para que a coisa seja tecnicamente válida.

Muito que bem, vamos lá relembrar como Crookes fazia. Ele ficou satisfeito com a Florence Cook depois de umas quatro sessões nestas condições. Mas mesmo depois de dez sessões, não estava satisfeito com a Rosina Showers. Por que? Com a Florence, as formas materializadas eram variáveis em altura e aspecto e tinham sinais claros de que não se tratavam da médium disfarçada. O mesmo já não acontecia com a Rosina, pois as fantasmas produzidas por ela só tinham as roupas diferentes e no resto eram tudo igual à médium. No fim ela era uma fraude mesmo. Já com a Florence e outros, Crookes fez estudos mais aprofundados, fechando as brechas possíveis de fraudes, e fez lá os seus experimentos, descrevendo os protocolos e resultados. E mais de duzentos outros pesquisadores foram pelo mesmo caminho e chegaram a resultados semelhantes. Pois esta é a minha pergunta: depois de mais de 80 anos de estudos, com mais de 200 cientistas investigando a coisa, fazendo milhares de experimentos, com dezenas, senão centenas de médiuns e chegando a resultados semelhantes, o que é que ficou faltando para preencher as condições daquele índice de tese que você me passou?

Se eu houvesse me deparado com argumentações céticas convincentes dentro do aspecto científico, por exemplo: o experimento x do Crookes apresentou uma falha de protocolo assim ou assada, que comprometeu a validade do experimento; ou o experimento y de Varley deixou de observar tal detalhe e isso abre uma brecha para fraude... etc etc. Bem, eram coisas assim que eu esperava encontrar nas argumentações céticas. Infelizmente ainda estou para ver isso. Será que a tese da Juliana Hildago salva alguma coisa?

E conspiração cética? Bem, quando eu pego um grande bambambam da comunidade cética, como Massimo Polidoro, mentindo em defesa da fé cética, o que você sugere que eu pense? Se fosse o único, tudo bem, é um caso isolado. Mas se começo a enfileirar o Lord Kelvin, Carpenter, Ramsay, George Price, M. Polidoro, Peter BrookeSmith, Jules Bois, Trevor Hall, Salter, etc e tal e todos eles vindo com argumentos que nada se parecem com a contestação científica na forma que expus acima, estarei exagerando em falar em conspiração cética?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apocaliptica escreveu:Botânico, um casal de pássaros se acasalando é mais natural do que um objeto se deslocando sozinho ou xícaras voando? Sim ou Não?

O problema não é se é mais natural ou artificial: é se essa forma de registro do fenômeno é válida ou não. O argumento apresentando é que vídeos podem ser editados, imagens digitais podem ser editadas, filmes e fotos podem ser forjados e tais possibilidades impossibilitam validar o registro. Parece-me que mesmo pegando-se aquelas fotos antigas de 1800 e antigamente, os céticos nos garantem que é TOTALMENTE impossível se verificar qualquer artifício que se tenha feito na foto, tamanha era a habilidade técnica dos farsantes daquela época.

Fazer o que, né?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Botanico escreveu: Que coisa mais gozada! O cara é acusado de charlatanismo, exercício ilegal de medicina, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, exploração de fé pública, assassinato, omissão de socorro... Há tempos! E NENHUMA CONDENAÇÃO? Tudo bem que a nossa justiça é uma piada, mas de tão mal gosto assim? Se for, então o tal Faria aí é o menor do problemas nessa lambança toda!

Sim, concordo. Nossa justiça é uma piada. Basta ver que temos assassinos confessos e condenados que permanecem legalmente livres.
Basta ver que já houve tribunais que aceitaram depoimentos psicografados.
Basta ver que a homeopatia é uma prática médica reconhecida, sem que tenha havido um debate a respeito.
Basta ver que há projetos para oficializar a profissão de astrólogo.

Além disto, o governo tem medo de ir contra a fé popular, tão enraizada, e talvez porque seus membros, no fundo, "acreditem em coisas".
Tipo aquela gente que não acredita em macumba mas tem medo de chutar despacho.

Trancado