Brasil é apenas o 83º país mais pacífico do mundo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/g8_p ... ega_iraque

Qua, 30 Mai, 01h41

LONDRES (AFP) - O Brasil aparece na modesta 83ª posição no ranking dos países mais pacíficos do mundo, em uma lista de 121 nações divulgada nesta quarta-feira que é encabeçada pela Noruega e tem o Iraque na última posição.

PUBLICIDADE

O "índice global de paz" estabelece a classificação com uma comparação de, entre outros, dados como os níveis de violência e gastos militares ou a influência do crime organizado.

A parte de cima da lista é dominada pelos países europeus, enquanto os Estados Unidos aparecem apenas na 96ª colocação e a Rússia é uma das últimas, na posição de número 118.

"Isto é uma advertência para os governantes", destaca Steve Killelea, que coordenou o estudo para a Economist Intelligence Unit, vinculada à revista britânica The Economist.

Este índice tem o apoio de vários prêmios Nobel e personalidades como o Dalai Lama, o arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, a rainha Noor da Jordânia e o economista americano Joseph Stiglitz.

O estudo demonstra que os países estáveis, pequenos e pertencentes a grupos regionais como os 27 Estados membros da União Européia são os mais tranqüilos. Os níveis de renda e educação são cruciais na promoção de uma situação pacífica.

"Estou convencido de que existe uma relação entre a tranqüilidade, o caráter pacífico e a riqueza das nações. Os intercâmbios e a economia têm, portanto, um papel chave a desempenhar no estabelecimento da paz", destaca Killelea.

1. Noruega 62. Bahrein
2. Nova Zelândia 63. Jordânia
3. Dinamarca 64. Namíbia
4. Irlanda 65. Senegal
5. Japão 66. Nicarágua
6. Finlândia 67. Croácia
7. Suécia 68. Malauí
8. Canadá 69. Bolívia
9. Portugal 70. Peru
10. Áustria 71. Guiné Equatorial
11. Bélgica 72. Moldávia
12. Alemanha 73. Egito
13. República Tcheca 74. República Dominicana
14. Suíça 75. Bósnia Herzegovina
15. Eslovênia 76. Camarões
16. Chile 77. Síria
17. Eslováquia 78. Indonésia
18. Hungria 79. México
19. Butão 80. Ucrânia
20. Holanda 81. Jamaica
21. Espanha 82. Macedônia
22. Omã 83. Brasil
23. Hong Kong 84. Sérvia
24. Uruguai 85. Cambodja
25. Austrália 86. Bangladesh
26. Romênia 87. Equador
27. Polônia 88. Papua Nova Guiné
28. Estônia 89. El Salvador
29. Cingapura 90. Arábia Saudita
30. Qatar 91. Quênia
31. Costa Rica 92. Turquia
32. Coréia do Sul 93. Guatemala
33. Itália 94. Trinidad e Tobago
34. França 95. Iêmen
35. Vietnã 96. Estados Unidos
36. Taiwan 97. Irã
37. Malásia 98. Honduras

38. Emirades Árabes Unidos 99. África do Sul

39. Tunísia 100. Filipinas
40. Gana 101. Azerbaijão
41. Madagascar 102. Venezuela
42. Botsuana 103. Etiópia
43. Lituânia 104. Uganda
44. Grécia 105. Tailândia
45. Panamá 106. Zimbábue
46. Kuwait 107. Argélia
47. Letônia 108. Mianmar
48. Marrocos 109. Índia
49. Reino Unido 110. Uzbequistão
50. Moçambique 111. Sri Lanka
51. Chipre 112. Angola
52. Argentina 113. Costa do Marfim
53. Zâmbia 114. Líbano
54. Bulgária 115. Paquistão
55. Paraguai 116. Colômbia
56. Gabão 117. Nigéria
57. Tanzânia 118. Rússia
58. Líbia 119. Israel
59. Cuba 120. Sudão
60. China 121. Iraque

61. Cazaquistão
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

rapha...
Administrador

Re.: Brasil é apenas o 83º país mais pacífico do mundo

Mensagem por rapha... »

Culpa do neoliberalismo, lógico.

emmmcri

Re: Re.: Brasil é apenas o 83º país mais pacífico do mundo

Mensagem por emmmcri »

rapha... escreveu:Culpa do neoliberalismo, lógico.

Raphael,Raphael.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Chile em 16°. E houve colegas aqui que ainda quiseram comparar Brasil e Chile na ocasião do tópico sobre qualidade de vida. No IDH não consta este índice. E eu o considero importantíssimo.

Apocaliptica

Usuário deletado escreveu:Na primeira chance que eu tiver eu sumo daqui!

Me leva, tio????

Apocaliptica

Usuário deletado escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Usuário deletado escreveu:Na primeira chance que eu tiver eu sumo daqui!

Me leva, tio????

Claro! Se você pagar sua passagem... :emoticon16:

Evidente! Que empecilho mais irrelevante! Vocês se prendem nuns detalhes... :emoticon16:

Apocaliptica

EUA 96° e IRÃ 97º HUAHUHUHUHUHUH

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Na primeira chance que tiver, volto para cá.

Huxley

Mensagem por Huxley »

Nenhuma surpresa.Devia está ainda mais atrás neste ranking.As periferias das maiores metrópoles brasileiras são verdadeiros Iraques.Com a diferença que no Iraque se mata menos.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

está bem colocado no ranking !

estão se lamuriando porque ?

Brasil Ame-o ou deixe-o !
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Brasil é apenas o 83º país mais pacífico do mundo

Mensagem por clara campos »

emmmcri escreveu: 9. Portugal

quem diria... :emoticon12:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

A culpa é dos comunistas!
Malditos comunistas!
:emoticon13: :emoticon13: :emoticon13:
VOLTAIRE

Imagem

Huxley

Mensagem por Huxley »

Jolly_Roger escreveu:está bem colocado no ranking !

estão se lamuriando porque ?

Brasil Ame-o ou deixe-o !

Se me oferecerem um passaporte e um bom emprego num país melhor, eu o deixo na hora.Enquanto isso não ocorre, melhor ficar apenas odiando mesmo.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

emmmcri escreveu:O "índice global de paz" estabelece a classificação com uma comparação de, entre outros, dados como os níveis de violência e gastos militares ou a influência do crime organizado.

Queria saber quem é o bêbado que inventa este índices.

Que semelhança pode haver entre um país com segurança pública impecável, onde os índices de criminalidade são baixos, mas que por questões geo-políticas precisa manter um alto orçamento militar, com outro onde o crime organizado reina e qualquer cidadão que saia à rua corre o risco de ser metralhado na primeira troca de tiros entre gangues rivais.

Exemplos são desnecessários, já que qualquer um pode imaginar que países se encaixam em uma e em outra situação.

Igualá-los por algum índice numérico só pode ser feito por algum Mandrake das indexações sob medida, que faz surgir do nada semelhanças que não poderiam existir na vida real.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:O "índice global de paz" estabelece a classificação com uma comparação de, entre outros, dados como os níveis de violência e gastos militares ou a influência do crime organizado.

Que semelhança pode haver entre um país com segurança pública impecável, onde os índices de criminalidade são baixos, mas que por questões geo-políticas precisa manter um alto orçamento militar, com outro onde o crime organizado reina e qualquer cidadão que saia à rua corre o risco de ser metralhado na primeira troca de tiros entre gangues rivais.

Exemplos são desnecessários, já que qualquer um pode imaginar que países se encaixam em uma e em outra situação.

Igualá-los por algum índice numérico só pode ser feito por algum Mandrake das indexações sob medida, que faz surgir do nada semelhanças que não poderiam existir na vida real.

http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... 06,00.html

OU

http://br.today.reuters.com/news/newsAr ... NG-POL.XML

OU AINDA PESQUISA:

http://br.search.yahoo.com/search?p=%C3 ... %3Dlang_pt
VOLTAIRE

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

emmmcri escreveu:
Acauan escreveu:Queria saber quem é o bêbado que inventa este índices.

OU

http://br.today.reuters.com/news/newsAr ... NG-POL.XML

OU AINDA PESQUISA:

http://br.search.yahoo.com/search?p=%C3 ... %3Dlang_pt

Respondido.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

É. De fato é um índice inventado, assim como os demais são manipulados. Índices, no meu entender, são na maioria das vezes, mais um instrumento para se questionar do que um retrato da realidade.
Algumas coisas são imensuráveis.

André

Mensagem por André »

Acauan escreveu:

Acauan não discordo inteiramente porém é importante salientar que nos EUA, se não merecem o 96 e de fato não merecem, eles tem alguns indicadores não ligados ao esforço militar relevantes.Diria que deveriam estar talvez na casa dos 70 ,não sei. O indice me parece estar com pesos realmente equivocados, mas os EUA não estaria nas primeiras posiçoes de qualquer forma.

Um deles, talvez o mais importante, é que os EUA tem a maior população presa em cadeias do mundo. E para estarem presos, se supõe que cometeram crimes, vários desses violentos, já que a maioria estão por roubos, trafico de drogas, e outros crimes, que não são de colarinho branco que são minoria.

"O fato de a nação ter a maior população prisional em termos proporcionais também fez sua colocação no ranking cair.Também tem índices relativamente altos de criminalidade, acrescentou Abruzzese."

Fora isso, os EUA tem mais de 10 mil, dependendo do ano mais de 20 mil, mortes por arma de fogo.

E estar envolvido em guerras não ajuda. Afinal significa ter inimigos, e não está promovendo paz. Perseguir terroristas islâmicos tudo bem, dizer com certeza que alguém tem armas de destruição de massa, invadir o país, acender uma guerra civil, e tentar posar de bonzinho não combina. E os amiguinhos da Arábia saudita, quando foram justamente sauditas, em sua maioria, que realizaram o 11 de setembro, eles brecarem investigações, tb não pega nada bem. No Afeganistão, e na Arábia é que se encontram a maioria dos terroristas islâmicos.

Enfim EUA e PAZ, realmente não combinam, especialmente mais recentemente. Até pq a política dos EUA já algum tempo diz nas entrelinhas que leva liberdade e democracia, através da guerra. Quando acho que a melhor forma de liderar é, por exemplo, e fazer o resto do mundo, querer ser tão livre e democrático quanto vc, coisa que em outros tempos os EUA até teve, mas que com o tempo vem perdido.Infelizmente.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

A culpa é das porras dos comunistas!
Esses malditos!
:emoticon2: :emoticon2: :emoticon2:
VOLTAIRE

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:É. De fato é um índice inventado, assim como os demais são manipulados. Índices, no meu entender, são na maioria das vezes, mais um instrumento para se questionar do que um retrato da realidade.

Alguns índices são criados para manipular, já que basta a quem combina os dados fazê-lo da maneira que lhe interessa para se obter os resultados que lhe convém.

Uma prova é que é preciso ser um completo idiota para acreditar que Japão e Alemanha são alguns dos países mais pacíficos do mundo, como o tal índice quer fazer crer.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

André

Mensagem por André »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:É. De fato é um índice inventado, assim como os demais são manipulados. Índices, no meu entender, são na maioria das vezes, mais um instrumento para se questionar do que um retrato da realidade.

Alguns índices são criados para manipular, já que basta a quem combina os dados fazê-lo da maneira que lhe interessa para se obter os resultados que lhe convém.

Uma prova é que é preciso ser um completo idiota para acreditar que Japão e Alemanha são alguns dos países mais pacíficos do mundo, como o tal índice quer fazer crer.

Concordo que existe manipulação, e não deve ser considerado ciencia fria, é quente pelando esses indices.

Porém, Japão tem menos de 50 mortes ligadas a armas de fogo por ano em media. Número muito baixo. Não tem se metido em guerras, indice de presos baixos, e por ai vai.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

André escreveu:Acauan não discordo inteiramente porém é importante salientar que nos EUA, se não merecem o 96 e de fato não merecem, eles tem alguns indicadores não ligados ao esforço militar relevantes.Diria que deveriam estar talvez na casa dos 70 ,não sei. O indice me parece estar com pesos realmente equivocados, mas os EUA não estaria nas primeiras posiçoes de qualquer forma.

Um deles, talvez o mais importante, é que os EUA tem a maior população presa em cadeias do mundo. E para estarem presos, se supõe que cometeram crimes, vários desses violentos, já que a maioria estão por roubos, trafico de drogas, e outros crimes, que não são de colarinho branco que são minoria.

"O fato de a nação ter a maior população prisional em termos proporcionais também fez sua colocação no ranking cair.Também tem índices relativamente altos de criminalidade, acrescentou Abruzzese."

Fora isso, os EUA tem mais de 10 mil, dependendo do ano mais de 20 mil, mortes por arma de fogo.

E estar envolvido em guerras não ajuda. Afinal significa ter inimigos, e não está promovendo paz. Perseguir terroristas islâmicos tudo bem, dizer com certeza que alguém tem armas de destruição de massa, invadir o país, acender uma guerra civil, e tentar posar de bonzinho não combina. E os amiguinhos da Arábia saudita, quando foram justamente sauditas, em sua maioria, que realizaram o 11 de setembro, eles brecarem investigações, tb não pega nada bem. No Afeganistão, e na Arábia é que se encontram a maioria dos terroristas islâmicos.

Enfim EUA e PAZ, realmente não combinam, especialmente mais recentemente. Até pq a política dos EUA já algum tempo diz nas entrelinhas que leva liberdade e democracia, através da guerra. Quando acho que a melhor forma de liderar é, por exemplo, e fazer o resto do mundo, querer ser tão livre e democrático quanto vc, coisa que em outros tempos os EUA até teve, mas que com o tempo vem perdido.Infelizmente.

Ou seja, para se definir um país como pacífico ou não, é preciso primeiro definir o que isto significa.

A Suiça é historicamente um país pacífico, que nunca agrediu as nações vizinhas, mantém-se neutra em todos os conflitos e tem índices de segurança pública invejáveis.

Mas também é uma nação extremamente militarizada, onde todos os homens aptos prestam serviço militar com exercícios de chamada frequentes, dentre os quais cumprem o ritual de levar para casa a arma que devem portar e fazer uso em caso de emergência nacional.

Ou seja, dependendo dos critérios que se adote, qualquer nação pode ser considerada pacífica ou não, o que leva a crer que quem fez estes índices primeiro escolheu quem queria ver no fim da fila para depois definir como classificá-lo.

E como disse, é piada chamar de pacíficos Japão e Alemanha, com seus históricos de agressões que resultaram em dezenas de milhões de mortos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

André escreveu:Concordo que existe manipulação, e não deve ser considerado ciencia fria, é quente pelando esses indices.

Porém, Japão tem menos de 50 mortes ligadas a armas de fogo por ano em media. Número muito baixo. Não tem se metido em guerras, indice de presos baixos, e por ai vai.

Não tem se metido porque, como país derrotado, não pode e não porque não quer.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

"O objetivo do Índice Global de Paz é ir além da medição bruta das guerras, explorando de forma sistemática a textura da paz", explicou o presidente do índice, Clyde McConaghy"

http://www.cresce.net/site/noticias/exi ... =Manchetes
VOLTAIRE

Imagem

Apocaliptica

Acauan escreveu:

Verdade. Se o índice contempla a história passada e não apenas as condições no presente, então é quase impossível fazer um índice justo.

Eu faria o seguinte: 2 tabelas. Uma delas com um "retrato" histórico e outra com as condições atuais. Acredito que elas não devam mesmo ser misturadas, sob o risco de criar estas discrepâncias.
Vale salientar que ainda há que se questionar os porquês, se são inerentes à sua capacidade, ou se são impostos pelo contexto.

Trancado