Para quem rejeita as Leis da Termodinâmica, resta enfrentar um grande desafio materialista, que é o Princípio Antrópico, assim resumido no livro “O Universo numa Casca de Noz”, S. Hawking, (p. 86-Ed. Mandarim, 2001):
“O Princípio Antrópico
Grosso modo, o princípio antrópico afirma que o universo é do jeito que é, pelo menos em parte, porque nós existimos. É uma perspectiva diametralmente oposta ao sonho de uma teoria unificada, com total poder de previsão, na qual as leis da natureza são completas o mundo é do jeito que é porque não poderia ser diferente. Há muitas versões diferentes para o princípio antrópico, variando daquelas tão fracas a ponto de serem triviais àquelas tão fortes a ponto de serem absurdas. Embora a maioria dos cientistas relute em adotar uma versão forte do princípio antrópico, poucos questionariam a utilidade de alguns argumentos antrópicos fortes.
O princípio antrópico fraco consiste em uma explicação de quais das diferentes e pssíveis épocas ou lugares do universo nós habitamos, calculando quais épocas ou lugares nós poderíamos habitar. Por exemplo, a razão porque o big-bang ocorreu há cerca de dez bilhões de anos é que o universo precisa ser suficientemente velho para que algumas estrelas tenham completado a sua evolução a fim de produzir elementos como oxigênio e carbono, dos quais somos constituídos, e suficientemente novo para que algumas estrelas ainda estejam produzindo energia para sustentar a vida.”
Em resumo: as coisas são assim, por que se assim não fossem, não estaríamos aqui para questionarmos!
Eu li isso alhures:
Êxodo 3:14 (DO) E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Deveras curioso...
SENHOR
1) (Propriamente dito: hebr. Adon; gr. Kyrios.) Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos {#Sl 97.5; Rm 14.4-8}. No NT, "Senhor" é usado tanto para Deus, o Pai, como para Deus, o Filho, sendo às vezes impossível afirmar com certeza de qual dos dois se está falando.
2) (Hebr. YHVH, JAVÉ.) Nome de Deus, cuja tradução mais provável é "o Eterno" ou "o Deus Eterno", como está na BLH. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim {#Êx 3.14; 6.3}. Seguindo o costume que começou com a SEPTUAGINTA, a grande maioria das traduções modernas usa "Senhor" como equivalente de YHVH (JAVÉ}. A RA escreve "SENHOR". A forma JAVÉ é a mais aceita entre os eruditos. A forma JEOVÁ (JEHOVAH), que só aparece a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de YHVH (o Eterno) com as vogais de ADONAI (Senhor).