Fernando Silva escreveu:Por que não? Animais demarcam territórios e acumulam objetos, por exemplo.
Isto é uma forma primitiva de propriedade.
Hum... juridicamente, no Brasil, a propriedade consiste em vários direitos simultâneos e concorrentes, que são os direitos de usar, gozar, fruir e alienar a coisa, bem como de reavê-la de quem quer que ilegitimamente a detenha. Embora seja um conceito complexo, é claro que o fundamento antropológico da propriedade deve ter sido as necessidades de demarcar território e usufruir de ferramentas construídas pelo homem pra garantir sua própria subsistência, mas a partir do momento em que as coisas abrangidas pela propriedade se prestam a necessidades outras que não as mais básicas e nós reconhecemos a legitimidade dessas necessidades e do fim da propriedade como satisfação delas, ela deixa de ser "natural" e passa a ser uma construção humana. Uma suposta "propriedade natural" não iria além de nossos alimentos e nosso território mínimo como primatas.
Além do mais, é nebulosa a atribuição de "propriedade individual" a animais, já que muitos vivem em comunidades, não como indivíduos autônomos, o que levaria a concluir que existe socialismo natural.
Fernando Silva escreveu:E se fosse apenas uma construção humana? Tudo o que é humano é questionável?
Sim. Direitos e obrigações são criações humanas, portanto variam com o tempo e com as culturas. Em tópico anterior já havíamos discutido sobre a proibição da pedofilia, que é uma construção cultural, logo não natural e, mesmo devendo ser respeitada no nosso consenso atual, não é dogma nem nada sagrado. É o que nós desejamos que ela seja.
Fernando Silva escreveu:E será que tudo o que é natural é legítimo? Se nos comportarmos como os animais, sem conter nossos instintos, estaremos sendo naturais? Acima de questionamentos?
Contradição, se a noção de propriedade existe em alguns animais e é boa por isso, por ser natural, poque o comportamento animalesco no homem seria ruim, indesejável? Além do mais, regras de convívio que implicam em restrições de comportamentos individuais na verdade são naturais a nós, primatas gregários e sociais.