Karma, o mecanismo de injustiça cósmica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Re: Karma, o mecanismo de injustiça cósmica

Mensagem por Ayyavazhi »

Beto,

Na resposta anterior, desconsidere o item 2. Entendi agora que você estava sendo mais abrangente, referindo-se a outros posts, onde faço afirmações sobre o Karma. Bom, aí cabe resposta.

Se sua relação com o que foi dito se limitar a apenas duas possibilidades, aceitar ou não aceitar, realmente você vai precisar de provas (e não as terá, pelo menos não comigo). Porém, existem outras possibilidades, e uma delas é investigar.

Caso a investigação não te pareça muito sedutora, tente o silêncio. Se, e apenas se, você estiver interessado em saber como, eu continuo essa conversa. Se sua intenção, no entanto, for somente brincar com seu vasto recurso intelectual e zombeteiro, vamos rir juntos (você sempre me faz rir) e abandonar essa linha de debate.

Não sou iludido a ponto de achar que alguém vai, de uma hora para outra, simplesmente aceitar minhas razões. Lembre-se do que eu disse, eu testo sua disponibilidade. Você é o único que pode fazer algo a respeito.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

NadaSei escreveu:(sendo que existem outros meios de se ter evidências, pois os métodos científicos são limitados),

Ai, NadaSei... você... você...

Deixa pra lá.

NadaSei escreveu:e como não se tem um parecer científico que demonstre essas evidências, passar a considerar isso como uma hipótese impossível, irracional ou que depende de crença.

Óbvio, dã. Quem quiser que seja considerada, racional, independente de crença e mais possível que outras idéias estapafúrdias e imerecedoras de crédito é que demonstre o PORQUÊ disso.

NadaSei escreveu:Te garanto que é melhor que acreditar em evidências científicas que nunca viu pessoalmente.

Não seja ridículo, que evidências você viu pessoalmente das pesquisas e do trabalho que tornaram possível a comunicação por meio de satélites?

NadaSei escreveu:Sim Beto, da forma como você fala sobre isso, demonstra que considera isso impossível, pra você isso é uma possibilidade praticamente nula, você basicamente "cre" na impossibilidade disso.

Já falei, quem quiser que o assunto não seja tratado como mero delírio meta-físico, que demonstre PORQUE ele não pode ser tratado como mero delírio meta-físico. Daí, vai ser indiferente eu "crer" na impossibilidade de alguma coisa ou não.

NadaSei escreveu:você automaticamente LIMITA SUA CAPACIDADE DE QUESTIONAR, limita porque esses meios são limitados, o que te deixa cego a tudo o que está fora desse limite.

Eu ia dizer quem é o limitado aqui, mas deixa pra lá.

NadaSei escreveu:Sem contar que cria crenças negativas, fica ainda mais limitado e cego a coisas que "acredita" serem impossíveis.

Imagem

NadaSei escreveu:Eu já discuti com você em outros tópicos e vi o quanto você é racional, você tem um "gatilho" mental que te permite enxergar longe.

Por isso que normalmente eu passo direto pelos seus posts, kkkkkkk!

NadaSei escreveu:Só que você perde essa capacidade toda quando o assunto trata de conceitos místico-religiosos.

E que "capacidade racional" é necessária pra entender conceitos místico-religiosos? Kkkkkkkkkk!

NadaSei escreveu:Pense, um dos limitantes da razão é a crença.

Ora, não torre o meu saco!!

NadaSei escreveu:Eu sei que você entendeu bem o que estou dizendo, mas acho que vai preferir encarar isso como ofensa ou besteira...

Acha certo...

NadaSei escreveu:é mais fácil que enxergar algo que considera um defeito, é mais fácil que enxergar e eliminar essas crenças.

É definitivamente mais fácil do que me forçar a dar crédito a você em qualquer assunto.
É um problema espiritual, chupe pau!

betossantana
Contato:

Avatar escreveu:Um cego não pode guiar outro.

Cego? Você não descobriu a %"@#$% da Verdade Verdadeira?

Avatar escreveu:O quê e como eu aprendi serve apenas para mim.

E como é que uma Verdade pode ser Verdadeira SÓ PRA VOCÊ? Que conversa misticóide bobalhona.

Avatar escreveu:No dia que você parar de reagir e der uma chance a si mesmo, seu caminho surgirá.

Você é cego ou não é cego? Como é que sabe como e quando um "caminho" vai surgir ou não pra alguém, se o que você "descobriu" "só serve pra você"?

Avatar escreveu:Eu disse claramente que não queria uma resposta, que não queria provas. Disse com todas as letras que você devia essa resposta a si mesmo.

Oooooooooooooohhhhhh, mais da maravilhosa HU-MIL-DA-DE MÍS-TI-CA. Aquela HU-MIL-DA-DE que BOTA O DEDO NA CARA DOS OUTROS pra dizer o que cada um precisa ou deixa de precisar pra ser mais feliz e "evoluído".

Avatar escreveu:Ah, antes que eu me esqueça, sua agressividade não funciona bem como reforço.

Não é pra funcionar como reforço, é pra me divertir, dã.

Avatar escreveu:1 – Não tem ninguém me ridicularizando, você é o único que está se descabelando por minha causa.

EU NÃO ESTOU ME DESCABELANDO!!!!!!!! EEEEEU NÃÃÃÃÃOOO ESSTOOOOOOOUUUUUUU MEEEEE DESCAAAABELAAAANDOOOO!!!!!! EU ESTOU CALMO!!!! EU ESTOU PLÁCIDO E SERENO!!!!! E SE DISSER QUE EU ESTOU ME DESCABELANDO DE NOVO, VOU QUEBRAR TUDO!!!!!!!!!

Avatar escreveu:Minha argumentação abordou unicamente a dúvida (aquela mesma que você "entendeu totalmente"), não há nada lá que deva ser aceito ou rejeitado.

Claro que há, a sua idéia MUITO HUMILDE de que me falta mais dúvida do que o ideal.

Avatar escreveu:Você não é obrigado a acreditar em nada, ninguém é obrigado a acreditar em nada, não existe uma única postagem minha que fuja a esse princípio e minhas certezas continuarão do mesmo jeitinho que estavam antes de vir para cá.

Argh...

Avatar escreveu:Repito: a verdade continuará verdadeira, com ou sem a sua anuência.

Ou a sua. De qualquer modo, eu não preciso realmente anuir com a SUA verdade, que é SÓ SUA, se é que isso tem algum sentido insano. Mas se é SÓ SUA e ninguém PRECISA anuir, QUAL O SEU INTERESSE em alguma outra pessoa querer percorrer o mesmo "caminho" pra achar alguma "verdade" que no fim é SÓ DELA? Que conversa mais cretina!

Avatar escreveu:Então olhe corretamente. Você me julga muito errado. Conheço todos os meus defeitos (e garanto que são muitos) e você não acertou nenhum, até agora.

O pior cego é o que não quer ver. Ninguém pode fugir de um clichê, hohohoho!

betossantana
Contato:

Na resposta anterior, desconsidere o item 2. Entendi agora que você estava sendo mais abrangente, referindo-se a outros posts, onde faço afirmações sobre o Karma. Bom, aí cabe resposta.
Se sua relação com o que foi dito se limitar a apenas duas possibilidades, aceitar ou não aceitar, realmente você vai precisar de provas (e não as terá, pelo menos não comigo). Porém, existem outras possibilidades, e uma delas é investigar.

A investigação prescede a "aceitação", dã. Além disso, não acredito em investigações "individuais" em assuntos tão CÓSMICOS e que supostamente exercem sua influência sobre todo e qualquer ser humano que já tenha caminhado sobre o planeta Terra, a própria idéia é lelé. Não tenho nenhum interesse em descobrir "verdades" exclusivas para MIM (?!?) e detesto qualquer tipo de conhecimento que se pretenda "secreto" ou "oculto". Pra mim o único conhecimento que vale a pena é o que se compartilha com todos.

Avatar escreveu:Caso a investigação não te pareça muito sedutora, tente o silêncio.

HIHIHHAHAHAHAA, faz-me rir!!

Avatar escreveu:Se, e apenas se, você estiver interessado em saber como, eu continuo essa conversa. Se sua intenção, no entanto, for somente brincar com seu vasto recurso intelectual e zombeteiro, vamos rir juntos (você sempre me faz rir) e abandonar essa linha de debate.

Que interessante, quer dizer que o tipo de conhecimento que você se dispõe a compartilhar só "funciona" se afinal é ACEITO pelo outro. Se o outro fizer tintim por tintim tudo aquilo que você considera necessário pra percorrer a senda dessa fascinante sabedoria, e ainda assim no final achar tudo um monte de bolodórios, "não valeu". Mas o que esperar de uma "verdade" que só tem validade pro sujeito que a "descobre"? Dã.

Avatar escreveu:Lembre-se do que eu disse, eu testo sua disponibilidade. Você é o único que pode fazer algo a respeito.

E eu tenho mais o que fazer.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Hoje, pela manhã, eu estava pensando no que iria encontrar aqui. Talvez um dia eu tenha uma grande surpresa. Será um momento muito feliz, sem dúvida. Talvez um dia encontre alguém que não leia o que eu escrevo já pensando qual a melhor maneira de refutar. Quem sabe com um comentário sarcástico e muito engraçado? Quem sabe com algum dado histórico ou científico arrasador?

Antes de escolher a melhor resposta, Beto, você poderia pensar um pouco sobre o que foi dito. Não é muito difícil e talvez, apenas talvez, (essa atitude, não minhas palavras) possa acrescentar algo ao ser humano que você vem construindo.

betossantana escreveu:Cego? Você não descobriu a %"@#$% da Verdade Verdadeira?

Certa vez eu comparei Deus ao oceano e o homem seria uma gota desse oceano. Essa comparação visava demonstrar que, em essência, somos iguais. Agora vamos falar do oceano. Saber que ele existe é o mesmo que conhecê-lo? Morar na beira da praia, por exemplo, confere a alguém conhecimentos profundos sobre a vida marinha, sua complexa interação, enfim, o cara é um doutor em oceanografia apenas porque sabe que a %"@#$% do oceano existe?
betossantana escreveu:E como é que uma Verdade pode ser Verdadeira SÓ PRA VOCÊ? Que conversa misticóide bobalhona.

Engraçado os ateus reclamarem dos novos foristas crentes, que chegam achando que vão estremecer os pilares do ateísmo com argumentos antigos, amplamente refutados. Isso aborrece a maioria por aqui, e ninguém percebe que nós padecemos do mesmo problema.

Eu abomino “verdades pessoais”. A Verdade é uma só, ou não seria verdadeira (isso também é lógica) e não pertence a ninguém. Eu disse tão somente (e você teria entendido se não estivesse tão ocupado em tentar me destruir) que meu caminho para essa Verdade é pessoal. Ela está disponível para você e para todos os seres humanos deste planeta, mas não espere que minha fórmula de aprendizado sirva para todos.

betossantana escreveu:Você é cego ou não é cego? Como é que sabe como e quando um "caminho" vai surgir ou não pra alguém, se o que você "descobriu" "só serve pra você"?

“Só serve para mim” já foi respondido, acredito eu (nunca se sabe). Quanto aos caminhos, bem, o oceano que eu ainda não conheço está repleto de barcos, mergulhadores, surfistas, submarinos, até canoa vale, e por isso eu sei que não estou só e nem descobri o único meio possível e imaginável, supra-sumo da sabedoria, etc.
betossantana escreveu:Oooooooooooooohhhhhh, mais da maravilhosa HU-MIL-DA-DE MÍS-TI-CA. Aquela HU-MIL-DA-DE que BOTA O DEDO NA CARA DOS OUTROS pra dizer o que cada um precisa ou deixa de precisar pra ser mais feliz e "evoluído".

Aprendi muito cedo que o ser humano julga por si. Conheço minha arrogância e, no seu julgamento, você já a extrapolou a muito tempo. Se você quiser continuar me julgando dessa forma, fique à vontade, mas reflita se não está projetando seus defeitos em mim. É apenas um conselho, e eu nem preciso ser gênio para saber no que vai dar.
betossantana escreveu:Não é pra funcionar como reforço, é pra me divertir, dã.

Tudo bem. Então prossiga. Eu não tenho nada a perder com isso.
betossantana escreveu:Claro que há, a sua idéia MUITO HUMILDE de que me falta mais dúvida do que o ideal.

Constatar que você precisa de um pouco de ceticismo é falta de humildade? Que nome você daria, então, às muitas acusações que você irrefletidamente faz?

De onde vem sua preocupação com a humildade alheia? Você fala muito nisso. Eu apenas ratifico as lições que o mundo generosamente oferece: você critica exatamente aquilo que mais necessita aprender.

betossantana escreveu:Argh...

Argumente! Não tenho bola de cristal, nem jogo cartas.
betossantana escreveu:Ou a sua. De qualquer modo, eu não preciso realmente anuir com a SUA verdade, que é SÓ SUA, se é que isso tem algum sentido insano. Mas se é SÓ SUA e ninguém PRECISA anuir, QUAL O SEU INTERESSE em alguma outra pessoa querer percorrer o mesmo "caminho" pra achar alguma "verdade" que no fim é SÓ DELA? Que conversa mais cretina!

Minha verdade, minha verdade, minha verdade. Prometa-me que esta é última vez que eu terei que responder a isso, por favor.

Esse parágrafo foi formidável! Você fala de minha verdade pessoal e de um caminho para todos. Conseguiu inverter tudo. Vamos tentar de novo: a Verdade é única e é de TODOS, o caminho (o meu caminho) é pessoal. E somente você está convencido de que eu tenho algum interesse nisso. Meu ínfimo interesse em testar sua disponibilidade (como eu disse antes) é extremamente volátil, não dura duas postagens como esta. O único interesse que justifica meu cuidado em manter esse diálogo, é uma aposta inexplicável no ser humano. Acredito, até que você me prove o contrário, que podemos ir além do ego.

Essa prova em contrário, que já deveria estar resolvida, não se demora, tenho certeza.

betossantana escreveu:O pior cego é o que não quer ver. Ninguém pode fugir de um clichê, hohohoho!

Minha resposta foi sincera e consciente. Se te pareceu um clichê ou não, isso não muda o que foi dito. Eu, particularmente, detesto cometer erros de julgamento e aqui mesmo, neste fórum, já dei exemplos disso. Se você não se importa que seu julgamento esteja equivocado, vá em frente. Seja a pessoa que você quer ser e eu serei a pessoa que quero ser (mesmo que esse ideal ainda esteja longe).
betossantana escreveu:A investigação prescede a "aceitação", dã. Além disso, não acredito em investigações "individuais" em assuntos tão CÓSMICOS e que supostamente exercem sua influência sobre todo e qualquer ser humano que já tenha caminhado sobre o planeta Terra, a própria idéia é lelé. Não tenho nenhum interesse em descobrir "verdades" exclusivas para MIM (?!?) e detesto qualquer tipo de conhecimento que se pretenda "secreto" ou "oculto". Pra mim o único conhecimento que vale a pena é o que se compartilha com todos.

Um cientista (é só um exemplo) não precisa aceitar algo antes de pesquisar. Ele pesquisa porque sente necessidade de descobrir a verdade.

Quanto à sua rejeição por investigações individuais, bem, eu vou te dizer o que eu descobri e ADIANTO que estou pouco me importando com o que você vai pensar a respeito. Nossa (re)ligação como Deus é TOTALMENTE individual. Mesmo que você esteja dentro de uma igreja com milhares de pessoas à sua volta, sua busca será completamente solitária. Se você gosta ou não gosta disso, não sei em quê mudará alguma coisa. Continue não gostando. Talvez, se você não gostar com muita força (O segredo!), Deus, Aquele que não existe, crie uma regra especialmente para você.

As verdades exclusivas (acredito-eu!-nunca-se-sabe) já foram respondidas.

Outra dica, se não for muita falta de humildade de minha parte, seja mais sincero com você mesmo. “O conhecimento que vale é o que se compartilha com todos”, desde que o conhecimento compartilhado seja exatamente aquilo que você quer ouvir. Se ferir suas crenças, sua reação não é diferente de nenhum religioso fundamentalista que você tanto critica. E eu lamento por antecipação que você não consiga enxergar isso. Fico fascinado quando encontro pessoas que se superam. Bobagem minha.

betossantana escreveu:HIHIHHAHAHAHAA, faz-me rir!!

Você sempre me faz rir e eu fico feliz em retribuir um pouco. Mas isso também não é um argumento. Talvez seja para você, sei lá. Mundo esquisito.
betossantana escreveu:Que interessante, quer dizer que o tipo de conhecimento que você se dispõe a compartilhar só "funciona" se afinal é ACEITO pelo outro. Se o outro fizer tintim por tintim tudo aquilo que você considera necessário pra percorrer a senda dessa fascinante sabedoria, e ainda assim no final achar tudo um monte de bolodórios, "não valeu". Mas o que esperar de uma "verdade" que só tem validade pro sujeito que a "descobre"? Dã.

Estou sempre tentando aprender com as pessoas. Me responda uma coisa: Isso que você escreve faz algum sentido para você ou é apenas aquela necessidade de refutar guiando-o docilmente? Não desista tão facilmente, eu sei que você pode mais que isso. E não pense que estou sendo irônico.

Para não te deixar sem resposta, vou dizer apenas isso: aceitar não é sinônimo de encarar um assunto com seriedade e foi somente isso que eu escrevi. Todo o resto, você imaginou. És mais crédulo do que eu pensava.

betossantana escreveu:E eu tenho mais o que fazer.

Encerre esta discussão a hora que você quiser. Nada te obriga a estar aqui e meu interesse nisso é gigantescamente menor do que você supõe. E isso eu posso provar: se sua próxima resposta mantiver-se tão descompromissada com a sinceridade e a razoabilidade, eu a encerrarei. Você não é o único que tem mais o que fazer.

Pode parecer uma resposta ríspida, mas é apenas a certeza de que não vale a pena continuar. É insano e irracional. Fiquemos só com as risadas. Seu senso de humor é admirável e cumpre o papel de descontrair. Não está na hora de falar a sério.

Cordiais saudações.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

betossantana escreveu:
NadaSei escreveu:(sendo que existem outros meios de se ter evidências, pois os métodos científicos são limitados),

Ai, NadaSei... você... você...

Deixa pra lá.

NadaSei escreveu:e como não se tem um parecer científico que demonstre essas evidências, passar a considerar isso como uma hipótese impossível, irracional ou que depende de crença.

Óbvio, dã. Quem quiser que seja considerada, racional, independente de crença e mais possível que outras idéias estapafúrdias e imerecedoras de crédito é que demonstre o PORQUÊ disso.

NadaSei escreveu:Sim Beto, da forma como você fala sobre isso, demonstra que considera isso impossível, pra você isso é uma possibilidade praticamente nula, você basicamente "cre" na impossibilidade disso.

Já falei, quem quiser que o assunto não seja tratado como mero delírio meta-físico, que demonstre PORQUE ele não pode ser tratado como mero delírio meta-físico. Daí, vai ser indiferente eu "crer" na impossibilidade de alguma coisa ou não.

Não entendeu o que eu disse, porque não quis.
O pior cego é aquele que não quer ver.

Me prove por exemplo, que você sonha e já se apaixonou.
Demonstre que a terra gira em torno do Sol.
Demonstre que a psicologia merece credito e não se trata de apenas um delírio.

Pra qualquer dessas coisas, é necessário estudo e observação pratica.
Não há como simplesmente "demonstrar", como se fosse algo "material" e facilmente visível pra qualquer um.
Algumas coisas podem ser evidências usando métodos científicos, outras não.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

betossantana
Contato:

Avatar escreveu:Constatar que você precisa de um pouco de ceticismo é falta de humildade? Que nome você daria, então, às muitas acusações que você irrefletidamente faz?

Não fui EU que DISSE que era humilde, dã, foi você.

Avatar escreveu:Quanto à sua rejeição por investigações individuais, bem, eu vou te dizer o que eu descobri e ADIANTO que estou pouco me importando com o que você vai pensar a respeito. Nossa (re)ligação como Deus é TOTALMENTE individual. Mesmo que você esteja dentro de uma igreja com milhares de pessoas à sua volta, sua busca será completamente solitária. Se você gosta ou não gosta disso, não sei em quê mudará alguma coisa. Continue não gostando. Talvez, se você não gostar com muita força (O segredo!), Deus, Aquele que não existe, crie uma regra especialmente para você.

Foi ISSO que você aprendeu quando se perdeu no mato e aconteceu aquela coisa misteriosa e enigmática com você?

Avatar escreveu:Outra dica, se não for muita falta de humildade de minha parte, seja mais sincero com você mesmo.

Mas É CLARO que é falta de humildade.

Avatar escreveu:“O conhecimento que vale é o que se compartilha com todos”, desde que o conhecimento compartilhado seja exatamente aquilo que você quer ouvir. Se ferir suas crenças, sua reação não é diferente de nenhum religioso fundamentalista que você tanto critica. E eu lamento por antecipação que você não consiga enxergar isso. Fico fascinado quando encontro pessoas que se superam. Bobagem minha.

Nossa, me conhece melhor do que eu mesmo. Fascinante. Dã.

Avatar escreveu:não vale a pena continuar. É insano e irracional.

Tirou as palavras dos meus dedos.

Avatar escreveu:Cordiais saudações.

Corte o blá-blá-blá e diga logo O QUE foi que você viu quando se perdeu lá nos matos. Acho essas histórias tão emocionantes, tipo A Bruxa de Blair!!!!

betossantana
Contato:

NadaSei escreveu:Me prove por exemplo, que você sonha e já se apaixonou.
Demonstre que a terra gira em torno do Sol.

Me esquece, NadaSei, putz. Vai transcender, sei lá.

Trancado