Qual o seu Sonho?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Re.: Qual o seu Sonho?

Mensagem por Apocaliptica »

Edson Jr escreveu:Olá Apocalíptica!

Apocaliptica escreveu:Cada um que cuide de si. E se o Estado, que deveria prover as necessidades, também é inepto, e tem quem o apóie, o que eu posso fazer?

É exatamente esse o ponto. O Estado não cumpre com sua obrigação que é a de dar oportunidades iguais à todos. A Educação, por exemplo, está falida...e não existe expectativa de mudança...

É aí que pode entrar o papel do cidadão no sentido de dar sua contribuição para a sociedade...existem pessoas muito boas e inteligentes que podem melhorar muita coisa, mas não fazem nada, não se organizam, etc...

Oi, Edson. Não. Eu já passei da fase boazinha. O Estado se aproveita nisso e quem votou em quem está lá são justamente as pessoas que mais precisam, então eu estou fora. Não me sinto na obrigação de sustentar filhos dos outros. Muito menos neste país irresponsável.

CEFAS escreveu:Existe, em todos nós humanos, com exceção do psicopatas, uma necessidade profunda de dar alguma contribuição positiva. Uma necessidade de olhar para trás e ver que a vida valeu a pena, com um nobre legado.

Eu sou psicopata.

CEFAS escreveu:Qual o legado que vc gostaria de deixar? Qual contribuição que vc gostaria de dar?

Eu faço a minha parte, dentro dos meus limites, tenho apenas 1 filha e dou o que posso a ela.
Legado seria amor e paz. Mas sem utopias.
Na verdade, eu queria mesmo é ir embora deste país. Cansei de querer arrumar esta carroça. O povo não ajuda, paciência.
Eu quero ir para um lugar onde não exista tanta hipocrisia. E onde se dê valor à intelectualidade, ao trabalho, às artes e as liberdades do ser humano. O que não é o caso do Brasil.
E não aguento mais este papinho furado de esperança e de país do futuro. Balela.

Apocaliptica

Samael escreveu:Terminar minha graduação (em breve), dar início a outro curso, trabalhar e iniciar um mestrado, ganhar um bom dinheiro, me divertir.

Eu sou até bastante simples.

Cara esperto. A simplicidade no tudo.

:emoticon4:

DIG
Gênero: Masculino

Re.: Qual o seu Sonho?

Mensagem por DIG »

Eu sou psicopata.

Hum :emoticon5: ?

Apocaliptica

DIG escreveu:
Eu sou psicopata.

Hum :emoticon5: ?

Pela descrição dele, eu sou sim. :emoticon13:

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:Acauan;

Mas como vc reage às injustiças e desigualdades ao seu redor? Você não pensa em alguma alternativa, em dar alguma contribuição para se ter uma sociedade mais justa e igualitária?
Não se trata de mudar o mundo, se trata de cada um fazer sua parte para torná-lo, ao menos, menos sofrível.
Vamos supor que seus filhos sigam o mesmo raciocínio que o seu. Os únicos beneficiados não seriam seus familiares?

Edson,

Contribuir para uma sociedade justa não é buscar feitos mirabolantes. Esta é uma idéia influenciada pelas ideologias revolucionárias, a começar pelo uso do termo sociedade como sujeito determinado, quando a sociedade nada mais é do que a soma dos indivíduos que a compõe, logo, uma sociedade é tão justa quanto o são seus membros, o que implica que o primeiro ato de justiça social é cada um praticar a justiça no seu cotidiano.

Só que praticar a justiça no cotidiano não faz ninguém se sentir herói. Pior, implica em muitas responsabilidades e nenhum reconhecimento.
É mais fácil e reconfortante transferir a culpa de tudo para um obscuro e malévolo "sistema" e nos apresentarmos perante nós mesmos como vítimas ou combatentes dele.

Vou dar um exemplo claro.
Quem mais contribuiu para diminuir a fome no mundo?
Algum líder carismático que comandou o povo faminto contra os que os exploravam?
Um militante benemérito que sensibilizou os mais abastados para acudir os aflitos?

Não.

Foi Norman Borlaug, um cientista pesquisador que descobriu sementes de trigo e arroz mais produtivas e resistentes.
A aplicação em larga escala das novas tecnologias desenvolvidas por ele erradicou a fome endêmica na índia, Paquistão, China e regiões pobres do México.

Ou seja, um homem, apenas fazendo bem seu trabalho, fez mais pela humanidade faminta do que todos os messias iluminados juntos.

Aí você poderá dizer que então só os grandes cientistas podem fazer algo pela humanidade.
Bem, se não houvesse quem limpasse os banheiros da universidade onde Borlaug se formou ou fabricasse os instrumentos que usou em seu laboratório, é certo que o cientista não teria chegado onde chegou.

Cada grande feito humano é a soma dos esforços de muitos, a esmagadora maioria de anônimos e os resultados serão tão maiores quanto mais dedicados for cada qual na execução de sua parte.

E qual feito humano pode ser maior do que educar outro ser humano para o BEM e a felicidade?
Se todos lograssem sucesso nesta tarefa, cuidando de seus próprios filhos e fazendo sempre o melhor possível como cidadão e profissional, em uma geração a humanidade resolveria a maior parte de seus problemas.
Editado pela última vez por Acauan em 11 Mai 2007, 18:43, em um total de 3 vezes.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:Terminar minha graduação (em breve), dar início a outro curso, trabalhar e iniciar um mestrado, ganhar um bom dinheiro, me divertir.

Cara esperto. A simplicidade no tudo.

:emoticon4:

:emoticon4: :emoticon4: :emoticon4:

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

2. Também pretendo trabalhar fora do país, mas estou sem planejamento para tal sonho ainda... :emoticon16:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Acauan escreveu:E qual feito humano pode ser maior do que educar outro ser humano para o BEM e a felicidade?
Se todos lograssem sucesso nesta tarefa, cuidando de seus próprios filhos e fazendo sempre o melhor possível como cidadão e profissional, em uma geração a humanidade resolveria a maior parte de seus problemas.

Perfeito :emoticon4:

Bjs

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

salgueiro escreveu:
Acauan escreveu:E qual feito humano pode ser maior do que educar outro ser humano para o BEM e a felicidade?

Bjs

Endosso! :emoticon16:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Apocaliptica

Jeanioz escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Totalmente.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:
Jeanioz escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Totalmente.

Fizeram o Índio Velho ganhar o dia.

Obrigado Sal, Jeanioz e Apo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

RicardoVitor

Re: Qual o seu Sonho?

Mensagem por RicardoVitor »

repetido, culpa do Linux.
Editado pela última vez por RicardoVitor em 11 Mai 2007, 21:22, em um total de 1 vez.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

RicardoVitor

Re: Qual o seu Sonho?

Edson Jr escreveu:Nossos sonhos mais profundos, a voz dos nossos corações, jamais apontariam para o acúmulo de riquezas e bens materiais.

Por que?

Edson Jr escreveu:Quanto menos máscaras utilizamos para justificar nosso egoísmo, mais humanos nos tornamos e maior a sensibilidade com relações aos ideais de solidariedade e justiça.

"Justificar o egoísmo"? Por que?

O que significa "ser mais humano"?

Qual a importância de tal "solidariedade" ao indivíduo?

Edson Jr escreveu:Sendo assim, é difícil imaginar nobreza e virtude, quando nossos mais profundos sonhos não estão direcionados para a felicidade e bem-estar dos que nos cercam, especialmente dos menos favorecidos.

Por que? Qual a virtude, qual a nobreza no ato de julgar outras pessoas como inferiores, supostamente "necessitadas de ajuda", e tentar "ajudá-las"? Qual a virtude em se tentar transformar a realidade?

Edson Jr escreveu:E, pelo que percebo, as pessoas de bem representam uma maioria, mais não se organizam, enquanto psicopatas capetalistas são mais audaciosos e lutam obstinadamente pelo poder, se valendo da exploração e mentira.

Amigo, o poder é a vontade de TODO indivíduo saudável. Quem luta obstinamente CONTRA essa realidade são vocês, idealistas.

Edson Jr escreveu:Pessoalmente, tenho um sonho e, esse sonho gira em torno da educação.

Educação de quem, para quem? O que você deseja educar?

Edson Jr escreveu:Uma educação de qualidade e com o menor preço possível, oferecendo possibilidades cada vez maiores aos menos favorecidos, sem objetivar lucros pessoais, apenas o suficiente para uma vida digna.

Por que?

Edson Jr escreveu:Esse é meu sonho e lutarei por ele, pois descobri que o sentido da minha vida somente ocorre quando minha felicidade é vista no bem-estar das pessoas...

Por que? Não percebe que o seu idealismo é auto-destrutivo, uma concepção cristã que NUNCA se concretizou na prática, pois a essência do homem é individualista. Para o indivíduo, a sua sobrevivência e bem-estar é o que existe de mais importante nesse mundo, e o bem-estar dos demais só lhe é interessante se caso este for uma forma de garantir o seu próprio.

Edson Jr escreveu:E quanto aos foristas...

Qual seria seu sonho?

Nenhum.

Edson Jr escreveu:Você viveria e morreria por uma boa causa? Por um ideal?

Nunca. "Boas causas" já mataram tanta gente, por mim chega.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Jeanioz escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Totalmente.

Fizeram o Índio Velho ganhar o dia.

Obrigado Sal, Jeanioz e Apo.

Eu que agradeço! Mais uma lição para a vida! :emoticon16:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

RicardoVitor

Azathoth escreveu:Esmagar meus inimigos, vê-los implorar diante de mim e ouvir as lamentações de suas mulheres!

Esse é do meu time!

RicardoVitor

Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu:O meu é criar filhos felizes, na perpetuação do BEM.

Já tem gente demais por aí que quer salvar o mundo, mas que não cuida nem dos próprios filhos.

Acauan;

Mas como vc reage às injustiças e desigualdades ao seu redor? Você não pensa em alguma alternativa, em dar alguma contribuição para se ter uma sociedade mais justa e igualitária?

Eu juro que não consigo entender tal relação justiça=igualdade. Quão justo é tentar tornar pessoas desiguais, iguais?? Quão justo é enfraquecer o saudável, para tentar torná-lo igual ao fraco, doentio? Por que tentar mudar a realidade? Por que, ao invés de tentar maquiá-la, não a enfrenta, rapaz? Não há nada mais injusto do que tentar considerar pessoas diferentes como sendo iguais. Sofre do meme cristão do igualitarismo, responsável por mais de 2000 anos de decadência e atraso, ainda não percebeu?

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:
Jeanioz escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Totalmente.

Bom, aparentemente o placar não está nem um pouco favorável para mim.

Mesmo assim, vamos lá...

afinal de contas...sou brasileiro...

Apocaliptica

Eu por mim, se puder ouvir rock até o fim dos meus dias e comer um pouco de comida, tá tudo na paz.

Se eu poder ouvir rock passeando pela Fifth Ave. em Nova Iorque de novo, daí fica melhor ainda....

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Jeanioz escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Totalmente.

Bom, aparentemente o placar não está nem um pouco favorável para mim.

Mesmo assim, vamos lá...

afinal de contas...sou brasileiro...

Você tem alguma coisa contra a afirmação do Acauan?
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Apocaliptica

Começou... :emoticon12:

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:Não me sinto na obrigação de sustentar filhos dos outros. Muito menos neste país irresponsável.

Mas é claro que vc não é obrigada a isso...

...nem mesmo quis dizer isso...

...mas posso afirmar para vc que observar pessoas sem oportunidades e vivendo em condições sub humanas fervilha o sentimento humano de compaixão, que nos conduz a prática do amor e solidariedade...

...bom, mas é provável que esse sentimento de compaixão esteja mais forte em uns do que em outros...

...outra coisa é que o Brasil, justamente por haver tantos problemas e desigualdades, é quem mais precisa de solidariedade, de pessoas de inteligência e sensibilidade que lutem para construir um país melhor...

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Usuário deletado escreveu:Sonhar e não sonhar ao meu ver acabam na mesma coisa. Todos vamos morrer mesmo.

Ai ai ai... que deprê...

Lá vou eu tentar me suicidar pela 2315784367861451º vez (segundo uma estatística teísta...) :emoticon16:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Jeanioz escreveu:Você tem alguma coisa contra a afirmação do Acauan?

Claro que não!

Só a vejo como uma afirmação um tanto restrita, limitada...mas vou chegar lá...ainda vou responder a mensagem do Acauan...

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:Olá Apocalíptica!

Apocaliptica escreveu:Cada um que cuide de si. E se o Estado, que deveria prover as necessidades, também é inepto, e tem quem o apóie, o que eu posso fazer?

É exatamente esse o ponto. O Estado não cumpre com sua obrigação que é a de dar oportunidades iguais à todos. A Educação, por exemplo, está falida...e não existe expectativa de mudança...

É aí que pode entrar o papel do cidadão no sentido de dar sua contribuição para a sociedade...existem pessoas muito boas e inteligentes que podem melhorar muita coisa, mas não fazem nada, não se organizam, etc...

Existe, em todos nós humanos, com exceção do psicopatas, uma necessidade profunda de dar alguma contribuição positiva. Uma necessidade de olhar para trás e ver que a vida valeu a pena, com um nobre legado.

Qual o legado que vc gostaria de deixar? Qual contribuição que vc gostaria de dar?

Sobre contribuição.Eu como vc estou ligado a educação. No momento to pesquisando mas espero voltar a ensinar em breve, quando não sei, o futuro é incerto.

Cara eu tento propagar o Bem como eu o entendo. O conjunto de valores e princípios em que acredito. Escrevi inclusive um livro, que se tudo der certo, publico nesse mês ou no próximo, em que defendo esses princípios.

Procuro tb pensar em soluções, e sistematizar e divulgar, para os problemas que vc se refere. Não alimento ilusões que vou mudar o mundo, tenho consciência do meu tamanho, e mais sei que muito está completamente fora do meu controle. Mas existem algumas coisas ao meu alcance, sempre que posso ajo de acordo com o que acredito em prol das causas que defendo. Igualdade, democracia, liberdade, no que tange a democracia a defesa de sua ampliação. Acreditar na importância do conhecimento científico e sua difusão.

O que posso fazer? Deixar minha contribuição. Faço isso de diversas formas, escrever o livro em parte é para inspirar outros, e defender essas idéias. Isso me movimenta, me da direção em diversas iniciativas, no trabalho e afins. Eu me sinto melhor dessa forma. Claro que isso não é suficiente, valorizar amigos, família, e ter boas relações com os mais próximos tb é fundamental. Mas estamos tratando das causas.

Acredito ser possível, embora improvável, trilhar um caminho para uma sociedade mais democrática, mais justa, com verdadeira igualdade de oportunidades, se não uma igualdade absoluta, pelo menos uma que atenda as necessidades básicas de todos, e a todos terem a chance de se desenvolver. Se é possível, devo fazer ao meu modo, o que posso, para ajudar a materialização dessa causa. Sei que posso ter pouco impacto, mas se nem eu me mobilizar, como poderia tentar convencer outros, que tais idéias valem a pena.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Usuário deletado escreveu:
Jeanioz escreveu:
Usuário deletado escreveu:Sonhar e não sonhar ao meu ver acabam na mesma coisa. Todos vamos morrer mesmo.

Ai ai ai... que deprê...

Lá vou eu tentar me suicidar pela 2315784367861451º vez (segundo uma estatística teísta...) :emoticon16:

Não há sentido no ato de se matar.

2315784367861452º vez... :emoticon12:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Trancado