preconceito de classe

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
SickBoy

preconceito de classe

Mensagem por SickBoy »

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 2189967803

notei uma caraterística em comum na maioria das pessoas ridicularizadas nessa comunidade. Não sei o que é. talvez o karma.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

spink
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: preconceito de classe

Mensagem por spink »

Próximo ao bairro onde eu residia (era uma espécie de invasão); graças ao prouni tem um negro que está no-não entendo como é em faculdades particulares- sexto semestre.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Ao menos se tocaram que são mulatos demais para tentar humilhar alguém a partir da cor. Então fazem a partir da condição social.

Típico.

SickBoy

Re: Re.: preconceito de classe

Mensagem por SickBoy »

Samael escreveu:Ao menos se tocaram que são mulatos demais para tentar humilhar alguém a partir da cor. Então fazem a partir da condição social.

Olá Samael.

Acho que você está e referindo as fotos que eu coloquei no tópico. Bem, essas são as pessoas que estão sendo ridicularizadas apenas por serem pobres, através destas mesmas fotos. A intenção é ridicularizar pessoas que tiram fotos em lajes, piscinas de plástico, barracos, muro chapiscado, e por aí vai. Ao menos era essa a proposta original da comunidade. "fotos da pobreza". Só que ao ver as fotos notei que muitas pessoas estavam lá pra ser ridicularizadas não exatamente pelo local em que foram tiradas as fotos evidenciar a pobreza, ou mesmo pelas vestes, mas simplesmente porque são negras, ou melhor, tem "cara de pobre".

O propósito do tópico é mostrar que esses dois tipos de preconceito, classe e cor, acabam de misturando. mas a culpa foi minha, o tópico ficou meio confuso. :emoticon16:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Eu saquei a idéia perfeitamente, Sick. E você está certíssimo.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Usuário deletado escreveu:Uma palhaçada isso. Dinheiro é importante para vivermos com qualidade, mas a falta dele não implica na inferioridade de ninguém.

100% de acordo !
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Joe

Mensagem por Joe »

Usuário deletado escreveu:Uma palhaçada isso. Dinheiro é importante para vivermos com qualidade, mas a falta dele não implica na inferioridade de ninguém.

100% de acordo.

Caso, alguém não notou:

Essas são as festas que se até o rico for ele se diverte, porque ele sabe que aquilo não vai ter roupa bonitinha, vai ser diversão total, com muita música alta e comida pra tudo o que é lado, sem se preocupar se você está realmente falou a palavra correta ou fez a atitude certa.

Isso tudo do que está acontecendo é de clara visão no carnaval de Salvador, dentro do bloco (os mais famosos como Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo) a maioria são ricos e granfinos, porém eles fazem a mesma coisa que esse povinho do qual tirou as fotos e se julgam o dono da razão.

Pessoas como essa eu prefiro olhar e dizer para a mulher ou homem:

- É mesmo!? Você é que o fodão/fondona, não é?!

Abração.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Com ceteza. A falta ou escasses de dinheiro, de forma alguma é suficiente para definir um pessoa como sendo inferior em se tratando de qualidades como ser humano !

Mas a questão é que a pobreza na nossa sociedade é algo execrável, pobreza é algo a ser combatido, o individuo pobre não é o perfil de consumidor exigido pelo "ideal "consumista" vigente.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

SickBoy escreveu:
Samael escreveu:Ao menos se tocaram que são mulatos demais para tentar humilhar alguém a partir da cor. Então fazem a partir da condição social.

Olá Samael.

Acho que você está e referindo as fotos que eu coloquei no tópico. Bem, essas são as pessoas que estão sendo ridicularizadas apenas por serem pobres, através destas mesmas fotos. A intenção é ridicularizar pessoas que tiram fotos em lajes, piscinas de plástico, barracos, muro chapiscado, e por aí vai. Ao menos era essa a proposta original da comunidade. "fotos da pobreza". Só que ao ver as fotos notei que muitas pessoas estavam lá pra ser ridicularizadas não exatamente pelo local em que foram tiradas as fotos evidenciar a pobreza, ou mesmo pelas vestes, mas simplesmente porque são negras, ou melhor, tem "cara de pobre".

O propósito do tópico é mostrar que esses dois tipos de preconceito, classe e cor, acabam de misturando. mas a culpa foi minha, o tópico ficou meio confuso. :emoticon16:

Não concordo, sick. Olhe mais links de fotos e vai ver coisas variadas.

Xicao

Mensagem por Xicao »

preconceito de que classe?????
:emoticon10:

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

Apocaliptica

joe escreveu:

100% de acordo.

Caso, alguém não notou:

Essas são as festas que se até o rico for ele se diverte, porque ele sabe que aquilo não vai ter roupa bonitinha, vai ser diversão total, com muita música alta e comida pra tudo o que é lado, sem se preocupar se você está realmente falou a palavra correta ou fez a atitude certa.

Isso tudo do que está acontecendo é de clara visão no carnaval de Salvador, dentro do bloco (os mais famosos como Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo) a maioria são ricos e granfinos, porém eles fazem a mesma coisa que esse povinho do qual tirou as fotos e se julgam o dono da razão.

Pessoas como essa eu prefiro olhar e dizer para a mulher ou homem:

- É mesmo!? Você é que o fodão/fondona, não é?!

Abração.

Você está sendo mais preconceituoso do que todo o preconceito ao qual você está se referindo.
Rico é o quê para você? Jogador de futebol é rico pobre. Este sim gosta do tipo de festa com comilança desenfreada e música alta. Rico mesmo não gosta disso necessariamente. Prefere comer bem ( pouco e com qualidade) e ouvir música de boa qualidade, não este tipo de baixaria a qual você está se referindo. O grande problema do pobre que não tem acesso à qualidade é achar que rico gosta de excessos de má qualidad, o que não é verdade.
E o problema todo disto está no rótulo "rico". Não é o dinheiro que faz as pessoas ricas, mas a classe e o bom gosto, que nem todo dinheiro do mundo compram.
O carnaval de Salvador ao qual você se refere ( pela sua discrição, como ricos estão pessoas que ficaram ricas, o que ão quer dizer que sejam pessoas de classe), é uma baixaria sem tamanho. Pode ter certeza de quem está lá é turista atrás de prostituição, turista inocentemente levado pelos atrativos cantados pelas agências de turismo ou gente que gosta deste tipo de coisa, porque a cultura popular é assim mesmo.Nunca vi tanto preconceito como neste seu post notadamente revoltado.

Abraços.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:
SickBoy escreveu:

Olá Samael.

eu não disse que TODAS as fotos contidas na comunidade mantém essa linha. Seria mesmo preciso isso para se denotar racismo nessa comunidade? eu apenas fui vendo que as fotos em sua grande maioria eram de negros e mestiços, e que em muitas fotos (as quais algumas coloquei aqui) não havia absolutamente nada que indicasse a tal pobreza, a não ser a cor da pessoa. o que me pareceu é que as pessoas que colocaram fotos de pessoas com "cara de pobre" simplesmente estão levando adiante um preconceito já arraigado. talvez nem se dêem conta de que estão sendo racistas. As fotos que coloquei aqui são comuns, não tem nada demais. não há nada de "chique" ou "requintado" nelas, nem no local ou nas roupas, mas ainda assim fotos como essas são extremamente abundantes, em qualquer perfil do orkut ou fotologs da vida. quando é alguém com "cara de pobre" que tira foto numa situação dessas, se "evidencia" a pobreza.

Apocaliptica

SickBoy escreveu:
Apocaliptica escreveu:
SickBoy escreveu:

Olá Samael.

eu não disse que TODAS as fotos contidas na comunidade mantém essa linha. Seria mesmo preciso isso para se denotar racismo nessa comunidade? eu apenas fui vendo que as fotos em sua grande maioria eram de negros e mestiços, e que em muitas fotos (as quais algumas coloquei aqui) não havia absolutamente nada que indicasse a tal pobreza, a não ser a cor da pessoa. o que me pareceu é que as pessoas que colocaram fotos de pessoas com "cara de pobre" simplesmente estão levando adiante um preconceito já arraigado. talvez nem se dêem conta de que estão sendo racistas. As fotos que coloquei aqui são comuns, não tem nada demais. não há nada de "chique" ou "requintado" nelas, nem no local ou nas roupas, mas ainda assim fotos como essas são extremamente abundantes, em qualquer perfil do orkut ou fotologs da vida. quando é alguém com "cara de pobre" que tira foto numa situação dessas, se "evidencia" a pobreza.

Acho que dá para dizer que são pobres pelos padrões brasileiros, sim. E tem brancos ali também. Mas a maioria da pobreza está localizada em regiões onde há predominância de "não brancos caucasianos". Não seria de se esperar que aprecem alemãezinhos de olhos azuis nas fotos não é?

Trancado