CEFAS escreveu:Isso sim seria um milagre ? Quer dizer que uma virgem conceber, sem a presença de um homem, não foi milagre ?
Faça-me o favor.
Deus não precisava nem de um homem e nem uma mulher para vir a Terra. Mas, escolheu a mulher e não o homem.
A concepção virgem de maria é um dogma católico no qual obviamente não acredito.
A não ser que a senhora tenha sofrido algum fenómeno inusitao de partenogénese, foi apenas mais uma das muitas virgens engravidadas por deuses.
Nada de novo, nada original e, acima de tudo, nada credível.
O milagre reside em milhoes de pessoas terem acreditado nessa farsa.
CEFAS escreveu:Não é um Mandamento do tipo "não matarás" mas sim um conselho divino e não relativo.
A mulher sempre foi para o campo ? Errado, na pré-história e baixa Idade Média a mulher ia para o campo.
Na França, antes da revolução burguesa, a mulher não trabalhava. Isso fica claro no tão famoso "Manifesto Comunista" escrito por Karl Marx.
Meu caro, a baixa idade média acabou no século XV.
Depois tivemos o renascimento e mulheres continuaram a ir para o campo, a servir em palácios, a ser padeiras, peixeiras, costureiras, amas.
Sempre existiram mulheres a trabalhar fora de casa, embora em número inferior ao que se observa actualmente.
Não acredito que seja verdade que as mulheres não trabalhassem fora de casa antes de revolução em frança, mas uma coisa te digo, em portugal, mulher do povo sempre trabalhou na lavoura.
CEFAS escreveu:Nada. Mas aí eu te pergunto: o que submissão têm a ver com falta de amor ou desrespeito ?
Por um acaso um filho não é submisso a mãe ?
O acto de submeter pode ter variadíssimas motivações.
Por vezes pode ser devido a relações hierarquizadas, como é o caso de pais e filhos.
Outras vezes é devido ao desrespeito pelo outro, não se submete um igual.
Quanto aos filhos, eles são submissos aos pais somente até determinada idade, geralmente até à idade da sua independência, depois autonomizam-se e tomam suas próprias decisões, mesmo que sejam contrárias à opinião paterna.
Só um pai doente tenta submeter o seu filho de 40 anos...
CEFAS escreveu:Terceiro - a submissão imposta, castradora não é aquela ensinada na Bíblia.
Lv,12
1: Disse mais o Senhor a Moisés:
2: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias;
(...)
5: Mas, se tiver uma menina, então será imunda duas semanas,
1Co11,
3: Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.
(...)
7: Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem.
8: Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem;
9: nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem.
10: Portanto, a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de submissão, por causa dos anjos.
1Co,14
34: as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei.
35: E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja.
Cl,3
18: Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.
19: Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.
1Tm,2
11: A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão.
12: Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.
13: Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
14: E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;
15: salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.
1Pe,3
1: Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos;
(...)
6: como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.
7: Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.submeterdo Lat. submittere
v. tr.,
pôr debaixo de;subjugar, dominar;
fig.,
sujeitar ao critério, à opinião de;
v. refl.,
entregar-se, subordinar-se, render-se.
CEFAS escreveu:Mais uma vez errada. A palavra amor da forma como está escrito em todo Novo Testamento não é algo banal como temos hoje na sociedade.
O grego antigo tinha três palavras para exprimir amor ( o eros, o filos e o ágape).
O ágape, amor fraternal de pai para filho, é o ensinado na Bíblia. Esse amor intenso é a base da felicidade em qualquer relação.
Meu caro, primeiro o amor fraternal não é de pai para filho, é entre irmãos.
Segundo o ágape não implica submissão, depende muito da pessoa.
Existem mulheres que de bom grado se submeterão aos seus maridos, acatando suas opiniões, ordens e rotinas, mas nem todas as pessoas são iguais.
Dizer que o amor sublime passa obrigatoriamente pela submissão da mulher é realmente das coisas mais machistas que já ouvi.
O amor sublime é uma partilha total em que um não anula o outro. No amor sublime tem que existir três sujeitos, o EU o TU e o NÓS, e nenhum deve ser sacrificado.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)