ECONOMIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL - Retrato Recente

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
DIG
Gênero: Masculino

Re: Re.: ECONOMIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL - Retrato Recente

Mensagem por DIG »

Benetton escreveu:
Xicao escreveu:Deve ter sido ADOTADO pelo espírita por que não tinha mais espaço e era uma doutrina òrfã no Ocidente. Sendo assim, os Espíritas ao elaborar seu conjunto de crenças absurdas resolver ADOTAR essa crença bizarra de que se reencarna para pagar os pecados....

Em suma, O ESPIRITISMO não é nada mais que uma adequação de outras mitologias, com seus conceitos bizarros e suas idéias absurdas.... :emoticon10:

A adoção é um termo que resume o processo da codificação que tem em seus postulados a reencarnação e a comunicação com os espíritos. Esses princípios já existiam, por isso, usei a palavra "adoção".

Sim, existem crenças/ideologias absurdas em quaisquer meios, inclusive no ateísta que, valendo-se da sua influência e linguagem rebuscadas, manipulam números e tentam denegrir o trabalho de Ian Stevenson, de maneira torpe e abjeta.

E esses foi o caso da famosa STR, através de seus diretores Daniel Sottomaior e Leo Vines. Veja, a STR, um ícone para os ateus na internet e sempre lembrada em Fóruns de debates, divulgaram mentiras BIZARRAS E ABSURDAS :emoticon10: e sem o mínimo de pudor, tentando desmerecer as credenciais de Ian Stevenson ou manipulando o crescimento da massa ateísta, mas que foram prontamente desmascarados por um Estudioso, respeitado dentro e fora do meio religioso, o Júlio Siqueira. E a resposta desses Diretores da STR ? Um inquietante e estratégico "silêncio aquiescente" ...

Olá, Benetton.
No orkut está ocorrendo 1 entrevista com o Daniel na Comunidade "meus pensamentos e entrevistas". Esse assunto foi levantado no meio dela.
O Daniel comenta sobre isso neste link: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 3977598067

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

DIG escreveu:
Benetton escreveu:
Xicao escreveu:Deve ter sido ADOTADO pelo espírita por que não tinha mais espaço e era uma doutrina òrfã no Ocidente. Sendo assim, os Espíritas ao elaborar seu conjunto de crenças absurdas resolver ADOTAR essa crença bizarra de que se reencarna para pagar os pecados....

Em suma, O ESPIRITISMO não é nada mais que uma adequação de outras mitologias, com seus conceitos bizarros e suas idéias absurdas.... :emoticon10:

A adoção é um termo que resume o processo da codificação que tem em seus postulados a reencarnação e a comunicação com os espíritos. Esses princípios já existiam, por isso, usei a palavra "adoção".

Sim, existem crenças/ideologias absurdas em quaisquer meios, inclusive no ateísta que, valendo-se da sua influência e linguagem rebuscadas, manipulam números e tentam denegrir o trabalho de Ian Stevenson, de maneira torpe e abjeta.

E esses foi o caso da famosa STR, através de seus diretores Daniel Sottomaior e Leo Vines. Veja, a STR, um ícone para os ateus na internet e sempre lembrada em Fóruns de debates, divulgaram mentiras BIZARRAS E ABSURDAS :emoticon10: e sem o mínimo de pudor, tentando desmerecer as credenciais de Ian Stevenson ou manipulando o crescimento da massa ateísta, mas que foram prontamente desmascarados por um Estudioso, respeitado dentro e fora do meio religioso, o Júlio Siqueira. E a resposta desses Diretores da STR ? Um inquietante e estratégico "silêncio aquiescente" ...

Olá, Benetton.
No orkut está ocorrendo 1 entrevista com o Daniel na Comunidade "meus pensamentos e entrevistas". Esse assunto foi levantado no meio dela.
O Daniel comenta sobre isso neste link: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 3977598067

Fala DIG,

Obrigado pela informação.

O que me surpreende é a falta de originalidade e de argumentos dessa pessoa no Orkut. Mas o que ele estaria querendo dizer com : "...É o próprio indivíduo e seus cupinchas que, ano após ano, postam o conteúdo de minha troca pessoal ..." ???

Será que no afã de se defender, ele acha que Eu sou o Júlio Siqueira ? Mas isso só demonstraria o nível de desespero em que ele se encontra. Só usei desse debate entre ele e o Júlio aqui no RV, e só. Aliás, "cupincha" parece um termo bastante familiar a esse sujeito da STR, já que ele se vale de muitos deles para tentar respaldar as suas mentiras.

E como se não bastasse, ele repete as suas mesmas ladainhas que Eu JÁ HAVIA POSTADO AQUI ( ad nauseaum ) E QUE FORAM PRONTAMENTE REBATIDAS PELO JÚLIO SIQUEIRA.

Será que ele é adepto dos princípios quevedianos que recomendam repetir uma mentira inúmeras vezes até que ela se torne uma verdade ?

Muito bem, ele diz que Stevenson foi um péssimo cientista. Claro, e com o respaldo da Virginia University, claro, claro.

Isso sem contar a sua falácia inconteste que tentava denegrir a imagem do cientista, mas que foi desmantelada, e com facilidade, pelo Júlio. Vou reproduzir apenas uma parte :

"Não bastou uma breve e fácil consulta na principal ferramenta de busca de artigos científicos das áreas de saúde e psicologia (PubMed Search Engine) para começar a ver que Daniel havia cometido um erro crasso, tendo Stevenson artigos publicados até nas próprias revistas que Daniel citou (Jama e The Lancet). Depois de eu mostrar isso para o Daniel, de modo crítico à postura dele, ele sumiu. Mesmo alguns meses depois, em meados de 2002, quando eu estive por seis dias no fórum da Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas (SBCR), onde Daniel era, e creio que ainda é, o moderador, Daniel não se pronunciou sobre o caso. Eu relatei todo o incidente neste fórum da SBCR, e Daniel se limitou, do meu ponto de vista vergonhosamente, a silenciar...

Eu relato a íntegra desse bizarro caso no link ao lado (clique aqui)."

Segue abaixo uma lista das publicações que consegui identificar de Ian Stevenson, colaboradores, e pesquisadores independentes. Ela não é exaustiva, são apenas 38... (na verdade, ao invés da "enxurrada de erros" que Daniel acreditou equivocadamente haver no artigo de Ian, o que eu encontrei foi uma verdadeira "enxurrada de artigos publicados em revistas respeitáveis", de Ian, colaboradores, e pesquisadores independentes na área; e se eu não tivesse fechado a torneira, talvez tivesse me afogado em tanto brilhantismo). Mas creio que serve para dar uma idéia do que há neste campo atualmente.

P.S.: Na hipótese altamente improvável (e bem vinda) de você ( Daniel Sottomaior ) querer rebater este texto, sugiro que busque assessoria competente. Autorizo e recomendo a divulgação deste texto em quaisquer áreas do site STR que vocês julguem apropriado.

Autor: Júlio César de Siqueira Barros. Biólogo. Rio de Janeiro, 16 de julho de 2002.

juliohlr@openlink.com.br

Acho que basta.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Jeanioz

Re.: ECONOMIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL - Retrato Recente

Mensagem por Jeanioz »

Não se esqueçam de duas coisas:

1) Nada mostra que a quantidade de ateus incluídos no grupo de sem-religião livres e a quantidade de ateus incluídos no grupo de sem-religião encarcerados sejam iguais. Logo, dizer que "pela pesquisas, o números de ateus presos é o dobro do número de ateus livres" é achismo.

2) Nem todos os ateus se declaram livremente ateus. Se eu, por exemplo, fosse entrevistado, na rua ou em casa, numa pesquisa assim, na companhia de um familiar teísta, me declararia católico.

E pior seria se a pesquisa consultasse igrejas, pois meu batismo católico continua lá, intacto... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Jeanioz escreveu:Não se esqueçam de duas coisas:

1) Nada mostra que a quantidade de ateus incluídos no grupo de sem-religião livres e a quantidade de ateus incluídos no grupo de sem-religião encarcerados sejam iguais. Logo, dizer que "pela pesquisas, o números de ateus presos é o dobro do número de ateus livres" é achismo.

2) Nem todos os ateus se declaram livremente ateus. Se eu, por exemplo, fosse entrevistado, na rua ou em casa, numa pesquisa assim, na companhia de um familiar teísta, me declararia católico.

E pior seria se a pesquisa consultasse igrejas, pois meu batismo católico continua lá, intacto... :emoticon26:

Desculpe-me, mas você pegou o bonde andando. Esse assunto já foi mais do que discutido, exaustivamente discutido nas páginas anteriores. Se você ler com atenção os posts pregressos, verá que NINGUÉM AFIRMOU QUE OS ATEUS DO GRUPO SEM RELIGIÃO LIVRES E ATEUS INCLUSOS NO GRUPO DOS SEM RELIGIÃO ENCARCERADOS, SÃO IGUAIS. Leia melhor antes de opinar. O que Eu disse, após inúmeras explicações, é que os ateus representam 14% dos "sem-religião". E a pesquisa do IBGE levantou que, dos encarcerados, 16% são "sem-religião", daí vieram os 2%, o que envolveu a discussão da margem de segurança quando se usa extrapolação, etc.

Se uma Instituição lhe perguntasse sua religião, você se declararia católico ??? Mas assim estaria falseando as pesquisas! Por que você faria isso ? E por que aqui você se comporta como ateu ? Ou aqui, no RV, você seria agnóstico ? Sinceramente, não entendi essa sua postura.

Eu não teria o menor constrangimento em dizer a minha Religião ( mesmo se estivesse diante dos familiares da minha esposa, que são todos evangélicos ), caso fosse questionado por quaisquer Institutos de Pesquisa, independente de ter sido batisado, com registro na Igreja X ou Y, pois os pesquisadores não vão checar se a minha informação bate com os registros de quaisquer instituições religiosas.

Editado pela última vez por Benetton em 01 Jun 2007, 17:29, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Benetton escreveu:

Desculpe-me, mas você pegou o bonde andando. Esse assunto já foi mais do que discutido, exaustivamente discutido nas páginas anteriores. Se você ler com atenção os posts pregressos, verá que NINGUÉM AFIRMOU QUE OS ATEUS DO GRUPO SEM RELIGIÃO LIVRES E ATEUS INCLUSOS NO GRUPO DOS SEM RELIGIÃO ENCARCERADOS, SÃO IGUAIS. Leia melhor antes de opinar. O que Eu disse, após inúmeras explicações, é que os ateus representam 14% dos "sem-religião". E a pesquisa do IBGE levantou que, dos encarcerados, 16% são "sem-religião", daí vireram os 2%, o que envolveu a discussão da margem de segurança quando se usa extrapolação, etc.

Se uma Instituição lhe perguntasse sua religião, você se declararia católico ??? Mas assim estaria falseando as pesquisas! Por que você faria isso ? E por que aqui você se comporta como ateu ? Ou aqui, no RV, você seria agnóstico ? Sinceramente, não entendi essa sua postura.

Eu não teria o menor constrangimento em dizer a minha Religião ( mesmo se estivesse diante dos familiares da minha esposa, que são todos evangélicos ), caso fosse questionado por quaisquer Institutos de Pesquisa, independente de ter sido batisado, com registro na Igreja X ou Y, pois os pesquisadores não vão checar se a minha informação bate com os registros de quaisquer instituições religiosas.

Bem... e a quantidade exata de quantos % dos ateus estão livres e quantos estão escancerados continua incerta...

E sim, eu estaria falseando as pesquisas se me declarasse católico. Eu mentiria sim se perguntassem minha religião na frente de meus familiares ou pessoas próximas ao meus familiares, por razões pessoais minhas.

Aqui no RV eu me comporto como ateu porque meu modo de pensar é totalmente ateu e eu não tenho razões para esconder isso aqui, uma vez que aqui posso expressar totalmente meu pensamento sem medo de represálias da família (desde que mantenha a boa convivência, é claro... :emoticon16: ).

Quanto ao conferir batismo, logicamente uma pesquisa baseada em entrevistas pessoais não consultaria tais dados, por praticidade. Isso só ocorreria se o IBGE fizesse a pesquisa sem entrevistas pessoais, e sim consultando dados de instituições como igrejas, por exemplo.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Jeanioz escreveu:
Bem, e a quantidade exata de quantos % dos ateus estão livres e quantos estão escancerados continua incerta.

Não, não continua. A quantidade de ateus livres já foi objeto de uma matéria da Revista Veja ( não me lembro a edição ) a qual declarava, baseada em pesquisa encomendada à Vox Populi, que havia no Brasil apenas um por cento (1%) de ateus. Além disso, esse número também é respaldado por Instituições Internacionais, com pesquisas feitas em vários países do mundo. Veja :

http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.html

"Different type of data collection methodologies using different types of questions showed a consistent pattern: In most countries only a tiny number of people (zero to a fraction of 1 percent) will answer "atheism" or "atheist" when asked an open-ended question about what their religious preference."

Com relação aos ateus encarcerados, peço a sua gentileza de ler desde a primeira página, pois senão vou ter que repetir aqui todos os cálculos que se apoiam na extrapolação matemática, com considerações de margens de segurança, etc.

Jeanioz escreveu: E sim, eu estaria falseando as pesquisas se me declarasse católico. Eu mentiria sim se perguntassem minha religião na frente de meus familiares ou pessoas próximas ao meus familiares, por razões pessoais minhas.

Aqui no RV eu me comporto como ateu porque meu modo de pensar é totalmente ateu e eu não tenho razões para esconder isso aqui, uma vez que aqui posso expressar totalmente meu pensamento sem medo de represálias da família (desde que mantenha a boa convivência, é claro... :emoticon16: ).

Gostei da sua sinceridade. Não sabia que sua Família lhe influenciasse tanto assim na sua postura ateísta, que lhe é uma convicção íntima.

Jeanioz escreveu: Quanto ao conferir batismo, logicamente uma pesquisa baseada em entrevistas pessoais não consultaria tais dados, por praticidade. Isso só ocorreria se o IBGE fizesse a pesquisa sem entrevistas pessoais, e sim consultando dados de instituições como igrejas, por exemplo.

Perfect, my friend. :emoticon45:

Autor Desconhecido.

NadaSei

Re: ECONOMIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL - Retrato Recente

Mensagem por NadaSei »

Benetton escreveu:E talvez você não precise de um grande post porque suas besteiras são proporcionalmente maiores.
O engraçado, é que você questionou, ANTES, a margem de erro que EXISTE, mas que Eu não considerei, mas AGORA, você tem um ataque de amnésia e, convenientemente, NÃO CITA QUE ESSA MESMA MARGEM DE ERRO DEVERIA SER CONSIDERADA. E Eu fiz menção a mesma na minha mensagem anterior. :emoticon11:
E o problema dos seus "pseudocálculos" é que, a cada vez que você ousa empregá-los, os métodos variam de acordo com os SEUS ACHISMOS. Parabéns! Foi muito conveniente você se "esquecer" de considerar a margem de erros OBRIGATÓRIA para fundamentar extrapolações. :emoticon260:

E onde é que você usou alguma base sólida para resolver esse problema no seu calculo?
Você apenas SUPOS COM BASE EM NADA que a proporção de ateus no grupo dos sem-religião, dentro e fora das prisões, deveria se manter a mesma... eu fiz o mesmo com os católicos... resultado, pseudo-calculo... ou seja, achismo puro.
Olhe o meu calculo e compare com o seu... os dois são iguais e, igualmente não funcionam, visto que os dois usam a mesma SUPOSIÇÃO com base em NADA.
Benetton escreveu:Sim, entendi como se INVENTAM cálculos COM e SEM a margem de erros, conforme aquilo que se quer CAMUFLAR. E você fez isso muito bem. De novo : Parabéns!

Por que a proporção de católicos não segue rigidamente a razão de encarcerados ? Ora, porque a metodologia recomenda o uso de margens que abrangem muitas variáveis.

E você não usou nenhum para calcular o número de ateus encarcerados, você apenas "supos" que a proporção deveria se manter a mesma.
Benetton escreveu:A margem de segurança, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, EXISTE JUSTAMENTE PARA PREVENIR ESSES E OUTROS FATORES SOCIAIS COMPLEXOS !!!!!![/b]

Que viagem...
Quer que seu calculo funcione de verdade?
Pegue os dados socioeconômicos e, observe os dados de educação e classe social dos ateus, compare com os mesmos niveis relacionados a encarcerados e siga a mesma proporção quando for calcular os ateus encarcerados... o calculo vai ficar no mínimo mais próximo da realidade.

Ou então... continue "acreditando" que eles representam 2,2%... a escolha é sua.
Afinal, se nem demonstrando por A+B você entende... fica difícil...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Eu já mostrei isso por A+B, usando o mesmo pseudocalculo dele, para calcular o número de católicos presos, com base no grupo dos "com-religião", o resultado foi um erro de 15%...
Segundo o mesmo calculo dele, o número de católicos presos seria de 66,62%, quando o número real de católicos presos é de apenas 51,93%... ou seja, a diferença é gigantesca.
Só que a matemática, não elimina as crenças de quem não quer ver o obvio... Isso faz da idéia de que o número de ateus presos é proporcionalmente o dobro de ateus livres, não só achismo, mas crença ferrenha.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

NadaSei escreveu:
Benetton escreveu:E talvez você não precise de um grande post porque suas besteiras são proporcionalmente maiores.
O engraçado, é que você questionou, ANTES, a margem de erro que EXISTE, mas que Eu não considerei, mas AGORA, você tem um ataque de amnésia e, convenientemente, NÃO CITA QUE ESSA MESMA MARGEM DE ERRO DEVERIA SER CONSIDERADA. E Eu fiz menção a mesma na minha mensagem anterior. :emoticon11:
E o problema dos seus "pseudocálculos" é que, a cada vez que você ousa empregá-los, os métodos variam de acordo com os SEUS ACHISMOS. Parabéns! Foi muito conveniente você se "esquecer" de considerar a margem de erros OBRIGATÓRIA para fundamentar extrapolações. :emoticon260:

E onde é que você usou alguma base sólida para resolver esse problema no seu calculo?
Você apenas SUPOS COM BASE EM NADA que a proporção de ateus no grupo dos sem-religião, dentro e fora das prisões, deveria se manter a mesma... eu fiz o mesmo com os católicos... resultado, pseudo-calculo... ou seja, achismo puro.
Olhe o meu calculo e compare com o seu... os dois são iguais e, igualmente não funcionam, visto que os dois usam a mesma SUPOSIÇÃO com base em NADA.

Pela milésima vez : Na extrapolação matemática, amplamente usada em dados estatísticos. Mas você não se cansa de usar a as palavras "suposição", "achismo", etc. Já disse : Você está julgando os outros com base em si mesmo.

O engraçado é que eu já respondi a essa sua questão, AFIRMANDO QUE VOCÊ TEVE UM ATAQUE DE AMNÉSIA E SE ESQUECEU DE LEVAR EM CONTA A MARGEM DE SEGURANÇA nos seus pseudocálculos, quando tentou usar do mesmo raciocínio para extrapolar o número de católicos. Ou seja, o que você fez, foi pior do que achismo, foi negligência mesmo.

NadaSei escreveu:
Benetton escreveu:Sim, entendi como se INVENTAM cálculos COM e SEM a margem de erros, conforme aquilo que se quer CAMUFLAR. E você fez isso muito bem. De novo : Parabéns!

Por que a proporção de católicos não segue rigidamente a razão de encarcerados ? Ora, porque a metodologia recomenda o uso de margens que abrangem muitas variáveis.

E você não usou nenhum para calcular o número de ateus encarcerados, você apenas "supos" que a proporção deveria se manter a mesma.

A margem de segurança existe, goste você ou não. O uso da mesma depende do tamanho da amostra estudada e dos resultados obtidos. Isso ocorre porque não é entrevistado todo o universo da população, mas apenas uma parte representativa deste. Apenas para exemplificar, o intervalo de confiança é sempre pré-estabelecido antes do início da pesquisa, de comum acordo entre os pesquisados e o IBOPE, v.g. mas, GERALMENTE, fica em torno de 95%. Isso quer dizer que se uma pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria expurgado da margem de erro.

NadaSei escreveu:
Benetton escreveu:A margem de segurança, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, EXISTE JUSTAMENTE PARA PREVENIR ESSES E OUTROS FATORES SOCIAIS COMPLEXOS !!!!!![/b]

Que viagem...
Quer que seu calculo funcione de verdade?
Pegue os dados socioeconômicos e, observe os dados de educação e classe social dos ateus, compare com os mesmos niveis relacionados a encarcerados e siga a mesma proporção quando for calcular os ateus encarcerados... o calculo vai ficar no mínimo mais próximo da realidade.

Viagem ? Obrigado pela sua aula de viagem ... na maionese. Como se os dados das condições sociais fossem as únicas variáveis a serem consideradas nesses cálculos estatísticos.

NadaSei escreveu:Ou então... continue "acreditando" que eles representam 2,2%... a escolha é sua.
Afinal, se nem demonstrando por A+B você entende... fica difícil...

Se você acha que extrapolação não tem base matemática, o problema não é meu. Talvez uma reciclagem no ensino médio faça bem aos seus neurônios. Afinal (idem) mesmo descendo ao nível dos post anteriores, explicando conta de percentual, divisão, soma e subtração, você não conseguiu entender, fazê o que, né ?

PRA MIM CHEGA ! HOJE É SEXTA-FEIRA E A NOITE SÓ ESTA COMEÇANDO. SE VOCÊ QUISER INSISTIR NOS SEUS DELÍRIOS, O PROBLEMA É SEU.

FUI !

Autor Desconhecido.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Benetton escreveu:A margem de segurança existe, goste você ou não. O uso da mesma depende do tamanho da amostra estudada e dos resultados obtidos.

Sim, e onde o meu calculo difere do seu nesse quesito?
Que margem de segurança você usou, que diferencie o seu calculo do meu?

O problema do seu "suposto" calculo é simples, a extrapolação não pode ser usada nesse caso, visto que as proporções são alteradas por fatores socioeconomicos... o problema está na SUPOSIÇÃO de que a proporção se mantém a mesma e, não nas margens de segurança da pesquisa. (que também é outro fator relevante, ao se combinar dados de duas pesquisar
diferentes,
o que ocorre no SEU calculo, mas não no meu.)

Você usou dados da veja e misturou ao de outro instituto de pesquisa e, foi por isso que eu falei sobre isso... já no meu caulculo eu trabalho apenas com os números de uma única fonte, o que torna o meu calculo mais seguro que o seu.
Independente disso, usei a mesma conta que você e, o resultado deu errado. Então eu pergunto, qual a diferença? o que torna o seu calculo correto e o meu errado?

A grande questão, se concentra na questão de que a PROPORÇÃO de ateus e católicos presos é diferente da proporção de ateus e católicos livres, é isso que faz de seu calculo ACHISMO! Isso foi demonstrado ao usar o mesmo calculo com os catolicos.
Fatores sociais influenciam a proporção e você não usou matemática nenhuma pra resolver esse problema, usou apenas de "suposições", é isso que tornou seu calculo achismo e é isso que até agora você parece não entender.

Você está fazendo um uso indevido de uma extrapolação matemática e, isso torna seu calculo errado.
Essa mesma técnica de extrapolação, poderia ser usada no caso de uma conta onde não existem fatores sociais que influenciem a proporção.
No caso em questão, ela não pode ser usada, pois não leva em conta os fatores sociais pertinentes, como classe social e educação.
Você pode fazer uma extrapolação, se calcular a proporção aproximada, com base nas informações socioeconômicas, por exemplo. (coisa que você não fez).
Você "acha" que está fazendo a conta correta, quando na realidade não está.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

NadaSei escreveu:
Benetton escreveu:A margem de segurança existe, goste você ou não. O uso da mesma depende do tamanho da amostra estudada e dos resultados obtidos.

Sim, e onde o meu calculo difere do seu nesse quesito?
Que margem de segurança você usou, que diferencie o seu calculo do meu?

Uma margem de segurança, a qual abrange não só condições sócioeconômicas, SERVE JUSTAMENTE PARA PREVENIR ESSAS VARIAÇÕES, TANTO MINHAS QUANTO SUAS.

Vou aproveitar uma falácia que você escreveu num post anterior para PROVAR O ERRO FLAGRANTE DO SEU PSEUDORACIOCÍNIO :

"Eu já mostrei isso por A+B, usando o mesmo pseudocalculo dele, para calcular o número de católicos presos, com base no grupo dos "com-religião", o resultado foi um erro de 15%...
Segundo o mesmo calculo dele, o número de católicos presos seria de 66,62%, quando o número real de católicos presos é de apenas 51,93%... ou seja, a diferença é gigantesca."

Entenda de uma vez, Nadasei ( parece que agora, o que você escreveu acima faz jus ao seu nick ) :

NÃO SÃO 15% DE DIFERENÇA, SÃO 15 PONTOS PERCENTUAIS DE DIFERENÇA !!!!!!!!!!!!! CONSEGUE DISTINGUIR UMA COISA DA OUTRA ? PELO VISTO, NÃO! O interessante é que você não citou o caso dos pentecostais, cuja diferença cai abruptamente. Claro, a amostra é substancialmete menor do que a de católicos. Cai para menos de 1 ponto percentual. Ou seja, eles são 10% da população livre. Dos “com religião”, eles representam 10,7%. E a população encarcerada pentecostal é de 11%. Ou seja, uma pequena diferença de menos de meio ponto percentual. E isso tudo referendado pela CPS - Centro de Políticas Sociais, da Fundação Getúlio Vargas. Ah, mas o seu negócio é só se basear nos católicos, cuja diferença é maior, para assim tentar invalidar meus cálculos. Bela estratégia, mas não deu certo. E preste atenção : Se a cada vez em que a amostragem cai, cai também a diferença entre livres e encarcerados, é de se esperar que numa amostragem menor ainda, que é a de ateus, essa diferença seja mínima. Ora, mas todos aqui sabem que a sua tática não vai mudar : Vai dizer que tudo é achismo, não é mesmo ? Ok. Já deu para perceber que os seus argumentos não mudam mesmo.

NadaSei escreveu:O problema do seu "suposto" calculo é simples, a extrapolação não pode ser usada nesse caso, visto que as proporções são alteradas por fatores socioeconomicos... o problema está na SUPOSIÇÃO de que a proporção se mantém a mesma e, não nas margens de segurança da pesquisa. (que também é outro fator relevante, ao se combinar dados de duas pesquisar
diferentes,
o que ocorre no SEU calculo, mas não no meu.)

O meu suposto cálculo possui margens de erros muito inferiores ao seu PSEUDOCÁLCULO, pois, e como já disse e volto a repetir aqui, não são só fatores socioeconômicos que influenciam. Estes parecem que são usados por você somente para aumentar a diferença, ou seja, um PURO ACHISMO. Mas existem outros fatores como educação ( socioculturais ), sociobiologicos, estudo biológico do comportamento e de outras características sociais dos animais e dos seres humanos, e que procura explicar a evolução dos fenômenos sociais em função da contribuição destes para supremacias ideológicas, além da própria biologia social. Isso explica facilmente as diferenças dos seus cálculos primários que tentam desconfigurar a extrapolação inicial que fiz.

NadaSei escreveu:Você usou dados da veja e misturou ao de outro instituto de pesquisa e, foi por isso que eu falei sobre isso... já no meu caulculo eu trabalho apenas com os números de uma única fonte, o que torna o meu calculo mais seguro que o seu.

Mais uma falácia. O Vox Popoli, cuja pesquisa foi registrada na Revista Veja, assevera que 1% da população brasileira é de ateus. O Link http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.html , assegura que o percentual de ateus no mundo varia de 0 a 1%, ou seja, as duas fontes estão mais do que coerentes, só você não viu. Queria o quê ? Que TODOS os países dessem exatamente 1% de ateus ? PUTZ!

NadaSei escreveu:Independente disso, usei a mesma conta que você e, o resultado deu errado. Então eu pergunto, qual a diferença? o que torna o seu calculo correto e o meu errado?

Não, o resultado não deu errado. O erro SEU foi desconsiderar a margem de segurança ( já repeti isso umas dez vezes, mas você finge que não vê e volta com essas ladainhas ). Se consideramos as margens de segurança tanto para mais como para menos, margem essa já explicada teoricamente e 2 vezes antes, as diferenças ficam esclarecidas, tanto minhas quanto suas.

NadaSei escreveu:A grande questão, se concentra na questão de que a PROPORÇÃO de ateus e católicos presos é diferente da proporção de ateus e católicos livres, é isso que faz de seu calculo ACHISMO! Isso foi demonstrado ao usar o mesmo calculo com os catolicos.

Mas como você gosta de ladainhas. Parece católico. Então vou começar com contraladainhas ( ??? ), já que insiste com isso :

Numa população grande, como a de católicos, É NATURAL QUE AS VARIAÇÕES SEJAM MAIORES. JÁ NA POPULAÇÃO DOS PENTECOSTAIS, AS VARIAÇÕES COMEÇAM A DIMINUIR POIS QUASE NÃO HOUVE DIFERENÇA ENTRE EVANGÉLICOS ENCARCERADOS E LIVRES, OU SEJA, ESTAVA PRATICAMENTE 1 POR 1 ( E VOCÊ NEM QUIS TOCAR NESSE ASSUNTO, POR QUE SERÁ ? ). E SE VOCÊ PUDER RACIOCINAR UM POUCO MAIS, PODERÁ CONCLUIR QUE QUANTO MENOR A AMOSTRA, MENOR SERÁ A VARIAÇÃO, COMO FOI A DE ATEUS. SERÁ QUE É TÃO DIFÍCIL ENTENDER ISSO ????????

NadaSei escreveu:Fatores sociais influenciam a proporção e você não usou matemática nenhuma pra resolver esse problema, usou apenas de "suposições", é isso que tornou seu calculo achismo e é isso que até agora você parece não entender.

Repito : Não só fatores socias, e como já disse, outros fatores como os socioculturais, sociobiologicos, além da própria biologia social têm a sua influência e a sua composição dará resultados muito diversos se só considerarmos os sócioeconomicos. Portanto, o SEU ACHISMO E SUAS SUPOSIÇÕES pecam pela falta, e isso você custa a entender.

NadaSei escreveu:Você está fazendo um uso indevido de uma extrapolação matemática e, isso torna seu calculo errado.
Essa mesma técnica de extrapolação, poderia ser usada no caso de uma conta onde não existem fatores sociais que influenciem a proporção.
No caso em questão, ela não pode ser usada, pois não leva em conta os fatores sociais pertinentes, como classe social e educação.

Uso indevido faz aqueles que só consideram PSEUDOCÁLCULOS baseados em seus próprios ACHISMOS, e foi isso o que você fez escancaradamente e ainda julga os outros baseados em seus próprios atos. E nesse caso, nem precisa dizer que suas continhas induzem a um raciocínio ERRADO. E a extrapolação pode ser usada desde que a margem de segurança seja sempre levada em consideração, a qual envolve e previne não só fatores socioeconomicos como outros que já mencionei.

NadaSei escreveu:Você pode fazer uma extrapolação, se calcular a proporção aproximada, com base nas informações socioeconômicas, por exemplo. (coisa que você não fez).
Você "acha" que está fazendo a conta correta, quando na realidade não está.

Puxa, você repete a mesma coisa até tentar transformar essa mesma coisa em verdade. Boa técnica essa, mas só serve para enganar. Pela milésima vez : Você só usa o fator sócioeconômico. Pergunto : Será que só esse fator leva o indivíduo a delinquir ?

Proporção ? Foi visto claramente antes que a proporção da margem cai consideravelmente quando a amostra também cai. Vide católicos e pentecostais. E numa amostra menor ainda que é a de ateus, a proporção da margem tende a cair consideravelmente. Você não considerou que a margem de segurança já abrange e previne isso e muito mais, coisa que você ignorou solenemente. Sua observação não é de todo errada, mas é incompleta, portanto seus cálculos "parecem" mostrar algo que se possa levar em consideração, mas não passam de um equívoco.

Editado pela última vez por Benetton em 04 Jun 2007, 09:02, em um total de 2 vezes.

Autor Desconhecido.

Trancado