Motivos que tornam alguém ateu!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

docdeoz escreveu: Começando no outono (setembro-outubro) do 457 a. C., quando entrou em vigência o decreto, as 69 semanas proféticas, ou 483 anos, chegam até o batismo de Jesús no ano 27 d. C.

69 semanas são 483 anos ?!
O que é uma "semana profética" ?

docdeoz

Re.: Motivos que tornam alguém ateu!

Mensagem por docdeoz »

Estou estudando as obras de Stephen Jay Gould-uma-a-uma! Estou ocupado agora! Até!
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Fernando Silva
Administrador
Contato:

docdeoz escreveu:http://foroadventista.com/index.php?PHP ... opic=612.0

Você está tentando entrar no pró-tem o básico, médio e avançado antes!

Você já deve ter percebido o que os foristas do RV pensam da Ellen G. White e suas maluquices.

O fim do mundo já não era para ter chegado? Várias vezes?

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
docdeoz escreveu: Começando no outono (setembro-outubro) do 457 a. C., quando entrou em vigência o decreto, as 69 semanas proféticas, ou 483 anos, chegam até o batismo de Jesús no ano 27 d. C.

69 semanas são 483 anos ?!
O que é uma "semana profética" ?

Caro Fernando,

- Trata-se de uma daquelas viagens malucas dos adventistas, se fosse você nem perderia meu tempo....
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Crente é crente e fica por aí...
Imagem

Xicao

Mensagem por Xicao »

Que isso, pirou??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon16:

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

docdeoz escreveu:
Fernando Silva escreveu:
docdeoz escreveu:12. Por isso eu lhe darei multidões como propriedade, e com os poderosos repartirá o despojo: porque entregou seu pescoço à morte e foi contado entre os pecadores, ele carregou os pecados de muitos e intercedeu pelos pecadores.

Você pode me explicar o que isto tem a ver com Jesus?
Aqui se fala de um homem, não do filho de um deus.
Depois que as coisas "aconteceram", é fácil interpretar as coisas conforme a conveniência.

Caro amigo,

Não foi dito que morreu?, como poderia usufruir o depojo do verso 12?

Ler Hebreus! :emoticon19:

E eu é que sei? Está na passagem que você citou como sendo profecia realizada!

Xicao

Re: Re.: Motivos que tornam alguém ateu!

Mensagem por Xicao »

docdeoz escreveu:http://foroadventista.com/index.php?PHPSESSID=ab2c93a7932468060c80bb36a2d11e5d&topic=612.0

SPAM, isto é um SPAM?????

Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Let me think for a while escreveu:Gostei deste "skipperj05". Não parece o Alfredão? :emoticon12:

Parece mesmo, Let (permita-me abreviar). E também parece normal que você simpatize com esse tipo de atitude, em virtude da conveniência e senso de oportunidade, presente em todos nós.

No entanto, alguma coisa foge ao lugar-comum. Alguma coisa não está muito de acordo com o padrão. É aí que o discreto alarme dispara. Fiquei impressionado com seu discurso sobre astrofísica em outro tópico. Tirando todo o palavreado técnico e específico, como os efeitos quânticos de Schwarzenegger, eu poderia ter dito tudo aquilo a um ateu. Possivelmente já o fiz, com minhas palavras, meu estilo, mas sem fugir à essência.

Eu nunca tentei provar nada a ninguém, desde que aqui cheguei, por dois motivos: primeiro porque acredito ser uma tarefa impossível e, segundo, porque não tenho interesse real nisso. Meu interesse neste fórum é bem mais modesto e começo a aceitar o fato de que até mesmo esse modesto objetivo escapa à possibilidade humana. Minha, pelo menos.

Eu vejo as pessoas, Let. Nada parecido com I see dead people. Elas estão bem vivas. Talvez, no máximo, dormindo. É uma visão que eu não posso compartilhar, mas sempre insisto em dizer “vá em frente! Tente!”. Bem, veja você mesmo:
Sim, sua curiosidade é o começo. Mas vai ficar só com ela? Sua curiosidade lhe é inútil se não ires adiante. Seja sincero consigo mesmo, alimente sua curiosidade e a sacie com PESQUISA

É disso que eu estou falando. É isso que eu estou vendo. E seria fascinante, se não tivesse fronteiras. Vejamos mais um pouco:
Agora, se não querem acreditar porque não "vemos", apenas captamos uns sinaizinhos do céu, então também não deveriam acreditar em tudo o que sabemos a respeito da constituição do nosso Sol e também de nossos planetas vizinhos.

Esse não é dos meus preferidos, dificilmente tomo esse atalho, mas contém alguma lógica. Podemos dar um passo melhor:
E se o que você acha que é lógica é o que aporta seu pensamento, então por favor nunca tente estudar algo mais elementar sobre cosmologia, relatividade ou física quântica.

Eu nem saberia mais como falar de lógica sem repetir uma idéia. Até com o Alfredão eu já tentei (ele não respondeu) em tempos pré-históricos. Tentei com muitos outros. Pena que você não estava por aqui. O texto a seguir, eu também já usei:
Pois a sua lógica verá contradições em todo o lugar para onde dirigires teus olhos.

Mas nada foi tão perfeito quanto isto:
Sua lógica baseada no senso comum de apreensão do que convencionamos chamar de fenômenos físicos é seu pior inimigo

Sem ironias, fico emocionado. São coisas assim que ainda me fazer apostar neste fórum.

E, claro, para não perder o mau hábito de ser chato, faço minhas suas palavras:

Ser cético sobre algo cujos princípios explicativos subjacentes se desconhece não é ceticismo. É outra coisa.

Pois é, Let, que você é um cara inteligente, ninguém duvida. Mas você demonstrou mais que isso, quando eu esperava apenas inteligência. Infelizmente, por força da conveniência, você dá seu aval silencioso a coisas como estas:
por constatar o nível de idiotices, imbecilidades e boçalidades

Quando vi que a estupidez e ignorância eram os pontos em comum entre todos os teístas

casos terminais de idiotice e imbecilidade

da nossa auto-conceituada superioridade filosófica

abandonando as múmias ao limbo de seus túmulos

Se fizéssemos um apanhado de todas as minhas participações no RV, seria fácil perceber que sempre fui mais incisivo com os religiosos do que com os ateus. Existem ateus aqui que conquistaram minha admiração eterna, mas o joio é onipresente. Nunca nos livraremos dele. Eu simplesmente ignoro (como farei com a maioria dos novos foristas a partir desta postagem – chamo a isso de bom senso).

Com os teístas eu tenho mais dificuldade de ficar indiferente. Talvez porque quando eles dizem bobagens indiretamente respingue em mim. Faz algum sentido, ou não? A mente humana é fortemente atraída pela máxima que diz “por um, pagam todos”. Exceções à parte, é assim que funciona. Eu me protejo quando não apoio aquele que renuncia à razão, seja ateu ou teísta. Puxar brasa para minha sardinha é menos importante do que sentir-me lúcido e em paz com minha consciência. Sou daqueles que se sentem esmagados quando traem a si mesmos.

Do outro lado, a lógica parece ser outra. Tudo é aceito. Tudo é bem vindo. Desde que engrosse suas fileiras, está recrutado. Pouco ou nenhum filtro é utilizado e, no máximo, fecham-se os olhos aos excessos. “Eu não faço, mas deixem que façam, é bom para a causa”. Mais ou menos assim. Será que é bom? Muito questionável. Para mim, garanto, não seria, e tenho provado isso.

Não quero que pareça uma reclamação, mas este fórum está cada dia mais distante do ambiente que, há dois anos, me deixou fascinado. A ponto de, pela primeira vez, tomar a decisão de participar de debates virtuais. Cara, era incrível. Eu cheguei aqui por acaso, por acidente e, durante dias, não conseguia desgrudar os olhos dos debates acirrados e inteligentes. Era quase uma hipnose. Aí resolvi entrar na briga e o resto vocês já sabem.

Sinto muita falta da sabedoria do Flávio Costa. O Acauan, embora tenha nos brindado com mais um de seus inigualáveis textos, anda meio sumido também. Tranca, Abmael, Res, Bruno, Lígia, Alter, entre outros da velha guarda, estão por aí, mas com participações mais acanhadas, mais rarefeitas. É como se o brilho tivesse diminuído. Era ofuscante. Jovens-gênios como o Samael e o Cabeção, por exemplo, estão mais focados em política, economia, assuntos que sempre orbitaram este espaço, mas não com tanta expressividade. Não está errado, não é uma recriminação, mas por essas e outras vão-se abrindo lacunas irreparáveis na formidável arena que um dia foi o Religião é Veneno. E para quem não abre mão de provas, a prova de que é irreparável está aí, diante de vossos olhos, em tópicos como este, em palavras e pessoas lamentáveis.

Pronto, perdi o rumo. Eu estava falando com o Let e viajei. Voltando a pisar no chão, eu gostaria de encerrar com este último comentário.

Let me think for a while, se e apenas se, você achar que tudo o que eu falei (bem lá em cima, claro) tinha a intenção, e a ilusão, de fazê-lo “aceitar” uma idéia, qualquer idéia, digo, esperando não ofendê-lo, que você não entendeu suas próprias palavras.

Cordiais saudações e, aos “outros”, até nunca mais.

Sim, eu entendi minhas palavras, Avatar.

Quando dizemos algo, isto pode (e normalmente é) usando para se produzir um estereótipo indissociável ao sujeito. Embora não consigamos nos ver livres disto, é sempre interessante mantermos uma atitude de pronta recionalização dos atos e respostas de nossos colegas. Geralmente não conseguimos manter uma coerência explícita inquebrantável ao longo de nossas exegeses. E, por certo, pode ter certeza que é o que acontece por aqui. Muito do que digo pode ser facilmente utilizado contra as idéias (supostamente) racionais que defendo, justamente na medida em que aumenta o nível de confiança em evidências que não podemos, jamais, tomar como provas. Mas acredito que a fé que eu tenho em evidências não sensoriais diretas (sinais de rediotelescópios, por exemplo), evidentemente associadas a uma teoria bem fundamentada, difere da fé cultural, passada via cultura popular, propalada pela maioria absoluta dos crentes que conheço. Quando digo que "gostei" do cara, por favor não entenda como uma identificação total com todas as idéias do sujeito, assim como não concordo com muito do que disse Paul Feyerabend, por exemplo, apesar de ser um grande admirador de suas (muitas outras) boas idéias. Os ataques pessoais e comentários generalistas que geralmente (quase todos) propalamos certamente (pelo menos no meu caso, garanto-lhe) serão retificados frente a diálogos mais bem pensados e melhor organizados. Apenas me divirto com muito do que é dito aqui, e com muito do que digo aqui. No mais, saibas que, embora fervorosamente ateu, militante até o osso, só partirei para as considerações meramente pessoais (falácias ad hominem, etc.) por pura falta de necessidade de manter as coisas sempre impessoais e sérias demais. Quando do momento certo, as idéias, e apenas estas, ter-me-ão valia. E, nestes momentos, sei mais do que ninguém, que meus argumentos lógicos são argumentos contra mim mesmo! Contra minha fé em não haver um deus, contra minha idéia de mundo livre de misticismos. Minha ciência é, de certa forma, um grande misticismo. Mas que me vale de modos diferentes, com critérios de validação diferentes. Aqui, neste momento, reconheço que existem pessoas (não sei se és uma delas) deístas, ou teístas, com um bom nível de argumentação lógica, e com muita inteligência e conhecimentos para nos passar. Apenas, há de concordar comigo, estes são uma minoria que confirmam a regra: crentes não questionam, crentes não pensam metodicamente de forma crítica. Aos (poucos) outros, estarei sempre disposto a uma fanta no bar (ia falar cervejinha, mas não bebo! :emoticon19: ) Abraços cordiais, e espero que não desistas de nós! :emoticon12:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Let,

Eu havia dito que “onde eu esperava apenas inteligência, você demonstrou algo mais”. Eis o grande diferencial entre reivindicar racionalidade e coerência, amparado em coisa alguma, e SER de fato racional e coerente. A evidência mais gritante é que você não precisa de propaganda, o empirismo lhe basta. Também podemos inferir, desse episódio, que propagandas e reivindicações não seriam necessárias se as tais auto-proclamadas qualidades não fossem mais do que ilusões alimentadas pela necessidade de adorar o espelho.

Fiquei com muita vontade de comentar seu texto. Comentar apenas, nada parecido com refutar. Deixo a refutação sistemática para quem dela é servo. Além do quê, em seu texto não cabem ressalvas.

No entanto, aprendi, ou melhor, estou aprendendo que um momento de excelência é melhor conservado com o silêncio. O falatório desnecessário apenas roubaria a atenção que merecidamente lhe cabe. E já quase caindo nessa armadilha, encerro esta resposta com a satisfação de constatar que não me enganei com você.

Um cordial e sincero abraço.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Samael escreveu:Avatar, não sei quanto ao Vitor, mas eu REALMENTE me enchi dos lugares comuns e conservadorismos filosófico e científicos em que caem boa parte (eu diria grande parte) os ateus que conheço. Até comentei isto com o Azathot (Manuel) noutro dia: o movimento ateísta, enquanto ente organizado, é ótimo para combater a laicização do Estado e o abuso de poder de determinados grupos que falam em nome da religião. Mas, a nível pessoal, o movimento é raso como um rasgo de neo-positivistas se "considerando" no topo e uma cadeia moral por não acreditarem num "Deus malvado e parcial".

E eu também tenho interesses mais atuais que fogem muito a essa questão da religiosidade, que eu prefiro atualmente deixar ao âmbito pessoal de cada um. Até porque, opinião religiosa é algo irrelevante ao caráter, normalmente.

Abraços.

Eu te entendo, Sama. Liga, não. Foi um momento de saudosismo. Talvez eu esteja em uma fase que não mereça muita atenção. Espero que você não tenha encarado minha referência a você e a outros colegas como uma crítica. Não foi e nem poderia ser. Onde existiu crítica, não dei margem a dúvidas. Eu ia comprar uma briga MUITO maior, mas consegui (pelo menos por enquanto) aquietar o ego. É sempre uma luta interna e eu estou me esforçando para não perder essa. Conheço meu maior inimigo e travo batalhas sangrentas com ele, vez ou outra.

Espero que você não se aborreça comigo. Um grande abraço.

De jeito e maneira. Só me sentir no dever de esclarecer minha posição aqui, visto que você pareceu esperar algo da minha posição enquanto forista. Posição esta da qual abdico com facilidade em prol de outros que considero muito maiores do que eu.

E, não se preocupe, a briga que você está pensando em comprar aqui, eu compro ali fora mesmo, diariamente, no preconceito cotidiano de uma esquerda burra, reacionária e preoconceituosa ou de uma teórica direita ainda mais conservadora, associada a movimentos de caráteres ultra-religiosos e intolerantes.

É essa mediocridade crônica no "dar opiniões", que muita gente faz que mostra onde nós podemos nos fortalecer. Colocando idéias, sustentando posições que consideremos corretas, sendo otimistas, falando o que pensamos de acordo com a situação para que não tenhamos possibilidades de ferir alguém inocente.

A crítica que você está fazendo, eu endosso. E endosso faz um bom tempo. Não se preocupe em achar que aborreceu alguém que concorda contigo acerca de toda a questão.

Abraço!

skipperj05

Mensagem por skipperj05 »

LET ME THINK A WHILE,

"Gostei deste "skipperj05". Não parece o Alfredão?"

Quem é o Alfredão?
"o homem não aceita estar só. Por isso quer acreditar que alguém o olha, o observa, por ele se preocupa ou até mesmo ilumina seu caminho, e assim, usando a imaginação, criou a religião: uma ponte, um cordão umbilical que o une ao cosmos. Acreditando cegamente na "ponte" religiosa caminha boa parte da humanidade, aos trancos e barrancos, tropeçando em completa escuridão enquanto aguardam a luz prometida.”
Aleixo Belov

skipperj05

JEANIOZ,

Mas eu sou anti-semita! Assim como anti-espiritismo, anti-budismo, anti-cristianismo, anti-islamismo, anti-umbandismo, etc. É apenas uma dentre as diversas religiões contra as quais eu me degladio...

Quando você é contra o judaísmo, as pessoas geralmente entendem que você é contrário a um povo. Mas os judeus não são um povo, na completa acepção da palavra. Assim como os evangélicos se auto-denominam "o povo de deus", os judeus forjam sua unidade somente em cima da religião deles. Não existe unidade étnica ou cultural, lingüística ou histórica. A única coisa que os dintingue é professarem a mesma religião, a qual, inclusive, foi definida como racista pela própria ONU, apesar dos esforços estadunidenses. O motivo dessa "eterna aliança" estadunidense com a causa semita é por terem uma influentíssima colônia judia, muito poderosa em Wall Street, e por serem os Israelitas a "cabeça-de-ponte" dos interesses estadunidenses no oriente médio. Uma base avançada para seus interesses colonialistas na região.

Se eu quiser me casar com uma judia, devo me converter ao judaísmo, como "conditio sine qua non". Esta é uma exigência das famílias judias mais ortodoxas. Agora, teria eu me tornado menos brasileiro para ser judeu? As minhas origens se transmutariam magicamente? Os meus antepassados portugueses, negros, índios ou seja lá o que forem teriam desaparecido do meu sangue, por obra de Javeh?

Então concluímos que o judeu não é um povo, mas sim conjunto de pessoas que professam o judaísmo...
"o homem não aceita estar só. Por isso quer acreditar que alguém o olha, o observa, por ele se preocupa ou até mesmo ilumina seu caminho, e assim, usando a imaginação, criou a religião: uma ponte, um cordão umbilical que o une ao cosmos. Acreditando cegamente na "ponte" religiosa caminha boa parte da humanidade, aos trancos e barrancos, tropeçando em completa escuridão enquanto aguardam a luz prometida.”
Aleixo Belov

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

skipperj05 escreveu:JEANIOZ,

Mas eu sou anti-semita! Assim como anti-espiritismo, anti-budismo, anti-cristianismo, anti-islamismo, anti-umbandismo, etc. É apenas uma dentre as diversas religiões contra as quais eu me degladio...

Quando você é contra o judaísmo, as pessoas geralmente entendem que você é contrário a um povo. Mas os judeus não são um povo, na completa acepção da palavra. Assim como os evangélicos se auto-denominam "o povo de deus", os judeus forjam sua unidade somente em cima da religião deles. Não existe unidade étnica ou cultural, lingüística ou histórica. A única coisa que os dintingue é professarem a mesma religião, a qual, inclusive, foi definida como racista pela própria ONU, apesar dos esforços estadunidenses. O motivo dessa "eterna aliança" estadunidense com a causa semita é por terem uma influentíssima colônia judia, muito poderosa em Wall Street, e por serem os Israelitas a "cabeça-de-ponte" dos interesses estadunidenses no oriente médio. Uma base avançada para seus interesses colonialistas na região.

Se eu quiser me casar com uma judia, devo me converter ao judaísmo, como "conditio sine qua non". Esta é uma exigência das famílias judias mais ortodoxas. Agora, teria eu me tornado menos brasileiro para ser judeu? As minhas origens se transmutariam magicamente? Os meus antepassados portugueses, negros, índios ou seja lá o que forem teriam desaparecido do meu sangue, por obra de Javeh?

Então concluímos que o judeu não é um povo, mas sim conjunto de pessoas que professam o judaísmo...

Bem, se você é anti-teísta, isso é um problema seu, com todo o respeito. :emoticon16:

Ser anti-teísta significa que você não gosta de tudo que envolve religião, ou seja, seus ensimamentos, seus seguidores, seus líderes... enfim, tudo mesmo!

Não me considero nessa categoria pois não guardo tanto rancor assim dos religiosos. Minha filosofia de vida é tolerar e respeitar a tudo e a todos, inclusive religiões, desde que tudo isso não traga nenhum tipo de prejuizos a sociedade, como intolerância, desrespeito ou crimes, por exemplo.

O problema é quando a religião ou seus representantes não cumpram com essa única condição simples. Então denuncio o aspecto específico da religião que causa o problema - mas não toda a religião. Não podemos generalizar -...

Quanto ao anti-semitismo ser algo contra um povo ou não, isso não importa. Isso é intolerância, desrespeito e ódio a um grupo de pessoas. Então não é nada do que eu possa querer incorporar ao meu caráter.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

skipperj05

"Infelizmente, por força da conveniência, você dá seu aval silencioso a coisas como estas:

"por constatar o nível de idiotices, imbecilidades e boçalidades"
"Quando vi que a estupidez e ignorância eram os pontos em comum entre todos os teístas"
"casos terminais de idiotice e imbecilidade"
"da nossa auto-conceituada superioridade filosófica"
"abandonando as múmias ao limbo de seus túmulos"

Sinto muito se a generalização que fiz foi ofensiva para você. Realmente eu também não gosto de generalizações, pois tendem juntar os diferentes em um mesmo balaio, nivelando-os por baixo.

Mas entenda que fui criado e recebi minha formação religiosa em um subúrbio carioca, bairro com imensa colônia portuguêsa e, desta forma, local onde dificilmente encontraria livres pensadores, pessoas mais cultas, homens e mulheres de ciências ou, pelo menos, com a mente mais aberta. Sendo filho de um dentista e professor de biologia, classe média baixa, logicamente que na minha adolescência tinha mais acesso a livros e informações do que os demais colegas do curso de catecismo, pelo que ficar chocado com as concepções cosmogênicas e biogênicas lançadas por eles, que tinham apenas as formulações cristãs como fonte de informação. Assim, quando falei em boçalidades, me referia àquelas cometidas por meus colegas de adolescência, no longínquo bairro de Vista Alegre, onde fui criado.
Hoje conheço teístas cultos e com bom nível de formação tecnológica e, apesar de não acreditar nos deuses que eles cultuam, os respeito.

Quando mencionei que a estupidez e ignorância eram pontos em comum entre teístas, também me referia aos meus colegas de adolescência e não necessariamente extendendo a todos os teístas que conheci desde então que, como disse, alguns são por mim considerados pessoas sérias e cultas.

Os "casos terminais de imbecilidade" é dirigido especificamente ao DOCDEOZ que, você mesmo há de admitir, teve a desfaçatez de generalizar os motivos pelos quais uma pessoa seja atéia, como "dor de cotovelo". Se minha opinião a respeito do DOCDEOZ te ofende, sinto muito, mas assim penso.

Quando falo em auto-conceituada superioridade filosófica estou sendo até humilde, pois deixo implícito que nós nos achamos superiores filosoficamente, o que implica que pode não ser necessariamente verdadeiro. Bem diferente das certezas eternas dos teístas, expressadas por um palestino sacana e barbudo.

Quanto à sua despedida, até nunca mais para você também!
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Aleixo Belov

skipperj05

JEANIOZ,

"...Não me considero nessa categoria pois não guardo tanto rancor assim dos religiosos..."

Eu também não tenho rancor dos religiosos pessoalmente,apenas combato as idéias teístas, a meu ver meras tolices mitológicas. Vejo os religiosos como vítimas de uma lavagem cerebral perpetrada desde a mais tenra infância pela família e pela sociedade, com o fim precípuo de "domesticar" o homem a pensar apenas de acordo com as conveniência do "status quo".

"...respeitar a tudo e a todos, inclusive religiões, desde que tudo isso não traga nenhum tipo de prejuizos a sociedade, como intolerância, desrespeito ou crimes..."

Mas a meu ver as religiões prejudicam as sociedades como um todo, pela seu obscurantismo científico, sempre refratários aos avanços da medicina; pelos seus dogmas morais, eminentemente preconceituosos (homofóbicos, por exemplo) e impeditivos da felicidade calcada na realidade. Se toda e qualquer religião deve necessariamente obedecer pelo a um dogma (a existência divina), lógico que é necessariamente intolerante para com os não-crentes, para com os que desacreditam de seus dogmas específicos. Assim, pretender uma religião baseada na tolerância é um paradoxo...

"Isso é intolerância, desrespeito e ódio a um grupo de pessoas."

Você novamente me entendeu errado. Não tenho ódio aos judeus (aliás tenho bons amigos judeus). Mas não respeito suas religiões, a meu ver mitológicas como qualquer outra, e muito menos os desrespeito como pessoas. Como você pode misturar tanto, conceitos que não guardam relação entre si e que deveriam ser claros?
Aleixo Belov

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

skipperj05 escreveu:JEANIOZ,

"...Não me considero nessa categoria pois não guardo tanto rancor assim dos religiosos..."

Eu também não tenho rancor dos religiosos pessoalmente,apenas combato as idéias teístas, a meu ver meras tolices mitológicas. Vejo os religiosos como vítimas de uma lavagem cerebral perpetrada desde a mais tenra infância pela família e pela sociedade, com o fim precípuo de "domesticar" o homem a pensar apenas de acordo com as conveniência do "status quo".

"...respeitar a tudo e a todos, inclusive religiões, desde que tudo isso não traga nenhum tipo de prejuizos a sociedade, como intolerância, desrespeito ou crimes..."

Mas a meu ver as religiões prejudicam as sociedades como um todo, pela seu obscurantismo científico, sempre refratários aos avanços da medicina; pelos seus dogmas morais, eminentemente preconceituosos (homofóbicos, por exemplo) e impeditivos da felicidade calcada na realidade. Se toda e qualquer religião deve necessariamente obedecer pelo a um dogma (a existência divina), lógico que é necessariamente intolerante para com os não-crentes, para com os que desacreditam de seus dogmas específicos. Assim, pretender uma religião baseada na tolerância é um paradoxo...

"Isso é intolerância, desrespeito e ódio a um grupo de pessoas."

Você novamente me entendeu errado. Não tenho ódio aos judeus (aliás tenho bons amigos judeus). Mas não respeito suas religiões, a meu ver mitológicas como qualquer outra, e muito menos os desrespeito como pessoas. Como você pode misturar tanto, conceitos que não guardam relação entre si e que deveriam ser claros?

Vejo que você considera o conceito de "ser contra" mais amplo do que o meu conceito sobre isso.

O problema é justamente esse: ser "contra" pode expressar níveis diferentes de tolerância, e por isso eu evito usar esse termo já pensando na pior interpretação possível disso.

Sim, a religião tem defeitos que eu também combato, mas eu evito a posição "a religião deve ser eliminada", pois isso seria assumir a intolerância de muitos líderes religiosos, e eu me tornaria aquilo que eu mais odeio...

Se a religão tem defeitos, temos que combater especificamente esses defeitos, e não toda a religião como um todo, pois essa generalização pode ferir aspectos bons e pessoas inocentes.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Tudo bem, Skipperj05, deixa pra lá. Foi um momento de mau humor. Eu deveria estar acostumado às ofensas. Leio-as todos os dias. O problema é que, às vezes, estamos mais suscetíveis. No dia seguinte eu acabo esquecendo.

Não há porque levar uma bobagem dessas adiante.

skipperj05

OK! Sem ressentimentos...
Aleixo Belov

Dick

Mensagem por Dick »

skipperj05 escreveu:LET ME THINK A WHILE,

"Gostei deste "skipperj05". Não parece o Alfredão?"

Quem é o Alfredão?

Alfredo Bernacchi (o nome é este mesmo, ele não se esconde!), antigo freqüentador do ReV, escritor polivalente e proselitista ateu ferrenho. Mas gente fina. :emoticon19:

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.phtml?user=Alfredo
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

skipperj05

Vlw...
Aleixo Belov

Xicao

Mensagem por Xicao »

quanto romantismo nesse tópico....

skipperj05 loves Avatar...
and Avatar loves Skipperj05....
and so long....

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

skipperj05

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Aleixo Belov

Trancado