O Direito dos Animais

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
aknatom
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Direito dos Animais

Mensagem por aknatom »

videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:como ter um pet de estimação, que nada mais é do que preencher um pedaço de nossas carências afetivas.

quer preencher um vazio afetivo ?

adote uma criança !!! Estas sim, necessitam de figuras paterna e materna e afeto para desenvolver-se (todas merecem isso), animais não precisam de carinho "humano", essa relação "afetiva" é unilateral !!!

Criança cresce e "fala", e contesta! pessoas que são apaixonadas por animais e pensam em subistituir pelo ser humano tem serios problemas de relacionamento! preferem um bichinho mudo que só abana o rabinho... :emoticon4:

Viva o Eduardo Duzek: Troque seu cachorro por uma criança pobre... :emoticon16:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:A única forma de justificar o direito humano, é justificar o direito a vida por si só.
Esse tipo de argumento do texto, se apóia na idéia de que os direitos humanos, podem ser apoiados na razão, afinal, só os homens são racionais e, com isso conscientes, livres e com direitos.

O problema é que tentar justificar o direito humano dessa forma, sempre se volta contra os próprios humanos.
Essa idéia de que somos os únicos racionais e por consequências os unicos conscientes, livre e com direito, é a velha idéia religiosa de que somos os únicos a possuir uma "alma" e, por isso, os únicos com direitos... É a mesma velha idéia disfarçada, de fato... Consciência = Alma.
O problema é que esse tipo de argumento, leva a coisas como dizer que os negros e os índios não são conscientes, sendo assim, não tem direitos.
Se a razão é o que dá o direito, deveríamos usar deficientes mentais em testes, visto que testar humanos diretamente é muito melhor que testar animais.
É a razão quem nos dá direitos, vamos usar os retardados irracionais em nosso beneficio... Isso é direito nosso, somos mais inteligentes e podemos faze-lo.
Isso sem falar, que temos que descobrir quais outros animais possuem razão, pois eles também teriam, por isso, direitos.

A única forma de justificar o direito humano, sem que essa justificativa possa se voltar contra outros humanos, é justificar esse direito na "vida", isso dá o direito a tudo o que é vida, seja ela animal ou vegetal.
Obviamente que toda a vida, está sujeita as "leis" da natureza, temos que comer e temos o direito de viver.
Respeitando a vida em todas as suas formas, estaremos sendo mais sensatos e racionais, além de finalmente justificarmos racionalmente nosso "direito", sem que isso se volte contra nós mesmos.

A forma como o homem, hoje, usa o seu meio e as outras vidas ao nosso redor, não tem respeitado isso e, isso se reflete na forma como os humanos tem usado vidas humanas. :emoticon4:

Reconhecer o direito a vida, não é mais que uma questão de usar a razão.
Defender os direitos animais, é apenas ser racional.

Perfeito, cara. Perfeito. Sempre lembrando que a razão não é absoluta, não podemos tê-la como um dogma, visto que ela varia de sociedades para sociedades, bem como periodicamente. Para muitos dos Ocidentais, por exemplo, é irracional o fato de em alguns países as mulheres serem "obrigadas" a andar com o corpo totalmente coberto por trajes, e o mesmo acontece do ponto de vista desses países, quando vêem o modo de se vestir das mulheres daqui. Mais: o simpes fato de andarmos vestidos é fundamentado na razão (por que não andamos nús?). Para um nudista, quem sabe, somos completamente irracionais. É nesse ponto que quero chegar: justificar algo racionalmente não é, necessariamente, válido 100%.

videomaker

Mensagem por videomaker »

aknatom escreveu:
videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:como ter um pet de estimação, que nada mais é do que preencher um pedaço de nossas carências afetivas.

quer preencher um vazio afetivo ?

adote uma criança !!! Estas sim, necessitam de figuras paterna e materna e afeto para desenvolver-se (todas merecem isso), animais não precisam de carinho "humano", essa relação "afetiva" é unilateral !!!

Criança cresce e "fala", e contesta! pessoas que são apaixonadas por animais e pensam em subistituir pelo ser humano tem serios problemas de relacionamento! preferem um bichinho mudo que só abana o rabinho... :emoticon4:

Viva o Eduardo Duzek: Troque seu cachorro por uma criança pobre... :emoticon16:

É um hino dedicado aos demasiadamente apaixonados por latidos e fezes por apanhar!
:emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Não é por uma questão de direito que não torturo ou prendo um animal ( nem passarinho em gaiola e nem peixinho em aquário). É porque não há necessidade de fazermos isto, não é para matar a fome, nem patrocinar uma linha de pesquisa, nem salvar a vida de ninguém. É apenas para satisfazer nosso prazer em manter um bicho como objeto de decoração ou submisso a nossas manias sem nexo algum, como ter um pet de estimação, que nada mais é do que preencher um pedaço de nossas carências afetivas. E devemos ter esta noção egoísta muito clara, assim como transferí-la a nossos filhos, que muitas vezes acabam subjugando os bichinhos, sob a máscara falsa da "bondade"em "adotar", para fazer deles o que bem quiser. Quem disse que os bichos não estariam melhor longe do contato conosco?
Ou seja, humanos podem até se colocar num patamar evolutivo que os permita matar os animais ou fazê-los de cobaias por razões de sobrevivência do mais forte. Mas ampliar este "direito" para a satisfação irracional de seus instintos já é demais.

Eu diria que essa postura humana, vem justamente da idéia de que nós somos superiores e, podemos usar os animais como bem entender-mos, visto que, nós temos direitos, mas eles não.
Dessa forma, usamos animais como entretenimento e mercadoria.
Por considera-los inconscientes, não desenvolvemos empatia para com eles, não nos preocupando em trata-los de forma mais "humana" do que trataríamos uma maquina qualquer.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Não é por uma questão de direito que não torturo ou prendo um animal ( nem passarinho em gaiola e nem peixinho em aquário). É porque não há necessidade de fazermos isto, não é para matar a fome, nem patrocinar uma linha de pesquisa, nem salvar a vida de ninguém. É apenas para satisfazer nosso prazer em manter um bicho como objeto de decoração ou submisso a nossas manias sem nexo algum, como ter um pet de estimação, que nada mais é do que preencher um pedaço de nossas carências afetivas. E devemos ter esta noção egoísta muito clara, assim como transferí-la a nossos filhos, que muitas vezes acabam subjugando os bichinhos, sob a máscara falsa da "bondade"em "adotar", para fazer deles o que bem quiser. Quem disse que os bichos não estariam melhor longe do contato conosco?
Ou seja, humanos podem até se colocar num patamar evolutivo que os permita matar os animais ou fazê-los de cobaias por razões de sobrevivência do mais forte. Mas ampliar este "direito" para a satisfação irracional de seus instintos já é demais.

Eu diria que essa postura humana, vem justamente da idéia de que nós somos superiores e, podemos usar os animais como bem entender-mos, visto que, nós temos direitos, mas eles não.
Dessa forma, usamos animais como entretenimento e mercadoria.
Por considera-los inconscientes, não desenvolvemos empatia para com eles, não nos preocupando em trata-los de forma mais "humana" do que trataríamos uma maquina qualquer.

Isso deriva da ideia patética de que o mundo foi criado exclusivamente para nós, e que nós somos criaturas especiais, a quem toda a natureza deve ser submetida !

:emoticon17: :emoticon17:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:Perfeito, cara. Perfeito. Sempre lembrando que a razão não é absoluta, não podemos tê-la como um dogma, visto que ela varia de sociedades para sociedades, bem como periodicamente. Para muitos dos Ocidentais, por exemplo, é irracional o fato de em alguns países as mulheres serem "obrigadas" a andar com o corpo totalmente coberto por trajes, e o mesmo acontece do ponto de vista desses países, quando vêem o modo de se vestir das mulheres daqui. Mais: o simpes fato de andarmos vestidos é fundamentado na razão (por que não andamos nús?). Para um nudista, quem sabe, somos completamente irracionais. É nesse ponto que quero chegar: justificar algo racionalmente não é, necessariamente, válido 100%.

Sim, sim. Eu sei.
É que, como estamos em um fórum ateu, onde por diversas vezes, tenho visto a razão ser exaltada, nada melhor que justificar na razão, aquilo que pode se-lo.
É como o teísmo por si só, eu não vejo mal naqueles que justificam sua crença em Deus, no sentimento, mas já que ele também pode se justificar na razão, entre argumentar sobre uma coisa ou outra, eu prefiro apoiar os argumentos na razão.

Eu não vejo a razão, como a medida absoluta de todas as coisas, mas ela certamente é uma das maiores e melhores medidas.
A razão deve ser desenvolvida a seu máximo e, ela quase sempre alcança a compreensão correta sobre as melhores atitudes que podemos tomar.
São poucos os casos onde o que deve prevalecer, contraria a razão. O que acontece mais, é ela precisar de alguns "ajustes" em seu "foco".
As coisas mais irracionais, encontram-se nas origens e quase-essência das coisas, já nos comportamentos mais complexos, a razão costuma dar conta do recado.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

aknatom

Re.: O Direito dos Animais

Mensagem por aknatom »

Esse comportamento humano sobre outras espécies tem até nome: especicismo, ou preconceito de espécie.
Assistam "A carne é fraca" e "Earthling".
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Jolly_Roger escreveu:Isso deriva da ideia patética de que o mundo foi criado exclusivamente para nós, e que nós somos criaturas especiais, a quem toda a natureza deve ser submetida !
:emoticon17: :emoticon17:

Isso chega a ser bíblico...

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Ateu Tímido escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
betossantana escreveu:Adorei, também acho "direitos dos animais" uma expressão sem pé nem cabeça. Somos NÓS, PESSOAS, que temos direitos tais como o direito a um meio-ambiente saudável e equilibrado, direito à biodiversidade, etc, os quais incluem a preservação das espécies animais como patrimônio da humanidade. Animal não tem direito nenhum.

Tem direito a ser comido e bem passado! :emoticon16:

Assim como os animais tb têm de comerem humanos e suas crias. Simples!

Igualzinho! pede pra um boi passar aqui em casa pra comer uma cria minha... :emoticon1: vai virar churrasco!!!! :emoticon19:

Putz! eu não esperava mesmo que vc entendesse por que bois não comem carne... :emoticon11:

Putz! então escolhe qualquer bichinho... que vai virar churrasco de qualquer jeito! :emoticon1:

Esquece Video, esquece, eu sei, eu sei...é muito complexo mesmo. :emoticon20:

Faz um desenho, Anna. Ou então pede para alguém psicografar. :emoticon13:

Acho que nem assim rola! :emoticon11:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

betossantana escreveu:
Anna escreveu:Assim como os animais tb têm de comerem humanos e suas crias. Simples!

Néan, esse é o tipo de absurdo que conferir direitos aos animais leva a concluir. Como diz João Ubaldo em O Sorriso do Lagarto, morcegos vampiros, se fossem conscientes, considerariam um DIREITO FUNDAMENTAL deles chupar o nosso sangue. Como somos NÓS que somos conscientes, não eles... SE FUDERAM, kkkkkkkkkkk!

Enfim, matar e comer nem eh um direito eh uma condicao de vida da qual nao ha como escapar, a vida existe do ato de matar e comer, ate a si mesma, pois assim que nosso corpo e de todos os serem vivos agem, devorando-se ate a morte.

Entender e se estruturar psicologicamente com esta condicao eh extremamente saudavel para qualquer um!

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
betossantana escreveu:Adorei, também acho "direitos dos animais" uma expressão sem pé nem cabeça. Somos NÓS, PESSOAS, que temos direitos tais como o direito a um meio-ambiente saudável e equilibrado, direito à biodiversidade, etc, os quais incluem a preservação das espécies animais como patrimônio da humanidade. Animal não tem direito nenhum.

Igualzinho! pede pra um boi passar aqui em casa pra comer uma cria minha... :emoticon1: vai virar churrasco!!!! :emoticon19:

Putz! eu não esperava mesmo que vc entendesse por que bois não comem carne... :emoticon11:

Putz! então escolhe qualquer bichinho... que vai virar churrasco de qualquer jeito! :emoticon1:

É Verdade Anna! é complexo demais! não entendo como alguem pode achar que animais possam ter o direito de devorar criançinhas.... a mente humana é complexa mesmo...
Nesse quisito, prefiro ficar na total ignorancia....

Eu nao espero que mesmo Video que vc mergulhe na compreensao de leis que estao acima de leis humanas, mas leis que regem o universo. Sinto muito mas eh assim que as coisas sao, vida, morte, alimento. A vida eh assim e nao ha Deus nenhum para interferir ou lamentar pelo garrote que e liquidado para que oncas e homens possam continuar a rodar a longo circulo de vida e morte, assim como nao ha nenhum ser supremo pra lamentar humanos que sao liquidados por feras diferentes, nao menos feras, nem menos famintas, e que tb fazem parte do jogo da vida e do imenso circulo do qual fazemos parte.
Sorry, thats how things are.

videomaker

Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:

É Verdade Anna! é complexo demais! não entendo como alguem pode achar que animais possam ter o direito de devorar criançinhas.... a mente humana é complexa mesmo...
Nesse quisito, prefiro ficar na total ignorancia....

Eu nao espero que mesmo Video que vc mergulhe na compreensao de leis que estao acima de leis humanas, mas leis que regem o universo. Sinto muito mas eh assim que as coisas sao, vida, morte, alimento. A vida eh assim e nao ha Deus nenhum para interferir ou lamentar pelo garrote que e liquidado para que oncas e homens possam continuar a rodar a longo circulo de vida e morte, assim como nao ha nenhum ser supremo pra lamentar humanos que sao liquidados por feras diferentes, nao menos feras, nem menos famintas, e que tb fazem parte do jogo da vida e do imenso circulo do qual fazemos parte.
Sorry, thats how things are.

As coisas são assim? puxa! e eu não posso fazer nada? acho que posso Anna! posso dizer, não é aceitavel defender coisas desse tipo, não porque não goste de animais, é apenas bom senso! e não sinta por isso... :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Anna escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:

Faz um desenho, Anna. Ou então pede para alguém psicografar. :emoticon13:

Acho que nem assim rola! :emoticon11:

Por mim não rola de JEITO NENHUM!!!! :emoticon16:

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:As coisas são assim? puxa! e eu não posso fazer nada? acho que posso Anna! posso dizer, não é aceitavel DEFENDER coisas desse tipo, não porque não goste de animais, é apenas bom senso! e não sinta por isso... :emoticon1:

Video, há um erro muito grava aqui, Nada, mas absolutamente nada do que eu escrevi aqui neste tópico o tempo todo tem a ver com DEFENDER absolutamente nada! O que está em meu post é uma CONDIÇÃO universal da vida, fio! Uma lei biológica. Não tem nada a ver com defender nada, ou vc já viu alguém defendendo ou acusando os giros da terra em torno do sol? Ou o sol se pondo e a lua nascendo? Expelir excretas?

Eu por exemplo sou contra o Ciclo menstrual, vou fazer um manifesto pra ver se daqui a um mês suspenderam o dito de todas as mulheres! :emoticon5:
Depois vc reclama quando perguntamos se vc quer que desenhe.

videomaker

Anna escreveu:
videomaker escreveu:As coisas são assim? puxa! e eu não posso fazer nada? acho que posso Anna! posso dizer, não é aceitavel DEFENDER coisas desse tipo, não porque não goste de animais, é apenas bom senso! e não sinta por isso... :emoticon1:

Video, há um erro muito grava aqui, Nada, mas absolutamente nada do que eu escrevi aqui neste tópico o tempo todo tem a ver com DEFENDER absolutamente nada! O que está em meu post é uma CONDIÇÃO universal da vida, fio! Uma lei biológica. Não tem nada a ver com defender nada, ou vc já viu alguém defendendo ou acusando os giros da terra em torno do sol? Ou o sol se pondo e a lua nascendo? Expelir excretas?

Eu por exemplo sou contra o Ciclo menstrual, vou fazer um manifesto pra ver se daqui a um mês suspenderam o dito de todas as mulheres! :emoticon5:

Deslculpe-me! mas aqui me pareceu que sim, Assim como os animais tb têm de comerem humanos e suas crias. Simples! E pra isso não precisava nem desenhar! :emoticon1: Quanto ao problema de TPM, o Doutor Elcimar Coutinho tem a solução, e sem DESENHOS! :emoticon16:

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Anna escreveu:

Deslculpe-me! mas aqui me pareceu que sim, Assim como os animais tb têm de comerem humanos e suas crias. Simples! E pra isso não precisava nem desenhar! :emoticon1: Quanto ao problema de TPM, o Doutor Elcimar Coutinho tem a solução, e sem DESENHOS! :emoticon16:

Eu sou contra o ciclo, e não apenas contra a TPM. Nem por isso vou arrancar os ovários fora. :emoticon17:

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Anna escreveu:

E aqui embaixo vc fez leitura seletiva (se é que leu).. . entendo, compreendo... :emoticon5:

Anna escreveu:Enfim, matar e comer nem eh um direito eh uma condicao de vida da qual nao ha como escapar, a vida existe do ato de matar e comer, ate a si mesma, pois assim que nosso corpo e de todos os serem vivos agem, devorando-se ate a morte.

Entender e se estruturar psicologicamente com esta condicao eh extremamente saudavel para qualquer um!

Trancado