Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Confesso-me um caso raro de ateu que se permite um politeismosinho inocente. Aí ao lado está a minha bíbilia, que hoje completa o seu 40º aniversário. Nela os quatro deuses
ditaram o comportamento musical das gerações futuras.
O marco inicial do rock que conhecemos hoje. A importância dessa obra cresce à medida em que se amplia a perspectiva histórica. Gosto é gosto; não se discute, mas para mim esta é sem dúvida a mais significativa criação musical do século passado. Não comungo do pensamento de que "depois deles, não apareceu mais ninguém", muita obra de qualidade até mesmo superior, surgiu desde então. Mas, considerando-se os parcos recursos tecnológicos de que se dispunha na época e todas as limitações , se comparadas às facilidades de hoje, nehuma outra obra alcançou tamanha importância.
Como já pude declarar em um tópico anterior, à eles confiei a composição e guarda dos meus sonhos de juventude ,que ainda hoje, a despeito de todas as vissicitudes que a vida nos impõe, procuro, à miúde, acalentar .
Hoje é dia de aniversário do rock e da boa música.
Parabéns para eles.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático
ROCK IS FOREVER
É ROCK NA VEIA, MANO.
O CORAÇÃO BATE NO COMPASSO DA BATERIA
E AS VEIAS CORREM SANGUE NA VELOCIDADE DE UM SOLO DE GUITARRA.
ROCK É PARA SEMPRE.
Tambem gosto, mas separaram-se porque um quis ser o deus mais importante que o outros, nãp foi? ...
Creio na morte, única amante absolutamente fiel, Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre, E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Na metade dos anos 60 surgem as bandas psicodelicas com seus nomes estranhos: The Grateful Dead; The Quicksilver Messenger Service; Big Brother and the Holding Company.
A idéia é basicamente de Paul McCartney. Fascinado por estas bandas que pareciam estar surgindo de todos os lugares, Paul imaginou os Beatles fingindo ser outra banda, podendo assim criar coisas novas sem ficar preso a imagem dos Beatles.
Paul começa a juntar palavras, tentando criar um nome bem estranho como aquelas bandas americanas. Em um restaurante com alguns amigos, eles começam a fazer jogos de palavras com oque havia na mesa. Surge então o "sal e pimenta" (Salt n' Pepper) que com um trocadilho vira "Sgt. Pepper".
O "Lonely Hearts Club Band" serve como um complemento para o nome, já que Paul achou que faltava algo. Ele lembra de um clube onde pessoas solteiras freqüêntavam para tentar achar um namorado ou namorada. Geralmente havia música ao vivo nestes locais. Surge então A Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta.
O Disco
Os Beatles estavam empenhados em criar um disco que falava de suas infâncias. Precionados pela EMI para lançarem um single eles são obrigados a entregar as duas únicas faixas prontas até então: "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane". Também gravam um vídeo promocional para cada faixa.
Neste mesmo período eles estavam trabalhando também em "When I'm Sixty-Four" (escrita por Paul ainda nos anos 50) e "A Day in the Life" de Lennon-McCartney. O projeto não anda como o esperado e antes de começarem a gravar "A Day in the Life" eles abandonam o disco.
A idéia de Paul ganha força e então os Beatles passam a se dedicar inteiramente no "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Paul escreve a canção-título e as gravação começam no dia 1º de fevereiro de 1967, aproveitando a faixa "When I'm Sixty-Four" que estava pronta desde dezembro de 1966, e terminaram por volta de abril de 1967. O clima que rolava era de festa psicodélica em tempo integral. Os Beatles sempre entravam no estúdio com roupas exóticas. Aparecem gente como Mick Jagger para assistir às gravações, orquestras são chamadas para gravar pequenos trechos (demoravam mais tempo montando o equipamento que tocando efetivamente). Neste período a figura de George Martin torna-se fundamental.
Como os Beatles resolveram não fazer mais shows, os fãs e o público em geral estavam anciosos por notícias da banda. Resultado: as sessões de gravação do Sgt. Pepper's foi uma das mais concorridas da história. Conforme o tempo ia passando e as notícias chegavam, mais aumentavam as espectativas em torno do álbum.
O álbum Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band marcou uma fase de intensa criatividade dos Beatles. Tudo foi cuidadosamente preparado e produzido. Uma capa de disco nunca havia merecido tanto cuidado. Para elaborar a capa foi gasto praticamente o mesmo tempo em que os Beatles efetivamente usaram para gravar o LP.
Quando os Beatles comunicaram para o pessoal da gravadora o que pretendiam fazer, os executivos quase enlouqueceram.
Os Beatles desejavam colocar várias personalidades, entre políticos, atores, musicos e esportistas. Dentre os famosos que apareceriam na capa, John queria acrescentar Jesus Cristo, Hitler e Ghandi, que acabaram não entrando devido a prováveis problemas que poderiam ser causados no futuro.
As Faixas
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band:
A música título que abre o disco é como uma saudação de boas-vindas ao público. Lembra os shows do grupo. Nota-se no começo uma orquestra afinando seus instrumentos antes da banda tocar. Os aplausos e risadas que aparecem na música foram retirados dos arquivos da EMI. No final da canção, quando é anunciado o cantor Billy Shears, ouve-se os gritos estéricos da platéia, que foram retirados da apresentação dos Beatles no Hollywood Bowl de 1965.
A Little Help From My Friends:
Uma das últimas faixas a serem gravadas. Composição de Paul McCartney com uma pequena contribuição de John Lennon. Foi escrita especialmente para Ringo cantar. A letra é claramente uma ironia pelo fato de Ringo ser considerado pela crítica como o Beatle menos talentoso. Inicialmente a canção era chamada de 'Bad Finger Boogie' e serviu como inspiração para o nome da banda Badfinger.
Lucy In The Sky With Diamonds:
As iniciais do nome da música formavam "LSD" e a canção foi banida das rádios inglesas. John sempre negou que a canção tenha sido escrita com este propósito, explicando que o título na verdade vem de um desenho de seu filho Julian Lennon. As imagens não se referem a LSD e sim a Alice no país das maravilhas. Lucy seria Lucy O'Donnell, uma colega de escola do seu filho. Os vocais de John nesta faixa lembram o de uma criança. A guitarra tem um timbre bem peculiar, criando um clima de sonho.
Getting Better:
Canção composta pela dupla Lennon-McCartney. O título vem de uma resposta que o baterista Jimmy Nicol (substituto de Ringo em alguns shows na Australiana de 64) constumava dar a impremsa quando perguntavam como ele estava se saindo nos shows; "It's getting better." Paul achou que isto seria um bom título para uma música. A letra fala de um cara que batia na mulher, fazia barbaridades mas começou a melhorar com o passar dos tempos. Os vocais seguem a linha de Paperback Writer. George toca tamboura, um instrumento indiano. George Martin toca as cordas e não as teclas do piano.
Fixing a Hole:
Mais uma que teria alusões sutis ao uso de drogas. O "buraco" da letra seria causado pelas drogas injetáveis. Paul se referia a um buraco por onde passava a agua da chuva. O protagonista conserta um buraco que a chuva fez e o impede de pensar.
She´s Leaving Home:
Não poderia faltar uma balada da dupla Lennon-McCartney. A música é suave e tranqüila. A letra fala de uma garota que fugiu de casa para viver com seu namorado. A notícia saiu nos jornais. John e Paul tiravam muitas de suas idéias lendo jornais. Quem fez os arranjos não foi George Martin pois este estava ocupado em outro trabalho. Paul então convidou Mike Leander.
Being for The Benefit of Mr. Kite:
Clique aqui e veja o poster
Escrita por John Lennon. Pra variar, muitos acharam que haviam "mensagens obscuras" na canção. Na verdade a letra foi tirada inteiramente de um cartas de circo do século 19. O cartas anunciava o "Pablo Fanque's Circus Royal". Os efeitos na música nos dão uma impressão de estarmos em um parque de diversão. O cartaz hoje pertence a Sean Lennon.
Within You Withou You:
Escrita por George Harrison, é a única canção sua no disco. George compôs esta faixa na casa de um antigo amigo (Klaus Voorman, que trabalhou com John Lennon em carreira solo e responsavel pelas capas de Revolver e do projeto Antology). Dos Beatles estavam presente apenas o próprio George durante as gravações. A faixa mescla instrumento como violinos e violoncelos com instrumentos tradicionais indianos. Na época George estava apaixonado pela Índia. A participação de Shankar na canção Within You Without You, do álbum Sargent Pepper's foi o início de sua popularidade no ocidente.
When I´m Sixty Four:
Escrita por Paul ainda nos anos 50, quando tinha 16 anos de idade. A letra original foi modificada inspirado em seu pai James McCartney, que completou 64 anos em 1966. O clima da música nos reverte aos anos 30. Foi a primeira faixa a ficar pronta para o disco, gravada ainda em 66.
Lovely Rita:
Uma canção leve, fácil e despretenciosa de Paul McCartney que seria mais um sucesso do grupo. Paul McCartney havia sido multado por uma guarda de transito chamada Meta Davis. Eles conversaram por algum tempo para se conhecerem. As guardas de trânsito dos EUA são chamadas de "meter maid". Surge então "Rita meter maid" mas segundo Paul, a Rita da canção não seria a Meta Davis mas a canção foi escrita baseado naquele fato.
Good Morning, Good Morning:
Escrita por John Lennon. Foi inspirada em um comercial de cereal da Kelloggs que passava na TV. A canção começa com o cantar de um galo e no fim da música, a pedido de John Lennon, foram acrescentados vários sons de animais para tentar reproduzir o som de uma fazenda. Curiosamente a ordem em que aparece os sons dos animais esta organizada, começando pelo mais fraco, como uma "cadeia alimentar". The Sound Incorporated participa da faixa com saxofones e trombones.
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - Reprise
A guitarra de George Harrison inicia a faixa dando belas carcarejadas. Em seguida, Paul conta até quatro para iniciar este "bis" da primeira faixa do disco. A música traz as vozes dos quatro Beatles cantando juntos e tocando seus respectivos instrumentos. Foi idéia de Neil Aspinall esta faixa que emenda com A Day In The Life.
A Day In The Life
Esta foi a união de duas canções: uma escrita por Paul (seria o miolo da música) e a outra escrita por John (começo e fim).
A letra foi inspirada em notícias de jornais que John Lennon teria lido. A canção fala de um acidente de carro, no qual morreu um amigo de John. Foram convidados 40 músicos e as gravações contaram com visitantes ilustres como os Rolling Stones e Donovan. Tudo foi gravado para ser aproveitado em um vídeo promocional que nunca saiu.
Sem dúvidas, esta gravação é a mais complexa do disco. Também há mensagens subliminares e algumas rádios não exeutaram a faixa por acharem que ela fazia apologia ao uso de drogas.
Depois de um breve silêncio entra a faixa "The Inner Groove", que seria uma mensagem ao contrário.
Sgt Pepper's foi o primeiro álbum a ter um encarte com fotos e as letras das músicas. Também trazia certos brindes como um bigode postiço, um chapéu, entre outros.
O lançamento mundial ocorreu em 01 de junho de 1967. Sgt. Peppers seria visto como o primeiro álbum conceitual da história. As faixas se interligavam. Havia um tema central como nos filmes ou no teatro. O disco elevou o gênero Rock à condição de arte. Foi apontado pela crítica como "o disco em que os Beatles param de fazer música para dançar e passam a fazer música para se ouvir".
Nos EUA o LP vendeu antecipadamente um milhão de copias e passou de dois milhões e meio no final de agosto, ficando em primeiro lugar nas paradas por 19 semanas. No Reino Unido o disco ficou em primeiro lugar por 27 semanas. Recebeu quatro Grammy Awards por melhor álbum, melhor álbum contemporâneo, melhor capa de um álbum e álbum com melhor engenharia de som. Em 1977 recebeu da British Phonogram o premio de melhor disco Britânico de pop gravado de 1952 até então.
As Faixas
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Paul McCartney - Lead Vocal
John Lennon - Backing Vocal
George Harrison - Backing Vocal
Paul McCartney - Rhythm Guitar
George Harrison - Rhythm Guitar
Paul McCartney - Rickenbacker 4001S-LH Bass Guitar
Paul McCartney - Lead Guitar
Ringo Starr - Ludwig Drums
J.W. Buck - French Horn
Neil Sanders - French - Horn
Tony Randall - French - Horn
John Burden - French Horn
Stuart Eltham - Abbey Road Sound Effects Volume 28
with a little help from my friends
Ringo Starr - Lead Vocal
John Lennon - Backing Vocal
Paul McCartney - Backing Vocal
John Lennon - Rhythm Guitar
Paul McCartney - Piano
Paul McCartney - Rickenbacker 4001S-LH Bass Guitar
George Harrison - Lead Guitar
John Lennon - Cowbell
George Martin - Hammond Organ
Ringo Starr - Tambourine
Ringo Starr - Ludwig Drums
lucy in the sky with diamonds
John Lennon - Lead Vocal
Paul McCartney - Backing Vocal
John Lennon - Acoustic Rhythm Guitar
Paul McCartney - Rickenbacker 4001S-LH Bass Guitar
Paul McCartney - Hammond Organ
George Harrison - Lead Guitar
Ringo Starr - Maracas
Ringo Starr - Ludwig Drums
John Lennon - Tamboura
getting better
Paul McCartney - Lead Vocal
John Lennon - Backing Vocal
George Harrison - Backing Vocal
John Lennon - Rhythm Guitar
Paul McCartney - Rickenbacker 4001S-LH Bass Guitar
Paul McCartney - Rhythm Guitar
George Martin - Piano
George Harrison - Tambourine
George Harrison - Tamboura
Ringo Starr - Bongos
Ringo Starr - Ludwig Drums
fixing a hole
Paul McCartney - Lead Vocal
John Lennon - Backing Vocal
Paul McCartney - Backing Vocal
George Harrison - Backing Vocal
Paul McCartney - Harpsichord
George Martin - Piano
Paul McCartney - Rickenbacker 4001S-LH Bass Guitar
John Lennon - Rhythm Guitar
Paul McCartney - Rhythm Guitar
George Harrison - Lead Guitar
Ringo Starr - Percussion
John Lennon - Maracas
Ringo Starr - Ludwig Drums
she's leaving home
Paul McCartney - Lead Vocal
John Lennon - Backing Vocal
Erich Gruenberg - Violin
Derek Jacobs - Violin
Trevor Williams - Violin
José Luis García - Violin
John Underwood - Viola
Stephen Shingles - Viola
Dennis Vigay - Cello
Alan Dalziel - Cello
Gordon Pearce - Double-Bass
Sheila Bromberg - Harp
being for the benefit of mr. kite
John Lennon - Lead Vocal
Paul McCartney - Acoustic Guitar
Paul McCartney - Rickenbacker 4001S-LH Bass Guitar
George Martin - Wurlitzer Organ
Brian Jones - Glockenspiel
Ringo Starr - Harmonica
Neil Aspinall - Harmonica
Malcolm Evans - Bass Harmonica
John Lennon - Harmonium
George Martin - Harmonium
Ringo Starr - Ludwig Drums
within you without you
George Harrison - Lead Vocal
George Harrison - Sitar
George Harrison - Harmonium
Brian Jones - Sitar
George Harrison - Acoustic Guitar
Natver Soni - Tabla
P.D. Joshi - Swordmandel
Amrat Gajjar - Dilruba
Brian Jones - Tamboura
George Harrison - Tamboura
Neil Aspinall - Tamboura
Erich Gruenberg - Violin
Alan Loveday - Violin
Julien Gaillard - Violin
Paul Scherman - Violin
Ralph Elman - Violin
David Wolfsthal - Violin
Jack Rothstein - Violin
Jack Greene - Violin
Brian Jones - Cello
Reginald Kilbey - Cello
Allen Ford - Cello
Peter Beavan - Cello
Stuart Eltham - Abbey Road Sound Effects Volume 6
when i'm sixty four
Paul McCartney - Lead Vocal
John Lennon - Backing Vocal
George Harrison - Backing Vocal
Paul McCartney - Piano
John Lennon - Rhythm Guitar
Paul McCartney - Rickenbacker 4001S-LH Bass Guitar
Ringo Starr - Bells
Ringo Starr - Ludwig Drums
Robert Burns - Clarinet
Henry Mackenzie - Clarinet
Frank Reidy Bass - Clarinet
lovely rita
Paul McCartney - Lead Vocal
John Lennon - Backing Vocal
George Harrison - Backing Vocal
Paul McCartney - Backing Vocal
George Martin - Piano
John Lennon - Acoustic Rhythm Guitar
George Harrison - Acoustic Rhythm Guitar
Paul McCartney - Piano
Paul McCartney - Rickenbacker 4001S-LH Bass Guitar
Ringo Starr - Ludwig Drums
John Lennon - Comb and Tissue
Paul McCartney - Comb and Tissue
George Harrison - Comb and Tissue
Ringo Starr - Comb and Tissue
good morning, good morning
John Lennon - Lead Vocal
John Lennon - Piano
Paul McCartney - Backing Vocal
George Harrison - Backing Vocal
John Lennon - Rhythm Guitar
Paul McCartney - Rickenbacker 4001S-LH Bass Guitar
George Harrison - Rhythm Guitar
Paul McCartney - Fender Telecaster Lead Guitar
Ringo Starr - Ludwig Drums
Malcolm Evans - Percussion
John Lennon - Spoken Passages
Barrie Cameron - Saxophone
David Glyde - Saxophone
Alan Holmes - Saxophone
John Lee - Trombone
Brian Jones - Trombone
Unknown Contributor French Horn
sgt. pepper's lonely hearts club band (reprise)
Paul McCartney - Lead Vocal
John Lennon - Lead Vocal
George Harrison - Lead Vocal
Ringo Starr - Lead Vocal
Paul McCartney - Spoken Counting
John Lennon - Rhythm Guitar
Paul McCartney - Rhythm Guitar
John Lennon - Electric Piano
Paul McCartney - Organ
George Harrison - Bass Guitar
Paul McCartney - Lead Guitar
Paul McCartney - Organ
Ringo Starr - Ludwig Drums
John Lennon - Maracas
Ringo Starr - Chocalho
a day in the life
John Lennon - Lead Vocal
Paul McCartney - Lead Vocal
Paul McCartney - Piano
John Lennon - Piano
Ringo Starr - Piano
Malcolm Evans - Piano
George Martin - Piano
George Martin - Harmonium
John Lennon - Acoustic Rhythm Guitar
Malcolm Evans - Spoken Counting
Malcolm Evans - Alarm Clock
Paul McCartney - Rickenbacker 4001S-LH Bass Guitar
Ringo Starr - Bongos
Ringo Starr - Maracas
Ringo Starr - Ludwig Drums
Erich Gruenberg - Violin
Granville Jones - Violin
Bill Monro - Violin
Jurgen Hess - Violin
Hans Geiger - Violin
D. Bradley - Violin
Lionel Bentley - Violin
David McCallum - Violin
Donald Weekes - Violin
Henry Datyner - Violin
Sidney Sax - Violin
Ernest Scott - Violin
John Underwood - Viola
Gwynne Edwards - Viola
Bernard Davis - Viola
John Meek - Viola
Francisco Gabarro - Cello
Dennis Vigay - Cello
Alan Dalziel - Cello
Alex Nifosi - Cello
Cyril MacArther - Double-Bass
Gordon Pearce - Double-Bass
John Marson - Harp
Roger Lord - Oboe
Clifford Seville - Flute
David Sandeman - Flute
David Mason - Trumpet
Monty Montgomery - Trumpet
Harold Jackson - Trumpet
Raymond Brown - Trombone
Raymond Premru - Trombone
T. Moore - Trombone
Michael Barnes - Tuba
Basil Tschaikov - Clarinet
Jack Brymer - Clarinet
N. Fawcett - Bassoon
Alfred Waters - Bassoon
Alan Civil - Horn
Neil Sanders - Horn
Tristan Fry - Timpani
Tristan Fry - Percussion
Lamento não ter tido tempo, nem ainda tenho, de ler as respostas e os comentários em relação ao tópico por mim sugerido. Amanhã vou ler com atenção todas as mensagens postadas. . Realmente me falta tempo. Voltarei ao assunto.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático
Parabéns aos guris! Nunca gostei muito de Beatles, preferia Rolling Stones. Tirando as coisas boas, havia musiquinhas bem chatas. E quanto à qualidade dos instrumentos, também há controvérsias. Podiam ter feito melhor. Mas foi o que fizeram e foram os primeiros. Quem faz a revolução, recebe o trunfo de ter desbravado e corrompido as regras,o que no caso deles e de outros da geração, mudou um pedaço considerável da história da civilização. Eles foram geniais neste aspecto.