Zangari escreveu:
Aurélio... o Turatti tem mil faces!!!
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Eu acho que o Enviado é um velho amigo nosso...será o...




Se ele te chamar de "pseudo-cético" daí vamos confirmar isto!


Quanta maldade de nossa parte...

Zangari escreveu:
Aurélio... o Turatti tem mil faces!!!
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Mr.Hammond escreveu:Zangari escreveu:
Aurélio... o Turatti tem mil faces!!!
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Eu acho que o Enviado é um velho amigo nosso...será o...![]()
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Se ele te chamar de "pseudo-cético" daí vamos confirmar isto!![]()
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Quanta maldade de nossa parte...
Mr.Hammond escreveu:Que nada cara , ele é o Ian Gillan...
Eu particularmente sou Botafoguense....
Mr.Hammond escreveu:Eu já vi outras pessoas se declararem não-teístas.
Enfim, cada um se define filosoficamente como quer. Não-teísta é o mesmo que ateu.
Se ele não tivesse peito para assumir que é ateu, receio que ele não usaria camiseta da Ateus do Brasil.
Não vejo motivo para criar implicância e polêmica com isso.
Mr.Hammond escreveu:Bom, se você agora vai ficar na agressão barata e na implicância infantil, encerro por aqui.
Até mais.
Zangari escreveu:É isso aí, Aurélio!!!![]()
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O Enviado escreveu:Zangari escreveu:É isso aí, Aurélio!!!![]()
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Note como é desesperadora a busca de apoio seu, por parte do Zangari. Isso, por si só, não lhe sujere coisas ???? Não acha isso estranho ??? Se não, Hammon-Há, sua segueira é pior do que eu imaginava .....
Zangari escreveu:O Enviado escreveu:Zangari escreveu:É isso aí, Aurélio!!!![]()
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Note como é desesperadora a busca de apoio seu, por parte do Zangari. Isso, por si só, não lhe sujere coisas ???? Não acha isso estranho ??? Se não, Hammon-Há, sua segueira é pior do que eu imaginava .....
Não percebeu que sou eu a estar dando apoio ao Aurélio!!! Acho que esse cara é o VideoMaker mesmo!
O Enviado escreveu:Zangari escreveu:O Enviado escreveu:Zangari escreveu:É isso aí, Aurélio!!!![]()
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Note como é desesperadora a busca de apoio seu, por parte do Zangari. Isso, por si só, não lhe sujere coisas ???? Não acha isso estranho ??? Se não, Hammon-Há, sua segueira é pior do que eu imaginava .....
Não percebeu que sou eu a estar dando apoio ao Aurélio!!! Acho que esse cara é o VideoMaker mesmo!
Sapientíssimo Doutor Professor Mestre PHD PHP PQP,
O Fazedordevideo não sabe escrever ..... Eu pelo menos sou alfebetizado....
Zangari escreveu:O Enviado escreveu:Zangari escreveu:É isso aí, Aurélio!!!![]()
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Note como é desesperadora a busca de apoio seu, por parte do Zangari. Isso, por si só, não lhe sujere coisas ???? Não acha isso estranho ??? Se não, Hammon-Há, sua segueira é pior do que eu imaginava .....
Não percebeu que sou eu a estar dando apoio ao Aurélio!!! Acho que esse cara é o VideoMaker mesmo!
Mr.Hammond escreveu: Uma revisão crítica dos livros do Padre Quevedo
Conclusão
A obra de Quevedo não é fácil de ser julgada. Por um lado, seus conhecimentos sobre a história da Parapsicologia parecem ser vastos e impressionantes. No entanto, há razões mais que suficientes para concluir que Quevedo utiliza tal conhecimento para justificar seus fortes preconceitos ideológicos e teóricos, os quais evidentemente guardam certo compromisso com determinadas doutrinas da Igreja Católica. Portanto há, justificativa suficiente para rotular o Pe.Quevedo não como parapsicólogo, mas sim como um autor proselitista que deseja impulsionar de maneira desmedida sua ideologia católica. De certa forma, vemos uma analogia entre Sir Arthur Conan Doyle e o Pe.Quevedo. Sir Conan Doyle tinha um grande conhecimento histórico da investigação psíquica (veja seu livro "The History of Spiritualism"), mas seu compromisso ideológico com o Espiritismo era de tal magnitude que dificilmente poderíamos defender que sua postura era a de um parapsicólogo: era mais um proselitista sofisticado e astuto.
Tratadistas como Gillispie (1958), Russel (1930) e White (1896) enfatizaram que a história da ciência conta com inumeros exemplos de como uma ideologia religiosa implacável e apaixonada como a de Quevedo costuma ser incompatível com o espírito cientifíco. Na ciência, as conclusões costumam expôr-se como tentativa e sempre tendo em conta a falibilidade que tanto Popper (1962) enfatizou. Para o Pe.Quevedo, no entanto, a ordem do dia são as declarações categóricas, a formulação de "leis" arbitrárias e a impaciência e o desdém ante autores e investigadores que defendem posturas diferentes às dele. É óbvio que seu proceder o desarraiga do campo da Parapsicologia científica.
Isto que assinalamos também tem sido notado por outros autores. Por exemplo, Hess(1987) indicou recentemente que " Oscar Gonzalez Quevedo reinterpretou a Parapsicologia dos Estados Unidos e da Europa à luz da doutrina da Igreja Católica… para obstaculizar as bases científicas do Espiritismo, da Umbanda e das religiões afro-brasileiras"(p.26).
Além disso, Rueda (1991) em um artigo recente no Journal of Parapsychology, faz o importante assinalamento de que Quevedo "tem usado a Parapsicologia como uma arma ideológica em uma briga para marcar sua perspectiva conceitual particular… De fato, para atingir suas metas, o Pe.Quevedo tem distorcido a Parapsicologia em seus livros, querendo, a maior parte do tempo, acomodar dogmas católicos à sua conveniência"(p.183).
Ainda que seja certo que a ideologia permeie toda atividade científica (Longino, 1990), no caso de Quevedo esta toma uma primazia quase absoluta, ficando marcadamente afastado em suas obras o espírito crítico, a falibilidade e a tolerância que deve caracterizar o esforço de toda pessoa que valorize a atividade científica (Popper, 1962). Em vez disso, no Pe.Quevedo encontramos o tratadista escolástico, que crê que a crítica e o trabalho de cadeira são suficientes para modelar uma determinada disciplina.
Neste artigo demonstramos, precisamente, as conseqüências nefastas que os compromissos ideológicos têm sobre o intelecto humano. O Pe.Quevedo, em seu entusiasmo por defender suas idéias particulares, demonstra pouco cuidado no momento de citar os textos, acomoda as citações à sua conveniência e, sobretudo, seu estilo e a maneira de apresentar casos e evidências o distanciam consideralvelmente de qualquer pessoa que de algum modo estime a Parapsicologia como uma disciplina científica.
É penoso dizer, mas o que poderia ter sido uma contribuição científica, de erudição, de análise rigorosa e imparcial, se converteu em um trabalho inconsistente, de credibilidade duvidosa, palpavelmente dogmático e onde o preconceito e o a priori personalista jogam uma parte tão proeminente.
Prof. Dr. Alfonso Martinez-Taboas*
Psicólogo Clínico Porto Riquenho,
Professor de Pós-Graduação em Psicologia
http://www.pesquisapsi.com/index.php?op ... ew&id=2265