Modem USR 3090 ISA Kurumin & Unix Like
Modem USR 3090 ISA Kurumin & Unix Like
Fernandão. Não consigo encontrar um howto para detectar e/ou configurar o modem acima (até procurei como instalar um novo modem, caso tenha pifado o antigo...)
No XP ele identifica como com3, IRQ3, E/S 02F8-02FF, a bios está como "No PNP OS" e não encontrei nenhum conflito no XP. Tentei usar o kppp com ttys2 e ele me diz que o modem está ocupado, provavelmente por algum conflito de IRQ. Retirei o modem para ver se tinha jumper (não tinha). Desabilitei na bios as com1 e com2 (até a USB e LPT). Sei que tem um arquivo de configuração em etc ou dev que estão as config do modem mas não encontrei. Rodei o pnpdump -c > isapnp.conf e não estou entendendo o que "aquilo" significa. Vou carregar o kurumin, copiar e colar aqui para ver se consigo resolver isso pois nos fóruns com problemas similares não obtiveram respostas e por isso coloquei aqui pois vocÊ e outros podem responder mais rapidamente. I'll be back.
No XP ele identifica como com3, IRQ3, E/S 02F8-02FF, a bios está como "No PNP OS" e não encontrei nenhum conflito no XP. Tentei usar o kppp com ttys2 e ele me diz que o modem está ocupado, provavelmente por algum conflito de IRQ. Retirei o modem para ver se tinha jumper (não tinha). Desabilitei na bios as com1 e com2 (até a USB e LPT). Sei que tem um arquivo de configuração em etc ou dev que estão as config do modem mas não encontrei. Rodei o pnpdump -c > isapnp.conf e não estou entendendo o que "aquilo" significa. Vou carregar o kurumin, copiar e colar aqui para ver se consigo resolver isso pois nos fóruns com problemas similares não obtiveram respostas e por isso coloquei aqui pois vocÊ e outros podem responder mais rapidamente. I'll be back.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: Modem USR 3090 ISA Kurumin & Unix Like
Johnny escreveu:Retirei o modem para ver se tinha jumper (não tinha). Desabilitei na bios as com1 e com2 (até a USB e LPT).
Nunca vi um modem ISA sem jumpers, portanto estou no escuro.
As placas de rede ISA sem jumper eram configuráveis por meio de um programinha em DOS, onde você trocava IRQ e I/O conforme o que estivesse livre. Não sei se é o caso do seu.
Como o seu computador é antigo, pode realmente ser um conflito de IRQ ou COM. Neste caso, tente forçar no Kppp outras COM (ou seja, tty0, tty1,..., ttys1, ttys3, ttys4 etc.).
Encontrei na Internet um cara dizendo que o dele está em tty1.
Ou veja se o modem veio com algum programa para configurar COM e IRQ.
Outra opção é usar o wvdialconf, que costuma vir no Ubuntu.
O comando para procurar o modem é (se não me engano):
wvdial
O comando é para configurar é:
wvdialconf /etc/wvdial.conf
Estes sites podem ajudar. São meio antigos, mas seu computador também é antigo

http://www.linux.trix.net/rede_requi.htm
http://br.tldp.org/projetos/howto/arqui ... R-225.html
- Vito Álvaro
Re.: Modem USR 3090 ISA Kurumin & Unix Like
Usem as portas com3 e com4. Porque duas portas são livres. E pode escolher qualquer um com3 ou com4.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
Re: Modem USR 3090 ISA Kurumin & Unix Like
Estou batendo o recorde de falar asneira. COnfundi o modem com a placa de video (eu achava que já tinha tirado o modem uma vez no passado quando na verdade era a de video que não tem jumper). Esquece isso...Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Retirei o modem para ver se tinha jumper (não tinha). Desabilitei na bios as com1 e com2 (até a USB e LPT).
Nunca vi um modem ISA sem jumpers, portanto estou no escuro.
As placas de rede ISA sem jumper eram configuráveis por meio de um programinha em DOS, onde você trocava IRQ e I/O conforme o que estivesse livre. Não sei se é o caso do seu.
Como o seu computador é antigo, pode realmente ser um conflito de IRQ ou COM. Neste caso, tente forçar no Kppp outras COM (ou seja, tty0, tty1,..., ttys1, ttys3, ttys4 etc.).
Encontrei na Internet um cara dizendo que o dele está em tty1.
Ou veja se o modem veio com algum programa para configurar COM e IRQ.
Outra opção é usar o wvdialconf, que costuma vir no Ubuntu.
O comando para procurar o modem é (se não me engano):
wvdial
O comando é para configurar é:
wvdialconf /etc/wvdial.conf
Estes sites podem ajudar. São meio antigos, mas seu computador também é antigo![]()
http://www.linux.trix.net/rede_requi.htm
http://br.tldp.org/projetos/howto/arqui ... R-225.html

Bem, segui um passo a passo que achei mas não deu certo. Tentei configurar os jmprs para com1, 2, 3 e 4 e irq 3 e 4 como pedia no passo a passo. O que eu percebi é que, com o jumper como plug and play, no XP ele identifica como com3 e irq 3. Tentei configurar manual mas dai a bios não "acha" e neste caso nem no XP aparece. Tive que voltar na configuração pnp mesmo. Quanto a testar em outras com não sei não pois se a configuração do irq estiver errada, nunca vou conseguir achar. Preciso saber como configurar na unha mesmo.
Vou ver se consigo novamente copiar o arquivo do dump e postar aqui pois, tinha feito isso e não encontro o desgraçado no hda5 onde era para ter copiado.
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Re.: Modem USR 3090 ISA Kurumin & Unix Like
Bom, apelei e reinstalei o Kuruma. E o modem funcionou mesmo foi na sugestão sua Frenando, ttys1 (e eu continuo a não entender bulhufas pois pela lógica deveria ser ttys2, mas como agora está o jmp como pnp, deixa quieto...). Mas deve ter algum string ou outra config que não deixa ele conectar. Ele disca e derruba (telefone do yahoo). Vou testar no windows (sem discador) para ver se funciona. Pelo IG eu sei que sim. Depois a gente se fala.

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Re: Re.: Modem USR 3090 ISA Kurumin & Unix Like
Johnny escreveu:Bom, apelei e reinstalei o Kuruma. E o modem funcionou mesmo foi na sugestão sua Frenando, ttys1 (e eu continuo a não entender bulhufas pois pela lógica deveria ser ttys2, mas como agora está o jmp como pnp, deixa quieto...). Mas deve ter algum string ou outra config que não deixa ele conectar. Ele disca e derruba (telefone do yahoo). Vou testar no windows (sem discador) para ver se funciona. Pelo IG eu sei que sim. Depois a gente se fala.
Agora não me lembro direito, mas havia um arquivo "lock" que impedia que o pppd completasse a negociação com o outro modem quando você não se conectava como "root".
Acho que fica em /etc/ppp/options. Você edita este arquivo e apaga a palavra "lock".
Tente seguir o item 4.5.3 deste link:
http://www.onlinux.com.br/dicas/lnag/Li ... orking.htm
E dê uma olhada nisto:
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/19970903.php
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Bom, apelei e reinstalei o Kuruma. E o modem funcionou mesmo foi na sugestão sua Frenando, ttys1 (e eu continuo a não entender bulhufas pois pela lógica deveria ser ttys2, mas como agora está o jmp como pnp, deixa quieto...). Mas deve ter algum string ou outra config que não deixa ele conectar. Ele disca e derruba (telefone do yahoo). Vou testar no windows (sem discador) para ver se funciona. Pelo IG eu sei que sim. Depois a gente se fala.
Agora não me lembro direito, mas havia um arquivo "lock" que impedia que o pppd completasse a negociação com o outro modem quando você não se conectava como "root".
Acho que fica em /etc/ppp/options. Você edita este arquivo e apaga a palavra "lock".
Tente seguir o item 4.5.3 deste link:
http://www.onlinux.com.br/dicas/lnag/Li ... orking.htm
E dê uma olhada nisto:
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/19970903.php
Já estou on line com o kuruma. Foi só usar o ibest e desativar a opção no modem "ativar bloqueio de script" ou sei lá o que. Beleza. Valeu Fernandão e Vitão. Vou testar outras funcionalidades e baixar alguns jogos.

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Johnny escreveu:Já estou on line com o kuruma. Foi só usar o ibest e desativar a opção no modem "ativar bloqueio de script" ou sei lá o que.
A outra opção era fazer isto editando o arquivo que eu mencionei, mas, se funcionou, deixa ficar.
Há um firewall chamado firestarter no Kurumin. Seria bom ativá-lo.
O meu passa o tempo todo dizendo: "Tentativa de invasão a partir do IP xxxxx... detectada".
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Já estou on line com o kuruma. Foi só usar o ibest e desativar a opção no modem "ativar bloqueio de script" ou sei lá o que.
A outra opção era fazer isto editando o arquivo que eu mencionei, mas, se funcionou, deixa ficar.
Há um firewall chamado firestarter no Kurumin. Seria bom ativá-lo.
O meu passa o tempo todo dizendo: "Tentativa de invasão a partir do IP xxxxx... detectada".
Cara, desde a época do Xobobus e outros "personal firewall" que eu vejo isso e até hoje nunca vi acontecer nada, além das mensagens, claro. Hoje não uso firewall no XP (só o dele) e o Avast toda hora avisa que tem tentativa de invasão e quando checo o ip é ou do yahoo ou de algum site que eu entrei. COmo não entendo nada dessas coisas, deixa como está. Mesmo assim vou copiar o texto que você me escreveu e ver o que diz lá na configuração. Mas orra meu, porque isso já não vem configurado "de fábrica"? Se isso (não conexão) acontce frequentemente, o japa podia ter previsto isso né? Ou será que ele pensa que mais de 30% dos brasocas usam ADSL?
Mas, amos lá...depois eu coloco minhas opiniões sobre o Kurumin.
Abraços Fernando.