Mulheres são frágeis.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Mulheres são frágeis.

Mensagem por Apocaliptica »

27/05/2007 - 08h01

Estudo cubano indica "fórmula" para viver mais de cem anos

da Efe, em Havana

Ser mulher, cultivar algum tipo de prática espiritual e ter hábitos sadios são alguns dos fatores que trazem mais possibilidades para a superação da barreira dos cem anos de vida, ao menos em Cuba, de acordo com um estudo divulgado nesta sexta-feira em Havana.

A Agência Nacional de Idosos e Serviço Social apresentou os resultados de uma pesquisa realizada com 270 pessoas de cem ou mais anos em Havana, como parte de um trabalho sobre o grupo, que ainda está em fase de execução.

Os resultados do estudo, que começou a ser elaborado em 2005, revelam que dos 270 centenários da capital cubana, 210 são mulheres e que, entre outros aspectos, a maior parte não fuma, não bebe álcool, mantém hábitos sadios e cultiva algum tipo de prática espiritual.

O trabalho revela também que a maior parte dos centenários --256-- vive em companhia de alguma pessoa. Segundo o diretor da agência, Alberto Fernández, o estudo pode servir de modelo para pesquisas em outras regiões de Cuba, embora ainda faltem três Províncias para completar o perfil dos mais de mil cubanos que superaram os cem anos de idade.

Cerca de 12 dos entrevistados destacaram a importância de encontrar "alegria para viver", de manter uma encorajada interação social recebendo visitas, conversando com amigos e familiares, de permanecer ativo e de se sentir querido.

"Me propuseram casamento aos 70 anos, imagine você", disse à agência Efe Enriqueta Herrera, uma cubana de 105 anos com oito tataranetos, que, a esta altura, diz que já descartou a possibilidade de ter um namorado.

Enriqueta cuida de seu coração desde 1989 com medicamentos sob prescrição médica. Ela

lembra que seu filho mais velho morreu aos 83, após ter sido "sempre muito mulherengo".

"Eu tomo meu remédio todos os dias às cinco da manhã, bebo uma taça de vinho no almoço e fumo um charuto por dia", afirma.

Ela diz, no entanto, que sempre manteve uma alimentação saudável, que tomava emulsões a base de fígado de bacalhau e que quando era mais jovem costumava ingerir, uma vez por semana, um medicamento "para limpar o intestino".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 0016.shtml

31/07/2006 - 11h54

Itália tem mais de 10 mil idosos com idades acima de 100 anos
da France Presse, em Roma

Mais de 10 mil pessoas com mais de 100 anos, a maioria mulheres, vivem na Itália, um dos países com população de maior longevidade do mundo, revela nesta segunda-feira o jornal econômico "Il Sole 24 Ore", baseando-se em estatísticas oficiais.

Segundo cifras do Instituto de Estatísticas Nacional (Istat), um total de 10.441 pessoas com mais de 100 anos vive na Itália, entre elas 8.633 mulheres e 1.808 homens, em uma população de 58 milhões de habitantes.

O maior número de idosos centenários vive na cidade de Trieste (nordeste), com 38,8 pessoas por 100 mil habitantes, e no porto de La Spezia (noroeste), com taxa de 37,3. A porcentagem mais baixa se registra em Matera (sul), com 6,9.

Há anos a ilha italiana de Sardenha, no Mediterrâneo, é conhecida como o lugar onde vivem os idosos mais velhos da península. A italiana mais velha hoje é Raffaela Monni, de 108 anos. O italiano Giovanni Carta, de 107 anos, também da Sardenha, é o homem mais velho. Os dois residiram a vida toda na ilha.

Antonio Todde, também da Sardenha, entrou em 2001 para o Guinness, livro de recordes mundiais, como a pessoa mais velha do planeta, com 111 anos. Morreu em 2002, pouco depois de comemorar seus 113 anos.

O estudo revela ainda outro dado curioso: as pessoas com 99 anos são em menor número do que as que superam um século: somente 6.966.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 4941.shtml

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Mulheres são frágeis.

Mensagem por Fernando Silva »

Vamos ver o que dirao as estatisticas daqui a uns 60 anos, quando as executivas estressadas de hoje terao chegado (ou deveriam ter chegado) aos 100 anos.

Talvez o resultado seja diferente de uma pesquisa que contou mulheres que viveram no campo ou como donas de casa e nunca lutaram em guerras.

Apocaliptica

Fernando Silva escreveu:Vamos ver o que dirao as estatisticas daqui a uns 60 anos, quando as executivas estressadas de hoje terao chegado (ou deveriam ter chegado) aos 100 anos.

Talvez o resultado seja diferente de uma pesquisa que contou mulheres que viveram no campo ou como donas de casa e nunca lutaram em guerras.

Fernando...a labuta sol a sol no campo é uma coisa tão leve... :emoticon4: Sem férias, sem ar-condicionado, sem direitos trabalhistas, e um cordão de filhos a tiracolo...dupla, tripla jornada.

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re.: Mulheres são frágeis.

Mensagem por Deise Garcia »

Eu não tenho a menor pretensão em continuar a viver após os 70. Em primeiro lugar meu rítmo de vida não combina exatamente com uma idade após os 60. Segundo, sou fumante - aí já não combina com uma idade após os 50. Terceiro, sou estressadíssima - que não combina com uma idade muito após os 40. Resumindo, mais algum tempo e entro logo na contagem regressiva.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Apocaliptica

Vai entrar em contagem regressiva, nada. Vasinho ruim não quebra. :emoticon1:

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apocaliptica escreveu:Fernando...a labuta sol a sol no campo é uma coisa tão leve... :emoticon4: Sem férias, sem ar-condicionado, sem direitos trabalhistas, e um cordão de filhos a tiracolo...dupla, tripla jornada.

Não tenho como opinar por falta de dados. Apenas chutaria que trabalho duro pode não fazer tão mal à saúde quanto o estresse contínuo.
O trabalho cansa, o estresse envenena.

Claro que também temos que levar em conta o tipo de medicina a que tiveram (ou terão) acesso essas mulheres.

Deise Garcia

Re: Re.: Mulheres são frágeis.

Apocaliptica escreveu:Vai entrar em contagem regressiva, nada. Vasinho ruim não quebra. :emoticon1:

Eu conto com isso pra ver se chego aos 60. :emoticon12: Mas sinceramento Apo, não quero viver muito mais que isso. A idade provoca muitas limitações, preconceitos, exclusão ... e eu não seria feliz.

Apocaliptica

Deise Garcia escreveu:
Apocaliptica escreveu:Vai entrar em contagem regressiva, nada. Vasinho ruim não quebra. :emoticon1:

Eu conto com isso pra ver se chego aos 60. :emoticon12: Mas sinceramento Apo, não quero viver muito mais que isso. A idade provoca muitas limitações, preconceitos, exclusão ... e eu não seria feliz.

Hum...tem um bocado de gente que fala isto, a gente tem medo, principalmente pela observação do sofrimento alheio e pelo medo da perda da sanidade mental, ou da despersonalização , ou do descréscimo nas capacidades físicas ( principalmente quando a mente continua ativa). Nem sei o que é o pior. Mas sei lá em que hora chegamos realmente à conclusão que é melhor partir. Isto é tão complicado...Mas se eu me sinto e tenho energia de 18, e parece mesmo que a cronologia foi apenas um questão de calendário. Mas é uma coisa minha. A minha "turma" realmente já está meio esquisita. Fico triste de ver.

Apocaliptica

Fernando Silva escreveu:
Apocaliptica escreveu:Fernando...a labuta sol a sol no campo é uma coisa tão leve... :emoticon4: Sem férias, sem ar-condicionado, sem direitos trabalhistas, e um cordão de filhos a tiracolo...dupla, tripla jornada.

Não tenho como opinar por falta de dados. Apenas chutaria que trabalho duro pode não fazer tão mal à saúde quanto o estresse contínuo.
O trabalho cansa, o estresse envenena.

Claro que também temos que levar em conta o tipo de medicina a que tiveram (ou terão) acesso essas mulheres.

Algumas doenças degenerativas afetam mais homens do que mulheres. E o stress é uma coisa tão pessoal, impossível aferir. Alguns homens suportam mais cargos executivos do que outros, e alguns não suportariam ser moto-boy. Assim como para certos homens o stress está na monotonia ( tem cara viciado em participar de pregão na bolsa, aquilo é que os mantêm vivos).
E criar filhos e filhos no tanque, do fogão à lenha e no peso do ferro à brasa...não sei que homem suportaria isto, depois de aguentar por 9 meses X nº de filhos de peso excedente e partos nada confortáveis. Isto sem luz elétrica, sem água encanada, e ainda a lavoura esperando. Vida fácil...

NeferNeferNefer

Mensagem por NeferNeferNefer »

Apocaliptica escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Hum...tem um bocado de gente que fala isto, a gente tem medo, principalmente pela observação do sofrimento alheio e pelo medo da perda da sanidade mental, ou da despersonalização , ou do descréscimo nas capacidades físicas ( principalmente quando a mente continua ativa). Nem sei o que é o pior. Mas sei lá em que hora chegamos realmente à conclusão que é melhor partir. Isto é tão complicado...Mas se eu me sinto e tenho energia de 18, e parece mesmo que a cronologia foi apenas um questão de calendário. Mas é uma coisa minha. A minha "turma" realmente já está meio esquisita. Fico triste de ver.

Parece brincadeira, mas não foi fácil fazer 40. Isso que estou em plena forma e no auge das atividades. Não sei como encararia os 60.
Livre pensar é só pensar!

Apocaliptica

Os sessenta estão ainda um pouco distantes...mas passa tão rápido...também não sei como será...

NeferNeferNefer

Dizem que os 60 se começa a construir nos 30. Sendo assim estarei caquética. Fumo, bebo, não tenho me exercitado, stress no limite, e sem paciência para os creminhos básicos (vez ou outra, qdo me lembro e tenho vontade).
Vixi!!! :emoticon11:

Apocaliptica

NeferNeferNefer escreveu:Dizem que os 60 se começa a construir nos 30. Sendo assim estarei caquética. Fumo, bebo, não tenho me exercitado, stress no limite, e sem paciência para os creminhos básicos (vez ou outra, qdo me lembro e tenho vontade).

ahhahaha Sou meio relaxada também, mas não sempre, meu problema é a inconstância. Faço musculação pesada por 1 ano e paro 2. Corro 2 horas por dia durante 6 meses e paro mais 6.

Mas sou magra, como bem, não bebo e nem fumo. Stress é coisa do demo mesmo...não tem jeito.

Deise Garcia

NeferNeferNefer escreveu:Dizem que os 60 se começa a construir nos 30. Sendo assim estarei caquética. Fumo, bebo, não tenho me exercitado, stress no limite, e sem paciência para os creminhos básicos (vez ou outra, qdo me lembro e tenho vontade).

Vixi digo eu! Não consigo entender a falta de vaidade nas mulheres até porque comparo muito a falta de higiene. No seu caso quando cair vai ser tudo de uma só vez!

NeferNeferNefer

Não é falta de vaidade, colega. Muito menos de higiene. Talvez seja porque os sinais da idade teimam em ainda não aparecer em mim.

Apocaliptica

Deise Garcia escreveu:

Vixi digo eu! Não consigo entender a falta de vaidade nas mulheres até porque comparo muito a falta de higiene. No seu caso quando cair vai ser tudo de uma só vez!

Que delicadeza Deise....

Apocaliptica

NeferNeferNefer escreveu:Não é falta de vaidade, colega. Muito menos de higiene. Talvez seja porque os sinais da idade teimam em ainda não aparecer em mim.

A pele sim.... :emoticon1:

NeferNeferNefer

O problema maior é o pulmão. Mas esse... num aparece, hehehehe :emoticon12:

Deise Garcia

Apocaliptica escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Que delicadeza Deise....

Vamos lá Apo, acho que não fui muito sutil, mas você há de convir que quem não se importa com creminhos básicos também não liga muito pra depilação (por exemplo) - afinal fica tudo escondido, né? Já imaginou quando a mulher fica menstruada sem a depilação devida? Aquilo fica pior que as torturas do inferno!
Deixa pra lá, vai! Hoje estou um tanto mordaz!

NeferNeferNefer

Deise Garcia escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Que delicadeza Deise....

Vamos lá Apo, acho que não fui muito sutil, mas você há de convir que quem não se importa com creminhos básicos também não liga muito pra depilação (por exemplo) - afinal fica tudo escondido, né? Já imaginou quando a mulher fica menstruada sem a depilação devida? Aquilo fica pior que as torturas do inferno!

Você não me conhece. Não sabe de mim.

Vá ser feliz!!!!

Somente porque não passo diariamente os "chronos" básicos, não significa que não me depilo, e não cuido da minha higiene.

Eta amargura essa, a sua.

Apocaliptica

NeferNeferNefer escreveu:O problema maior é o pulmão. Mas esse... num aparece, hehehehe :emoticon12:

Por enquanto...mas o cigarro detona a pele e os dentes, não?

Apocaliptica

Deise Garcia escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Que delicadeza Deise....

Que modos, Deise...

NeferNeferNefer

Apocaliptica escreveu:
NeferNeferNefer escreveu:O problema maior é o pulmão. Mas esse... num aparece, hehehehe :emoticon12:

Com certeza.

Mas, qual é a da Deise. Agressividade gratuita? de bobeira?? Num entendi essa.

Deise Garcia

NeferNeferNefer escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Que delicadeza Deise....

Você não me conhece. Não sabe de mim.

Vá ser feliz!!!!

Somente porque não passo diariamente os "chronos" básicos, não significa que não me depilo, e não cuido da minha higiene.

Eta amargura essa, a sua.

Desculpe, Nefer! Depois de duas semanas meio maluca acabei tirando esse final de semana para minha folga. Acabei dando folga inclusive para a caridade. Já chamei ela de volta e vamos terminar esse domingo com muita paz. Tudo bem?

Apocaliptica

NeferNeferNefer escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Com certeza.

Mas, qual é a da Deise. Agressividade gratuita? de bobeira?? Num entendi essa.

Normalzinho dela, Nefer. Já me acostumei... :emoticon4:

Trancado