docdeoz escreveu:E é evidente que o gráfico tem tudo a ver, pois foi feito por Stephen Jay Gould, junto com o TEXTO!
Você sabe citar e explicar a Segunda Lei da Termodinâmica?
Let me think for a while escreveu:"Nasci numa família evangélica e tive uma educação religiosa. Por isso, minha visão de mundo é construída sobre os pressupostos de que o mais fundamental é a existência de um Deus que é o criador de todas as coisas".
Nada mais precisaria ser dito na entrevista.
NadaSei escreveu:Você não estão sendo justos com a doutora.
Ela não falou nada absurdo, tem inclusive um ceticismo quanto ao evolucionismo que todo evolucionista deveria ter... Mais ainda aqueles que não são evolucionistas mas acreditam na teoria da evolução.
Tudo bem que ela é criacionista... mas isso não basta para querer desmerecer a entrevista dela, ela foi bastante ponderada e sensata ao falar sobre o tema.
docdeoz escreveu:A teoria da seleção natural constitui uma transferência criativa, para a biologia, do argumento básico de Adam Smith a favor de uma economia racional: o equilíbrio e a ordem da natureza não surgem de um controle externo mais elevado (divino) (...) mas sim a partir da luta entre indivíduos... O Polegar do Panda, p. 56, Stephen Jay Gould, Martins Fontes, 2004
Me chamar de mentiroso é dose...
E é evidente que o gráfico tem tudo a ver, pois foi feito por Stephen Jay Gould, junto com o TEXTO!
o anátema escreveu:Acho que as influências mais significativas para Darwin foram a seleção artificial e Malthus. Além de todo interesse na biologia e as conversas com os outros relacionados na área. Não me lembro de referências a Adam Smith. Acho que apenas depois uns outros fizeram. A primeira vez que ouvi a relação foi por comunistas anti-darwinistas.
o anátema escreveu:O que até me leva a perguntar em que Darwin teria influenciado Marx exatamente. No que a ancestralidade comum universal e criação de adaptações por seleção natural embasa a idéia de que o estado devesse ser dono de tudo e etc?
Acho que Marx quis dedicar a Darwin a segunda edição do "das kapital", e parece que via alguma relação da seleção natural com a luta de classes, talvez como uma forma de validação (falácia naturalista).
o anátema escreveu:Ao mesmo tempo em que superou em algo minhas expectativas, não é de forma alguma algo realmente bom o fundamentalismo. (...)E ela não tem ceticismo quanto à evolução, mas fé no fundamentalismo, o que são coisas bem diferentes. Ela duvida do que a ciência, o que as evidências apontarem como verdadeiro, de acordo com o que não combinar com um dado grau em que ela acredite na literalidade duma estória escrita por povos antigos,(...)
Hades escreveu:docdeoz escreveu:A teoria da seleção natural constitui uma transferência criativa, para a biologia, do argumento básico de Adam Smith a favor de uma economia racional: o equilíbrio e a ordem da natureza não surgem de um controle externo mais elevado (divino) (...) mas sim a partir da luta entre indivíduos... O Polegar do Panda, p. 56, Stephen Jay Gould, Martins Fontes, 2004
Me chamar de mentiroso é dose...
E é evidente que o gráfico tem tudo a ver, pois foi feito por Stephen Jay Gould, junto com o TEXTO!
E...
acontece que os principios económicos sao uma metáfora tao boa em evoluçao... que é naturalmente aplicada. O que nao invalida a teoria. E a critica de Gould ao chamado ultraDarwinismo está derrotada. A derrota foi explicada em "A ideia perigosa de darwin" de Daniel Dennett. Parece que é tudo equivoco... e Gould e os ultradarwinistas falam a mesma coisa. O que acontece é que os "ultradarwinistas" gostam de analogias e partem sempre do principio que algo tem uma funçao. Entao investigam partindo da ideia que a natureza tem uma espécie de racionalidade e que as caracteristicas da vida tem ujm "sentido"... mas muitas vezes concluem que nao é adaptaçao mas uma exaptaçao no sentido de Gould... uma coincidencia que se tornou universal.
Hades escreveu:Stephen Jay Gould não é diferente de Dawkins... apenas tem a mania da exaptação...
NadaSei escreveu:o anátema escreveu:Ao mesmo tempo em que superou em algo minhas expectativas, não é de forma alguma algo realmente bom o fundamentalismo. (...)E ela não tem ceticismo quanto à evolução, mas fé no fundamentalismo, o que são coisas bem diferentes. Ela duvida do que a ciência, o que as evidências apontarem como verdadeiro, de acordo com o que não combinar com um dado grau em que ela acredite na literalidade duma estória escrita por povos antigos,(...)
Pois é Anátema, mas você não concluiu isso pela entrevista dela, mas pelo fato dela ser "criacionista".
Independente de qualquer coisa, ela não me pareceu ser fundamentalista em seu dialogo, foi até bastante moderada e racional.
Eu não me surpreenderia no ceticismo dela ser em parte legitimo, mesmo que ele tenha sido em um primeiro momento impulsionado pela crença no criacionismo.
Ela não me parece ter em nenhum momento feito uso daquele céticismo dogmático burro que diz:"Não importam essas provas, se contraria o criacionismo e a bíblia, então não acredito e sou cética quanto a isso".
docdeoz escreveu:O fato é simples-Darein apropriou-se criativamente de Adam Smith-sejamos sinceros-não atingiu a Evolução através dos dados!
Walace já tinha idéia antes...
Azathoth escreveu:Os criacionistas adoram denegrir Darwin de todas as formas que conseguem: o Sodré já chamou-o de alcóolatra, a ICR tem um artigo sobre suas possíveis doenças mentais, é claro que todos amam fazer a conexão com o "primo nazista" Galton e os puxa-sacos do Dembski também adoraram ter encontrado um trecho na autobiografia de Darwin onde o mesmo alegou ter maltratado um cachorrinho quando criança.
Azathoth escreveu:Os criacionistas adoram denegrir Darwin de todas as formas que conseguem: o Sodré já chamou-o de alcóolatra, a ICR tem um artigo sobre suas possíveis doenças mentais, é claro que todos amam fazer a conexão com o "primo nazista" Galton e os puxa-sacos do Dembski também adoraram ter encontrado um trecho na autobiografia de Darwin onde o mesmo alegou ter maltratado um cachorrinho quando criança.