Apocaliptica escreveu:Andrezinho, 1)Eu até empresto, mas somente para amigos muito próximos. Se bem que isso não tem lá relação com o tópico. Vamos em frente.
1)Tem a ver o princípio de fazer coisas para ajudar os outros, já que alguns misturam as coisas e acham que ajuda é de tudo, até emprestar coisas e fazer favores.
2)Existem pessoas que realizam falcatruas dizendo que estão fazendo em nome de uma causa, mas na verdade estão é buscando benefícios para si, e de forma desonesta afinal são falcatruas. Essa é uma triste verdade.
2)Verdade. Por isto é preciso separar muuuito bem o joio do trigo. Muitos que fazem falcatruas, acabam às vezes nos envolvendo, mesmo sem nosso consentimento, por isto gosto de manter uma distância regulamentar deste tipo de "causa".
3)Eu não estou exigindo que ninguém faça, e quem faz ou deixa de fazer esse tipo de trabalho, não é melhor ou pior por isso. Assim como aprecio um trabalho artístico de qualidade, um trabalho voltado para uma causa, se for bem feito tem minha admiração, o motivo e a forma são diferentes, mas é apreciação por algo que gosta ou se defende.
3)Sim. Simpatizo com muita coisa. Mas nem tudo me parece verdadeiro, ou tem apenas boas intenções. Nem tudo é desapegado de interesses escusos como é a arte.
Realmente aqui não é fácil, mas existe quem consegue.
Sim...verdade. Que bom para eles.
4)Acredite o "sonho" nesse caso é o que da o prazer. Eu tive grande prazer em escrever meu livro.E ele tem propósitos políticos (Vulgo causas) embutidos. Como alias alguns dos autores que mais me influenciam, como Orwell. Então parte é prazer pessoal ligado a trabalhar em algo que acredita, ou considera valioso. Se conseguir aliar isso, a uma forma de sobreviver, melhor ainda.
4)Sim. Mas o processo que envolve apenas sonho PARA MIM não se justifica. É ilusório. Já passei por esta fase, acredite também. O mundo está cheio de sonhos vãos e de boas intenções. Mas eu sinto falta de gente que FAZ. Para mim, este é a finalidade que justifica o sonho inocial , e não o sonho por sonhar.
Não chega a ser uma utopia, já conheci cientistas, e não falo de meus pais apenas, que conseguiram isso. É difícil, mas tb recompensador, talvez nem sempre tão bem financeiramente quanto outras áreas, mas tb é mais recompensador de outras formas.
5)Sim, a recompensa não é só financeira. Mas que haja algo concreto de verdade. Tem gente que se engana dizendo que as coisas surtiram efeitos e na verdade estão apenas arranjando um final feliz para uma intenção que apenas engatinhou , e eu não me contento com isto. Precisamos ser mais exigentes. Se tem uma coisa no Brasil que me irrita é esta coisa do sonho e de ficar repetindo formulazinhas gastas, tipo criança carente em ofiicina de reciclagem de pet e de capoeira, " graças a Deus que as criança tão lá se ocupando pelo menos não tão na rua fazendo bobagem". AFEEEE!!!
Alias pensei muito em escritores, cientistas, e gente que faz do seu trabalho o veiculo para causas coletivas. Isso pode ser incentivado, mas nunca obrigado, nem ninguém deve ser constrangido a isso. Deve ser uma escolha, se a pessoa quiser, e gostar, que desenvolva ações nesse sentido.
6)Eu não acho que isso deve ser obrigado...como obrigar alguém a escrever ou desenhar - ou seja lá o que for - visando o coletivo? Acho tão patético gente que diz que "precisa arranjar um tempo para fazer ações comunitárias". Parece que está fazendo por obrigação...eu ein...
1)Pois é. Mas é confusão na cabeça das pessoas, pois ter solidariedade com os outros (emprestar quando pode, ajudar individualmente), é um traço de personalidade, variável, ter dedicação a causas coletivas é outra atividade. Podem ambos estar ligados a uma noção de solidariedade, mas são manifestações diferentes.
2)É. Eu tenho minha independência no pensamento, e por isso nunca funcionei bem em partidos e afins. Pois não aceitava passivamente o que discordava, e isso era visto como falta de lealdade as causas, bobagem, tenho lealdade a minha consciência.
3)Tem arte feita com interesses escusos também. Pense nos filmes nazistas, nas musicas de ódios, e por ai vai. Tem quem diga que não é arte. Tem menos, mas tem.
4)Concordo no seguinte sentido: Sonhar por sonhar é exatamente o que vc diz algo ilusório, pessoas que enganam a si mesmas para sofrer menos. Não é a relação que as pessoas que se dedicam as causas tem, pois produzem algo concreto. Eu já produzi um livro, quero produzir mais artigos, teses, trabalhos, e por ai vai. Tendo o cuidado da honestidade científica fundamental que minhas causas sejam motivação, mas não comprometam os resultados. E sei que sou capaz, pq os esquerdinhas fanáticos e direitinhas fanáticos eu irrito profundamente. Os primeiros por não deixar passar quando erram, e deve ser apontado, os segundos pela diferença de pensamento. Ou seja, sei que devo apontar, mesmo aquilo que diminui ou é a crítica ao meu modo de pensar, pois esconder, ou alterar, seria uma desonestidade no meio, que faria cair por terra todo o trabalho. Como diz o principio “O fim depende do inicio” são os meios honrosos que formam os fins necessários e bons, e não o contrario.
5)Claro devemos almejar mais e não nos satisfazermos com pouco. Tb quero desenvolver um trabalho concreto. Venho já fazendo, mas ainda fiz pouco, em minha própria avaliação, quero fazer muito mais ainda.
Sobre o básico, eu digo o seguinte enquanto não forem atendidas as necessidades básicas de todos, isso deve ser um objetivo, uma vez atingidas, devemos mirar mais alto, e para melhorar ainda mais. Logo o menino na oficina, não é suficiente, ele deve ter oportunidade de estudar, de se melhorar..., é alguma coisa, mas nem de longe é suficiente, ou motivo para acomodação.
6)Concordamos novamente.
Alias, depois de tanta discordância concordamos com quase tudo nessa troca de mensagens agora.Até estranhei.