"Infelizmente, por força da conveniência, você dá seu aval silencioso a coisas como estas:
"por constatar o nível de idiotices, imbecilidades e boçalidades"
"Quando vi que a estupidez e ignorância eram os pontos em comum entre todos os teístas"
"casos terminais de idiotice e imbecilidade"
"da nossa auto-conceituada superioridade filosófica"
"abandonando as múmias ao limbo de seus túmulos"
Sinto muito se a generalização que fiz foi ofensiva para você. Realmente eu também não gosto de generalizações, pois tendem juntar os diferentes em um mesmo balaio, nivelando-os por baixo.
Mas entenda que fui criado e recebi minha formação religiosa em um subúrbio carioca, bairro com imensa colônia portuguêsa e, desta forma, local onde dificilmente encontraria livres pensadores, pessoas mais cultas, homens e mulheres de ciências ou, pelo menos, com a mente mais aberta. Sendo filho de um dentista e professor de biologia, classe média baixa, logicamente que na minha adolescência tinha mais acesso a livros e informações do que os demais colegas do curso de catecismo, pelo que ficar chocado com as concepções cosmogênicas e biogênicas lançadas por eles, que tinham apenas as formulações cristãs como fonte de informação. Assim, quando falei em boçalidades, me referia àquelas cometidas por meus colegas de adolescência, no longínquo bairro de Vista Alegre, onde fui criado.
Hoje conheço teístas cultos e com bom nível de formação tecnológica e, apesar de não acreditar nos deuses que eles cultuam, os respeito.
Quando mencionei que a estupidez e ignorância eram pontos em comum entre teístas, também me referia aos meus colegas de adolescência e não necessariamente extendendo a todos os teístas que conheci desde então que, como disse, alguns são por mim considerados pessoas sérias e cultas.
Os "casos terminais de imbecilidade" é dirigido especificamente ao DOCDEOZ que, você mesmo há de admitir, teve a desfaçatez de generalizar os motivos pelos quais uma pessoa seja atéia, como "dor de cotovelo". Se minha opinião a respeito do DOCDEOZ te ofende, sinto muito, mas assim penso.
Quando falo em auto-conceituada superioridade filosófica estou sendo até humilde, pois deixo implícito que nós nos achamos superiores filosoficamente, o que implica que pode não ser necessariamente verdadeiro. Bem diferente das certezas eternas dos teístas, expressadas por um palestino sacana e barbudo.
Quanto à sua despedida, até nunca mais para você também!

"o homem não aceita estar só. Por isso quer acreditar que alguém o olha, o observa, por ele se preocupa ou até mesmo ilumina seu caminho, e assim, usando a imaginação, criou a religião: uma ponte, um cordão umbilical que o une ao cosmos. Acreditando cegamente na "ponte" religiosa caminha boa parte da humanidade, aos trancos e barrancos, tropeçando em completa escuridão enquanto aguardam a luz prometida.”
Aleixo Belov