'Fé não se excomunga', diz ministro da Saúde

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

'Fé não se excomunga', diz ministro da Saúde

Mensagem por Johnny »

Antes evasivo, Temporão reage à interferência da Igreja.
Para o ministro, manifestações contra o aborto têm 'viés machista'.
Lísia Gusmão

Do G1, em Brasília
entre em contato
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA A-A+Ao comentar a declaração do Papa Bento XVI de que políticos católicos podem ser excomungados caso apóiem o aborto, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que "fé não se excomunga" e criticou a interferência da Igreja Católica nas discussões sobre a legalização do aborto.

"O que você não pode querer é prescrever dogmas e preceitos de uma determinada religião para o conjunto da sociedade. Me parece uma coisa descabida", disse o ministro após audiência da Comissão de Assuntos Sociais.

Antes, porém, o ministro José Gomes Temporão havia optado pela diplomacia e evitou críticas diretas a Joseph Ratiznger.

"Sou de formação católica sólida. Isso é uma questão de fé de cada um. O Brasil é um país, aliás, de muita liberdade de expressão religiosa, uma marca da sociedade brasileira", disse, antes da reunião com os senadores.

'Viés machista'

O ministro disse que há um viés machista na discussão sobre a legalização do aborto. Afirmou que partem dos homens as manifestações mais contundentes contra o aborto.

"Estou preocupado em ouvir as mulheres. Infelizmente os homens não engravidam, porque se engravidassem tenho certeza que essa questão já estaria resolvida há muito tempo", disse.

Segundo Temporão, organizações norte-americanas apontam a realização de 1,1 milhão de abortos por ano no Brasil. Dados oficiais do Ministério da Saúde, informou, indicam que 160 mulheres morreram no ano passado em decorrência de abortos mal feitos.

"Mas eu multiplicaria esses números por cinco", disse o ministro, que não quis, no entanto, defender sua posição pessoal em relação ao tema.

"As discussões no campo da filosofia, no campo da ética, no campo da religião, no campo da moral são legítimas, mas o ministro tem que estar focado o tempo todo na dimensão da saúde pública. É uma questão de saúde pública que leva à morte, ao sofrimento de milhares de mulheres brasileiras. O ministro tem que estar preocupado com isso".

O debate sobre a legalização do aborto rendeu ao ministro da Saúde um elogioso comentário do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), um dos mais ferrenhos oposicionistas do governo.

"A convicção pessoal não pode sobrepor-se à questão de Estado. Embora da oposição, louvo a sua coragem de enfrentar o assunto", disse o senador.

Quebra de patente
O ministro da Saúde anunciou que estão em curso negociações para reduzir os custos de outro medicamento que compõe o coquetel anti-Aids. Aos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos, José Gomes Temporão disse que o governo recorreu ao licenciamento compulsório porque, da empresa Merck Sharp & Dohme, não veio nenhuma "proposta séria" para baratear o Efavirenz.

"A decisão foi justa, soberana e não oferece nenhuma ameaça aos interesses da indústria farmacêutica. Mas foi um caso isolado", ressaltou o ministro, que não quis revelar o laboratório que negocia com o Brasil a redução dos custos de outro medicamento do coquetel anti-Aids.

"O que eu posso dizer que as negociações estão indo muito bem. Com certeza vão se concluir com um nível satisfatório para o governo brasileiro e para a empresa", afirmou.

------------------------------------------------------------
Ainda acho que o Brasil tem jeito. Tenho fé.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Re.:

Mensagem por Johnny »

Repercussão
Senadoras apóiam posição do ministro da Saúde sobre aborto
Publicado em 09.05.2007, às 20h33

O aborto retornou à pauta parlamentar no momento em que o assunto deverá ser um dos pontos principais abordados pelo papa Bento XVI na visita que faz ao Brasil. Enquanto a Igreja Católica condena veemente a prática, senadoras como a presidente da CAS (Comissão de Assuntos Sociais), Patrícia Saboya (PSB-CE), e a líder do PT, Ideli Salvati (SC), concordam com afirmação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, de que o debate sobre o aborto deve ser tratado como uma questão de saúde e desvinculada de qualquer dogma.

Temporão participou nesta quarta-feira de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais do Senado para prestar informações sobre os programas do ministério. O ministro recebeu manifestações de apoio a suas posições por parte dos senadores.

A senadora Patrícia Saboya, presidente da CAS, considerou que o ministro Temporão teve muita coragem ao levantar a necessidade deste debate no momento da chegada do papa ao Brasil. A senadora petista Ideli Salvati também concorda com a opinião do ministro da Saúde. “Este debate tem que ser feito sem as paixões que as convicções religiosas muitas vezes movem as pessoas e entender que todos defendem a vida.”

O senador Flávio Arns (PT-PR) foi um dos poucos a votar contra a medida provisória que permitiu a utilização de óvulos fecundados congelados para pesquisas com células tronco. Arns é radicalmente contra o debate sobre o aborto e defende que esse não é um posicionamento religioso.

Na opinião do petista, o Ministério da Saúde tem assuntos mais relevantes para debater ligados à mulher, como o apoio à gestante e o planejamento familiar. “Essa não é uma discussão religiosa e é isso que as pessoas precisam entender. Mesmo pessoas que não professam uma determinada religião, e outros que se dizem ateus, mas que são humanistas, afirmam que a gravidez são duas vidas e, por isso, trata-se de uma questão de dignidade do ser humano”, afirmou Arns.

O senador reconhece que a Igreja precisa rever alguns de seus conceitos. Entre eles, Flávio Arns citou especificamente o divórcio e a união entre homossexuais, questões que, a seu ver, não há como deixar de reconhecer.

O líder do DEM, José Agripino Maia (RN), preferiu evitar a polêmica sobre as declarações de Bento XVI em apoio à excomunhão de políticos mexicanos pró-aborto. “Será que não houve um pouco de exagero na interpretação das palavras de Sua Santidade? Eu não creio que um homem equilibrado, sensato, com visão de mundo e com profundo sentido social como tem o papa pudesse fazer uma declaração que significasse uma agressão a pessoas e a políticos”. Favorável ao debate, o parlamentar disse que é contra o aborto.

No Senado tramitam quatro propostas que tratam da questão. Já na Câmara dos Deputados, 125 matérias estão em tramitação. Elas prevêem desde a liberação total da prática do aborto até a extensão da legislação atual para mulheres gestantes de fetos anencéfalos (que não têm cérebro). A lei atual possibilita o aborto para casos de mulheres que engravidam vítimas de estupro ou quando a gravidez coloca em risco a saúde da mulher.

Fonte: Diário do Grande ABC
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

marta

Mensagem por marta »

Estou gostando pra KCT desse ministro. Finalmente alguém de saco roxo pra peitar essa metição de bedelho da padraiada na vida alheia.
Eu já disse aqui uma vez que a cama é pra meter e não pra se meter. Parece que tá um pouco difícil a bispaiada e o papapau entenderem esse pequeno detalhe de nós dois.

A igreja pedófila hipócrita romana é machista e não abre mão de manter as mulheres submissas aos seus dógmas, independente de serem elas chatólicas ou não;

Será que alguém teria uma estatística de quantos filhos de padres, bispos, cardeis, arcebispos, papas, freiras, madres e o caralho a quatro já foram parar na lata do lixo? Seria interessante saber.

Eu odeio o clero. Com licença que vou vomitar :emoticon14:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Xicao

Re.:

Mensagem por Xicao »

seria muito bom se pudesse excumungar a fé... por que o papa papão não fecha sua igreja e excumunga todo mundo e pare de atrapalhar o desenvolvimento da ciência?

Aquele excumungado do papa fica metendo o bedelho nos governos e querendo fazer parceria para arrecadar dizimos.....

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

Sorrelfa
Contato:

Re: Re.:

Mensagem por Sorrelfa »

Xicao escreveu:
seria muito bom se pudesse excumungar a fé... por que o papa papão não fecha sua igreja e excumunga todo mundo e pare de atrapalhar o desenvolvimento da ciência?

Aquele excumungado do papa fica metendo o bedelho nos governos e querendo fazer parceria para arrecadar dizimos.....

não sabemos se é questão de dizimo ou não, mas que é uma completa merda o Papa se entrometer nos assuntos de estado isso é...
Eu me pergunto: O quê a igreja com seus inutilissimos teólogos tem a dizer sobre vida humana e condição humana, que não seja meras ideias vazias ou provadas como falsas ?

Xicao

Mensagem por Xicao »

Jolly_Roger escreveu:não sabemos se é questão de dizimo ou não, mas que é uma completa merda o Papa se entrometer nos assuntos de estado isso é...
Eu me pergunto: O quê a igreja com seus inutilissimos teólogos tem a dizer sobre vida humana e condição humana, que não seja meras ideias vazias ou provadas como falsas ?

Eu respondo: NADA! NADA!
Para começar os padres não podem ter um relacionamento social humano com mulheres e homens... só tem relacionamentos ocasionais e ou escondidos....

Teólogos... o que mesmo eles estudam??? Anh, é sobre deuses. Certo, mas foram eles mesmos que inventaram esses deuses.... então, na prática não ha necessidade para existência deles....

Imagem

zencem

Mensagem por zencem »

marta escreveu:Estou gostando pra KCT desse ministro. Finalmente alguém de saco roxo pra peitar essa metição de bedelho da padraiada na vida alheia.
Eu já disse aqui uma vez que a cama é pra meter e não pra se meter. Parece que tá um pouco difícil a bispaiada e o papapau entenderem esse pequeno detalhe de nós dois.

A igreja pedófila hipócrita romana é machista e não abre mão de manter as mulheres submissas aos seus dógmas, independente de serem elas chatólicas ou não;

Será que alguém teria uma estatística de quantos filhos de padres, bispos, cardeis, arcebispos, papas, freiras, madres e o caralho a quatro já foram parar na lata do lixo? Seria interessante saber.

Eu odeio o clero. Com licença que vou vomitar :emoticon14:

Tô contigo, Martita.

Este ministro é mesmo do coco roxo.

O Povo tem que reagir, ...tem que protestar !!!

Tá na hora de assistir missa com pinico cheio de mijo, pra batizar os reverendos, até a religião católica parar de se meter em política e coisas de governo.

Eles que se limitem a encher o saco das ovelhas deles.

Queremos as religiões fóra dos palácios.

Essa padraiada sonha em voltar aquele tempo do: "à sua bença padre!!!

É só fazer uns convites pro Inri Cristo, como ele fez aquí, na Catedral de Sé, em Belem do Pará: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

"Saiam daqui ladrões mentirosos, adoradores de ídolos, vendilhões de falsos sacramentos. Eu sou CRISTO!".
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

"É a hora da violência. Pega a vela, bate na cabeça dele, senão ele também vai subir no altar. E no altar, meu Filho, só tu podes subir!"

"Ó PAI, por que tudo de novo?" :emoticon12:

Putz! Eu não conhecia esse lado do Inri Cristo!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Pena que ele agora só sabe jogar boliche e não segurar no microfone... :emoticon8: :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Apocaliptica

Re.:

Mensagem por Apocaliptica »

Hum...gostei.

zencem

Mensagem por zencem »

Jeanioz escreveu:

"É a hora da violência. Pega a vela, bate na cabeça dele, senão ele também vai subir no altar. E no altar, meu Filho, só tu podes subir!"

"Ó PAI, por que tudo de novo?" :emoticon12:

Putz! Eu não conhecia esse lado do Inri Cristo!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Pena que ele agora só sabe jogar boliche e não segurar no microfone... :emoticon8: :emoticon12:

Pois é Jeanioz!

Eu dou a maior força, pra esse cara.
É o tipo do cara que é uma espécie de anticorpo contra esse domínio cristão.

É um cara inteligente que, últimamente se deixou levar por esse modo de ser ridicularizado.

No entanto, para esta turba que professa a fé, se recebesse uma forcinha, Inri Cristo iria deixar a santa madre em polvorosa, já que seria atingida pelo mesmo veneno que ela utilizou: a falácia.

A ICAR não tem moral para criticar o Inri Cristo, porque, na verdade ele é a caricatura da mentira que ela mesmo criou.

INRI CRISTO é a personificação do que o Cristianismo inventou, através de Constantino e da Religião Católica.

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

marta

Mensagem por marta »

Xicao escreveu:

O mais hilário disso tudo, Xicao, é que o papapau Bunda 1.6 quer aumento na isenção de impostos e jogar a criançada mal amada para a sociedade balançar, ou seja, nóis os eleitroxas. Eu já vi esse filme, e A Mão que Balança o Terço. :emoticon12:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

marta escreveu:
Xicao escreveu:

O mais hilário disso tudo, Xicao, é que o papapau Bunda 1.6 quer aumento na isenção de impostos e jogar a criançada mal amada para a sociedade balançar, ou seja, nóis os eleitroxas. Eu já vi esse filme, e A Mão que Balança o Terço. :emoticon12:

Eu queria ter essa facilidade pra fazer trocadilhos :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: sou fã dos seus post

Xicao

Mensagem por Xicao »

francioalmeida escreveu:
marta escreveu:
Xicao escreveu:

Eu queria ter essa facilidade pra fazer trocadilhos :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: sou fã dos seus post

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

PROIBIR PRESERVATIVO = MAIS MENORES ABANDONADOS....
PROIBIR ABORTO = MAIS MENORES ABANDONADOS....

PAPA PAPÃO = POVO TEM QUE CUIDAR DESSAS CRIANÇADA TODA...

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re.:

Mensagem por Fernando Silva »

O papa tem todo o direito de excomungar quem não segue as regras do clubinho dele. Neste ponto, o ministro está errado.
Por outro lado, o papa não tem o direito de se meter com governos laicos nem de querer mandar na vida dos outros.
Ele que estabeleça as regras do seu clubinho e quem quiser ser aceito que as respeite, mais nada.
E as regras do seu clubinho pervertido não podem se sobrepor às leis dos homens (vai ter católico horrorizado ao ler isto...).

zencem

Mensagem por zencem »

Fernando Silva escreveu:O papa tem todo o direito de excomungar quem não segue as regras do clubinho dele. Neste ponto, o ministro está errado.
Por outro lado, o papa não tem o direito de se meter com governos laicos nem de querer mandar na vida dos outros.
Ele que estabeleça as regras do seu clubinho e quem quiser ser aceito que as respeite, mais nada.
E as regras do seu clubinho pervertido não podem se sobrepor às leis dos homens (vai ter católico horrorizado ao ler isto...).

Acontece que todo o energúmeno sempre acha que, quem tem maioria, tem direito de mandar, inclusive naqueles que não adotam o seu clubinho.
Este idióta, então, está definitivamente empenhado em impor a ditadura católica no mundo.
Ele não está interessado em representar a verdade, mas o poder do número de alienados que ele consegue dominar.
Basta ver como ele fica delirante, quando ouve a gritaria histérica das milhares de ovelhas alienadas, a berrar bé! bé! bé! por onde ele passa.

Enquanto isso, a humanidade continua a despencar ladeira abaixo!!!

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

zencem escreveu:
Fernando Silva escreveu:O papa tem todo o direito de excomungar quem não segue as regras do clubinho dele. Neste ponto, o ministro está errado.

Acontece que todo o energúmeno sempre acha que, quem tem maioria, tem direito de mandar, inclusive naqueles que não adotam o seu clubinho.
Este idióta, então, está definitivamente empenhado em impor a ditadura católica no mundo.
Ele não está interessado em representar a verdade, mas o poder do número de alienados que ele consegue dominar.
Basta ver como ele fica delirante, quando ouve a gritaria histérica das milhares de ovelhas alienadas, a berrar bé! bé! bé! por onde ele passa.

Enquanto isso, a humanidade continua a despencar ladeira abaixo!!!

pois é...
o lazarento chega de gaiata, e pensa que pode ir atropelando a laicidade do estado...
pensa ele que o estado brasileiro deve se sujeitar a ICAR, só por aqui a maioria da população é ovelhinha do seu rebanho...

:emoticon8: :emoticon8:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Xicao escreveu:
francioalmeida escreveu:
marta escreveu:
Xicao escreveu:

Ué, quem...a ICAR não é dos pobres? Eles precisam alimentar a criançada, para depois de bem nutridos, os padres pedófilos poderem se divertir não? Senão...acaba-se a brincadeira. :emoticon9:

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Apocaliptica escreveu:
Xicao escreveu:
francioalmeida escreveu:
marta escreveu:
Xicao escreveu:

Ué, quem...a ICAR não é dos pobres? Eles precisam alimentar a criançada, para depois de bem nutridos, os padres pedófilos poderem se divertir não? Senão...acaba-se a brincadeira. :emoticon9:

A ICAR dos pobres ? hahahaha... O Vaticano é virado em ouro !
A icar lembra de se aproximar dos pobres na hora do "Vamos passando a sacolinha (ou Capelinha)

Nos lugares muito pobres esse padres pedófilos devem usar a estratégia:
"sente aqui no colinho do paroco e ganhe um pão com mortadela" ( Com o paroco de pau duro e sem batina)

:emoticon9: :emoticon9:

Trancado