No Brasil , Cerveja vende mais que Leite!
- videomaker
No Brasil , Cerveja vende mais que Leite!
Essa é pro Johnny comentar!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Re.: No Brasil , Cerveja vende mais que Leite!
é uma história muito antiga a da cerveja, e está entrelaçada com o desenvolvimento das primeiras civilizações...

história da cerveja - a antiguidade
Não é tarefa fácil determinar em que período terá sido produzida a primeira cerveja. Acredita-se que essa tarefa seja talvez tão antiga como a própria agricultura. De facto, sabe-se que o Homem conhece o processo de fermentação há mais de 10.000 anos e obtinha nessa época, mesmo em pequenas quantidades, as primeiras bebidas alcoólicas. Especula-se que a cerveja, assim como o vinho, tenha sido descoberta acidentalmente, provavelmente fruto da fermentação não induzida de algum cereal.
A primeira prova arqueológica que temos relativamente à produção de cerveja é proveniente da Mesopotâmia, mais propriamente da Suméria. Tratam-se de inscrições feitas numa pedra, relativas a um cereal que se utilizava em algo similar à produção de cerveja. Afirma-se que a descoberta desta se deu pouco tempo depois do surgimento do pão. Os sumérios teriam percebido que a massa do pão, quando molhada, fermentava, ficando ainda melhor. Assim teria aparecido uma espécie primitiva de cerveja, como "pão líquido". Várias vezes repetido e até melhorado, este processo deu origem a um género de cerveja que os sumérios consideravam uma “bebida divina”, a qual era, por vezes, oferecida aos seus deuses.
A cerveja era feita por padeiros devido à natureza da matéria-prima utilizada: grãos de cereais e leveduras. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída grosseiramente e moldada em bolos aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados a fermentar. Esta cerveja rústica ainda é fabricada no Egipto com o nome de Bouza. O lúpulo, assim como outras ervas aromáticas, tais como zimbro, hortelã e losna, podiam ser adicionados à cerveja para corrigir as diferenças observadas no sabor.
Já no segundo milénio antes de Cristo e enquanto se assistia à queda do império sumério, surgia uma nova civilização na Mesopotâmia, descendente da civilização suméria mas mais avançada cultural e tecnologicamente, e que em muito contribuiu para o avanço no processo de fabricação de cerveja: os Babilónios. Documentos dessa altura indicam-nos que a produção de cerveja era uma profissão altamente respeitada, levada a cabo essencialmente por mulheres.
Em 2100 a.C. Hammurabi, o sexto rei da Babilónia, introduziu várias regras relacionadas com a cerveja no seu grande código de leis. Entre essas leis encontrava-se uma que estabelecia uma ração diária de cerveja, ração essa que dependia do estatuto social de cada indivíduo. Por exemplo, um trabalhador normal receberia 2 litros por dia, um funcionário público 3 litros, enquanto que os administradores e sacerdotes receberiam 5 litros por dia. Outra lei tinha como objectivo proteger os consumidores, de cerveja de má qualidade. Ficou assim definido que o castigo a aplicar por se servir má cerveja seria a morte por afogamento!
Hoje sabemos que os Babilónios sabiam elaborar vinte tipos diferentes de cerveja. Quase todas seriam opacas e produzidas sem filtragem. Tal facto fazia com que bebessem a cerveja através de um predecessor da actual palhinha (no caso dos reis essa palhinha seria de ouro…), o que evitava que ingerissem o resíduo que se acumulava no fundo e que seria bastante amargo. No entanto, essa situação não impedia que a cerveja aí produzida fosse bastante conceituada, chegando os babilónios a exportar grandes quantidades para o Egipto.
Tal como os Babilónios, os Egípcios produziam cerveja desde tempos ancestrais, sendo que esta fazia parte da dieta diária de nobres e fellahs (camponeses). Para além de bem alimentar, servia também como remédio para certas doenças. Um documento médico, datado de 1600 a.C. e descoberto nas escavações de um túmulo, descreve cerca de 700 prescrições médicas, das quais 100 contêm a palavra cerveja. A sua importância é também visível nos aspectos religiosos da cultura egípcia. Nos túmulos dos seus antepassados, para além dos artefactos habituais como incenso, jóias e comida, era também habitual encontrar provisões de cerveja. E em casos de calamidade ou desastre natural, era frequente a oferta de grandes quantidades de cerveja aos sacerdotes de forma a apaziguar a ira dos deuses.
A extrema relevância da cerveja para os egípcios reflectia-se não só na existência de um alto funcionário encarregado de controlar e manter a qualidade da cerveja produzida, como também na criação de hieróglifos extras que descrevessem produtos e actividades relacionadas com a cerveja. Curiosamente, existem alguns povos que vivem ao longo do Nilo que ainda hoje fabricam cerveja num estilo muito próximo ao da era faraónica.
Longe desta área geográfica, a China desde cedo desenvolveu técnicas de preparação de bebidas do tipo da cerveja, obtidas a partir de grãos de cereais. A "Samshu", fabricada a partir dos grãos de arroz e a "Kin" já eram produzidas cerca de 2300 a.C. As técnicas utilizadas eram algo diferentes das dos povos mesopotâmicos e egípcios. De facto, o desenvolvimento da cerveja até à forma pela qual hoje a conhecemos, deve-se mais a estes dois últimos do que à civilização chinesa. Foram mesmo os egípcios que ensinaram os gregos a produzir cerveja.
Apesar de ser considerada menos importante que o vinho, a cerveja evoluiu durante o período grego e romano. Atente-se nos escritos de Sófocles (450 a.C.) relativamente a recomendações sobre o consumo de cerveja, incluindo esta numa dieta que considerava equilibrada. Outros autores gregos como Heródoto e Xenofontes também mencionaram o acto de beber cerveja nos seus escritos.
Assim como o tinham aprendido com os egípcios, os gregos ensinaram a arte de produzir cerveja aos romanos. Todavia, em 500 a.C. e no período subsequente, gregos e romanos deram preferência ao vinho, a bebida dos deuses, tutelada por Baco. A cerveja passou então a ser a bebida das classes menos favorecidas, muito apreciada em regiões sob domínio romano, principalmente pelos germanos e gauleses. Muitos romanos consideravam a bebida horrível e típica de povos bárbaros. Foi nessa época que as palavras cervisia ou cerevisia passaram a ser utilizadas pelos romanos, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Plínio foi um dos autores clássicos que escreveu sobre o assunto, descrevendo a evolução do processo de fabrico da cerveja e os hábitos dos povos celtas e germânicos da Bretanha e Europa Central.

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...
Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta

- Jeanioz
- Gênero: Masculino
Re: Re.: No Brasil , Cerveja vende mais que Leite!
Xicao escreveu:
E agora, criacionistas bons-de-copo?

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Re: No Brasil , Cerveja vende mais que Leite!
videomaker escreveu: Essa é pro Johnny comentar!
Não entendi? Qual a dúvida? Acho até estranho essa noticia pois qualquer bebida alcoolica popular vende mais que leite, que arroz, que yogurte. Garanto a você que se você bebesse (não sei, por isso disse isso) e você fizer o teste: Tente tomar 10 litros de leite num dia ou tente tomar 10 litros de chopp ou cerveja. Garanto que o leite vai te matar ou te fazer mal...muito mal.
Ou, experimente tomar 10 fraconetes de yogurte ou 10 coolers (qualquer um). Também os coolers vão se sair melhor.
Abraços.
PS: Cerveja tomo quando está calor e ultimamente aqui em Aracaju o que menos tenho visto é calor (???). Será que me acostumei?
Daí tenho caído é na caipirinha de Bacardi Carta Blanca mesmo pois é melhor que cachaça e mais barato que uma boa vodka.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Não curto cerveja. Prefiro leite.
- Vito Álvaro
Apocaliptica escreveu:Não curto cerveja. Prefiro leite.
Não curto leite. Prefiro coca-cola.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Ainda bem.
O leite é sobrevalorizado.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Vito Álvaro escreveu:Apocaliptica escreveu:Não curto cerveja. Prefiro leite.
Veneno por veneno, prefiro Coca-cola também. Ainda tem o detalhe que cerveja engorda...
Gosto de leite como alimento, com achocolatado, com café e outras formas.
Apocaliptica escreveu:Vito Álvaro escreveu:Apocaliptica escreveu:Não curto cerveja. Prefiro leite.
Veneno por veneno, prefiro Coca-cola também. Ainda tem o detalhe que cerveja engorda...
Com chocolate também engorda.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
- videomaker
Re: No Brasil , Cerveja vende mais que Leite!
Johnny escreveu:videomaker escreveu: Essa é pro Johnny comentar!
Não entendi? Qual a dúvida? Acho até estranho essa noticia pois qualquer bebida alcoolica popular vende mais que leite, que arroz, que yogurte. Garanto a você que se você bebesse (não sei, por isso disse isso) e você fizer o teste: Tente tomar 10 litros de leite num dia ou tente tomar 10 litros de chopp ou cerveja. Garanto que o leite vai te matar ou te fazer mal...muito mal.
Ou, experimente tomar 10 fraconetes de yogurte ou 10 coolers (qualquer um). Também os coolers vão se sair melhor.
Abraços.
PS: Cerveja tomo quando está calor e ultimamente aqui em Aracaju o que menos tenho visto é calor (???). Será que me acostumei?
Daí tenho caído é na caipirinha de Bacardi Carta Blanca mesmo pois é melhor que cachaça e mais barato que uma boa vodka.
No assunto "birita" eu tinha que consultar quem entende!

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
- Tem um boteco aqui em bsb que está fazendo promoção de chopp a R$ 1,75 até as 20:00 hs., fui lá ontem e enfiei o pé na jaca, acho que tomei uns 8 chopps, infelizmente inventei de tomar uma tulipa de um tal chopp de uva, sabia que aquilo não ia me fazer bem, tive uma baita dor de cabeça hoje...
Abraços,

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- videomaker
Abmael escreveu:- Tem um boteco aqui em bsb que está fazendo promoção de chopp a R$ 1,75 até as 20:00 hs., fui lá ontem e enfiei o pé na jaca, acho que tomei uns 8 chopps, infelizmente inventei de tomar uma tulipa de um tal chopp de uva, sabia que aquilo não ia me fazer bem, tive uma baita dor de cabeça hoje...![]()
Abraços,
Uva faz mal cara.... :emoticon16:
clara campos escreveu:Ainda bem.
Sobrevalorizado como?
emmmcri escreveu:Apocaliptica escreveu:Vito Álvaro escreveu:Apocaliptica escreveu:Não curto cerveja. Prefiro leite.
Com chocolate também engorda.
Leite desnatado com chocolate alimenta, vale a pena. Cerveja é álcool na veia, engorda e alimentar...só se for o bolso do budegueiro.

Se depender de mim isso só vai piorar :)
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
- Vito Álvaro
Usuário deletado escreveu:Prefiro um bom copo d'agua.
Não tem sabor, sem cheiro e sem cor.

Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki
- skipperj05
Ontem bebi umas 10 Bhramas. Acordei com uma puta ressaca...Para curar, vou beber mais umas hoje!
"o homem não aceita estar só. Por isso quer acreditar que alguém o olha, o observa, por ele se preocupa ou até mesmo ilumina seu caminho, e assim, usando a imaginação, criou a religião: uma ponte, um cordão umbilical que o une ao cosmos. Acreditando cegamente na "ponte" religiosa caminha boa parte da humanidade, aos trancos e barrancos, tropeçando em completa escuridão enquanto aguardam a luz prometida.”
Aleixo Belov
Aleixo Belov
- Vito Álvaro
Apocaliptica escreveu:Vito Álvaro escreveu:Apocaliptica escreveu:Não curto cerveja. Prefiro leite.
Pois é. Tenho medo beber de leite. Você sabe tenho h-e-m-o-r-r-ó-i-d-a.