clara campos escreveu:Curiosos mencionares o PNA, pois tomei conhecimento dele numa aula de evolução (embora não tenha encontrado nada acerca em bibliografia académica convencional) em que a professora o apresentou como um hipotético precursor do RNA.
Contudo, se ele não existe expontaneamente na natureza, o que nos leva a crer que terá existido??
É certo que não podemos afirmar com certeza que não existe, apenas que nunca foi encontrado, mas... u got the point?
Eu não estou a par de como o PNA entra no "RNA world", mas o que eu posso dizer é que não devemos esperar que várias dessas biomoléculas surjam espontaneamente diante de nossos olhos porque as condições abióticas que permitem que as mesmas surjam não existem mais - o mundo está cheio de microorganismos oportunistas, na esperança de quebrar todos os compostos orgânicos grandes que encontrarem pela frente.
Entretanto, pelo que já li de origem da vida, parece ser relativamente comum propor estruturas precursoras que não acompanham mais a célula se a suposição da existência das mesmas for uma necessidade para se explicar que tipo de estruturas existem hoje. É mais ou menos como os guindastes e alicerces que são utilizados para se construir um prédio, estes são eliminados quando o edifício está pronto mas ainda sim precisamos supor que eles existiram no passado.