Vamos la´:
Pergunta para responder:
01) Como você definiria Deus ou deuses, e por que você está tão convenci-do que existe um ou mais?
No meu caso, a crença em um outro mundo que não este é muito concreta.
Na minha infância minha família era perturbada e por diversas vezes avistei "seres estranhos". Coisa da imaginação ? Não. E como provar que não eram ? Simples, chegou ao extremo de duas pessoas ( eu e um outro familiar ) enxergar a mesma coisa simultaneamente.
Outros fatos ainda aconteceram na minha vida, a lista é grande para relatar.
Mas vamos a pergunta. Por que eu acredito em Deus ? Além do que eu já relatei, porque a explicação da criação do Universo à partir de uma massa superconcentrada que um belo dia explodiu, big bang, e gerou a tudo é muito simplista. Muito filosófica e nada comprovada.
Se vcs acham que a criação divina não têm provas, deveriam saber que a criação a partir do caos também não.
02) Se tudo necessita de um criador, então quem ou o que criou Deus ou os deuses?
Deus não foi criado, sempre existiu pois é anterior ao tempo cronológico que conhecemos ( relativo as massas e velocidade, como comprovou Eisnten ). Mas o que fazia Deus antes da criação ? Darei a vc a resposta de Santo Agostinho "não me envergonho em dizer, não sei".
03) Como pode, algo que não pode ser descrito, ser dito que existe?
Deus pode ser descrito. Vc pode até achar a descrição complexa mas, ela existe.
Da mesma forma a descrição de uma integral tripla, sem o auxílio da matemática, é complexo. Mas existe.
04) Já que existem incontáveis religiões no mundo hoje afirmando ser a única religião verdadeira, por que você pensa que a sua é mais verdadeira do que a deles?
A minha é a única que possui milagres incontestáveis. Esse é um ponto.
Segundo a forma como tudo começou. Um homem pobre, pacifista, teóricamente só mais um "messias" entre muitos.
Entretanto, hoje é conhecido em quase todo mundo.
05) Mais de uma dessas religiões podem estar certas?
A essência de muitas é a mesma. Mesmo no islã ou no budismo.
O problema é como chegar lá, como conseguir "se santificar".
Nisso o cristianismo é diferente. O cristão é ajudado por Deus nesta tarefa ( algo inédito ).
06) Se você sente no seu coração que a sua religião é a correta, como você responde aos outros de outras fés que afirmam a mesma coisa?
O evangelho ainda chegará até eles. Creio nisto.
De qualquer forma, para quem não chegou, serão julgados pelas obras.
07) Como você encerra o debate e descobre qual dessas religiões, se existe alguma, é a correta?
Não entendi a pergunta..
08) Por que Deus permite que todas essas religiões falsas existam?
O homem criou o paganismo, não Deus. Se existe tantas religiões pagãs, é culpa do homem.
Mas existe ainda o islã, os "filhos da escrava" que foram profetizados na Bíblia, por alguma razão ainda continua crescendo. Não sabemos o porque.
09) A história sangrenta do Cristianismo é consistente com o que é suposto ser a religião do amor, ou ela simplesmente ilustra as conseqüências de abandonar a razão pela fé?
A Igreja cresceu e se tornou poderosa na Idade Média. Onde existe muito poder, os homens ( de todas as espécies ) são atraídos. Foi o que aconteceu e por isso o trono de Pedro foi manchado.
Religião e estado não devem se misturar.
10) Se tudo é o produto do grande projeto de um arquiteto onisciente e be-nevolente, por que a história da vida é um registro de horrível sofrimento, desperdício crasso, e falhas miseráveis? Por que esse Deus passa bilhões de anos de tal carnificina sem ainda ter alcançado seu objetivo?
Bilhões de anos ? A bilhões de anos nem homem existia.
Bom Deus sempre está tentando se reconciliar com o homem. No Antigo Testamento fez uma aliança mas, o homem falhou.
O resultado foi o fracasso de Jerusalém que deveria ser a nação de sacerdotes do mundo.
Depois veio a nova aliança com Cristo ( até os nossos dias ). Mas, o homem como sempre, se distancia de Deus e hoje a sociedade está cada vez mais secularizada.
Depois respondo o resto