O Direito dos Animais

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ateu Tímido
Contato:

O Direito dos Animais

Mensagem por Ateu Tímido »

O Direito dos Animais

[center]Imagem[/center]

Rodrigo Constantino

“É correto explorar a natureza para promover nossas próprias vidas e felicidade; não há razão para se sentir culpado ou envergonhado por isso.” (Tibor Machan)

Será que os animais devem ter direitos tais como os homens? Muitos são os que advogam em prol de uma igualdade de direitos entre todos os animais do planeta, ou pelo menos entre os mais desenvolvidos (seria talvez um exagero defender o direito das amebas, parasitas e vírus). Vamos analisar então os argumentos prós e contras dessa proposta. Como base, uso o livro do professor de filosofia Tibor R. Machan, Putting Humans First. No livro, o autor tenta argumentar porque os homens são os favoritos da natureza, o que lhe dá autonomia sobre os demais animais.

Em primeiro lugar, é preciso derrubar a idéia romântica de que os animais são “bonzinhos” enquanto o homem é cruel. Os ursos mais velhos, por exemplo, costumam perseguir os mais novos e matá-los para ficar com mais comida. Ninguém diria que isso é uma atitude muito escrupulosa. Dizem que os animais matam apenas para comer, mas há casos de predadores que nitidamente brincam com suas presas antes de devorá-las. Alguns macacos perturbam tigres somente pelo prazer de vê-los desesperados tentando revidar, em vão. Em resumo, os animais não são como a Disney os desenha, mas sim vivem num reino selvagem onde não existem regras de conduta adequada tal como os homens criaram para si.

Isto é muito óbvio, mas muitos defensores dos direitos dos animais ignoram essa obviedade. Se os animais não têm escolha consciente de como agir, então ninguém pode racionalmente julgá-los do ponto de vista moral ou legal. Falar em direito dos animais implicaria em condenar um tubarão legal e moralmente por destroçar sua presa. Afinal, para ter direitos iguais aos homens, teria que ter as mesmas obrigações de respeitar o direito alheio. Quando um ser humano age com brutalidade contra outro ser humano, não hesitamos em condená-lo. A premissa por trás disso é que sabemos que existe o livre-arbítrio, e que, portanto, ele poderia ter escolhido outro rumo de ação. Só podemos falar em moralidade quando há escolha consciente, caso contrário está-se diante de um determinismo, de algo que simplesmente não poderia ser de outra maneira, e, portanto, não é nem moral nem imoral. O argumento pelos direitos humanos parte principalmente daquilo que Ayn Rand chamou de “consciência volitiva”. Sabe-se que é imoral um homem estuprar uma garota, pois ele poderia ter agido diferente. Mas quem pode falar em imoralidade no ato de um animal irracional matar outro animal?

Alguns falam que a natureza como um todo deveria ser o objeto de preocupação geral, e que o foco dos homens em melhorar suas próprias vidas seria ruim, um “egoísmo de espécie”. Mas o homem só chegou aonde chegou porque lutou contra a natureza, assim como a usou em seu favor. Os “ambientalistas” que condenam a ganância humana e o lucro, ignorando que este serve para nosso desenvolvimento econômico que salva vidas humanas e melhora nossas condições de vida, seriam capazes de vetar um projeto industrial que iria gerar inúmeros empregos apenas para salvar a vida de alguns sapos, por exemplo. Esquecem que esses empregos salvam vidas humanas, ou seja, estão colocando a vida de outros animais acima da humana na hierarquia de valores. Para esses radicais, mais vale salvar alguns ursos do que levar petróleo para as cidades e aquecer os humanos que podem estar literalmente morrendo de frio. Quando tentam proibir o uso de macacos em testes finais de importantes remédios, ignoram que podem estar condenando à morte milhares de seres humanos, que poderão não mais ter acesso a um remédio que salvaria suas vidas.

Normalmente, essas idéias partem de intelectuais que vivem no conforto da civilização moderna, inclusive usando tudo que a exploração da natureza pelo homem permite, e não dos miseráveis que lutam na natureza por sua sobrevivência mais básica. É um grande luxo poder se preocupar tanto com a vida do mico leão-dourado, luxo esse que quem não tem ainda o básico de conforto que o progresso gera não se permite ter. O radical líder do People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), Ingrid Newkirk, chegou a condenar qualquer uso de animais como inaceitável, e afirmou que “o mundo seria um lugar infinitamente melhor sem humanos nele”. No fundo, muitos desses defensores dos animais são apenas pessoas que odeiam a humanidade, provavelmente a própria pessoa, e gostariam de ver a sua destruição. Quem odeia a humanidade está dando um atestado de que se odeia, ou então parte de uma extrema arrogância de que é muito melhor que todos os outros seres humanos. Posso estar enganado, mas sempre fico com a impressão de que aqueles que condenam toda a humanidade como podre estão olhando para um espelho!

Concordo que uma parte da humanidade consegue ser muito pior que muitos animais, justamente por ter consciência de seus atos bárbaros. Mas acredito que é uma minoria, e que o joio não deve estragar o trigo. Se alguns homens são capazes de coisas terríveis, muitos outros repudiam tais coisas, tanto que os chamamos de “marginais”. Não devemos partir das exceções para inferir uma regra. Devemos enaltecer o que os homens têm de melhor, e não achar que ratos são igualmente merecedores de respeito, admiração e direitos. A própria consciência de muitos em relação aos horrores de que alguns homens são capazes de fazer é prova de nossa superioridade moral. Os outros animais simplesmente não se importam!

Com certeza não é correto abusar dos animais sem o propósito vital. Não é preciso defender o direito dos animais para condenar uma criança que tortura animais. Desrespeito pela vida dos animais denota uma falha de caráter, de sensibilidade. O sofrimento dos animais deveria ser objeto de preocupação de todos os seres humanos conscientes, mas não ao ponto de sacrificar os próprios benefícios humanos significativos. Aqui reside toda a diferença entre os que colocam os humanos primeiro e os que odeiam a própria humanidade. Podemos adorar nosso cão de estimação e detestar as touradas espanholas, mas isso não implica em transferir direitos aos animais, como se eles estivessem num mesmo patamar que os humanos. Nossos direitos são oriundos justamente de nossa capacidade racional, que falta nos demais animais. Podemos colocar os homens em primeiro lugar com uma consciência limpa. A prova disso é que até uma parte de vida humana vale mais que uma vida animal inteira, já que dificilmente alguém defenderia o direito à vida de um tubarão prestes a devorar o braço de um garoto. Matem o tubarão, deixem o garoto viver inteiro. Isso é colocar os homens à frente do “direito” dos animais.

http://www.rodrigoconstantino.blogspot.com/

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: O Direito dos Animais

Mensagem por Samael »

Nossa, ele é quase um marxista. :emoticon12:

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Adorei, também acho "direitos dos animais" uma expressão sem pé nem cabeça. Somos NÓS, PESSOAS, que temos direitos tais como o direito a um meio-ambiente saudável e equilibrado, direito à biodiversidade, etc, os quais incluem a preservação das espécies animais como patrimônio da humanidade. Animal não tem direito nenhum.
É um problema espiritual, chupe pau!

videomaker

Re: Re.: O Direito dos Animais

Mensagem por videomaker »

betossantana escreveu:Adorei, também acho "direitos dos animais" uma expressão sem pé nem cabeça. Somos NÓS, PESSOAS, que temos direitos tais como o direito a um meio-ambiente saudável e equilibrado, direito à biodiversidade, etc, os quais incluem a preservação das espécies animais como patrimônio da humanidade. Animal não tem direito nenhum.

Tem direito a ser comido e bem passado! :emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
betossantana escreveu:Adorei, também acho "direitos dos animais" uma expressão sem pé nem cabeça. Somos NÓS, PESSOAS, que temos direitos tais como o direito a um meio-ambiente saudável e equilibrado, direito à biodiversidade, etc, os quais incluem a preservação das espécies animais como patrimônio da humanidade. Animal não tem direito nenhum.

Assim como os animais tb têm de comerem humanos e suas crias. Simples!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

videomaker

Anna escreveu:
videomaker escreveu:

Igualzinho! pede pra um boi passar aqui em casa pra comer uma cria minha... :emoticon1: vai virar churrasco!!!! :emoticon19:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Usuário deletado escreveu:Viva o darwinismo! Que sobrevivam os mais fortes! :emoticon19: :emoticon16:

Ou os mais inteligentes...

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Usuário deletado escreveu:Viva o darwinismo! Que sobrevivam os mais fortes! :emoticon19: :emoticon16:

Os mais aptos,Night,os mais aptos !
:emoticon10:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:

Igualzinho! pede pra um boi passar aqui em casa pra comer uma cria minha... :emoticon1: vai virar churrasco!!!! :emoticon19:

Putz! eu não esperava mesmo que vc entendesse por que bois não comem carne... :emoticon11:

videomaker

Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:

Putz! eu não esperava mesmo que vc entendesse por que bois não comem carne... :emoticon11:

Putz! então escolhe qualquer bichinho... que vai virar churrasco de qualquer jeito! :emoticon1:

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:

Putz! então escolhe qualquer bichinho... que vai virar churrasco de qualquer jeito! :emoticon1:

Esquece Video, esquece, eu sei, eu sei...é muito complexo mesmo. :emoticon20:

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:

Faz um desenho, Anna. Ou então pede para alguém psicografar. :emoticon13:

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Anna escreveu:Assim como os animais tb têm de comerem humanos e suas crias. Simples!

Néan, esse é o tipo de absurdo que conferir direitos aos animais leva a concluir. Como diz João Ubaldo em O Sorriso do Lagarto, morcegos vampiros, se fossem conscientes, considerariam um DIREITO FUNDAMENTAL deles chupar o nosso sangue. Como somos NÓS que somos conscientes, não eles... SE FUDERAM, kkkkkkkkkkk!
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Não é por uma questão de direito que não torturo ou prendo um animal ( nem passarinho em gaiola e nem peixinho em aquário). É porque não há necessidade de fazermos isto, não é para matar a fome, nem patrocinar uma linha de pesquisa, nem salvar a vida de ninguém. É apenas para satisfazer nosso prazer em manter um bicho como objeto de decoração ou submisso a nossas manias sem nexo algum, como ter um pet de estimação, que nada mais é do que preencher um pedaço de nossas carências afetivas. E devemos ter esta noção egoísta muito clara, assim como transferí-la a nossos filhos, que muitas vezes acabam subjugando os bichinhos, sob a máscara falsa da "bondade"em "adotar", para fazer deles o que bem quiser. Quem disse que os bichos não estariam melhor longe do contato conosco?
Ou seja, humanos podem até se colocar num patamar evolutivo que os permita matar os animais ou fazê-los de cobaias por razões de sobrevivência do mais forte. Mas ampliar este "direito" para a satisfação irracional de seus instintos já é demais.

videomaker

Ateu Tímido escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:

Faz um desenho, Anna. Ou então pede para alguém psicografar. :emoticon13:

Coé Bruno... coé!!!! :emoticon2:

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Muito bom.

Lembrou um argumento apresentado no programa de Penn & Teller contra o PETA. Eu postei um topico aqui sobre esse episodio.

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

videomaker

Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:

É Verdade Anna! é complexo demais! não entendo como alguem pode achar que animais possam ter o direito de devorar criançinhas.... a mente humana é complexa mesmo...
Nesse quisito, prefiro ficar na total ignorancia....
:emoticon4:

Xicao

Mensagem por Xicao »

se fossem os mais fortes, os dinossauros estariam aí até hj.....

Os mais ADAPITADOS.....

a-da-pi-ta-dos......

Ou seria..... ADAPTADOS????

:emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

videomaker

como ter um pet de estimação, que nada mais é do que preencher um pedaço de nossas carências afetivas.

Essa mulher é demais..... é demais.... me rendo a vc apocaliptica....

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

A única forma de justificar o direito humano, é justificar o direito a vida por si só.
Esse tipo de argumento do texto, se apóia na idéia de que os direitos humanos, podem ser apoiados na razão, afinal, só os homens são racionais e, com isso conscientes, livres e com direitos.

O problema é que tentar justificar o direito humano dessa forma, sempre se volta contra os próprios humanos.
Essa idéia de que somos os únicos racionais e por consequências os unicos conscientes, livre e com direito, é a velha idéia religiosa de que somos os únicos a possuir uma "alma" e, por isso, os únicos com direitos... É a mesma velha idéia disfarçada, de fato... Consciência = Alma.
O problema é que esse tipo de argumento, leva a coisas como dizer que os negros e os índios não são conscientes, sendo assim, não tem direitos.
Se a razão é o que dá o direito, deveríamos usar deficientes mentais em testes, visto que testar humanos diretamente é muito melhor que testar animais.
É a razão quem nos dá direitos, vamos usar os retardados irracionais em nosso beneficio... Isso é direito nosso, somos mais inteligentes e podemos faze-lo.
Isso sem falar, que temos que descobrir quais outros animais possuem razão, pois eles também teriam, por isso, direitos.

A única forma de justificar o direito humano, sem que essa justificativa possa se voltar contra outros humanos, é justificar esse direito na "vida", isso dá o direito a tudo o que é vida, seja ela animal ou vegetal.
Obviamente que toda a vida, está sujeita as "leis" da natureza, temos que comer e temos o direito de viver.
Respeitando a vida em todas as suas formas, estaremos sendo mais sensatos e racionais, além de finalmente justificarmos racionalmente nosso "direito", sem que isso se volte contra nós mesmos.

A forma como o homem, hoje, usa o seu meio e as outras vidas ao nosso redor, não tem respeitado isso e, isso se reflete na forma como os humanos tem usado vidas humanas. :emoticon4:

Reconhecer o direito a vida, não é mais que uma questão de usar a razão.
Defender os direitos animais, é apenas ser racional.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:como ter um pet de estimação, que nada mais é do que preencher um pedaço de nossas carências afetivas.

Essa mulher é demais..... é demais.... me rendo a vc apocaliptica....

ai jesus...controle-se, honey. :emoticon1:

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

videomaker escreveu:como ter um pet de estimação, que nada mais é do que preencher um pedaço de nossas carências afetivas.

quer preencher um vazio afetivo ?

adote uma criança !!! Estas sim, necessitam de figuras paterna e materna e afeto para desenvolver-se (todas merecem isso), animais não precisam de carinho "humano", essa relação "afetiva" é unilateral !!!
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

videomaker

Jolly_Roger escreveu:

adote uma criança !!! Estas sim, necessitam de figuras paterna e materna e afeto para desenvolver-se (todas merecem isso), animais não precisam de carinho "humano", essa relação "afetiva" é unilateral !!!

Criança cresce e "fala", e contesta! pessoas que são apaixonadas por animais e pensam em subistituir pelo ser humano tem serios problemas de relacionamento! preferem um bichinho mudo que só abana o rabinho... :emoticon4:

aknatom

Mensagem por aknatom »

videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:

Criança cresce e "fala", e contesta! pessoas que são apaixonadas por animais e pensam em subistituir pelo ser humano tem serios problemas de relacionamento! preferem um bichinho mudo que só abana o rabinho... :emoticon4:

Viva o Eduardo Duzek: Troque seu cachorro por uma criança pobre... :emoticon16:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:A única forma de justificar o direito humano, é justificar o direito a vida por si só.
Esse tipo de argumento do texto, se apóia na idéia de que os direitos humanos, podem ser apoiados na razão, afinal, só os homens são racionais e, com isso conscientes, livres e com direitos.

O problema é que tentar justificar o direito humano dessa forma, sempre se volta contra os próprios humanos.
Essa idéia de que somos os únicos racionais e por consequências os unicos conscientes, livre e com direito, é a velha idéia religiosa de que somos os únicos a possuir uma "alma" e, por isso, os únicos com direitos... É a mesma velha idéia disfarçada, de fato... Consciência = Alma.
O problema é que esse tipo de argumento, leva a coisas como dizer que os negros e os índios não são conscientes, sendo assim, não tem direitos.
Se a razão é o que dá o direito, deveríamos usar deficientes mentais em testes, visto que testar humanos diretamente é muito melhor que testar animais.
É a razão quem nos dá direitos, vamos usar os retardados irracionais em nosso beneficio... Isso é direito nosso, somos mais inteligentes e podemos faze-lo.
Isso sem falar, que temos que descobrir quais outros animais possuem razão, pois eles também teriam, por isso, direitos.

A única forma de justificar o direito humano, sem que essa justificativa possa se voltar contra outros humanos, é justificar esse direito na "vida", isso dá o direito a tudo o que é vida, seja ela animal ou vegetal.
Obviamente que toda a vida, está sujeita as "leis" da natureza, temos que comer e temos o direito de viver.
Respeitando a vida em todas as suas formas, estaremos sendo mais sensatos e racionais, além de finalmente justificarmos racionalmente nosso "direito", sem que isso se volte contra nós mesmos.

A forma como o homem, hoje, usa o seu meio e as outras vidas ao nosso redor, não tem respeitado isso e, isso se reflete na forma como os humanos tem usado vidas humanas. :emoticon4:

Reconhecer o direito a vida, não é mais que uma questão de usar a razão.
Defender os direitos animais, é apenas ser racional.

Perfeito, cara. Perfeito. Sempre lembrando que a razão não é absoluta, não podemos tê-la como um dogma, visto que ela varia de sociedades para sociedades, bem como periodicamente. Para muitos dos Ocidentais, por exemplo, é irracional o fato de em alguns países as mulheres serem "obrigadas" a andar com o corpo totalmente coberto por trajes, e o mesmo acontece do ponto de vista desses países, quando vêem o modo de se vestir das mulheres daqui. Mais: o simpes fato de andarmos vestidos é fundamentado na razão (por que não andamos nús?). Para um nudista, quem sabe, somos completamente irracionais. É nesse ponto que quero chegar: justificar algo racionalmente não é, necessariamente, válido 100%.

Trancado