Liberalismo e aborto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Re: Liberalismo e aborto

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:Como gravidez não é doença contagiosa! Evite o aborto, não engravide! o resto é conversa fiada.... acredite.

SIM! Diga isto ao estuprador!!!!

E ele insiste....

E tavamos falando de estupro? acho que não...
Mas diz pra mim sinceramente, existe Aborto sem gravidez? e na sequencia, Existe gravidez sem sexo? só mais essa, existe sexo sem, beijos, caricias, roupas largadas no chão, e AI SIM PENETRAÇÃO e gozo? Considerando então tudo isso, e mais a certeza de que sexo não causa soluços, SÓ ABORTA quem quer...
:emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:Como gravidez não é doença contagiosa! Evite o aborto, não engravide! o resto é conversa fiada.... acredite.

SIM! Diga isto ao estuprador!!!!

E ele insiste....

E tavamos falando de estupro? acho que não...
Mas diz pra mim sinceramente, existe Aborto sem gravidez? e na sequencia, Existe gravidez sem sexo? só mais essa, existe sexo sem, beijos, caricias, roupas largadas no chão, e AI SIM PENETRAÇÃO e gozo? Considerando então tudo isso, e mais a certeza de que sexo não causa soluços, SÓ ABORTA quem quer...
:emoticon4:

video...eu sei de tudo isto, uma vez que já fiz sexo, já engravidei e já tive filho... :emoticon16:

Aborta quem precisa, e enfie na sua cabecinha teimosa, que NINGUÉM ESTÁ DEFENDENDO ABORTO INDISCRIMINADO, tipo transou, engravidou, abortou por prazer ou brincadeira.
Pensa que aborto é uma coisa assim tão simples, video? Que se faz em 2 minutos e sem dor ou sem anestesia? Pensa que qualquer um tem dinheiro ou frieza tão grande a ponto de fazer um aborto por semana?
Quando discutimos aborto aqui e em outros lugares NÃO ESTAMOS DISCUTINDO este negócio irresponsável que você insiste em repetir. Estamos falando de casos mais sérios. Você julga que todas as pessoas que querer a descriminalização do aborto a apóiam de forma irrestrita. NÃO SE TRATA DISTO.
Há casos em que em que o aborto é a única solução, há casos de sofrimento emocional pessoal que levam ao suicídio,à morte posterior da criança, ao abandono, à doenças mentais da mãe, à mal-formações graves, estamos falando de estupro e à condições desumanas de sobrevivência.
É disto que a sociedade precisa falar. Não adianta então dizer que se melhores as condições, aumentem o policiamento para os estupradores não atacarem...blablabla.

SE O FATO ACONTECER, A GRAVIDEZ SE CONSUMAR E AS CONDIÇÕES FOREM DE TAL FORMA TERRÍVEIS, PARA A CRIANÇA, A MÃE, O PAI, OS IRMÃOS QUE JÁ EXISTEM, OU OS QUE VIRÃO, OU OS RESPONSÁVEIS PELO FETO, OU AS DESGRAÇAS DA VIDA , QUE NÃO PODEMOS CONTROLAR, que as pessoas possam, junto a um médico consciente, de comum acordo, encerrar a dor e o sofrimento.
É pedir demais?
Editado pela última vez por Apocaliptica em 11 Mai 2007, 15:13, em um total de 1 vez.

videomaker

Mensagem por videomaker »

SE O FATO ACONTECER, A GRAVIDEZ SE CONSUMAR E AS CONDIÇÕES FOREM DE TAL FORMA TERRÍVEIS, PARA A CRIANÇA, A MÃE, O PAI, OS IRMÃOS QUE JÁ EXISTEM, OU OS QUE VIRÃO, OU OS RESPONSÁVEIS PELO FETO, OU AS DESGRAÇAS DA VIDA , QUE NÃO PODEMOS CONTROLAR, que as pessoas possam, junto a um médico consciente, de comum acordo, encerrar a dor e o sofrimento.
É pedir demais?

Defina: CONDIÇÕES TERRIVEIS para a criança!
A pobreza seria uma delas? ou apenas uma má formação do feto? a sindrome de dow seria outra? vamos ser mais especificos! Please!!! :emoticon1:
Porque o que já esta na lei não serve? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

CEFAS

Re: Re.: Liberalismo e aborto

Mensagem por CEFAS »

Fabi escreveu:
Xicao escreveu:
Fabi escreveu:
CEFAS escreveu:A vida deve ser preservada a qualquer preço.
Aborto nem deveria estar em pauta. É proibido e assim deve continuar..

Por isso que leigo religioso que nem você não deve nem participar de uma discussão assim, você não tem conhecimento de causa e ainda por cima religioso. Podia ser pior? :emoticon18:

Fabi, o Cefas deve sim participar, senão não terão a quem ou o que contestar... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Aqui sim, mas não oficialmente, só a comunidade cientifica deve participar desse debate senão vamos ficar no "a vida tem que ser preservada" sendo que o sujeito nem sabe como definir a vida, e fica naquilo de alma e coisas místicas ou se prende a moral.

Fabi, minha filhota, vc me conhece tão bem assim para definir minha personalidade e julgar meus conhecimentos ? Certamente que não.
Criticar sem conhecer é burrice, meu anjo. Lembre disso

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

o anátema escreveu:
Usuário deletado escreveu:
André escreveu:1)Sim. Assim como energia em potencial não é energia detectável, uma pessoa em potencial não é uma pessoa, ainda.

Mas é um ser vivo, ao contrário de óvulos e espermatozóides. Logo matá-lo devido a um erro próprio ao meu ver é totalmente indefensável.

Óvulos e espermatozóides são vivos, senão não seriam capazes de fecundação.

A definição que se escolhe para o que é um "ser" é o que acaba contando. Nesse caso, é uma certa organização de ácidos nucléicos, diploidia. Alguns pró-vida tem o próprio espermatozóide quase como ser humano desde que o contexto seja a sua liberação dentro de uma vagina, fora de um preservativo. Daí serem contrarios ao DIU.

Eu particularmente não acho um óvulo com espermatozóide dentro, antes ou depois da recombinação cromossômica, algo lá fundamentalmente diferente e que já seja algo na prática um "ser humano", ainda que tecnicamente seja vida humana.

De forma similar que ao mesmo tempo, se fosse encontrada uma pessoa que fosse haplóide em uma boa porcentagem de suas células, não acharia que ela é "menos humana" ou entre a vida e a não-vida, ou que seria "algo" aproximado de uma pessoa.

Perfeito.

Fabi
Gênero: Feminino

Mensagem por Fabi »

CEFAS escreveu:
Fabi escreveu:
Xicao escreveu:
Fabi escreveu:
CEFAS escreveu:A vida deve ser preservada a qualquer preço.
Aborto nem deveria estar em pauta. É proibido e assim deve continuar..

Por isso que leigo religioso que nem você não deve nem participar de uma discussão assim, você não tem conhecimento de causa e ainda por cima religioso. Podia ser pior? :emoticon18:

Fabi, o Cefas deve sim participar, senão não terão a quem ou o que contestar... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Aqui sim, mas não oficialmente, só a comunidade cientifica deve participar desse debate senão vamos ficar no "a vida tem que ser preservada" sendo que o sujeito nem sabe como definir a vida, e fica naquilo de alma e coisas místicas ou se prende a moral.

Fabi, minha filhota, vc me conhece tão bem assim para definir minha personalidade e julgar meus conhecimentos ? Certamente que não.
Criticar sem conhecer é burrice, meu anjo. Lembre disso

Eu estou falando pelo que você disse, agora eu não sei que conhecimentos alguém que não sabe definir a vida pode ter, me diz: Como é cada fase da gestação por semana? comece com a primeira... e aí quem sabe você pode discutir o aborto, sem religiosismo please, a religião é um atraso, Vide Igreja católica na idade média, só quando a gente se libertou disso (Igreja Católica) as coisas começaram a fluir.

Apocaliptica

videomaker escreveu:
É pedir demais?

Defina: CONDIÇÕES TERRIVEIS para a criança!
A pobreza seria uma delas? ou apenas uma má formação do feto? a sindrome de dow seria outra? vamos ser mais especificos! Please!!! :emoticon1:
Porque o que já esta na lei não serve? :emoticon5:

A pobreza também. Eu sou totalmente contra filhos sem ter condições de criá-los bem. Mas sabe que daí vem a ignorância em defender os direitos dos casais de terem quantos filhos quiserem, depois se lixem os filhos. E as religiões ainda promovem a multiplicação....então fica difícil convencer esta gente. Na verdade, eu sou a favor da esterilização, muito antes de ser a favor do aborto. Mas aqui o assunto de bifurcaria demais. Vamos ser mais específicos.
A pobreza traz às vezes condições sub-humanas mesmo, com violência, bebida, lugares insalubres, ignorância, frieza. Um bebê não deve viver isso. Se a mulher achar que chega de sofrer, tiver um momento de lucidez e pedir socorro para mudar esta realidade, e quiser interromper um processo que pode acabar numa tragédia na vida dela e até de outros filhos que ela já não sabe como suportar...não seria melhor enfrentar a realidade e não ter o filho ( digamos que ela tenha engravidado por um ato violento do marido bêbado...vc sabe provar um estupro entre um casal é quase impossível né?).
Bom...estes casos pululam...e nem sempre as pessoas têm controle sobre as situações assim. Às vezes apenas um dos dois é irresponsável. O outro e a criança ( e os outros irmãos que por ventura existem , vão pagar para sempre?
Uma criança não pode ser exposta a pais viciados, doentes, violentos, irresponsáveis, e se 1 dos lados pode num momento de lucidez, parar o processo,que lhe seja dado este direito. No início da gravidez, óbvio.
As más formações e síndromes variadas ( existem inúmeras, te mostro fotos depois, se nunca as viu), podem significar uma morte em vida para toda a família. Por que não podemos respeitar humanamente os limites dos outros seres humanos? Devemos condenar uma família interira por uma coisa que ninguém teve culpa, mas que a natureza fez?
A gente NUNCA sabe quando alguma coisa inesperada pode nos acontecer. E pensamos que nos conhecemos, mas não...as coisas nos pegam de surpresa. Por isto as dores e sentimentos dos outros devem ser levados em consideração.
O que está na lei serviria de base. Mas por exemplo, uma gravidez na adolescência ( poucos tem noção nos ímpetos da adolescência o que realmente significa criar um filho), SE acontecer, vai condenar a família e a vida da mãe imatura por longos anos. Isto porque um pai menor de idade, dificilmente vai criar e sustentar o filho. Não posso nem saber o que EU faria se um filho meu de 14 anos tivesse que ser pai, ou uma filha de 13 ou 14. É uma tragédia para todos, inclusive para a criança.Não sei mesmo, acho que eu não deixaria a gravidez ir a termo. Cada um sabe os limites do seu filho ( ou nem sabe...). É preciso analisar tudo no momento em que o problema se apresenta. Ter filhos não é brinquedo. Há pais que tem diálogo aberto, mesmo assim ocorre a gravidez. E há famílias onde estes assuntos ainda são tabus. Principalmente nas famílias mais moralistas, religiosas. Encontrar uma pílula na bolsa da filha ou uma camisinha nos bolsos dos filhos é um atentado. Como fica o adolescente? Sozinho. Imagina um adolescente tendo um filho com uma mal formação e pobre. Não acontece? Acontece sim. De tudo. A gente é que não quer ver.
Bom, têm também as desordens emocionais e as doenças da mãe. Isto não está na lei. Deixar uma menina ou mulher com um problema mental ou físico incapacitante , ou desvio de comportamento continuar uma gravidez, é um crime e um risco grave. As pessoas envolvidas e uma equipe médica devem ter o direito de tomar as providências necessárias. Se for encerrar a gravidez, que assim seja.
Veja, video , não são pessoas capazes e normaizinhas que fazem sexo. Muita coisa pode acontecer, que não temos controle. Por que uma nova criança precisa vir ao mundo de uma forma assim?
E por favor, não me venha com o papo da adoção. Entre a concepção e os nove meses que se seguem, muita coisa acontece durante a gravidez. E depois, quando a criança nasce, cheia de problemas insolúveis, sai-se a procura de um lugar para largar o bebê, abandona-se no hospital, joga na lata de lixo, enfia num saco plástico.
Isto é desumano.
Deixar que as pessoas tenham mais responsabilidade sobre suas vidas, inclui planejamento, educação, exclusão da maldita igreja, que estraga tudo, e liberdade de decidir (responsavelmente e de forma segura) se o aborto é a melhor solução.

Fabi

Re.: Liberalismo e aborto

Mensagem por Fabi »

Os Estados Unidos só conseguiram aprovar essa lei que regulariza o aborto porque ele não é um país com maioria católica, e também os políticos e as pessoas de lá mesmo deixam a igreja fora de certos assuntos, eles sabem separar as coisas, igreja é feita pra rezar, e a política é feita pra melhorar a vida das pessoas, se por a Igreja na política, voltamos a Idade Média. O Brasil só vai conseguir aprovar uma lei que permite o aborto o dia que os políticos deixarem a Igreja de fora, e o Lula já deu o primeiro passo. :emoticon13: Não aprovou as regalias propostas pelo Bento XVI :emoticon22: dançaram. :emoticon22:
Imagem

Maurício

Mensagem por Maurício »

Johnny escreveu: Mas a pergunta que vai ficar e gostaria de resostas é: Quem vai pagar os abortos se forem legalizados? Só se for por particular e sem convênio. Do meu bolso não! :emoticon21:

ah, tá... Vc é daqueles que preferem então, "pagar" a visita do papa? Ou "pagar" as orgias daqueles outros lá de Brasília?
Ou "pagar" a diferença de valores das instalações da Petrobrás lá na Bolívia?
Perdemos pouco! Só uns 90 milões de dólares. Coisa pouca! Dinheiro de pinga do presidente no final de semana.
É o famoso: Me engana que eu GOSTO!!
"Consulte sempre um charlatão !!"

Maurício

Mensagem por Maurício »

Gosto dos posts da Fabi. Ela é tranquila e coerente na sua linha de raciocínio.
Só não concordo que a discussão do aborto deveria ser feita por cientistas.
Deveria ser somente por cientistas, se eles forem MULHERES e LAICOS.
Não é por nada não, mas, eu acho que homens não deveriam discutir essas questões.
Assim como eu não admito interferências externas no meu corpo e na minha mente, acredito que as mulheres tb não gostariam.

Essa, é uma questão ÚNICA e EXCLUSIVA das MULHERES!
O corpo é delas, e a responsabilidade pelos seus atos tb.

abrasss

o anátema

Mensagem por o anátema »

Ainda que eu pense que o direito de decisão deva ser exclusivamente da mulher, a discussão deve ser feita por qualquer um interessado. Cientistas são os mais adequados para falar de qualquer forma, já que senão ficariamos à mercê de arbitrariedades malucas tradicionalistas religiosas... mas que sejam só mulheres porque é um assunto que concerne mais diretamente a elas é meio como dizer que a ginecologia, obstetrícia, e outras questões sobre a saúde feminina só deveria ser praticadas, pesquisadas e discutidas por mulheres.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Maurício

Mensagem por Maurício »

Eu não concordo com vc, não, Anátema.
Homens discutindo aborto é muito fácil. Nós não temos útero! E pra homens sem caráter, é muito fácil colocar a coisa lá pra dentro e "sartá de banda" quando a coisa pretejar, deixando o "presente" pra infeliz otária que caiu na sua mão.
Eu nunca faria isso. Como não fiz. Mas, a decisão foi dela. Agora, continuo defendendo até a morte o direito que elas tem de decidir sobre o próprio corpo.
Assunto de MULHER.

abrass

Fabi

Mensagem por Fabi »

Maurício escreveu:Gosto dos posts da Fabi. Ela é tranquila e coerente na sua linha de raciocínio.

:emoticon1: Também te amo.

Apocaliptica

Maurício, o anátema,

Eu acho que tudo depende da estrutura e do contexto. Algumas mulheres querem e precisam que o namorado, parceiro, companheiro, marido...enfim...participe da decisão. Mas a prioridade é delas mesmo.

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:Maurício, o anátema,

Eu acho que tudo depende da estrutura e do contexto. Algumas mulheres querem e precisam que o namorado, parceiro, companheiro, marido...enfim...participe da decisão. Mas a prioridade é delas mesmo.

Eu preferia que as mulheres consultassem, quando o cara não é um palhaço.

Vamos supor, eu engravido uma mina, ai ela aborta sem nem falar comigo. Não acho uma atitude correta.

Claro a última palavra é dela, como disse antes, respeito os direitos das mulheres, em relação ao aparelho reprodutivo, é o corpo delas, minha voz pesa menos, porém preferia participar, e acho que se o cara for digamos decente, o ideal seria que ela o incluíse.

Se o cara for um babaca, eu até entendo elas não quererrem nem contar.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apocaliptica

André escreveu:
Apocaliptica escreveu:Maurício, o anátema,

Eu preferia que as mulheres consultassem, quando o cara não é um palhaço.

Vamos supor, eu engravido uma mina, ai ela aborta sem nem falar comigo. Não acho uma atitude correta.

Claro a última palavra é dela, como disse antes, respeito os direitos das mulheres, em relação ao aparelho reprodutivo, é o corpo delas, minha voz pesa menos, porém preferia participar, e acho que se o cara for digamos decente, o ideal seria que ela o incluíse.

Se o cara for um babaca, eu até entendo elas não quererrem nem contar.

Claro que sim. O que foi feito junto, se as pessoas tiverem um vínculo que permita esse respeito mútuo, deve ser resolvido junto.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Imagine, caro leitor, a seguinte situação: durante uma festa na casa de Pedro, Paulo é acometido de um mal súbito. De acordo com os médicos, sua remoção para o hospital é desaconselhada, sob risco de morte. Segundo os especialistas, Paulo deverá ficar em repouso absoluto durante algumas semanas, até que esteja em condições de ser transferido. Por mais incômoda que a presença de um estranho em sua casa possa ser, seria válido, em nome do direito de propriedade, que Pedro colocasse a vida de Paulo em risco porque, passado algum tempo, sua presença ali tenha se tornado um estorvo?

Assim como no exemplo acima, um embrião humano que se instala no corpo de uma mulher, exceto em casos extraordinários de estupro, é produto de uma ação consciente, cujas conseqüências são bastante previsíveis. O ato sexual é uma escolha quase sempre voluntária e livre. Portanto, a responsabilidade individual a ela inerente não pode ser recusada, isentada ou transferida. A liberdade de escolha tem como contrapartida a responsabilidade irrestrita e desta o agente não pode fugir, muito menos quando estão envolvidos direitos de outros seres humanos, ainda que nascituros.

A analogia não procede, pois as mulheres que abortam não quiseram engravidar, ou seja, não "convidaram" o embirão a entrar.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Maurício escreveu:Essa, é uma questão ÚNICA e EXCLUSIVA das MULHERES!

abrasss

Discordo.
A decisão cabe ao casal, a não ser que o homem seja um imbecil ou se demita à priori das suas responsabilidades.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Fabi

Mensagem por Fabi »

clara campos escreveu:

abrasss

Discordo.
A decisão cabe ao casal, a não ser que o homem seja um imbecil ou se demita à priori das suas responsabilidades.

Mas o mauricio tá falando da decisão enquanto sociedade, porque aqui no Brasil o aborto não é legalizado.

o anátema

Mensagem por o anátema »

clara campos escreveu:

abrasss

Discordo.

Eu acho que em nível informal até poderia ser. Num relacionamento bem estável e etc, seria esperado que a mulher, mesmo que legalmente dotada de todo o poder de escolha, levasse em conta a opinião do marido ou do parceiro, e de quem mais ela achar relevante a opinião.

Mas em casos de relacionamentos mais perturbados, penso que seria muito nocivo para a mulher e talvez para a criança que fosse nascer, que o marido tivesse um poder legal de decisão. Como é que ficaria, se ele quer a criança, e ela não? Ou se ele não quer, e ela quer? Tiram par ou ímpar? Ou vão para um tribunal para decidir a gravidez em andamento? Se a mulher toma a pílula do dia seguinte, o cara que transou com ela pode processá-la?

E tudo isso por uma fração milesimal de uma porra.
Editado pela última vez por o anátema em 12 Mai 2007, 15:28, em um total de 1 vez.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Apocaliptica

Não sei por que discutem os casos simples e comuns. Deveriam se ater a casos extremos, menos comuns ( mas que são mais comuns do que se pensa ). Já me cansei de falar neles aqui....Parece até que toda gravidez se dá num quarto confortável, com duas pessoas física e mentalmente equilibradas, sob um contexto financeiro aprazível e numa cena tórrida de romance, como num filme água com açúcar.
De preferência maiores de idade e numa relação estável.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Ontem eu vi, acho que durante o intervalo de CSI ou antes de começar, algo que nem estou bem certo de ter visto, pode ter sido alucinação.

Na rede record, uma vinheta em que uma mulher falava sobre os direitos conquistados pela mulher, de voto, de trabalho, e depois se perguntava se não teria o direito de decidir sobre o próprio corpo. Até aí não havia nada realmente espantoso, estava imaginando ser propaganda política do PCO ou do PSTU. Mas ao fim da vinheta aparecia ABORTO com o primeiro "O" sendo aquele símbolo do sexo feminino, esse "espelho" aí debaixo dos avatares, e algo como "Rede Record - informação e conscientização".

O slogan era certamente outro, mas tinha um sloganzinho meio do tipo "globo e saúde, a gente vê por aí"... fiquei pasmo...

Alguém poderia atestar ter visto a mesma coisa que eu vi.... ou fica sendo falácia de evidência anedótica... e acho que se alguém confirmar ainda é capaz de ser alucinação coletiva.

www.talkorigins.org

clara campos
Moderadora
Contato:

o anátema escreveu:Mas em casos de relacionamentos mais perturbados, penso que seria muito nocivo para a mulher e talvez para a criança que fosse nascer, que o marido tivesse um poder legal de decisão. Como é que ficaria, se ele quer a criança, e ela não? Ou se ele não quer, e ela quer? Tiram par ou ímpar? Ou vão para um tribunal para decidir a gravidez em andamento? Se a mulher toma a pílula do dia seguinte, o cara que transou com ela pode processá-la?

Reconheço todas as dificuldades práticas que mencionaste e já pensei nelas longamente, infelizmente sem alcançar uma resposta plenamente satisfatória.
Parece-me contudo um mau princípio que a decisão caiba somente à mulher, parece-me injusto que por sermos nós as gestantes, tenhamos mais direitos.

Penso que se o homem tiver condições para criar o filho, e o desejar fazer, ou até se os seus princípios forem adversos ao aborto, a mulher deve considerar a hipótese de ter esse filho e entregá-lo ao pai (o oposto acontece no caso de mães solteiras).

Apocaliptica

clara campos escreveu:
o anátema escreveu:Mas em casos de relacionamentos mais perturbados, penso que seria muito nocivo para a mulher e talvez para a criança que fosse nascer, que o marido tivesse um poder legal de decisão. Como é que ficaria, se ele quer a criança, e ela não? Ou se ele não quer, e ela quer? Tiram par ou ímpar? Ou vão para um tribunal para decidir a gravidez em andamento? Se a mulher toma a pílula do dia seguinte, o cara que transou com ela pode processá-la?

Reconheço todas as dificuldades práticas que mencionaste e já pensei nelas longamente, infelizmente sem alcançar uma resposta plenamente satisfatória.
Parece-me contudo um mau princípio que a decisão caiba somente à mulher, parece-me injusto que por sermos nós as gestantes, tenhamos mais direitos.

Penso que se o homem tiver condições para criar o filho, e o desejar fazer, ou até se os seus princípios forem adversos ao aborto, a mulher deve considerar a hipótese de ter esse filho e entregá-lo ao pai (o oposto acontece no caso de mães solteiras).

Mas justamente, clara, esses são casos ideais, e continuo a defender que se discutam os casos mais problemáticos, pois é com estes que a Justiça e os julgamentos morais se deparam na hora em que a realidade se apresenta. Casos ideais são fáceis de ser resolvidos.

Apocaliptica

o anátema escreveu:Ontem eu vi, acho que durante o intervalo de CSI ou antes de começar, algo que nem estou bem certo de ter visto, pode ter sido alucinação.

Na rede record, uma vinheta em que uma mulher falava sobre os direitos conquistados pela mulher, de voto, de trabalho, e depois se perguntava se não teria o direito de decidir sobre o próprio corpo. Até aí não havia nada realmente espantoso, estava imaginando ser propaganda política do PCO ou do PSTU. Mas ao fim da vinheta aparecia ABORTO com o primeiro "O" sendo aquele símbolo do sexo feminino, esse "espelho" aí debaixo dos avatares, e algo como "Rede Record - informação e conscientização".

O slogan era certamente outro, mas tinha um sloganzinho meio do tipo "globo e saúde, a gente vê por aí"... fiquei pasmo...

Alguém poderia atestar ter visto a mesma coisa que eu vi.... ou fica sendo falácia de evidência anedótica... e acho que se alguém confirmar ainda é capaz de ser alucinação coletiva.

Trata-se de uma vinheta mesmo? Não assisto à Record , mas se for o caso, até fiquei curiosa agora. Seria provável que, em sendo vinheta, ela esteja no ar em mídia institucional?

Trancado