Xicao escreveu:caracas? e esses caras, o tal de Daniel Sotomaio e o Vines? O que ocorreu com eles? E as teses deles....
visitei o site:
http://www.strbrasil.com.br e pelo que vi, o site está parado desde 2003, quase 4 anos....
O que ocorreu com eles? Eles queriam é fundar uma igreja de ateus? Se sim, devem ter dado com os burros nágua.....
Quanto as questões acima, tô começando a desconfiar do ateísmo também.... tem ateu trambiqueiro assim como religiosos...

O site que explica as manipulações de Sottomaior e Vines é, como foi colocando na mensagem anterior, de propriedade de Júlio Siqueira :
http://paginas.terra.com.br/educacao/cr ... icismo.htm
Parte que reporta à manipulações :
Sociedade da Terra Redonda (STR): A STR possui materiais interessantes em seu site, incluindo muitos textos traduzidos para o português, artigos de alguns cientistas brasileiros, e debates sobre temas interessantes promovidos por eles. (Possuem também fóruns online para os interessados).
Eles manifestam, por vezes, um viés relativamente, ou mesmo fortemente, radical. É freqüente lá a ocorrência de erros crassos, afirmações desembasadas, afirmações deturpadas que beiram as raias da mentira (quando não adentram célera e solenemente nela...), e incapacidade de admitir e corrigir os próprios erros, o que acena para a possibilidade de fraude consciente ou inconsciente da parte deles.
As duas piores situações que já me deparei com essa organização foram: primeiro, informações crassamente incorretas emitidas por um dos seus principais diretores, Daniel Sottomaior, a respeito do pesquisador canadense radicado nos Estados Unidos Ian Stevenson (que pesquisa principalmente casos de crianças que alegam lembrarem de vidas passadas - ele é o mais renomado pesquisador desta área no mundo). E segundo, um artigo escrito pelo presidente da STR, Leo Vines (pseudônimo), onde ele critica uma matéria da revista Veja mas se utiliza de fontes que, ao invés de defenderem seus argumentos, na verdade mostram que os argumentos de Veja são muito mais verdadeiros do que quer acreditar Vines.
No caso do Daniel Sottomaior, eu o consultei em inícios de 2002 a respeito de Ian Stevenson. Em nossa troca de emails, Daniel me forneceu uma crítica bem interessante e bem embasada contra um artigo de Stevenson de 1993, crítica essa que Daniel havia postado uns dois anos antes em um fórum na internet. O artigo de Stevenson é "Birthmarks and Birth Defects Corresponding to Wounds on Deceased Persons. Ian Stevenson. Jounal of Scientic Exploration, 7:403-10, 1993", [tradução: "Sinais de Nascença e Defeitos de Nascença que Correspondem a Ferimentos em Pessoas Falecidas"], e está disponível neste link. Diante do meu questionamento sobre alguns pontos da crítica de Daniel que me pareceram mal embasados ou incorretos, Daniel retrucou, falando em nome da STR (usando sempre o pronome "nós"), dizendo que:
- Ian é vastamente celebrado nos círculos espiritualistas, e também adjetivado como "científico". ...as "pesquisas" que essas pessoas produzem são, na melhor das hipóteses, de baixa qualidade.
- É possível que com muita garimpagem se extraia alguma coisa que valha a pena (dos trabalhos de Ian), mas isso não é meu trabalho, é trabalho dele, que ele não fez. Se ele não tem motivação e/ou competência científica o suficiente para tanto, não cabe a seus detratores fazer essa análise. Quando Ian tiver publicado bons resultados em publicações científicas de reputação (como Jama e The Lancet), e esses resultados tiverem sido confirmados por pesquisadores independentes, aí ele se sobressáirá da massa de trabalhos pobres na qual agora está, e que nos faz achá-lo indigno de crédito.
- Ian é somente conhecido e reputado pelas pessoas que apóiam as suas causas, e que não são nosso público-alvo.
- Ian pratica uma ciência de mentirinha.
- Ian se situa perfeitamente bem no amplo panorama de pesquisas ruins que existe na área, e portanto merece com todas as honras o nosso carimbo condenatório.
- O fato de Ian não conseguir publicar em nenhuma revista decente já é critica que chegue.
Não bastou uma breve e fácil consulta na principal ferramenta de busca de artigos científicos das áreas de saúde e psicologia (
PubMed Search Engine) para começar a ver que Daniel havia cometido um erro crasso, tendo Stevenson artigos publicados até nas próprias revistas que Daniel citou (Jama e The Lancet). Depois de eu mostrar isso para o Daniel, de modo crítico à postura dele, ele sumiu. Mesmo alguns meses depois, em meados de 2002, quando eu estive por seis dias no fórum da Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas (SBCR), onde Daniel era, e creio que ainda é, o moderador, Daniel não se pronunciou sobre o caso. Eu relatei todo o incidente neste fórum da SBCR, e Daniel se limitou, do meu ponto de vista vergonhosamente, a silenciar...
Eu relato a íntegra desse bizarro caso no link ao lado (
clique aqui).
O caso de Leo Vines é ainda mais grave. Vines escreveu um artigo contra uma matéria publicada pela revista Veja (artigo de Vines neste link). Veja declarava, baseada em pesquisa encomendada à Vox Populi, que havia no Brasil apenas um porcento (1%) de ateus. Vines afirma que, ao contrário do que diz Veja, existem mais ateus do que judeus no Brasil e no mundo. Afirma, posteriormente, que existem mais ateus no mundo do que budistas, espíritas e judeus (não somados, mas individualmente). As fontes que ele indicou como "mais confiáveis" (e que de fato são muito boas) seriam os sites
Adherents e
Infoplease. (ele também indicou um relatório do IBGE,
neste link, mas ele próprio admitiu em seu artigo que nesta página o IBGE não tem números referentes aos ateus). Vines também implicou com a afirmação de Veja de que, ao fim do século XX, o mundo continua inesperadamente místico. Vines contrapos que, com base em diversas estatísticas independentes, sabemos que os percentuais de místicos e teístas vêm decrescendo década após década, e indicou um pretenso "artigo cinetífico respeitável" publicado na prestigiosa revista científica Nature (Leading scientists still reject God. Edward J. Larson & Larry Witham. Nature. Vol. 394. 23 July 1998. Page 313 - atualmente disponível
neste link).
Após uma análise minuciosa do artigo do Vines (que me pareceu um artigo suspeito, principalmente ao dizer que há mais ateus que budistas...), enviei para ele um email, em meados de 2002, expondo diversos erros nos números que ele forneceu. Posteriormente expus isso a todos os diretores da STR, e expus também publicamente no fórum da SBCR em meados de 2002 (Daniel e Leo se calaram..., assim como os demais diretores da STR que frequentam esse fórum, incluindo Mozart Hasse e Brudna). De lá pra cá, nada foi feito, e o artigo de Vines continua já há mais de dois anos após minha denúnica sem ser corrigido. Seriam erros de pequena monta? Vejamos :
Os sites Adherents e Infoplease nos levam às seguintes conclusões:
- Ao contrário do que Vines afirma, não há mais do que 1% de ateus no Brasil, e sim, pasmem, menos! Os números de infoplease relativos a isso foram retirados, mas mantenho uma cópia
neste link (e infoplease utilizou dados do Britannica Book of the Year da Encyclopaedia Britannica, 1999). Infoplease indica que na América Latina (não falam do Brasil isoladamente) haveria 0,5% de ateus (população total de 499.534.000 habitantes sendo 2.673.000 ateus). Adherents diz que em países como os EUA e Austrália, menos de um décimo de um por cento (menos que 0,1% !) são ateus. E ainda diz que números que apontam em torno de 200 milhões de ateus no mundo (como inclusive aparecem no infoplease) seriam devido ao comunismo da China e União Soviética, ou seja, números falsos (onde todos eram ateus à força). Mesmo se considerássemos como válidos os antigos números da China e União Soviética, ateus no mundo comporiam no máximo 4% (se fossem 250 milhões; infoplease fala em 140 milhões, o que dava 2,5%). Os budistas aparecem tanto em Infoplease como em Adherents como tendo 6% da população mundial. De onde então Leo tirou essa informação (e manteve, apesar do meu alerta) de que há mais ateus do que budistas no mundo?
(...) (...)
Daniel foi pro Céu... ( ironia de Júlio Siqueira

)
Veja abaixo, e pasme, como o principal diretor da ONG cética Sociedade da Terra Redonda (STR) Daniel Sottomaior errou feio ao falar sobre as pesquisas do pesquisador Ian Stevenson (University of Virginia, USA) sobre lembranças expontâneas de vidas passadas por crianças com entre 3 e 7 anos de idade.
Ian Stevenson e suas Pesquisas: Incompetência ou Ciência? - Parte 1
Ian Stevenson é um conhecido pesquisador estados-unidense de assuntos paranormais, notadamente pesquisas de casos de alegações de lembranças de vidas passadas por parte de crianças, em várias partes do mundo. Que eu saiba, suas pesquisas não revelaram até hoje casos que se constituíssem em provas sólidas e amplamente aceitas da reencarnação, mas aparentemente ajudaram a que os casos de "lembranças de vidas passadas" fossem levados a sério por muitos pesquisadores (quer por uma ótica paranormal, quer por uma ótica psicológica ou antropológica), ao ponto mesmo de céticos como Carl Sagan alegarem que tais casos possuem pelo menos uma base experimental e uma possibilidade de virem a comprovar a reencarnação.
Consultei nossos céticos brasileiros a respeito de um livro específico (relativamente recente) de Ian Stevenson, onde ele analisa sinais de nascença que teriam relação com o tipo de morte que a criança alegava lembrar ter tido em vida anterior.
Se as pesquisas de Ian Stevenson podem ser por muitos consideradas como estando quase no limite da racionalidade, a resposta dos "céticos" da Sociedade da Terra Redonda à minha pergunta conseguiu a proeza nada modesta de transcender significativamente tais predicados...
(...)
Sou forçado então a terminar esse texto do mesmo modo como eu iniciei meu contato com a STR. Fazendo a mesmíssima pergunta, apenas um pouco modificada (aliás, enquanto Ian em seu artigo "mandou ver", ou seja, disse e mostrou tudo: defeitos, qualidades, exposição da consciência de suas fraquezas, etc, você,
Daniel, já está em seu terceiro email e até agora não mostrou "a que veio", ou seja, qual sua base para rejeitar Ian).
A pergunta que tenho que repetir é a seguinte: vocês conhecem algum site cético que possua críticas embasadas e confiáveis aos trabalhos de Ian Stevenson?
Segue abaixo uma lista das publicações que consegui identificar de Ian Stevenson, colaboradores, e pesquisadores independentes. Ela não é exaustiva, são apenas 38... (na verdade, ao invés da "enxurrada de erros"
que Daniel acreditou equivocadamente haver no artigo de Ian, o que eu encontrei foi uma verdadeira "enxurrada de artigos publicados em revistas respeitáveis", de Ian, colaboradores, e pesquisadores independentes na área; e se eu não tivesse fechado a torneira, talvez tivesse me afogado em tanto brilhantismo). Mas creio que serve para dar uma idéia do que há neste campo atualmente.
P.S.: Na hipótese altamente improvável (e bem vinda) de você ( Daniel Sottomaior ) querer rebater este texto, sugiro que busque assessoria competente. Autorizo e recomendo a divulgação deste texto em quaisquer áreas do site STR que vocês julguem apropriado.
Autor: Júlio César de Siqueira Barros. Biólogo. Rio de Janeiro, 16 de julho de 2002.
juliohlr@openlink.com.br