Xicao...
Nossa... Vixi... putz... o que dizer? estou inconformado com seus posts...
Você fala EXATAMENTE igual a teístas crentes que dizem que ateismo é uma doutrina sem Deus e depois citam o comunismo como prova da imoralidade do ateismo...
O raciocinio é o mesmo, só que você inverte e fala sobre teístas.
Xicao escreveu:nem todos seguem, mas os que assumidamente não seguem no fundo desconfiam da idéia de existencia de um deus.....
o primeiro passo para a descrença é não seguir nenhuma cartilha.....
Essa frase é semelhante aquela de teísta sobre os ateus não serem realmente ateus...
Depois seguem postando frases de ateus no momento da morte.
Seu raciocínio é igualzinho o desses crentes.
Xicao escreveu:A fé precisa ser reforçada e ratificada a cada dia. Sem a igreja ou sacerdotes para insistir na fé, ela acaba.... rápidamente ou lentamente....
Eu sou teísta e religioso praticante, inclusive sou celibatário... pratica extremamente rara entre teístas.
Surpresa, não tenho religião nem baseio minha moral nisso.
Sou cético e estudo "religiões" (no plural), ou seja estudo religião comparada e pratico os ensinamentos de Buda, Cristo, Lao Tsé e outros...
Como disse... sou cético, duvido e questiono tudo e não tenho "fé" em nada, procuro comprovar pessoalmente tudo o que posso.
Isso significa que:
1- Religião não depende de fé.
2 - Religião não depende de "seitas" ou "igrejas" com "pastores" ou "gurús" para ser praticada... basta o estudo dos textos.
3 - Ser teísta ou mesmo ser "religioso" (já que essas são duas coisas MUITO diferentes), não depende de nada disso que você disse, nem mesmo de uma religião especifica.
Xicao escreveu:daí pra frente, vai se tornando cético até o dia em que se descobre que não mais se crê em mitologia......
Pois é... sou cético e não acredito em mitologia...
Felizmente a religião tem muito mais a oferecer que mera mitologia.
Xicao escreveu:Engana-se quem acha que deixar de ter uma religião não leva a descrer em deuses.... è só o começo da incredulidade abandonar os credos....
Grande parte dos teístas que se dizem pertencentes a uma religião ou mesmo a uma seita especifica, não são praticantes e não seguem os dogmas ou a moral dessas instituições.
Ser teísta é acreditar em Deus, só isso.
Existem teístas de todo tipo.
Teístas sem religião com os mais diversos tipos de "moral".
Teístas cristãos que baseiam sua moral em uma "seita" especifica.
Teístas judeus, hinduistas, budistas, xintoistas, satanistas, bruxo, ocultista, etc...
É uma infinidade de tipos de teistas com uma infinidade de conceitos morais diferentes.
Existem inclusive teístas que caiem em seitas que pregam coisas como: "As mães deve masturbar seus filhos de qualquer idade até eles dormirem."
"As garotas devem transar com outros homens e passar a mensagem de Deus, assim se consuma a santa prostituição".
"Para saber que Deus te ama, basta ir para cama com alguém".
Ou seja, existe todo tipo de teísta.
Inclusive teistas religiosos como eu, que não são pertencentes a nenhuma religião.
Se você vier discutir "moral" comigo... vou te deixar chocado e de pau duro.
Isso é igualzinho a ser ateu, a única diferença é que o ateu não acredita em Deus.
Um ateu pode inclusive seguir uma religião.
Um ateu pode ser Budista, por exemplo.
Pode também seguir e basear sua moral no taoismo, confucionismo, ou em qualquer religião, filosofia ou doutrina que julgue como sendo uma boa "filosofia de vida".
Ateismo e teismo não são doutrinas, religiões, filosofias de vida ou qualquer coisa do tipo e, não possuem qualquer tipo de moralidade ou imoralidade embutida.