Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
King In Crimson escreveu:Prefiro música "folk" brasileira.
Recomendo a coleção de 16 discos da Marcus Pereira. Não sei se foi lançada em CD. São 4 discos por região (Norte, Nordeste, Centrooeste-sudoeste, Sul), com sons, em muitos casos, gravados ao vivo.
Também recomendo os dois primeiros do Quarteto Armorial e o primeiro da Orquestra Armorial. Qualquer documentário sobre o Nordeste, eles apelam para faixas desses discos, principalmente o primeiro do Quarteto Armorial.
Mr.Hammond escreveu:Dante, vai tomar no cu e vai a merda vai.. vai dar o rabo para os seus namorados folks. Seu crente retardado porcaria, vai dar o cu pra Jesus.
Dante escreveu:Você é um jornalista gordo idiota, retardado e chato, Aurélio!
Vai pintar camisetinha na sua faculdadezinha, vai!
Pug escreveu:Se tivesses escutado, como eu, o som de uma gaita foles, no meio de um nevoeiro intenso, talvez pensasses diferente.
Ou uma gaita escocesa, acompanhada de um tambor, numa marcha bem rústica.
Bem melhor que pífanos para despertar instintos belicosos.
Não é à toa que exércitos se faziam acompanhar de "cornemuses et tambours".
Voltando ao assunto original do tópico:
Gosto de música ucraniana, búlgara, iugoslava, romena, francesa (folk), iemenita, andina. E celta (galesa, escocesa, irlandesa, bretã; não conheço a galega).
Fernando Silva escreveu:Voltando ao assunto original do tópico: Gosto de música ucraniana, búlgara, iugoslava, romena, francesa (folk), iemenita, andina. E celta (galesa, escocesa, irlandesa, bretã; não conheço a galega).
Com a iemenita é que vc me confundiu.
Preciso referências, que tipo de música é?
instrumentos, etc
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido
Fernando Silva escreveu:Só consigo me lembrar de uma música que me agradou: "Ai, que saudade eu tenho da Bahia Ai, se eu escutasse o que mamãe dizia".
E o "Samba de uma nota só" é criativo.
É... passável... mas note-se que se a canção, ao invés de estar se referindo à Bahia, estivesse se referindo ao Paraná, ou ao Rio Grande do Sul, hoje eu não duvido nada que ia ter gente acusando o autor de preconceito.
O Sul é claramente excluído do cancioneiro popular brasileiro.... (aliás, chamam Rio e SP de "sul"... porque o pessoal do NE chama esses estados de "sul"... isto é, olham apenas a visão do NE e não do S).
Fernando Silva escreveu:Essa história de barquinho, tardinha, banquinho e violão é uma chatice só.
Concordo plenamente na última. Para mim, isso aí é uma idiotice que tudo o que faz é incentivar a vagabundagem.
King In Crimson escreveu:Prefiro música "folk" brasileira. Essas porras de gaita de fole às vezes nem polifonia tem.
A culpa é do clima
Se tivesses escutado, como eu, o som de uma gaita foles, no meio de um nevoeiro intenso, talvez pensasses diferente.
Um som extremamente nostálgico...
Nunca mais tive a oportunidade de repetir a experiência sentida naquele dia em que do meio do nevoeiro escutei o som sublime de uma tristeza profunda, mas, majestosa...
Que nevoeiro o quê!
O negócio aqui é praioa e Sol. então, nada melhor que um chorinho, um baião.
Mr.Hammond escreveu:Música celta é idiota, retardada e chata. Desliga.
O que você conhece de música celta deve ser só o que foi aproveitado, em versão bem pasteurizada, pelos conjuntos New Age. Seria o mesmo que achar que música brasileira é apenas Bossa Nova e que música americana é apenas cool jazz.
A música folk americana é basicamente celta, devido à grande imigração irlandesa a partir de 1850.
E nós somos celtas também, embora nos consideremos latinos. De latinos só temos a língua. Os lusitanos e galegos eram tribos celtas. É claro que se misturaram depois com visigodos, árabes e judeus, mas a base é celta.
Sugestões para ampliar seus horizontes: Tri Yann Alan Stivell Chieftains Planxty JSD Band Horslips (antes de irem para os EUA)
Muito bom, Fernando!
Tri Yann é maravilhoso! Horse Lips é legalzinho. Algumas versões que eles fizeram de músicas tradicionais ficaram perfeitas! Planxty eu conheço e acho bem legal. Nunca ouvi falar desta JSD Band, vou procurar.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Mr.Hammond escreveu:Dante, vai tomar no cu e vai a merda vai..
Aurélio, você entra num tópico onde nada tem para contribuir, fala merda, agora fica todo nervosinho porque respondem a merda que você falou.
Cartão azul pra você!
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Fernando Silva escreveu:Voltando ao assunto original do tópico: Gosto de música ucraniana, búlgara, iugoslava, romena, francesa (folk), iemenita, andina. E celta (galesa, escocesa, irlandesa, bretã; não conheço a galega).
Eu ouvi falar bem da música búlgara, que seria complexa, com o tempo todo quebrado e tudo mais. Isto procede?
Em Portugal, tenho uns vizinhos Romenos em que fim de semana é dia de festa, sempre metem a musica tradicional.
Suponho que anda o façam...que saudades.
Portugal era um país cinzento, mas depois chegaram os brasileiros, ucranianos, russos, moldavos, romenos, africanos...e deram cor á nação.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido
Pug escreveu:Com a iemenita é que vc me confundiu.
instrumentos, etc
Tudo o que sei de música iemenita vem de um CD da Ofra Haza ("Fifty Gates of Wisdom"). Algumas das faixas poderiam ser cantadas pela Ivete Sangalo num trio elétrico no carnaval da Bahia.
Uma delas ("Im nin'alu") até fez sucesso nas danceterias do mundo nos anos 80, depois de remixada.
Os instrumentos são todos ocidentais, com exceção de parte da percussão.
As músicas são todas da comunidade judaica no Iemen, mas há algumas palavras árabes no meio, como "habib". E o som também tem alguma influência árabe.
Eu ouvi falar bem da música búlgara, que seria complexa, com o tempo todo quebrado e tudo mais. Isto procede?
Não existe uma música búlgara única, assim como no caso da música brasileira. Varia de região para região.
Há sons antigos muito estranhos, com compassos que nos soam quebrados, outros com forte influência islâmica.
O Carl Sagan escolheu uma música búlgara para o disco de ouro que foi enviado para o espaço na sonda Pioneer ("Izlel, ye delio haidutin", com Valia Balkanska). Ela era uma cantora de feira, com um conjunto de instrumentos tradicionais, acostumada a cantar sem microfone. Tinha uma voz fortíssima e que não soava como ópera.
O tema principal do filme "Willow" também é búlgaro.
Pug escreveu:Portugal era um país cinzento, mas depois chegaram os brasileiros, ucranianos, russos, moldavos, romenos, africanos...e deram cor á nação.
Interessante. Há um filme de Carla Camurati, "Carlota Joaquina", sobre a vinda de D.João VI para o Brasil.
Ele começa contando como a princesa Carlota foi enviada da corte espanhola, onde vivia rodeada de música e alegria, para a corte portuguesa, triste e cinzenta.
Ela recusou o marido que lhe impuseram e rejeitou suas tentativas de aproximação, até que chegou à adolescência, os hormônios ferveram e ela saiu passando o rodo (no marido e em quem mais lhe agradasse).
instrumentos, etc
Tudo o que sei de música iemenita vem de um CD da Ofra Haza ("Fifty Gates of Wisdom"). Algumas das faixas poderiam ser cantadas pela Ivete Sangalo num trio elétrico no carnaval da Bahia. Uma delas ("Im nin'alu") até fez sucesso nas danceterias do mundo nos anos 80, depois de remixada. Os instrumentos são todos ocidentais, com exceção de parte da percussão. As músicas são todas da comunidade judaica no Iemen, mas há algumas palavras árabes no meio, como "habib". E o som também tem alguma influência árabe.
Comunidade judaica, realmente o mundo está cheio de supresas...
instrumentos, etc
Tudo o que sei de música iemenita vem de um CD da Ofra Haza ("Fifty Gates of Wisdom"). Algumas das faixas poderiam ser cantadas pela Ivete Sangalo num trio elétrico no carnaval da Bahia. Uma delas ("Im nin'alu") até fez sucesso nas danceterias do mundo nos anos 80, depois de remixada. Os instrumentos são todos ocidentais, com exceção de parte da percussão. As músicas são todas da comunidade judaica no Iemen, mas há algumas palavras árabes no meio, como "habib". E o som também tem alguma influência árabe.
E, quanto à música de Togo, Gambia e Zimbabue? Alguém ai curte?
Alguém ai já escutou Yushibua Zide?
instrumentos, etc
E, quanto à música de Togo, Gambia e Zimbabue? Alguém ai curte? Alguém ai já escutou Yushibua Zide?
Se falar dos cossacos e mongois, tem uma musica bem engraçada
King In Crimson escreveu:Música folk americana é a pior imundície que já inventaram. Ganha de funk carioca, new metal, punk rock e outras atrocidades.i
O que você chama de música folk americana?
"The house of the rising sun" (que tem várias versões, com melodias diferentes) é folk.
Muita coisa da Joan Baez e do Peter, Paul & Mary é folk.
Conhece o CD "Dueling banjos", com a trilha sonora do filme "Deliverance"?
Conhece o CD "Uncle Charlie and his dog", da Nitty Gritty Dirty Band?
Conhece alguma coisa de "cajun music" ?
Lembrei-me do grupo Steeleye Span. São muitos CDs, com folk britânico (principalmente escocês e inglês).
Também tenho dois LPs do Scaffel Pike, que comprei num sebo, com folk inglês.
Vejam que letra bucólica:
Steeleye Span
Long Lankin
Said the lord unto his lady as he rode over the moss
"Beware of Long Lankin that lives amongst the gorse;
Beware the moss, beware the moor, beware of Long Lankin
Make sure the doors are bolted well
Lest Lankin should creep in."
Said the lord unto his lady as he rode away,
"Beware of Long Lankin that lives amongst the hay;
Lest Lankin should creep in."
"Where's the master of the house?" says Long Lankin.
"He's 'way to London," says the nurse to him.
"Where's the lady of the house?" says Long Lankin.
"She's up in her chamber," says the nurse to him.
"Where's the baby of the house?" says Long Lankin.
"He's asleep in the cradle," says the nurse to him.
"We will pinch him, we will prick him,
we will stab him with a pin,
And the nurse shall hold the basin
for the blood all to run in."
So they pinched him and they pricked him,
then they stabbed him with a pin,
And the false nurse held the basin
for the blood all to run in.
"Lady, come down the stairs," says Long Lankin.
"How can I see in the dark?" she says unto him.
"You have silver mantles," says Long Lankin.
"Lady, come down the stairs by the light of them."
Down the stairs the lady came, thinking no harm
Lankin he stood ready to catch her in his arms.
There was blood all in the kitchen
There was blood all in the hall
There was blood all in the parlour
Where my lady she did fall
Now Long Lankin shall be hanged
from the gallows oh so high,
And the false nurse shall be burned
in the fire close by.
Said the lord unto his lady as he rode over the moss
"Beware of Long Lankin that lives amongst the gorse;