Roubar em nome de Jesús, póde?
Roubar em nome de Jesús, póde?
Estado subsidia igrejas via isenção fiscal, diz economista
O economista Marcelo Néri, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), diz que o Estado subsidia as igrejas por meio da isenção fiscal.
“A renúncia fiscal de alguma forma é um subsídio, porque a igreja faz o que o Estado não faz”, diz o economista, autor de um estudo que analisa as doações às igrejas.
Leia também: Renúncia fiscal a igrejas deve ficar perto de R$ 1 bi
Segundo Néri, a isenção fiscal a entidades religiosas perpetua a influência religiosa nas comunidades mais carentes, justamente as que mais contribuem com os dízimos.
Dados da Receita Federal mostram que a atividade religiosa gerou uma receita de R$ 9,1 bilhões em 2004 (último dado disponível), com uma renúncia fiscal equivalente a R$ 554 milhões naquele ano.
“O dízimo é pago principalmente pelos pobres em áreas onde há forte ausência do Estado – classes C e D, que vivem nas periferias das grandes cidades. Com a renúncia fiscal, o Estado não só subsidia, como incentiva esta atividade”, afirmou em entrevista à BBC Brasil.
É justamente nestas áreas, diz o economista, que as igrejas estão crescendo mais.
"Concorrência predatória"
Além de atuarem como substitutos do Estado, Néri diz que as igrejas fazem concorrência predatória nas áreas em que atuam, por não pagarem impostos.
“É uma concorrência predatória, como a do setor informal”, compara. “Só que, neste caso, com a concordância do Estado”, afirma.
Como exemplo, ele cita o caso de um salão de festas de uma igreja e um outro de uma empresa de buffets: o espaço alugado pela igreja não paga imposto, enquanto o da empresa privada paga, mesmo que os dois tenham sido alugados com a mesma finalidade de promover uma festa particular.
“É importante discutir o princípio da justiça tributária”, diz Néri.
Dízimos
O estudo da FGV, intitulado Economia das Religiões: Aspectos Locais e Ascenção Social, mostra que os brasileiros pagaram no ano passado R$ 5,1 bilhões de dízimos e doações às igrejas no país.
Os que mais contribuem são os evangélicos, embora tenham a menor renda média. Eles correspondem a 17% da população brasileira e pagam o equivalente de 66% das contribuições às igrejas.
Já os católicos, que são 70% da população, contribuem com 30% dos dízimos.
Os dados apurados pelo economista Marcelo Néri são parecidos com os dados recebidos pela Receita Federal. De acordo com a Receita, em 2004 as igrejas e templos receberam doações no valor de R$ 3,9 bilhões.
Os cálculos do economista, baseados na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram uma contribuição nacional de R$ 3,7 bilhões no mesmo ano, com uma média per capita mensal de R$ 1,76.
Os dízimos são pagos por 10,6% dos brasileiros, que contribuem cada um com R$ 16,62 em média.
O economista Marcelo Néri, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), diz que o Estado subsidia as igrejas por meio da isenção fiscal.
“A renúncia fiscal de alguma forma é um subsídio, porque a igreja faz o que o Estado não faz”, diz o economista, autor de um estudo que analisa as doações às igrejas.
Leia também: Renúncia fiscal a igrejas deve ficar perto de R$ 1 bi
Segundo Néri, a isenção fiscal a entidades religiosas perpetua a influência religiosa nas comunidades mais carentes, justamente as que mais contribuem com os dízimos.
Dados da Receita Federal mostram que a atividade religiosa gerou uma receita de R$ 9,1 bilhões em 2004 (último dado disponível), com uma renúncia fiscal equivalente a R$ 554 milhões naquele ano.
“O dízimo é pago principalmente pelos pobres em áreas onde há forte ausência do Estado – classes C e D, que vivem nas periferias das grandes cidades. Com a renúncia fiscal, o Estado não só subsidia, como incentiva esta atividade”, afirmou em entrevista à BBC Brasil.
É justamente nestas áreas, diz o economista, que as igrejas estão crescendo mais.
"Concorrência predatória"
Além de atuarem como substitutos do Estado, Néri diz que as igrejas fazem concorrência predatória nas áreas em que atuam, por não pagarem impostos.
“É uma concorrência predatória, como a do setor informal”, compara. “Só que, neste caso, com a concordância do Estado”, afirma.
Como exemplo, ele cita o caso de um salão de festas de uma igreja e um outro de uma empresa de buffets: o espaço alugado pela igreja não paga imposto, enquanto o da empresa privada paga, mesmo que os dois tenham sido alugados com a mesma finalidade de promover uma festa particular.
“É importante discutir o princípio da justiça tributária”, diz Néri.
Dízimos
O estudo da FGV, intitulado Economia das Religiões: Aspectos Locais e Ascenção Social, mostra que os brasileiros pagaram no ano passado R$ 5,1 bilhões de dízimos e doações às igrejas no país.
Os que mais contribuem são os evangélicos, embora tenham a menor renda média. Eles correspondem a 17% da população brasileira e pagam o equivalente de 66% das contribuições às igrejas.
Já os católicos, que são 70% da população, contribuem com 30% dos dízimos.
Os dados apurados pelo economista Marcelo Néri são parecidos com os dados recebidos pela Receita Federal. De acordo com a Receita, em 2004 as igrejas e templos receberam doações no valor de R$ 3,9 bilhões.
Os cálculos do economista, baseados na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram uma contribuição nacional de R$ 3,7 bilhões no mesmo ano, com uma média per capita mensal de R$ 1,76.
Os dízimos são pagos por 10,6% dos brasileiros, que contribuem cada um com R$ 16,62 em média.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
Deu no que deu !!! ...

PROCURA-SE !!!
.
.
.
. DEVOLVAM NOSSO DINHEIRO!!!
DEVOLVAM NOSSO DINHEIRO!!! . DEVOLVAM JÁ, LADRÕES!!!

DEVOLVAM NOSSO DINHEIRO!!! . DEVOLVAM JÁ, LADRÕES!!!
Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

marta escreveu:Eu acho que vc deveria fazer essa pergunta pro Pedir Mais Cédulas, pro Silas Mala Cheia, pro R.R. Só Dólares e pro casal da Enriquecer em Cristo.![]()
Sim!!!
E o Bentinho?
Como é que ele fica?
Isso é discriminação !!!
Logo hoje, que a festa é dele?
Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

Re: Re.: Roubar em nome de Jesús, póde?
Usuário deletado escreveu:É interessante a retórica dessas 3 figuras. Edir Macedo faz mais o tipo roceirão, R.R tem um tom mais poliglota e eufemístico, já o Malafaia é ultra-agressivo.
tem vigaristas para todos os tipos de tolos...
Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...
Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta

zencem escreveu:marta escreveu:Eu acho que vc deveria fazer essa pergunta pro Pedir Mais Cédulas, pro Silas Mala Cheia, pro R.R. Só Dólares e pro casal da Enriquecer em Cristo.![]()
Sim!!!
E o Bentinho?
Como é que ele fica?
Isso é discriminação !!!
Logo hoje, que a festa é dele?
Tá certo Zen. Eu não falai no Nojento 1.6 porque ele já é um papapaumovel fora de linha

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.
Re.: Roubar em nome de Jesús, póde?
enquanto o estado continuar isentando igrejas, essa guerra religiosa por adeptos para enganar e roubar não terá fim....
Taxem em 50% a arrecadação das igrejas e os crentes que vivam de fé..... aí sim, somente os crentes que acreditam no que pregam continuarão e os charlatões serão descobertos, e o Estado terá mais recursos para pagar suas contas.....

Taxem em 50% a arrecadação das igrejas e os crentes que vivam de fé..... aí sim, somente os crentes que acreditam no que pregam continuarão e os charlatões serão descobertos, e o Estado terá mais recursos para pagar suas contas.....

Xicao escreveu:enquanto o estado continuar isentando igrejas, essa guerra religiosa por adeptos para enganar e roubar não terá fim....
![]()
![]()
No Brasil já se roubam 380 bi de irreais por ano...
Um bi a mais ou a menos...

(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Obras de caridade poderiam ter isenção de impostos na medida em que fossem um serviço que o governo deveria fazer.
A isenção seria apenas relativa às despesas comprovadas.
Para o resto do dinheiro extorquido dos fiéis, as igrejas pagariam impostos como qualquer sociedade civil.
Para o resto do dinheiro extorquido dos fiéis, as igrejas pagariam impostos como qualquer sociedade civil.
- Ateu Tímido
- Contato:
Todas as igrejas têm imunidade tributária. não isenção. Imunidade é mais forte pois se origina na própria Constituição. E os tribunais são especialmente lenientes na interpretação, estendendo essa imunidade, muitas vezes indevidamente, a outras atividades (empresariais) que algumas igrejas realizam junto dos seus templos.
- Sorrelfa
- Contato:
Fernando Silva escreveu:Obras de caridade poderiam ter isenção de impostos na medida em que fossem um serviço que o governo deveria fazer.
tinha que torna-las CNPJ e colocar uma fiscalização tão rigida quanto a do BC em relação aos bancos e financeiras...
vamos estudar a bíblia, irmãos (sic)
Filipenses 3
17 Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;
18 porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo;
19 cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas.
20 Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
21 que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.
Atos 20
29 Eu sei que depois da minha partida (Paulo é quem diz) entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho,
30 e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si.
31 Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós.
33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes.
34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo.
35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.
II Tessalonic.
Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma .

Filipenses 3
17 Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;
18 porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo;
19 cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas.
20 Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
21 que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.
Atos 20
29 Eu sei que depois da minha partida (Paulo é quem diz) entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho,
30 e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si.
31 Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós.
33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes.
34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo.
35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.
II Tessalonic.
Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma .

Jolly_Roger escreveu:Fernando Silva escreveu:Obras de caridade poderiam ter isenção de impostos na medida em que fossem um serviço que o governo deveria fazer.
tinha que torna-las CNPJ e colocar uma fiscalização tão rigida quanto a do BC em relação aos bancos e financeiras...
A bíblia diz (como eu gosto desta frase!):
"Dai a César o que é de Cesar."

E JESUS PAGOU O IMPOSTO.

Como é que estes putos católicos e pentecostais querem ficar isentos, desobedecendo a palavra de Deus?

------------------------------------------:emoticon266:
Pra que que serve esta merda desta bíblia?
Bando de picaretas e aproveitadores!!!

E ainda vêm com aquela conversa mole do dízimo, pra assaltar os otários cristãos.

Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

- Sorrelfa
- Contato:
zencem escreveu:Jolly_Roger escreveu:Fernando Silva escreveu:Obras de caridade poderiam ter isenção de impostos na medida em que fossem um serviço que o governo deveria fazer.
A bíblia diz (como eu gosto desta frase!):
"Dai a César o que é de Cesar."![]()
E JESUS PAGOU O IMPOSTO.![]()
Como é que estes putos católicos e pentecostais querem ficar isentos, desobedecendo a palavra de Deus?![]()
![]()
![]()
------------------------------------------:emoticon266:
Pra que que serve esta merda desta bíblia?
Bando de picaretas e aproveitadores!!!![]()
E ainda vêm com aquela conversa mole do dízimo, pra assaltar os otários cristãos.![]()
![]()
![]()
A Biblia e a ferramenta de marketing das igrejolas !!!