Qual o seu Sonho?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Re.: Qual o seu Sonho?

Mensagem por Apocaliptica »

Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:Não me sinto na obrigação de sustentar filhos dos outros. Muito menos neste país irresponsável.

Mas é claro que vc não é obrigada a isso...

...nem mesmo quis dizer isso...

...mas posso afirmar para vc que observar pessoas sem oportunidades e vivendo em condições sub humanas fervilha o sentimento humano de compaixão, que nos conduz a prática do amor e solidariedade...

Já passei desta fase. Já quebrei muito a cara ao descobrir o quão trouxa se pode ser ajudando alguns tipos de necessitados. Como não está escrito na testa de ninguém se ele é merecedor ou não, eu vivo a minha vida honestamente.

Edson Jr escreveu:...bom, mas é provável que esse sentimento de compaixão esteja mais forte em uns do que em outros...

Eu realmente cansei de ser enganada ou de ver o pessoal se deitando nas minhas costas. Minha compaixão está colocada em outras coisas. Meu coração é mole, mas ajudo ouvindo os problemas dos amigos, ajudando de outras formas. Estranhos não ajudo, só se for algo como doar um órgão em caso extremo, mesmo assim...não sei não.

Edson Jr escreveu:...outra coisa é que o Brasil, justamente por haver tantos problemas e desigualdades, é quem mais precisa de solidariedade, de pessoas de inteligência e sensibilidade que lutem para construir um país melhor...

Conversa. Elas que tenham responsabilidade e cuidem de suas vidas.

Edson Jr
Gênero: Masculino

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu:Contribuir para uma sociedade justa não é buscar feitos mirabolantes.

Acauan;

Em nenhum momento falei sobre feitos mirabolantes e atos heróicos. Apenas sobre o de defender causas nobres, que valha a pena por ela lutar e por ela morrer.

E pessoas inteligentes e sensíveis são capazes de escolher as melhores causas, mantendo o sonho sempre aceso e sem tirar os pés do chão.

Não que eu discorde de vc, mas ao meu ver, se olharmos apenas para nosso umbigo, cada um buscando a sua própria satisfação e lutando pelos próprios interesses, nunca haverá uma maior igualdade no nosso país.

...pois o egoísmo humano luta por poder e mais poder, sem fazer concessões...

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:
Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:Não me sinto na obrigação de sustentar filhos dos outros. Muito menos neste país irresponsável.

...mas posso afirmar para vc que observar pessoas sem oportunidades e vivendo em condições sub humanas fervilha o sentimento humano de compaixão, que nos conduz a prática do amor e solidariedade...

Já passei desta fase. Já quebrei muito a cara ao descobrir o quão trouxa se pode ser ajudando alguns tipos de necessitados. Como não está escrito na testa de ninguém se ele é merecedor ou não, eu vivo a minha vida honestamente.

Edson Jr escreveu:...bom, mas é provável que esse sentimento de compaixão esteja mais forte em uns do que em outros...

Eu realmente cansei de ser enganada ou de ver o pessoal se deitando nas minhas costas. Minha compaixão está colocada em outras coisas. Meu coração é mole, mas ajudo ouvindo os problemas dos amigos, ajudando de outras formas. Estranhos não ajudo, só se for algo como doar um órgão em caso extremo, mesmo assim...não sei não.

Edson Jr escreveu:...outra coisa é que o Brasil, justamente por haver tantos problemas e desigualdades, é quem mais precisa de solidariedade, de pessoas de inteligência e sensibilidade que lutem para construir um país melhor...

Apo,
Vc me parece estar confundindo dedicação com causas com filantropia e caridade, coisas diferentes, não excludentes mas diferentes.

Eu como vc não deixo ninguém me explorar, ajudo quando avalio que devo, que a pessoa merece, essa ajuda no individual. Já a ajuda no sentido coletivo, essa está ligada a defesa de causas, o trabalho por essas, mas não é uma coisa tão individualizada.

Vou pegar o Edson, por exemplo. Vamos supor que ele crie ao longo dos próximos 15 a 20 anos, um sistema de educação e integração a emprego para pessoas menos abastadas. Esse sistema desenvolvido em conjunto com outros, como um trabalho, envolvendo teses, projetos, implementação....

Ai 25 anos depois ele é implementado, e depois de 5 anos de funcionamento melhora substancialmente a educação aonde foi implementado, seus critérios, e características são copiados, e colaboram na vida de centenas de pessoas que talvez ele nunca veja.

Claro fiz uma exposição muito difícil ele atingir isso. Vamos supor que ele apenas colabore de forma importante em um projeto como esse(Algo mais próximo de ocorrer), como parte de sua atividade profissional, e tenha idéias boas, e sejam bem implementadas.
Editado pela última vez por André em 11 Mai 2007, 22:43, em um total de 1 vez.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu:Contribuir para uma sociedade justa não é buscar feitos mirabolantes.

Acauan;

Em nenhum momento falei sobre feitos mirabolantes e atos heróicos. Apenas sobre o de defender causas nobres, que valha a pena por ela lutar e por ela morrer.

E pessoas inteligentes e sensíveis são capazes de escolher as melhores causas, mantendo o sonho sempre aceso e sem tirar os pés do chão.

Não que eu discorde de vc, mas ao meu ver, se olharmos apenas para nosso umbigo, cada um buscando a sua própria satisfação e lutando pelos próprios interesses, nunca haverá uma maior igualdade no nosso país.

...pois o egoísmo humano luta por poder e mais poder, sem fazer concessões...

Exatamente. Eu tenho uma frase sobre isso.

"Individualismo até certo ponto garante a sobrevivencia, depois desse ponto ameaça a dos outros"
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Edson Jr

Re: Qual o seu Sonho?

Mensagem por Edson Jr »

RicardoVitor escreveu:...Educação de quem, para quem? O que você deseja educar?...

...Por que? Não percebe que o seu idealismo é auto-destrutivo, uma concepção cristã que NUNCA se concretizou na prática, pois a essência do homem é individualista. Para o indivíduo, a sua sobrevivência e bem-estar é o que existe de mais importante nesse mundo, e o bem-estar dos demais só lhe é interessante se caso este for uma forma de garantir o seu próprio...

Olá Ricardo;

Meu desejo é o de contribuir para uma educação de qualidade aos jovens menos favorecidos. Uma educação de qualidade por um preço bem popular, já que a educação pública do nosso país está falida.

E, como professor, amante da vida e apaixonado pelo ser humano, lutarei com muito gosto em prol disso.

O porquê de pensar assim reside no sentimento de compaixão que existe em mim, que sempre floresce quando vejo pessoas com muito talento que se perdem na vida por falta de oportunidades. O porquê disso está na minha incapacidade de me conformar com toda essa miséria e ficar de braços cruzados sem fazer nada, esperando que, por um milagre, daqui a uns mil anos, a mão invisível do capitalismo se encarregue em promover uma maior igualdade.

Um outro porque disso também reside em não conseguir me satisfazer em somente criticar, sem nada fazer.

Com relação à individualidade e egoísmo humano, você tem razão, pois realmente, como todas as outras pessoas, sou profundamente egoísta mesmo.

Porém, meu egoísmo está direcionado em sentir prazer ao ver que as pessoas estão bem. Ou seja, o bem-estar e a felicidade dos outros é o que satisfaz minha individualidade.

Apocaliptica

André escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Edson Jr escreveu:

Apo,
Vc me parece estar confundindo dedicação com causas com filantropia e caridade, coisas diferentes, não excludentes mas diferentes.

Então analisemos com mais cuidado.... :emoticon16:

André escreveu:Eu como vc não deixo ninguém me explorar, ajudo quando avalio que devo, que a pessoa merece, essa ajuda no individual.

Ok.Mas não peço e nem empresto dinheiro ou bens pessoais que possam causar constrangimento se forem extraviados.Então, se quiserem um sapato meu ou usar meu nome no comércio, ou ainda um DVD emprestado, podem esquecer.... :emoticon12:

André escreveu:[ Já a ajuda no sentido coletivo, essa está ligada a defesa de causas, o trabalho por essas, mas não é uma coisa tão individualizada

Há muita falcatruas em muitas "causas". Enchi o saco.

André escreveu:Vou pegar o Edson, por exemplo. Vamos supor que ele crie ao longo dos próximos 15 a 20 anos, um sistema de educação e integração a emprego para pessoas menos abastadas. Esse sistema desenvolvido em conjunto com outros, como um trabalho, envolvendo teses, projetos, implementação....

Sim...há quem goste de se envolver nestas coisas, mas aqui no Brasil não tenho paciência para nada disto. A buracracia e outras coisas criam tantos empecilhos, que é praticamente impossível manter uma estrutura destas funcionando. Se alguém consegue, parabéns.

André escreveu:Ai 25 anos depois ele é implementado, e depois de 5 anos de funcionamento melhora substancialmente a educação aonde foi implementado, seus critérios, e características são copiados, e colaboram na vida de centenas de pessoas que talvez ele nunca veja.

Sim...muito bonito isto.

André escreveu:Claro fiz uma exposição muito difícil ele atingir isso. Vamos supor que ele apenas colabore de forma importante em um projeto como esse(Algo mais próximo de ocorrer), como parte de sua atividade profissional, e tenha idéias boas, e sejam bem implementadas.

Ou seja, mais uma utopia.
Cada um na sua área, mas desde que isto me desse prazer e disposição profissional. Eu jamais entraria num projeto assim, simplesmente para "deixar algum legado". Faria por envolvimento genuíno baseado no projeto em si, se alguém se beneficiasse e desse certo, tudo bem. Mas o impulso inicial, e o objetivo não seriam em princípio um sonho de auxílio aos necessitados. E se eu puder capitalizar, melhor ainda. Eu sou realista.

Edson Jr

Re.: Qual o seu Sonho?

Mensagem por Edson Jr »

Amanhã eu continuo, pois estou numa Lan House e meu tempo está acabando...

Vou comentar as demais mensagens...e posso adiantar que minhas idéias são convergentes às do Andre.

...amanhã estarei de volta...

Abraços e até mais...

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:

Acauan;

Não falou, mas deixou subentendido e geralmente os subentendidos são mais eloquentes do que os ditos.

Quanto às causas nobres pelas quais se vale a pena lutar e morrer, elas foram mandadas pelo Código, há incontáveis gerações.

Honra e dever.
Defender os seus.

Poucas palavras que desdobradas vão além do que a maioria das vidas conseguem abranger.

Edson Jr escreveu: E pessoas inteligentes e sensíveis são capazes de escolher as melhores causas, mantendo o sonho sempre aceso e sem tirar os pés do chão.

Errado.

Não são as inteligências sensíveis que escolhem as melhores causas.
As melhores causas e as inteligências sensíveis se escolhem entre si.

Edson Jr escreveu: Não que eu discorde de vc, mas ao meu ver, se olharmos apenas para nosso umbigo, cada um buscando a sua própria satisfação e lutando pelos próprios interesses, nunca haverá uma maior igualdade no nosso país.

E o que é a satisfação?

Procure uma resposta a esta pergunta e verá que ela não é incompatível com os melhores ideais. Pelo contrário.

Edson Jr escreveu:...pois o egoísmo humano luta por poder e mais poder, sem fazer concessões...

Poder é apenas meio.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:
André escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Edson Jr escreveu:

Apo,

Então analisemos com mais cuidado.... :emoticon16:

André escreveu:Eu como vc não deixo ninguém me explorar, ajudo quando avalio que devo, que a pessoa merece, essa ajuda no individual.

1)Ok.Mas não peço e nem empresto dinheiro ou bens pessoais que possam causar constrangimento se forem extraviados.Então, se quiserem um sapato meu ou usar meu nome no comércio, ou ainda um DVD emprestado, podem esquecer.... :emoticon12:

André escreveu:[ Já a ajuda no sentido coletivo, essa está ligada a defesa de causas, o trabalho por essas, mas não é uma coisa tão individualizada

2)Há muita falcatruas em muitas "causas". Enchi o saco.

André escreveu:Vou pegar o Edson, por exemplo. Vamos supor que ele crie ao longo dos próximos 15 a 20 anos, um sistema de educação e integração a emprego para pessoas menos abastadas. Esse sistema desenvolvido em conjunto com outros, como um trabalho, envolvendo teses, projetos, implementação....

3)Sim...há quem goste de se envolver nestas coisas, mas aqui no Brasil não tenho paciência para nada disto. A buracracia e outras coisas criam tantos empecilhos, que é praticamente impossível manter uma estrutura destas funcionando. Se alguém consegue, parabéns.

André escreveu:Ai 25 anos depois ele é implementado, e depois de 5 anos de funcionamento melhora substancialmente a educação aonde foi implementado, seus critérios, e características são copiados, e colaboram na vida de centenas de pessoas que talvez ele nunca veja.

Sim...muito bonito isto.

André escreveu:Claro fiz uma exposição muito difícil ele atingir isso. Vamos supor que ele apenas colabore de forma importante em um projeto como esse(Algo mais próximo de ocorrer), como parte de sua atividade profissional, e tenha idéias boas, e sejam bem implementadas.

4)Ou seja, mais uma utopia.
Cada um na sua área, mas desde que isto me desse prazer e disposição profissional. Eu jamais entraria num projeto assim, simplesmente para "deixar algum legado". Faria por envolvimento genuíno baseado no projeto em si, se alguém se beneficiasse e desse certo, tudo bem. Mas o impulso inicial, e o objetivo não seriam em princípio um sonho de auxílio aos necessitados. E se eu puder capitalizar, melhor ainda. Eu sou realista.

1)Eu até empresto, mas somente para amigos muito próximos. Se bem que isso não tem lá relação com o tópico. Vamos em frente.

2)Existem pessoas que realizam falcatruas dizendo que estão fazendo em nome de uma causa, mas na verdade estão é buscando benefícios para si, e de forma desonesta afinal são falcatruas. Essa é uma triste verdade.

3)Eu não estou exigindo que ninguém faça, e quem faz ou deixa de fazer esse tipo de trabalho, não é melhor ou pior por isso. Assim como aprecio um trabalho artístico de qualidade, um trabalho voltado para uma causa, se for bem feito tem minha admiração, o motivo e a forma são diferentes, mas é apreciação por algo que gosta ou se defende.

Realmente aqui não é fácil, mas existe quem consegue.

4)Acredite o "sonho" nesse caso é o que da o prazer. Eu tive grande prazer em escrever meu livro.E ele tem propósitos políticos (Vulgo causas) embutidos. Como alias alguns dos autores que mais me influenciam, como Orwell. Então parte é prazer pessoal ligado a trabalhar em algo que acredita, ou considera valioso. Se conseguir aliar isso, a uma forma de sobreviver, melhor ainda.

Não chega a ser uma utopia, já conheci cientistas, e não falo de meus pais apenas, que conseguiram isso. É difícil, mas tb recompensador, talvez nem sempre tão bem financeiramente quanto outras áreas, mas tb é mais recompensador de outras formas.

Alias pensei muito em escritores, cientistas, e gente que faz do seu trabalho o veiculo para causas coletivas. Isso pode ser incentivado, mas nunca obrigado, nem ninguém deve ser constrangido a isso. Deve ser uma escolha, se a pessoa quiser, e gostar, que desenvolva ações nesse sentido.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu: Não falou, mas deixou subentendido e geralmente os subentendidos são mais eloquentes do que os ditos.

Então me diga que tipo de ato heróico mirabolante eu deixei subentendido, Acauan!

Tenho intenção de dar oportunidades para pessoas de baixa renda aos estudos, com educação de qualidade, sem fins lucrativos.

Defender essa causa seria mirabolante para vc?

Acauan escreveu:Quanto às causas nobres pelas quais se vale a pena lutar e morrer, elas foram mandadas pelo Código, há incontáveis gerações.

Honra e dever.
Defender os seus.

Poucas palavras que desdobradas vão além do que a maioria das vidas conseguem abranger.

Acauan, meu guerreiro!

Considero tudo isso muito nobre e não disse o contrário. Talvez seja a minha paixão pela justiça que me impele a procurar defender e lutar não só por aquilo que é meu, como também tudo aquilo que é injusto e desumano para outras pessoas.

Seria muito difícil estender um pouco mais nossa luta, ampliando nossa visão para ´pelo menos um pouco mais além de nossas fronteiras? Não seria tal atitude nobre e honrosa?

Edson Jr escreveu:Errado.

Não acho que uma causa tenha vontade própria ao ponto de escolher alguém. Me parece mais óbvio o contrário.

Quanto às inteligências sensíveis, parece-me um tanto óbvio que elas tendem a escolher causas mais nobres. Não vejo como um insensível ou ingnorante possa ser mais capaz disso.

Acauan escreveu:Poder é apenas meio.

...na maioria das vezes para se ter ainda mais poder...

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Ai 25 anos depois ele é implementado, e depois de 5 anos de funcionamento melhora substancialmente a educação aonde foi implementado, seus critérios, e características são copiados, e colaboram na vida de centenas de pessoas que talvez ele nunca veja.

Claro fiz uma exposição muito difícil ele atingir isso. Vamos supor que ele apenas colabore de forma importante em um projeto como esse(Algo mais próximo de ocorrer), como parte de sua atividade profissional, e tenha idéias boas, e sejam bem implementadas.

Andre;

Vc conseguiu captar muito bem o que quis dizer.

Toda essa minha idealização, realmente, é um trabalho de toda uma vida. Infelizmente, muitos vêem isso como uma espécie de sacrifício, mas não entendem que não existe sacrifício quando se é feito com paixão e compaixão.

É apenas uma questão de direção. Vc e eu direcionamos nossa paixão para causas sociais, satisfazendo a si próprio e aos demais, enquanto a maioria canalizam suas paixões para seu exclusivo benefício, sem se maiores preocupações.

Um grande abraço!

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Nordestinos não têm sonhos.
É um problema espiritual, chupe pau!

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:

Andre;

Vc conseguiu captar muito bem o que quis dizer.

Toda essa minha idealização, realmente, é um trabalho de toda uma vida. Infelizmente, muitos vêem isso como uma espécie de sacrifício, mas não entendem que não existe sacrifício quando se é feito com paixão e compaixão.

É apenas uma questão de direção. Vc e eu direcionamos nossa paixão para causas sociais, satisfazendo a si próprio e aos demais, enquanto a maioria canalizam suas paixões para seu exclusivo benefício, sem se maiores preocupações.

Um grande abraço!

Realmente, a maioria confunde com caridade, ou filantropia, ou sonhos não conectados a atividade, sonhos vazios. Mas se dedicar a causas coletivas não é isso, e com dedicação, estudo, pode inclusive virar uma boa forma de sustento, até pq o trabalho vira um prazer, e não um martírio.(Eu tive prazer em ensinar em condições ruins em colégios públicos e o motivo disso foi poder ajudar pessoas a conquistarem conhecimento sobre a realidade, o que está ligado a essas causas coletivas).

Eu acrescentaria que isso não diminui ou aumenta ninguém. Para mim o fundamental é o caráter, pessoalmente gosto e tenho prazer em fazer o que faço, mas o maximo que posso fazer em relação a outros é sugerir que contribuir para o coletivo, se possível, é algo bom não somente para os outros, mas para nos mesmos.

Tenho amigos que admiro por outros motivos, e eles não têm essa motivação digamos humanitária, isso é relevante para isso não se tornar um critério exclusivista. Não sendo, e sendo uma escolha pessoal é mais uma forma boa de aliar atividade com projetos maiores. Outros amigos têm a motivação humanitária, mas se manifesta de forma diferente, por isso é importante celebrar a diversidade das pessoas, sendo o critério realmente fundamental o caráter.

Apocaliptica

Andrezinho,

1)Eu até empresto, mas somente para amigos muito próximos. Se bem que isso não tem lá relação com o tópico. Vamos em frente.

Tem a ver o princípio de fazer coisas para ajudar os outros, já que alguns misturam as coisas e acham que ajuda é de tudo, até emprestar coisas e fazer favores.

2)Existem pessoas que realizam falcatruas dizendo que estão fazendo em nome de uma causa, mas na verdade estão é buscando benefícios para si, e de forma desonesta afinal são falcatruas. Essa é uma triste verdade.

Verdade. Por isto é preciso separar muuuito bem o joio do trigo. Muitos que fazem falcatruas, acabam às vezes nos envolvendo, mesmo sem nosso consentimento, por isto gosto de manter uma distância regulamentar deste tipo de "causa".

3)Eu não estou exigindo que ninguém faça, e quem faz ou deixa de fazer esse tipo de trabalho, não é melhor ou pior por isso. Assim como aprecio um trabalho artístico de qualidade, um trabalho voltado para uma causa, se for bem feito tem minha admiração, o motivo e a forma são diferentes, mas é apreciação por algo que gosta ou se defende.

Sim. Simpatizo com muita coisa. Mas nem tudo me parece verdadeiro, ou tem apenas boas intenções. Nem tudo é desapegado de interesses escusos como é a arte.

Sim...verdade. Que bom para eles.

4)Acredite o "sonho" nesse caso é o que da o prazer. Eu tive grande prazer em escrever meu livro.E ele tem propósitos políticos (Vulgo causas) embutidos. Como alias alguns dos autores que mais me influenciam, como Orwell. Então parte é prazer pessoal ligado a trabalhar em algo que acredita, ou considera valioso. Se conseguir aliar isso, a uma forma de sobreviver, melhor ainda.

Sim. Mas o processo que envolve apenas sonho PARA MIM não se justifica. É ilusório. Já passei por esta fase, acredite também. O mundo está cheio de sonhos vãos e de boas intenções. Mas eu sinto falta de gente que FAZ. Para mim, este é a finalidade que justifica o sonho inocial , e não o sonho por sonhar.

Não chega a ser uma utopia, já conheci cientistas, e não falo de meus pais apenas, que conseguiram isso. É difícil, mas tb recompensador, talvez nem sempre tão bem financeiramente quanto outras áreas, mas tb é mais recompensador de outras formas.

Sim, a recompensa não é só financeira. Mas que haja algo concreto de verdade. Tem gente que se engana dizendo que as coisas surtiram efeitos e na verdade estão apenas arranjando um final feliz para uma intenção que apenas engatinhou , e eu não me contento com isto. Precisamos ser mais exigentes. Se tem uma coisa no Brasil que me irrita é esta coisa do sonho e de ficar repetindo formulazinhas gastas, tipo criança carente em ofiicina de reciclagem de pet e de capoeira, " graças a Deus que as criança tão lá se ocupando pelo menos não tão na rua fazendo bobagem". AFEEEE!!!

Alias pensei muito em escritores, cientistas, e gente que faz do seu trabalho o veiculo para causas coletivas. Isso pode ser incentivado, mas nunca obrigado, nem ninguém deve ser constrangido a isso. Deve ser uma escolha, se a pessoa quiser, e gostar, que desenvolva ações nesse sentido.

Eu não acho que isso deve ser obrigado...como obrigar alguém a escrever ou desenhar - ou seja lá o que for - visando o coletivo? Acho tão patético gente que diz que "precisa arranjar um tempo para fazer ações comunitárias". Parece que está fazendo por obrigação...eu ein...

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:Andrezinho,

1)Tem a ver o princípio de fazer coisas para ajudar os outros, já que alguns misturam as coisas e acham que ajuda é de tudo, até emprestar coisas e fazer favores.

2)Verdade. Por isto é preciso separar muuuito bem o joio do trigo. Muitos que fazem falcatruas, acabam às vezes nos envolvendo, mesmo sem nosso consentimento, por isto gosto de manter uma distância regulamentar deste tipo de "causa".

3)Sim. Simpatizo com muita coisa. Mas nem tudo me parece verdadeiro, ou tem apenas boas intenções. Nem tudo é desapegado de interesses escusos como é a arte.

Sim...verdade. Que bom para eles.

4)Sim. Mas o processo que envolve apenas sonho PARA MIM não se justifica. É ilusório. Já passei por esta fase, acredite também. O mundo está cheio de sonhos vãos e de boas intenções. Mas eu sinto falta de gente que FAZ. Para mim, este é a finalidade que justifica o sonho inocial , e não o sonho por sonhar.

5)Sim, a recompensa não é só financeira. Mas que haja algo concreto de verdade. Tem gente que se engana dizendo que as coisas surtiram efeitos e na verdade estão apenas arranjando um final feliz para uma intenção que apenas engatinhou , e eu não me contento com isto. Precisamos ser mais exigentes. Se tem uma coisa no Brasil que me irrita é esta coisa do sonho e de ficar repetindo formulazinhas gastas, tipo criança carente em ofiicina de reciclagem de pet e de capoeira, " graças a Deus que as criança tão lá se ocupando pelo menos não tão na rua fazendo bobagem". AFEEEE!!!

6)Eu não acho que isso deve ser obrigado...como obrigar alguém a escrever ou desenhar - ou seja lá o que for - visando o coletivo? Acho tão patético gente que diz que "precisa arranjar um tempo para fazer ações comunitárias". Parece que está fazendo por obrigação...eu ein...

1)Pois é. Mas é confusão na cabeça das pessoas, pois ter solidariedade com os outros (emprestar quando pode, ajudar individualmente), é um traço de personalidade, variável, ter dedicação a causas coletivas é outra atividade. Podem ambos estar ligados a uma noção de solidariedade, mas são manifestações diferentes.

2)É. Eu tenho minha independência no pensamento, e por isso nunca funcionei bem em partidos e afins. Pois não aceitava passivamente o que discordava, e isso era visto como falta de lealdade as causas, bobagem, tenho lealdade a minha consciência.

3)Tem arte feita com interesses escusos também. Pense nos filmes nazistas, nas musicas de ódios, e por ai vai. Tem quem diga que não é arte. Tem menos, mas tem.

4)Concordo no seguinte sentido: Sonhar por sonhar é exatamente o que vc diz algo ilusório, pessoas que enganam a si mesmas para sofrer menos. Não é a relação que as pessoas que se dedicam as causas tem, pois produzem algo concreto. Eu já produzi um livro, quero produzir mais artigos, teses, trabalhos, e por ai vai. Tendo o cuidado da honestidade científica fundamental que minhas causas sejam motivação, mas não comprometam os resultados. E sei que sou capaz, pq os esquerdinhas fanáticos e direitinhas fanáticos eu irrito profundamente. Os primeiros por não deixar passar quando erram, e deve ser apontado, os segundos pela diferença de pensamento. Ou seja, sei que devo apontar, mesmo aquilo que diminui ou é a crítica ao meu modo de pensar, pois esconder, ou alterar, seria uma desonestidade no meio, que faria cair por terra todo o trabalho. Como diz o principio “O fim depende do inicio” são os meios honrosos que formam os fins necessários e bons, e não o contrario.

5)Claro devemos almejar mais e não nos satisfazermos com pouco. Tb quero desenvolver um trabalho concreto. Venho já fazendo, mas ainda fiz pouco, em minha própria avaliação, quero fazer muito mais ainda.

Sobre o básico, eu digo o seguinte enquanto não forem atendidas as necessidades básicas de todos, isso deve ser um objetivo, uma vez atingidas, devemos mirar mais alto, e para melhorar ainda mais. Logo o menino na oficina, não é suficiente, ele deve ter oportunidade de estudar, de se melhorar..., é alguma coisa, mas nem de longe é suficiente, ou motivo para acomodação.

6)Concordamos novamente.

Alias, depois de tanta discordância concordamos com quase tudo nessa troca de mensagens agora.Até estranhei. :emoticon12:

:emoticon16:

Apocaliptica

André,

1)Pois é. Mas é confusão na cabeça das pessoas, pois ter solidariedade com os outros (emprestar quando pode, ajudar individualmente), é um traço de personalidade, variável, ter dedicação a causas coletivas é outra atividade. Podem ambos estar ligados a uma noção de solidariedade, mas são manifestações diferentes.

É. Infelizmente eu tinha ideais bem mais amplos há anos atrás, foram se consumindo em cansaço e decepções seguidas com o que vi e presenciei. Enchia o saco do outros de ajuda, agora enchi o meu saco ( não literalmante)...
2)É. Eu tenho minha independência no pensamento, e por isso nunca funcionei bem em partidos e afins. Pois não aceitava passivamente o que discordava, e isso era visto como falta de lealdade as causas, bobagem, tenho lealdade a minha consciência.

O importante não é a coletividade do ponto de vista "boas ações", mas viver de forma honesta e se negar a ser cúmplice de pseudo-causas-coletivas...já está de bom tamanho. E a coerência com nossas idéias é a melhor conselheira.

3)Tem arte feita com interesses escusos também. Pense nos filmes nazistas, nas musicas de ódios, e por ai vai. Tem quem diga que não é arte. Tem menos, mas tem.

Ah isto é outra coisa. Arte é arte. Usar a arte é diferente.

4)Concordo no seguinte sentido: Sonhar por sonhar é exatamente o que vc diz algo ilusório, pessoas que enganam a si mesmas para sofrer menos. Não é a relação que as pessoas que se dedicam as causas tem, pois produzem algo concreto. Eu já produzi um livro, quero produzir mais artigos, teses, trabalhos, e por ai vai. Tendo o cuidado da honestidade científica fundamental que minhas causas sejam motivação, mas não comprometam os resultados. E sei que sou capaz, pq os esquerdinhas fanáticos e direitinhas fanáticos eu irrito profundamente. Os primeiros por não deixar passar quando erram, e deve ser apontado, os segundos pela diferença de pensamento. Ou seja, sei que devo apontar, mesmo aquilo que diminui ou é a crítica ao meu modo de pensar, pois esconder, ou alterar, seria uma desonestidade no meio, que faria cair por terra todo o trabalho. Como diz o principio “O fim depende do inicio” são os meios honrosos que formam os fins necessários e bons, e não o contrario.

yep

5)Claro devemos almejar mais e não nos satisfazermos com pouco. Tb quero desenvolver um trabalho concreto. Venho já fazendo, mas ainda fiz pouco, em minha própria avaliação, quero fazer muito mais ainda.

Do it! :emoticon16:

Sobre o básico, eu digo o seguinte enquanto não forem atendidas as necessidades básicas de todos, isso deve ser um objetivo, uma vez atingidas, devemos mirar mais alto, e para melhorar ainda mais.

Aqui é que eu discordo. Só se consegue arrumar o básico, mirando o mais alto. É assim que funciona nas sociedades desenvolvidas. Enquanto não aprendermos isto, ficaremos remando no raso. Não adianta
Logo o menino na oficina, não é suficiente, ele deve ter oportunidade de estudar, de se melhorar..., é alguma coisa, mas nem de longe é suficiente, ou motivo para acomodação.

Pois é, mas a tal mentalidade do básico é que faz isto. Estudar é pouco também. Estudar muito é pouco. Estudar mais do que muito é começar a sair do chão. É assim que eu penso. Aí vem aquelas ladainhas que eu já falei: "ah mas pelo menos ele vai na escola e recebe um prato de comida, já é alguma coisa..." ODEIO ISTO! Será que não se vê que isto é o mesmo que nada?

6)Concordamos novamente.

Alias, depois de tanta discordância concordamos com quase tudo nessa troca de mensagens agora.Até estranhei.

ahuhauahuahah Normal...os melhores debates não são os que concordam sempre, mas aqueles que nos exaurem, até que algo saia de uma sombra escura.

Beijos!

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:André,

É. Infelizmente eu tinha ideais bem mais amplos há anos atrás, foram se consumindo em cansaço e decepções seguidas com o que vi e presenciei. Enchia o saco do outros de ajuda, agora enchi o meu saco ( não literalmante)...

1)O importante não é a coletividade do ponto de vista "boas ações", mas viver de forma honesta e se negar a ser cúmplice de pseudo-causas-coletivas...já está de bom tamanho. E a coerência com nossas idéias é a melhor conselheira.

2)Ah isto é outra coisa. Arte é arte. Usar a arte é diferente.

yep

3)Do it! :emoticon16:

Sobre o básico, eu digo o seguinte enquanto não forem atendidas as necessidades básicas de todos, isso deve ser um objetivo, uma vez atingidas, devemos mirar mais alto, e para melhorar ainda mais.

4)Aqui é que eu discordo. Só se consegue arrumar o básico, mirando o mais alto. É assim que funciona nas sociedades desenvolvidas. Enquanto não aprendermos isto, ficaremos remando no raso. Não adianta
Logo o menino na oficina, não é suficiente, ele deve ter oportunidade de estudar, de se melhorar..., é alguma coisa, mas nem de longe é suficiente, ou motivo para acomodação.

5)Pois é, mas a tal mentalidade do básico é que faz isto. Estudar é pouco também. Estudar muito é pouco. Estudar mais do que muito é começar a sair do chão. É assim que eu penso. Aí vem aquelas ladainhas que eu já falei: "ah mas pelo menos ele vai na escola e recebe um prato de comida, já é alguma coisa..." ODEIO ISTO! Será que não se vê que isto é o mesmo que nada?

6)Concordamos novamente.

Alias, depois de tanta discordância concordamos com quase tudo nessa troca de mensagens agora.Até estranhei.

6)ahuhauahuahah Normal...os melhores debates não são os que concordam sempre, mas aqueles que nos exaurem, até que algo saia de uma sombra escura.

Beijos!

1)Eu tenho as minhas causas como as compreendo e defendo. Fazem parte de quem eu sou, mas não me definem por completo. É somente uma parte.

2)É pq tem arte financiada para fins escusos, os envolvidos, e os financiadores tem esses fins. É o uso, mas no caso a própria produção dessa arte está comprometida com esse fim. Alias a maior parte da arte, não é fria, tem intenção, e parte dessas intenções, como existem seres humanos perversos, vai ter arte que reflita isso.

3)Já fiz um pouco, e estou fazendo mais. O que posso garantir é que vou continuar produzindo e procurando melhorar enquanto vivo estiver.

4)Talvez. Mas talvez atender as necessidades básicas de todos(Sem exceção) para a realidade que estamos, seja uma mira em algo bem alto. Pq tem quem passe forme, ou se alimente mau, tem gente sem moradia, sem acesso a saúde de qualidade, ensino, e muitos desempregados que precisam de emprego. Garantir o básico para todos esses, e chance para estudar,trabalhar, e se desenvolver, me parece bem difícil, mas é igualmente válido tal objetivo.

5)Eu diria estudar, e criar as possibilidades, de emprego, de desenvolvimento individual, e emancipação que o conhecimento possibilita. Quando nem o básico se tem, deve se começar por ai, o problema é nunca admitir a acomodação, como se essa conquista fosse suficiente, pq ela não é.

6)Minha avaliação é que esse foi um desses, e consegui ser mais claro, e acho que vc entendeu, mais como penso e eu como vc pensa. Acabamos concordando em muito mais do que imaginávamos inicialmente, quando a nuvem da incompreensão ainda pairava. Não por vontade própria nossa, imagino, mas pelos próprios limites da linguagem, cujos os sentidos, e significados diferentes solidificados acerca de palavras com grande carga simbólica, muitas vezes dificultam a compreensão do que está no âmago do que o outro está de fato ansiando por expressar.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:Tenho amigos que admiro por outros motivos, e eles não têm essa motivação digamos humanitária, isso é relevante para isso não se tornar um critério exclusivista. Não sendo, e sendo uma escolha pessoal é mais uma forma boa de aliar atividade com projetos maiores. Outros amigos têm a motivação humanitária, mas se manifesta de forma diferente, por isso é importante celebrar a diversidade das pessoas, sendo o critério realmente fundamental o caráter.

Sem dúvida!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu: Não falou, mas deixou subentendido e geralmente os subentendidos são mais eloquentes do que os ditos.

Então me diga que tipo de ato heróico mirabolante eu deixei subentendido, Acauan!
Tenho intenção de dar oportunidades para pessoas de baixa renda aos estudos, com educação de qualidade, sem fins lucrativos.
Defender essa causa seria mirabolante para vc?

Se o ato heróico mirabolante pudesse ser especificado seria explícito, não subentendido, mas sua postagem inicial faz referência à morte, materialismo, sentido da vida, sonhos mais profundos, voz dos nossos coraçãoes, tornarmo-nos mais humanos e sensíveis, felicidade e bem estar dos menos favorecidos, psicopatas capitalistas exploradores e mentirosos etc.

Ou seja, seu projeto de prover oportunidades de educação se insere dentro de um contexto muito mais amplo do que ele próprio.

Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu:Quanto às causas nobres pelas quais se vale a pena lutar e morrer, elas foram mandadas pelo Código, há incontáveis gerações.
Honra e dever. Defender os seus.

Acauan, meu guerreiro!
Considero tudo isso muito nobre e não disse o contrário. Talvez seja a minha paixão pela justiça que me impele a procurar defender e lutar não só por aquilo que é meu, como também tudo aquilo que é injusto e desumano para outras pessoas.
Seria muito difícil estender um pouco mais nossa luta, ampliando nossa visão para ´pelo menos um pouco mais além de nossas fronteiras? Não seria tal atitude nobre e honrosa?

Honra e nobreza não tem a ver com a abrangência da luta, mas com como você a trava.

O problema de expandir entusiasmadamente a abrangência de uma causa deste tipo é cair nos coletivos indefinidos e impessoais, como "menos favorecidos" ou "tudo que é injusto e desumano", abstrações que, a priori, não significam nada.

Se está seguro que pode conduzir esta empreita vendo em cada pessoa um indivíduo com características próprias e não uma fração de uma classe, e no trabalho uma ação específica, não a fração de uma luta contra um todo opressor, então concordo com você.

Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu:Errado.

Não acho que uma causa tenha vontade própria ao ponto de escolher alguém. Me parece mais óbvio o contrário.
Quanto às inteligências sensíveis, parece-me um tanto óbvio que elas tendem a escolher causas mais nobres. Não vejo como um insensível ou ingnorante possa ser mais capaz disso.

Depende de como considera uma causa, como algo imanente ou transcendente a você próprio.
Se é imanente, então tem razão, é apenas uma questão de escolha.
Caso contrário os mecanismos de escolha se processam por algum tipo de interação, afinidade entre a causa e seu proponente.

Quanto às inteligências sensíveis, isto só garante as boas intenções, das quais o inferno está cheio. É preciso algo a mais.

Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu:Poder é apenas meio.

...na maioria das vezes para se ter ainda mais poder...

Eu diria na minoria das vezes.
A maioria das pessoas não quer poder, quer as benesses do poder, o que é diferente.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

betossantana escreveu:Nordestinos não têm sonhos.

Têm sim... Vir pra "sumpaulu"... :emoticon14:
Imagem

Apocaliptica

Tem gente que nem sonha.

Najma

Mensagem por Najma »

Bom, falando nos meus sonhos... já tive tantos. :emoticon15:

O primeiro e inolvidável era o de fazer pós em astrofísica, com direito a mestrado e doutorado na área de cosmologia. Detalhe: isso não mataria a fome de ninguém além da minha fome de saber alguma coisiquinha a mais sobre o universo. :emoticon19:

Depois, como esse sonho ficou pra um futuro incerto, tive o sonho de casar, ter filhos e viver uma vida feliz ao lado do companheiro escolhido... Parte do sonho foi realizada a contento: tenho dois filhos que amo e que têm minha dedicação. E hoje tenho o sonho de vê-los bem encaminhados na vida.

Sonhar com uma humanidade mais justa nunca esteve na minha agenda. Mesmo porque, não sinto que esteja ao meu alcance fazer mais nada além do que eu posso fazer pelos que me rodeiam, a saber: filhos, família, conhecidos de longa data, pessoas que me pedem alguma coisa e eu estou em condições de oferecer...

Como já foi dito: o sonho por uma humanidade melhor deve passar pelo que a gente tem de mais próximo. Não egoisticamente falando. Mas simplesmente porque está ao nosso alcance imediato. Pensar no restante da humanidade esquecendo da humanidade mais próxima na pessoa dos filhos, dos parentes como os pais, irmãos, é o mesmo que diz aquele velho ditado azteca: Despir um santo pra vestir outro... :emoticon1:
Imagem

Apocaliptica

Sonhos são realizados às vezes por breves momentos...depois se diluem ou perdem o sentido.

Najma

Mensagem por Najma »

Apocaliptica escreveu:Sonhos são realizados às vezes por breves momentos...depois se diluem ou perdem o sentido.

Verdade, Apo...

Mas eu acho legal ver a meninada cheia de sonhos, mesmo que o tempo sempre dê um jeito de mostrar que nem todos os sonhos são viáveis. :emoticon1:
Imagem

Apocaliptica

Najma escreveu:
Apocaliptica escreveu:Sonhos são realizados às vezes por breves momentos...depois se diluem ou perdem o sentido.

Verdade, Apo...

Mas eu acho legal ver a meninada cheia de sonhos, mesmo que o tempo sempre dê um jeito de mostrar que nem todos os sonhos são viáveis. :emoticon1:

Fui muito sonhadora...acho que a queda foi grande. Minha filha é mais pé no chão. Prefiro assim. Sonhar mais como metas ...uma por uma...não com aquele objetivo gigantesco e inatingível, que parece nos guiar, mas nem sempre para o lado certo. Porque quando fixamos demais o objetivo, podemos perder o foco nas metas.

Trancado