...
Os venezuelanos estão interessados na experiência brasileira nas áreas de soja, pecuária leiteira e de corte, leguminosas, biodiesel a partir da mamona e arroz.
...
O intercâmbio comercial entre os dois países vem crescendo bastante nos últimos anos, a ponto de o Brasil disputar com a Colômbia o posto de segundo maior fornecedor da Venezuela, depois apenas dos Estados Unidos.
No ano passado, o Brasil exportou US$ 3,5 bilhões à Venezuela, um crescimento de 60% em relação ao ano anterior e o equivalente a 2,59% das vendas externas brasileiras.
Este ano, a participação venezuelana nas exportações brasileiras cresceu para 2,69%, com um incremento de 28,6% no volume de exportações nos primeiros quatro meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.
A balança comercial é fortemente superavitária para o Brasil. No ano passado, o país importou da Venezuela US$ 591 milhões, o equivalente a 0,65% do total das importações brasileiras.
Nos primeiros quatro meses deste ano, as importações caíram 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado e a participação no total caiu pela metade, para 0,33%.
Derivados de petróleo são os principais produtos de exportação da Venezuela para o Brasil. Já o Brasil tem uma pauta de exportações variada, liderada por automóveis, terminais de telefonia celular e carnes de frango e bovina.
FONTE: BBCBrasil
Abraços,
Porque não Bater com força em Hugo Chavez?
- Aranha
- Mensagens: 6595
- Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
- Gênero: Masculino
- Localização: Nova York
- Contato:
Porque não Bater com força em Hugo Chavez?
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker