Animais tem Sentimentos?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Mensagem por videomaker »

Olha, eu nao conheci ate hoje nehum pesquisador das biologicas que duvidasse dos sentimentos e da inteligencia animal.

Eu tambem não conheço nenhum, que não tenha desde de criança achado que existe ceu pra cachorrinhos e similares! é uma gente apaixonada... muito! :emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Olha, eu nao conheci ate hoje nehum pesquisador das biologicas que duvidasse dos sentimentos e da inteligencia animal.

Eu tambem não conheço nenhum, que não tenha desde de criança achado que existe ceu pra cachorrinhos e similares! é uma gente apaixonada... muito! :emoticon4:

Em céu pra cachorrinho eu não conheço ninguém. Mas almas grupos, e sua evolução e existência eu sei de um bando de abestados que defende como um fato!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Re: Animais tem Sentimentos?

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:É Facil descobrir! Coloque um elefante ou gorila na frente da tv, e ponha o filme Bambi na parte em que mãe do "viadinho" morre! se o elefante chorar, Bingo eles tem sentimento!
Ps. Segundo o Exxxxpirita Gayspareto animais tem ate alma!!! e temos que durmir com um barulho destes...
:emoticon1:

Segundo os espiritas ate viodeomaker tem alma...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: foi engraçado mesmo!!!!!

:emoticon16:

Xicao

Re.: Animais tem Sentimentos?

Mensagem por Xicao »

animais tem sentimento?
Claro que sim. O Homo Sapiens Tem, por que deveria ser diferente?

Animais pensam e tem memória?
Claro que sim. O Homo Sapiens pensa. Outros animais tem raciocínio, menos evoluído, é claro, mas nem por isso podemos afirmar com 100% que não pensam ou raciocinam.... vide caes, cavalos, passaros, que aprendem usando o raciocínio e a memória pensando em como agir em determinadas situações.....e, assim como os humanos, eles podem se enganar em suas conclusões....

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Anna escreveu:Os artigos academicos estao apresentando aquilo que a maioria considera realidade de forma testavel.

Nem sempre.
O post em questão, por exemplo, fala sobre estudos indicando que cavalos só tem 3 segundos de memória consciente recente e, sobre aprenderem por condicionamento...
Certas aéreas da ciência contém artigos e estudos com explicações que são muito subjetivas e, onde poucas coisas são realmente "verificadas".
Ciências como sociologia, psicologia, psiquiatria, biologia e outras, possuem "partes" que não são assim tão científicas, da forma como costumamos pensar no termo.
Eles trabalham com explicações, que são na verdade suposições com base em uma linha de raciocínio e, essa, muitas vezes enganada.

O caso dessa afirmação sobre o funcionamento da mente dos cavalos, é de se desconfiar. Não conheço esses "estudos", por isso pergunto sobre eles.
As vezes as pessoas dão um peso excessivo a estudos científicos que desconhecem.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:Eu tambem não conheço nenhum, que não tenha desde de criança achado que existe ceu pra cachorrinhos e similares! é uma gente apaixonada... muito! :emoticon4:

Está sugerindo que animais não tem sentimentos ou consciência?
Pergunto eu, com base em que?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

NadaSei escreveu:É claro que animais tem sentimentos e consciência (alma).

?

Consciência=alma?
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

DIG

Mensagem por DIG »

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:Eu tambem não conheço nenhum, que não tenha desde de criança achado que existe ceu pra cachorrinhos e similares! é uma gente apaixonada... muito! :emoticon4:

Com base nas bobagens da DE :emoticon3:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Jeanioz escreveu:
NadaSei escreveu:É claro que animais tem sentimentos e consciência (alma).

?

Consciência=alma?

Segundo o que a religião fala sobre o tema... sim.
Consciência = Espírito = Alma.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

DIG escreveu:Com base nas bobagens da DE :emoticon3:

E será que a DE realmente diz isso, ou quem diz isso são alguns espíritas?
Esse é o mal de não conhecer o espiritismo... A maioria das criticas dos ateus, são dirigidas apenas ao cristianismo e espiritismo... no caso do cristianismo eu entendo o motivo do engano, mas me pergunto se o espiritismo é realmente tão ruim assim quanto dizem os ateus, ou se é outro engano.

Anna

Mensagem por Anna »

NadaSei escreveu:
Anna escreveu:Os artigos academicos estao apresentando aquilo que a maioria considera realidade de forma testavel.

Nem sempre.
O post em questão, por exemplo, fala sobre estudos indicando que cavalos só tem 3 segundos de memória consciente recente e, sobre aprenderem por condicionamento...
Certas aéreas da ciência contém artigos e estudos com explicações que são muito subjetivas e, onde poucas coisas são realmente "verificadas".
Ciências como sociologia, psicologia, psiquiatria, biologia e outras, possuem "partes" que não são assim tão científicas, da forma como costumamos pensar no termo.
Eles trabalham com explicações, que são na verdade suposições com base em uma linha de raciocínio e, essa, muitas vezes enganada.

O caso dessa afirmação sobre o funcionamento da mente dos cavalos, é de se desconfiar. Não conheço esses "estudos", por isso pergunto sobre eles.
As vezes as pessoas dão um peso excessivo a estudos científicos que desconhecem.

Parece que vc nao leu ou entendeu bem meu post. Eu disse a MAIORIA dos pesquisadores das BIOLOGICAS (Ciencias biologicas), e nao todos os pesquisadores e de todas as areas. Eu digo isso por que trabalho no meio academico, nas areas biologicas, nao apenas as zoologicas e ambientais, mas da biofisica, bioquimica, ultrestrutura, etc.

E como disse antes nunca conheci nenhum pesquisador que achasse que animais naoi tem sentimento, desde o Museu Nacional, passando pela UFRJ, UERJ, FIOCRUZ, chegando ao INPA, IPAAM e UFAM. Portanto, como disse antes, para a maioria de nos os experimentos cientificos sao uma busca em tornar falseavel algo que pra nos e uma realidade, apesar de alguns por ai ainda terem duvidas.

Quanto as possiveis areas da biologia que nao sao muito cientificas, acho que te falta conhecimento e leitura no tema. Biologia eh uma ciencia e portanto eh feita com base no metodo cientifico, tendo tido suas premissas construidas por meio de experimentos falseaveis.
Editado pela última vez por Anna em 06 Jun 2007, 22:24, em um total de 2 vezes.

Anna

Mensagem por Anna »

NadaSei escreveu:

Com base em absolutamente nada! :emoticon11:

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Anna escreveu:
NadaSei escreveu:

Minha cahorrinha fica triste quando eu saio,minha esposa é testemunha,feliz quando eu chego,sente ciúmes quando minha esposa me beija se metemdo entre nós dois, Quando quer algo chora e olha para a direção.Se esconde quando faz algo de errado,tipo coco fora do lugar, ela se esconde assustada.
Pow se isso não são sentimentos e consciência são o q então ?
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

cons.ci.ên.cia
s. f. 1. Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. 2. Rel. Testemunho do nosso espírito, aprovando ou reprovando os nossos atos. 3. Cuidado escrupuloso. 4. Honradez, retidão. 5. Conhecimento.

videomaker

Re: Re.: Animais tem Sentimentos?

cons.ci.ên.cia
s. f. 1. Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. 2. Rel. Testemunho do nosso espírito, aprovando ou reprovando os nossos atos. 3. Cuidado escrupuloso. 4. Honradez, retidão. 5. Conhecimento.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

emmmcri escreveu:
Anna escreveu:
NadaSei escreveu:

Minha cahorrinha fica triste quando eu saio,minha esposa é testemunha,feliz quando eu chego,sente ciúmes quando minha esposa me beija se metemdo entre nós dois, Quando quer algo chora e olha para a direção.Se esconde quando faz algo de errado,tipo coco fora do lugar, ela se esconde assustada.
Pow se isso não são sentimentos e consciência são o q então ?

Parece tristesa!
Parece felicidade!
Parece Ciume.... e pasme ela nem sabe que tua mulher é tua esposa! instinto, nada mais....
:emoticon4:

Anna

Mensagem por Anna »

Que eu saiba o tópico está tratando dos SENTIMENTOS dos animais. Até mesmo o título do tópico diz isso. Dai alguns já enfiaram consciência no meio da história...ai, ai, ai, assim fica dificil, quando as pessoas misturam alhos com bugalhos, e nem sabem mais do que se trata a questão. :emoticon11:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Sentimentos não necessitam de consciência?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Anna escreveu:
NadaSei escreveu:

Nem sempre.

Parece que vc nao leu ou entendeu bem meu post. Eu disse a MAIORIA dos pesquisadores das BIOLOGICAS (Ciencias biologicas), e nao todos os pesquisadores e de todas as areas. Eu digo isso por que trabalho no meio academico, nas areas biologicas, nao apenas as zoologicas e ambientais, mas da biofisica, bioquimica, ultrestrutura, etc.

Parece que foi você quem comeu bola... O meu post onde pergunto o quão confiável é esse "estudo", foi em resposta ao post da Apoc, não do seu.
Anna escreveu:Quanto as possiveis areas da biologia que nao sao muito cientificas, acho que te falta conhecimento e leitura no tema. Biologia eh uma ciencia e portanto eh feita com base no metodo cientifico, tendo tido suas premissas construidas por meio de experimentos falseaveis.

Mais uma vez não entendeu.
Determinados "estudos", permitem conclusões não muito acertadas, interpretações, explicações e suposições sobre coisas ainda não testadas corretamente.
Me referi a coisas como as possíveis explicações, do tipo sobre o prazer sexual ter origem numa forma de incentivar a reprodução, ou como explicar a viagem astral como sendo uma ilusão, após medir alguns sinais no cérebro.
As ciências, principalmente as humanas, estão cheias desse tipo de coisa, que "alguns" pensam ser comprovadas cientificamente.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:cons.ci.ên.cia
s. f. 2. Rel. Testemunho do nosso espírito, aprovando ou reprovando os nossos atos. 3. Cuidado escrupuloso. 4. Honradez, retidão. 5. Conhecimento.

Como você pode ver, consciência tem mais de um significado e, nem todos limitam isso ao uso da palavra homem.

Volto a perguntar, com base em que pensas que animais não tem consciência e sentimentos?
Algum argumento?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:Parece tristesa!
Parece felicidade!
Parece Ciume.... e pasme ela nem sabe que tua mulher é tua esposa! instinto, nada mais....
:emoticon4:

E como você sabe que apenas "parece" e não está de fato?
Que estranho... uma simulação perfeita de sentimentos que faz esses animais "parecerem" tristes, bravos, ciumentos, felizes e muitos outros "simulacros"... mas não estão de fato?
Até parece...

Devo concluir que você não tem sentimentos, só parece ter?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Sentimentos não necessitam de consciência?

Imagino que sim, sentimentos parecem ser uma abstração de sensações interpretadas pelo ser consciente.
Sem consciência, provavelmente seriam apenas "sensações", nada muito diferente de dados sensoriais como o calor, dor, a visão de algo, o som, etc...

Xicao

Mensagem por Xicao »

NadaSei escreveu:
s. f. 2. Rel. Testemunho do nosso espírito, aprovando ou reprovando os nossos atos. 3. Cuidado escrupuloso. 4. Honradez, retidão. 5. Conhecimento.

Como você pode ver, consciência tem mais de um significado e, nem todos limitam isso ao uso da palavra homem.

Volto a perguntar, com base em que pensas que animais não tem consciência e sentimentos?
Algum argumento?

Foi o HOMEM quem inventou as palavras e a definição das mesmas....

Quem já esteve na pele de um animal para poder garantir que tem ou não tem, mesmo considerando os conceitos inventados pelo homem??? Já se comprovou empiricamente que animais tem sentimentos e consciência (conceitos humanos) ou não? Animais tem empatia e senso de justiça, que tem tem!!! Só quem nunca teve um bichinho para saber disso. Quanto a conceitos humanos mais elaborados, não podemos afirmar que animais não tem inteligência, consciência ou capacidade de escolha....

Os animais são muito mais espertos que imaginamos, mas, a nível evolutivo, não evoluíram como o homem, o que os torna menos aptos em matérias de poder mental......
:emoticon7:

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

videomaker

O homem é um ser que FALA! e assim pode expressar o que pensa, e assim pode fazer escolhas, e assim pode mudar atitudes, e assim É DIFERENTE DO ANIMAL que não racionaliza! Se vc não consegue distinguir essas diferenças, ficara muito dificil de entender o abismo entre o ser racional e o instintivo!

videomaker

O homem é um ser que FALA! e assim pode expressar o que pensa, e assim pode fazer escolhas, e assim pode mudar atitudes, e assim É DIFERENTE DO ANIMAL que não racionaliza! Se vc não consegue distinguir essas diferenças, ficara muito dificil de entender o abismo entre o ser racional e o instintivo!

Trancado