Vito Álvaro escreveu:O apelido dele era Mr. Hammond. O antigo é Niels.
O nome verdadeiro é Aurélio Moares.
Vito,
quem quis bater no Emmmcri não foi o Aurélio. Na verdade, até onde eu sei, os dois ainda se davam muito bem.
Vito Álvaro escreveu:O apelido dele era Mr. Hammond. O antigo é Niels.
O nome verdadeiro é Aurélio Moares.
Avatar escreveu:Usuário deletado escreveu:Se Deus vai além do que nossos sentidos podem captar como podemos saber se ele existe ou não?
Nossos sentidos não captam um monte de coisas, como determinadas cores e sons, e nós sabemos que essas coisas existem. Não sabíamos antes, faltava alguém se interessar em conhecer mais do que os sentidos podiam informar.
Avatar escreveu:Deus não será conhecido através do aparato científico. Não ainda. Mas seria muita ingenuidade nossa concluir que isso encerra o assunto. A pergunta é: pode existir um outro meio? Podemos ter consciência de algo que está além dos sentidos?
Avatar escreveu:Vou dizer uma idiotice, em um fórum ateu: Deus QUER ser conhecido. Mas Ele espera sua iniciativa. Por que é assim, eu não sei. Um dia, eu também terei essa resposta.
Fernando Silva escreveu:Avatar escreveu:Vou dizer uma idiotice, em um fórum ateu: Deus QUER ser conhecido. Mas Ele espera sua iniciativa. Por que é assim, eu não sei. Um dia, eu também terei essa resposta.
Na verdade, antes de mais nada você teria que explicar como sabe o que Deus quer e por que ele espera nossa iniciativa em vez de se revelar a nós.
Até onde eu posso ver, tudo o que você tem é uma esperança de que haja algo mais do que podemos detectar com nossos 5 sentidos. De que a vida não seja apenas um acaso, uma centelha entre duas eternidades de escuridão num universo sem sentido.
Hades escreveu:Sobre a importancia ou nao de conhecer as origens... é falacia. Se quisermos ser pragmáticos, nao é importante... mas o pragmatismo nao é tudo. Há a curiosidade também...
Apocaliptica escreveu:Hades escreveu:Sobre a importancia ou nao de conhecer as origens... é falacia. Se quisermos ser pragmáticos, nao é importante... mas o pragmatismo nao é tudo. Há a curiosidade também...
Não é pragmatismo. Curiosidade é uma coisa. Também tenho e com relação à questões variadas. Acontece que as pessoas se desesperam quando não têm explicação, ou poque sentem medo do desconhecido , ou porque, por uma espécie de fraqueza, acham que não ter a resposta concreta e imediata é algo impraticável. Então viajam numa busca maluca e irracional, o que as torna presas fáceis dos que dizem saber as respostas. E apegar-se a estas respostas fáceis ( mas cheias de retórica circular ) é, finalmente , o porto seguro. E assim, livram-se da sensação de impotência perante o que não tem explicação.
Fernando Silva escreveu:Avatar escreveu:Usuário deletado escreveu:Se Deus vai além do que nossos sentidos podem captar como podemos saber se ele existe ou não?
Nossos sentidos não captam um monte de coisas, como determinadas cores e sons, e nós sabemos que essas coisas existem. Não sabíamos antes, faltava alguém se interessar em conhecer mais do que os sentidos podiam informar.
Nossos sentidos, auxiliados por instrumentos científicos (assim como um martelo nos ajuda a bater um prego), ainda são nossos sentidos.Avatar escreveu:Deus não será conhecido através do aparato científico. Não ainda. Mas seria muita ingenuidade nossa concluir que isso encerra o assunto. A pergunta é: pode existir um outro meio? Podemos ter consciência de algo que está além dos sentidos?
Deus é definido como espiritual, imaterial. Não será detectado por meios materiais. Se há outro modo, se seres materiais como nós podem detectar algo imaterial, ainda não sabemos.
E só podemos especular no vazio (até prova em contrário).Avatar escreveu:Vou dizer uma idiotice, em um fórum ateu: Deus QUER ser conhecido. Mas Ele espera sua iniciativa. Por que é assim, eu não sei. Um dia, eu também terei essa resposta.
Na verdade, antes de mais nada você teria que explicar como sabe o que Deus quer e por que ele espera nossa iniciativa em vez de se revelar a nós.
Até onde eu posso ver, tudo o que você tem é uma esperança de que haja algo mais do que podemos detectar com nossos 5 sentidos. De que a vida não seja apenas um acaso, uma centelha entre duas eternidades de escuridão num universo sem sentido.
zencem escreveu:Apocaliptica escreveu:Hades escreveu:Sobre a importancia ou nao de conhecer as origens... é falacia. Se quisermos ser pragmáticos, nao é importante... mas o pragmatismo nao é tudo. Há a curiosidade também...
Não é pragmatismo. Curiosidade é uma coisa. Também tenho e com relação à questões variadas. Acontece que as pessoas se desesperam quando não têm explicação, ou poque sentem medo do desconhecido , ou porque, por uma espécie de fraqueza, acham que não ter a resposta concreta e imediata é algo impraticável. Então viajam numa busca maluca e irracional, o que as torna presas fáceis dos que dizem saber as respostas. E apegar-se a estas respostas fáceis ( mas cheias de retórica circular ) é, finalmente , o porto seguro. E assim, livram-se da sensação de impotência perante o que não tem explicação.
Essa é a matéria prima que molda este caos, que é a síntese gerada pelas doutrinas dominadoras.
Apocaliptica escreveu:Fernando, você tem uma clareza e uma simplicidade ao expressar estas (para mim e muito provavelmente para você também) obviedades, que fica difícil escapar a estes argumentos, a não ser pela crença e só através dela.
Fernando Silva escreveu:emmmcri escreveu:Fernando Silva escreveu:Como o universo é tudo, é a totalidade, talvez não haja como provar qual a sua origem.
E certamente não é importante.
Fernando... Fernando... por quê não é importante ????????
Você quis dizer q provar sua origem não é importante ?
Não entendi
abraços
Eu gostaria de saber qual é a origem do universo, assim como gostaria de saber a explicação para diversos outros fenômenos, mas se eu souber ou não minha vida não se altera.
Fernando Silva escreveu:Deus é definido como espiritual, imaterial. Não será detectado por meios materiais. Se há outro modo, se seres materiais como nós podem detectar algo imaterial, ainda não sabemos.
E só podemos especular no vazio (até prova em contrário).
Fernando Silva escreveu:Na verdade, antes de mais nada você teria que explicar como sabe o que Deus quer e por que ele espera nossa iniciativa em vez de se revelar a nós.
Fernando Silva escreveu:Até onde eu posso ver, tudo o que você tem é uma esperança de que haja algo mais do que podemos detectar com nossos 5 sentidos. De que a vida não seja apenas um acaso, uma centelha entre duas eternidades de escuridão num universo sem sentido.
emmmcri escreveu:Ora se não sabemos de algo, se ignoramos totalmente, como podemos achar q isso não alteraria nossas vidas??
Acauan escreveu:Uma categoria de agnósticos surge da segunda situação, pessoas que entendem que Deus é irrelevante em suas vidas, que a existência ou inexistência dele não lhes diz respeito e, portanto não vêem motivos para investir tempo e inteligência no discernimento desta questão.
Esta linha de pensamento é algo incompleta: se Deus existe, não há como ele ser irrelevante. Diante de um ser definido como uma consciência de atributos infinitos e perfeitos, só é possível negar logicamente sua relevância se este ser não existir, uma vez que a infinitude e a perfeição não são características desprezíveis.
Assim o agnóstico que segue a filosofia do “se Deus existe, o problema é dele” descartou a possibilidade da existência de Deus, reduziu esta probabilidade à um mínimo insignificante ou redefiniu o conceito de Deus de modo a considerá-lo irrelevante.
Avatar escreveu:Se você ler com mais atenção minha resposta anterior, verá que eu disse claramente “por que é assim, eu não sei”. E você me pede para dar as devidas explicações?
Vou dizer uma idiotice, em um fórum ateu: Deus QUER ser conhecido. Mas Ele espera sua iniciativa. Por que é assim, eu não sei. Um dia, eu também terei essa resposta.
Avatar escreveu:Talvez, pela tendência que se observa nesses debates, você possa concluir que não ter uma resposta invalida todas as outras. Tenho sido suficientemente transparente neste fórum para que situações como essa não sejam compreendidas. Sou um aprendiz, e nunca disse o contrário.
Avatar escreveu:Não preciso saber PORQUÊ o sol é quente, para ter certeza de que ele É quente. Isso chama-se lógica, e tenho certeza de que é aceita pelo verdadeiro cético.
Avatar escreveu:Mostre-me onde eu dou mostras de ter alguma esperança, em qualquer nível, de que a existência de Deus seja uma possibilidade.
[...]
Eu afirmo, com boa dose de destemor, que SEI que Deus existe, e você(s) me devolve(m) que é apenas uma crença. De quem é a crença?
Fernando Silva escreveu:Apocaliptica escreveu:Fernando, você tem uma clareza e uma simplicidade ao expressar estas (para mim e muito provavelmente para você também) obviedades, que fica difícil escapar a estes argumentos, a não ser pela crença e só através dela.
É bom saber que alguém gostou, mas lembro que outros poderiam interpretar o que eu disse como uma limitação, uma incapacidade de transcender o que podemos ver e sentir.
A minha simplicidade seria, na verdade, um sinal de mente estreita.
Hades escreveu:Isso é uma má analogia... o ar que nao se ve... e que que depois se "ve". Também nao se veem duendes.Aliás, para saber como os argumentos por analogia sao maus, quando o assunto é Deus, só mesmo lendo David Hume.
Avatar escreveu:Hades escreveu:Isso é uma má analogia... o ar que nao se ve... e que que depois se "ve". Também nao se veem duendes.Aliás, para saber como os argumentos por analogia sao maus, quando o assunto é Deus, só mesmo lendo David Hume.
Não fiz nenhuma analogia. Pelo menos, não tive a intenção. Afirmei que os sentidos não são suficientes para conhecer tudo, mas podemos compensá-los de outras formas.
Avatar escreveu:Acauan escreveu:Uma categoria de agnósticos surge da segunda situação, pessoas que entendem que Deus é irrelevante em suas vidas, que a existência ou inexistência dele não lhes diz respeito e, portanto não vêem motivos para investir tempo e inteligência no discernimento desta questão.
Em uma palavra: perfeito!
Fernando Silva escreveu:Avatar escreveu:Acauan escreveu:Uma categoria de agnósticos surge da segunda situação, pessoas que entendem que Deus é irrelevante em suas vidas, que a existência ou inexistência dele não lhes diz respeito e, portanto não vêem motivos para investir tempo e inteligência no discernimento desta questão.
Em uma palavra: perfeito!
Se Deus existir, será muito relevante - mas isto apenas se ele, além de existir, tiver alguma influência na minha vida.
Entretanto, considero-me incapaz de verificar se ele existe, como é e o que quer de mim, se afeta minha vida de alguma forma, se eu tenho que fazer algo a respeito.
Sei que o universo é vasto e complexo, mas sigo minha vida limitado ao que posso alcançar.
emmmcri escreveu:Ora se não sabemos de algo, se ignoramos totalmente, como podemos achar q isso não alteraria nossas vidas??
emmmcri escreveu:Pode haver muitas coisas de muita relevancia sim, entende?
Digamos q lá existisse uma energia vital infinita, (tipo um moto contínuo) e q pudessemos acessar e usar esta energia em nosso benefício??
emmmcri escreveu:É só um exemplo bobo,mas q mostra q a sua opinião sobre as descobertas sobre as nossas origens não ter importância é equivocada.Não é só a curiosidade se saber como vc afirma.
Fernando Silva escreveu:emmmcri escreveu:Ora se não sabemos de algo, se ignoramos totalmente, como podemos achar q isso não alteraria nossas vidas??
Eu poderia inventar um milhão de teorias sobre deuses e a origem do universo, cada uma com capacidade para alterar minha vida de um jeito diferente.
Não tenho nenhuma pista sobre nenhuma delas. Por que me preocupar em escolher uma?
Note que eu não estou dando as costas a algo que existe, mas eu não entendo. Estou apenas ignorando esse milhão de hipóteses baseadas em nada.
Quem se sentiu tocado por Deus, quem teve uma experiência espiritual, que mude sua vida de acordo. Com base em quê eu mudaria minha vida?emmmcri escreveu:Pode haver muitas coisas de muita relevancia sim, entende?
Digamos q lá existisse uma energia vital infinita, (tipo um moto contínuo) e q pudessemos acessar e usar esta energia em nosso benefício??
Seria ótimo, mas, pelo que sabemos até agora, o moto contínuo é impossível. Se alguém mais capacitado que eu descobrir que existe e como usar, ótimo.
Vivo dentro dos meus limites.emmmcri escreveu:É só um exemplo bobo,mas q mostra q a sua opinião sobre as descobertas sobre as nossas origens não ter importância é equivocada.Não é só a curiosidade se saber como vc afirma.
Se esta pesquisa sobre as origens levar a algo que afete a minha vida, eu me envolverei. Até agora, foi apenas uma curiosidade.
Fernando Silva escreveu:Se Deus existir, será muito relevante - mas isto apenas se ele, além de existir, tiver alguma influência na minha vida.
Fernando Silva escreveu:Entretanto, considero-me incapaz de verificar se ele existe, como é e o que quer de mim, se afeta minha vida de alguma forma, se eu tenho que fazer algo a respeito.
Fernando Silva escreveu:Sei que o universo é vasto e complexo, mas sigo minha vida limitado ao que posso alcançar.
docdeoz escreveu:Analise este gráfico: escrito no artigo Evolução da Vida, Stephen Jay Gould, no SCIAM, ed. especial-dinossauros e outros monstros:
http://docdeoz.multiply.com/photos/photo/1/1
docdeoz escreveu:
é Segunda Lei da Termodinâmica escarrada!
Apocaliptica escreveu:Perfeito. É arrogante pensar que se domina a imensidão das coisas. Quem somos nós para nos arrogarmos este direito?
Fernando Silva escreveu:docdeoz escreveu:Analise este gráfico: escrito no artigo Evolução da Vida, Stephen Jay Gould, no SCIAM, ed. especial-dinossauros e outros monstros:
http://docdeoz.multiply.com/photos/photo/1/1
Encontrei isto:
There aren't any Photo Albums currently available for viewing.
Fernando Silva escreveu:docdeoz escreveu:
é Segunda Lei da Termodinâmica escarrada!
Na versão científica ou na versão crente?