CEFAS escreveu:O homem e a mulher são iguais perante Deus.
Aliás, a escolhida cheia de graça ( gratia plena - plena de graça no latim ) para trazer o Salvador ao mundo foi uma mulher.
isso não é nada de mais.
Se ele tivesse escolhido um homem, isso sim seria um milagre.
CEFAS escreveu:Esta divisão de papéis ( um submisso ao outro ) foi exatamente para evitar conflitos desnecessários e ao mesmo tempo jogar a responsabilidade das necessidades materiais do casal para o homem. Isso era importante, ainda mais em outros tempos.
Não entendi.
A submissão da mulher é um "mandamento" de deus ou um conselho historicamente relativo, potencialmente obsoleto?
Além do mais, essa realidade da mulher antigamente não trabalhar é uma treta.
A mulher sempre foi para o campo laborar com o homem.
Apenas nas classes mais favorecidas a mulher ficava em casa a parir e a gerir a casa.
CEFAS escreveu:Foi como se Deus dissesse ao homem "ame a sua esposa como a sua própria filha. Ame-a mais do que a si mesmo". Esse é o amor ágape que infelizmente não fica tão claro em nossa língua portuguesa.
Estás a desconversar.
O que o amor tem que ver com submissão?
CEFAS escreveu:Essa estrutura funcionou muito bem até a revolução burguesa em que a mulher se viu obrigada a trabalhar para ajudar o marido. Essa crítica não é minha e nem de um teólogo mas de Karl Marx ( isso mesmo ), o filósofo ateu comunista que influenciou a revolução russa de 1917.
Oh sim!!
Primeiro - a mulher rural (a grande maioria) sempre trabalhou (embora ganhasse substancialmente menos que o homem).
Segundo - mesmo que não trabalhasse na rua, a mulher trabalhava em casa. Ora sendo o casal uma equipe, não há porque valorizar mais a contribuição de um do que do outro, pelo que não tem que existir uma dominância estabelicida por entidades exteriores ao casal.
Terceiro - Essa "submissão" da mulher não é muitas vezes voluntária, antes imposta e castradora, aconselhada por deus, e pelo seu séquito de batina.
CEFAS escreveu:Se minha filha tiver a sorte de encontrar alguém que a ame mais do que a ele mesmo, não vejo problemas.
Um homem feito deveria saber que o amor não é garante de felicidade.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)