Flavio Checker escreveu:Benetton escreveu:
4. Prisões
Outra proxy de violência tratada em outras pesquisas do CPS ( Centro de Políticas Sociais ) é a proporção de pessoas de diferentes credos vivendo em presídios, captada a partir do Censo 2000. Nos presídios brasileiros a presença dos sem religião é 16,19% mais do dobro daquela de 7,35% encontrada para o conjunto da população brasileira. A presença de crenças religiosas alternativas é também substantiva nos presídios 18,3% contra 2,35% de sua participação no conjunto da população. Um dos problemas desta estatística gerada a partir do Censo é que não captamos o processo de convergência religiosa dentro das prisões. A presença de católicos é bem reduzida nas prisões (51.93%), se comparada a sua presença na população (73.89%), enquanto a dos pentecostais (10,28%) é praticamente a mesma (11%). Marcelo Neri, um dos coordenadores do estudo (2006), aponta para diferenças na composição religiosa entre estados. No Estado do Rio de Janeiro a população evangélica é bastante super-representada e em São Paulo predomina mais o Catolicismo e outras crenças alternativas.
Sempre gostei de ler os temas propostos neste fórum, embora nunca participasse. Aprendi muito e espero aprender mais ainda, já que esse assunto sobre religiões, ateus, agnósticos, céticos, sempre me interessou. Não me defino como religioso e nem como ateu. Meu norte parece ainda um pouco distante.
Ok, vamos lá. Como já acompanho esse site ha muito tempo, posso dizer que as vezes fico com muitas dúvidas e fico torcendo para que alguém toque nas questões que me incomodam. Mas nem sempre isso acontece.
Esse forum é muit bom. O sistema de pesquisa funciona bem. É só ter as palavras chaves do assunto e sempre (ou quase sempre) encontramos temas antigos, mas que podem ser trazidos a tona para melhor comparar uma proposta.
Li, do sr. Azathoth, um tema legal e que dizia :
Ateus podem possuir os espíritos mais evoluídos do planetahttps://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=9172"Como ninguém tentou refutar isso no outro tópico de moralidade:
Os melhores indicadores sociais do mundo encontram-se em democracias européias das mais secularizadas.
Nos EUA a quantidade de ateus presidiários é proporcionalmente muito menor do que a quantidade de ateus livres na sociedade enquanto que para as religiões tradicionais, as proporções dentro e fora das prisões são parecidas."Ora, mas isso é contrário ao que está posto no Jornal Nacional. Ou seja, pelo menos aqui no Brasil, o percentual de ateus cumprindo pena é muito maiuor do que o % de ateus existentes no País.
Então que o Azathoth disse só funciona nos EUA, mas não funciona aqui no Brasil. Dentro do % de presos, existem muito mais ateus do que se imagina. Vejam, estou me referindo a percentuais!
Posso estar errado. Se houver algum argumento que prove o contrário, ficaria até aliviado.
================
Que os “sem religião” compunham várias classes, isso sempre esteve claro. Não estava referindo sobre isso. O que eu estava querendo detalhar era a proporção de ateus e presidiários. Parece que no link do Junior Siqueira havia uma pesquisa de que os ateus representavam mais ou menos 1% da população do Brasil. Muito bem. Se o CPS ( Centro de Políticas Sociais ) constatou que 16,19% da massa carcerária eram de sem religião ( mais do dobro daquela encontrada na sociedade = de 7,35% ) é bem provável que a proporção de ateus siga de perto essa tendência.
Arredondando os números : Se 1 em cada 100 pessoas do Brasil é ateu, e 7 são sem religião, isso quer dizer que dos 7 sem religião, 14,2% são ateus. E se de 100 presos, 16,19 são sem religião, logo o percentual de ateus aprisionados são de 2,2%.
Ou seja, de cada 100 pessoas presas 2,2 indivíduos são ateus. É pouco? Claro que é. Mas se lembrarmos que de cada 100 pessoas livres da sociedade 1 é ateu e de 100 pessoas presas, 2,2 são ateus, a proporção é muito alta.
Resumindo, é muito diferente da católica, por exemplo ( 73,89% da população é católica e 51,93% da massa carcerária tb são católicos ). A proporção é : de cada 1 católico livre, temos menos de 1 católico preso. A evangélica segue uma tendência bem proporcional : para cada 1 evangélico livre temos 1 evangélico preso, mas para cada 1 ateu livre, temos 2,2 ateus presos. É mais do que o dobro!