Pacotes RPM, GZ e compatibilidades
Pacotes RPM, GZ e compatibilidades
Bem, achei um montão de coisa legal pra testar como jogos, o Lazarus (estou realmente doido para fazê-lo rodar no kuruma) mas daí surgem as dúvidas. Compatibilidade entre pacotes. Andei fuçando para não ficar enchendo o Fernando com perguntas bestas sem procurar, já que não sou totalmente leigo mas esbarrei no que diz na página http://200.204.198.164/mvb-rpm/mandamentosrpm.html que diz:
Acho que cabe repetir aqui alguns "mandamentos" básicos em relação à instalação de programas em distros baseadas em RPM (válido para DEB também):
Nunca instale pacotes que não são específicos para sua distribuição - Exceto em casos onde a compatibilidade é reconhecida (como Kurumin/Knoppix/Debian), usar pacotes de outras distros é pedir para ter problemas. Nomes diferentes de dependências, localização dos arquivos, versão do kernel, gcc, glibc, todos são fatores que podem tornar o seu sistema inutilizável.
Evite ao máximo instalar programas a partir do código fonte em sistemas RPM/DEB - A base de dados do RPM não vai saber da existência de um programa que não está em um pacote. Você pode quebrar toda base de dados ao fazer isto. Você também terá problemas para atualizar e desinstalar o programa. Crie um pacote para sua distribuição a partir de outro pacote (src.rpm) ou usando o checkinstall.
Nunca, jamais e em nenhuma hipótese use --nodeps ou --force - A menos que você saiba exatamente o que está fazendo, esteja ciente de todas as conseqüências possíveis e seja imprescindível, não use estas opções. O sistema de dependências é mais esperto do que você pensa. Se ele diz que há um problema, acredite, o problema existe. Não tente enganá-lo.
Sempre que possível, use o gerenciador de pacotes de sua distro - Sempre dê preferência ao gerenciador de pacotes (Synaptic/apt-get, urpmi, etc...). Ele irá resolver qualquer eventual dependência automaticamente e instalará a versão mais recente do pacote para sua distribuição.
----------------------------------------------------------
Aí fudeu. Se posso ter problemas até mesmo gerando a instalação a partir dos fontes, como eu faço? Alias isso não ficou claro para mim, ficou muito confuso mesmo...
Abraços e continuo a pesquisa.
Acho que cabe repetir aqui alguns "mandamentos" básicos em relação à instalação de programas em distros baseadas em RPM (válido para DEB também):
Nunca instale pacotes que não são específicos para sua distribuição - Exceto em casos onde a compatibilidade é reconhecida (como Kurumin/Knoppix/Debian), usar pacotes de outras distros é pedir para ter problemas. Nomes diferentes de dependências, localização dos arquivos, versão do kernel, gcc, glibc, todos são fatores que podem tornar o seu sistema inutilizável.
Evite ao máximo instalar programas a partir do código fonte em sistemas RPM/DEB - A base de dados do RPM não vai saber da existência de um programa que não está em um pacote. Você pode quebrar toda base de dados ao fazer isto. Você também terá problemas para atualizar e desinstalar o programa. Crie um pacote para sua distribuição a partir de outro pacote (src.rpm) ou usando o checkinstall.
Nunca, jamais e em nenhuma hipótese use --nodeps ou --force - A menos que você saiba exatamente o que está fazendo, esteja ciente de todas as conseqüências possíveis e seja imprescindível, não use estas opções. O sistema de dependências é mais esperto do que você pensa. Se ele diz que há um problema, acredite, o problema existe. Não tente enganá-lo.
Sempre que possível, use o gerenciador de pacotes de sua distro - Sempre dê preferência ao gerenciador de pacotes (Synaptic/apt-get, urpmi, etc...). Ele irá resolver qualquer eventual dependência automaticamente e instalará a versão mais recente do pacote para sua distribuição.
----------------------------------------------------------
Aí fudeu. Se posso ter problemas até mesmo gerando a instalação a partir dos fontes, como eu faço? Alias isso não ficou claro para mim, ficou muito confuso mesmo...
Abraços e continuo a pesquisa.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Re.: Pacotes RPM, GZ e compatibilidades
Bem, baixei o discador Ibest para linux em RPM para testar e aproveitar e testar também comandos e o Alien. Baixei também alguns jogos e a maioria estão no formato tar ou gz. Alguém pode me indicar um tutorial tipo receita de bolo para manipular os gz, tar (rpm e alien já encontrei) e como saber se há dependências e onde baixá-las para um pen-drive e instalá-las depois no kuruma?
Abraços
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Fernando Silva,
taí uma boa oportunidade pra ganhar dinheiro com assessoria

Re: Re.: Pacotes RPM, GZ e compatibilidades
SickBoy escreveu:Fernando Silva,
E deixar de divulgar a plataforma? Eu posso ser um grande vendedor de imagem quando quero. Dos 5 computadores que foram vendidos para amigos meus, quem os fez desistir de continuar com Linux fui eu

Além do mais, saber os pontos fortes e fracos podem significar uma barricada ou uma arma

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: Pacotes RPM, GZ e compatibilidades
O Windows vem com um pacotão de DLLs. O Linux vem com o necessário e conforme a decisão de quem montou uma determinada distribuição. O que estiver fora disto, tem que ser baixado e instalado. Algumas distribuições são direcionadas ao uso como servidores, outras a multimídia, outras a desktop etc.
Muitos programas se baseiam em DLLs (LIBs, no Linux) que não costumam vir nas distribuições. Seria como os programas que dependem dos Activex no Windows: tem que instalar primeiro.
Além disto, várias gerações de Linux convivem por aí e ainda são usadas. É como se ainda se usasse desde o Windows 3.1 ao Vista.
O ideal é não instalar nada que não seja suportado pela distribuição que você escolheu, a menos que você seja um nerd e saiba como mexer nas entranhas do sistema ou tenha muita paciência para juntar todos os pedaços necessários.
Num passado recente, quando alguns programas eram instalados no Windows, trocavam versões de DLLs e bagunçavam outros programas. Depois, passaram a perguntar se o usuário permitia a troca. Atualmente, acho que ninguém tenta trocar DLLs. No Linux, é possível forçar a troca de LIBs com a opção --force, mas, assim como no Windows, pode atrapalhar outros programas.
Muitos programas se baseiam em DLLs (LIBs, no Linux) que não costumam vir nas distribuições. Seria como os programas que dependem dos Activex no Windows: tem que instalar primeiro.
Além disto, várias gerações de Linux convivem por aí e ainda são usadas. É como se ainda se usasse desde o Windows 3.1 ao Vista.
O ideal é não instalar nada que não seja suportado pela distribuição que você escolheu, a menos que você seja um nerd e saiba como mexer nas entranhas do sistema ou tenha muita paciência para juntar todos os pedaços necessários.
Num passado recente, quando alguns programas eram instalados no Windows, trocavam versões de DLLs e bagunçavam outros programas. Depois, passaram a perguntar se o usuário permitia a troca. Atualmente, acho que ninguém tenta trocar DLLs. No Linux, é possível forçar a troca de LIBs com a opção --force, mas, assim como no Windows, pode atrapalhar outros programas.
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Johnny escreveu:Bem, baixei o discador Ibest para linux em RPM para testar e aproveitar e testar também comandos e o Alien. Baixei também alguns jogos e a maioria estão no formato tar ou gz. Alguém pode me indicar um tutorial tipo receita de bolo para manipular os gz, tar (rpm e alien já encontrei) e como saber se há dependências e onde baixá-las para um pen-drive e instalá-las depois no kuruma?
Abraços
Desempacote os tar e gz usando o Ark no KDE ou Gnome.
O 7-zip também faz isto no Windows.
O resto, vai depender do que houver dentro dos pacotes.
Em geral, há um arquivo chamado Install ou Readme com instruções.
Em geral, quando vem como tar ou gz é porque é o código fonte, ou seja, não está compilado, para facilitar a instalação em qualquer distribuição. Só que aí complica para os não-nerds, já que não é executável como os .deb ou .rpm.
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Bem, baixei o discador Ibest para linux em RPM para testar e aproveitar e testar também comandos e o Alien. Baixei também alguns jogos e a maioria estão no formato tar ou gz. Alguém pode me indicar um tutorial tipo receita de bolo para manipular os gz, tar (rpm e alien já encontrei) e como saber se há dependências e onde baixá-las para um pen-drive e instalá-las depois no kuruma?
Abraços
Desempacote os tar e gz usando o Ark no KDE ou Gnome.
O 7-zip também faz isto no Windows.
O resto, vai depender do que houver dentro dos pacotes.
Em geral, há um arquivo chamado Install ou Readme com instruções.
Em geral, quando vem como tar ou gz é porque é o código fonte, ou seja, não está compilado, para facilitar a instalação em qualquer distribuição. Só que aí complica para os não-nerds, já que não é executável como os .deb ou .rpm.
Eu tinha um livro do Linux com o RedHat X (1998/99) que tinha cada comando detalhado. Depois acabei me livrando dele pois nada funcionava no meu (ainda e agora atual) PC (impressora, scaner, modem PC-tel...)
Queria saber se alguém sabe de cabeça algum lugar para baixar esta lista. Quanto à depéndência de pacotes, o Fernando deu uma verdadeira aula pois até hoje não tinha visto algo tão simples de entender, mesmo não sendo totalmente leigo em nix.
Já procurei em vários sites mas não encontrei o que eu quero. Se alguém lembrar.
Abraços

Mais essa gora e não achei como resolver isso de jeito nenhum. Emprestei o CD para um colega meu da repartição testar (já que ele não consegue rodar o Ubuntu) e ele não consegue dar boot pelo Kurumin e aparece a seguinte mensagem: Não foi possivel acessar a imagem do sistema.Boot falhou. Mas ele consegue dar boot com o CD do XP, logo, descartada a opção falha do CD/DVD player. O CD tb não pode ser pois foi o mesmo que rodei aqui. Procurei e não achei nada. Estou achando que pode estar relacionado ao HD dele ser SATA2. O jeito vai se esperar...novamente