A improbabilidade de Deus

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Trige
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A improbabilidade de Deus

Mensagem por Trige »

Richard Dawkins em "The God delusion"
"Nós podemos facilmente imaginar a existencia de uma deidade como puro espirito, não uma propriedade emergente de matéria complexa mas existindo de forma independente da matéria"


Este comentário é a propósito da nossa tendencia natural para o dualismo.

Mas eu aproveito isto para refutar o grande argumento de Dawkins :emoticon16:

Mas primeiro preciso dizer que o que Dawkins se propõe fazer é refutar um Deus sobrenatural. O seu argumento é que um Deus capaz de criar um universo complicado, com formas de vida incrivelmente complexas, capaz de responder ás orações de bilhões e bilhoes, sustentando a cada momento a criação, etc... deve ser ele próprio incrivelmente complexo. E explicar a complexidade do mundo com um Deus complexo é redobrar o mistério. Ora, um simples raciocinio estatístico mostra que Deus deve ser tão improvavel ao ponto de ser quase certo que não existe. Portanto Dawkins, através de um raciocinio estatístico (e não lógico), coloca a existencia de Deus como uma questão científica.

Porém... :emoticon16:

A estatística, supostamente, é um instrumento ao serviço do naturalismo. Categorias como complexo e simples são definiveis em termos naturalistas. A teoria das probabilidade faz sentido neste contexto. Mas sobrenatural significa além da natureza. Ou até o oposto dela... porque se é natural a gravidade puxar... num mundo sobrenatural ela poderia empurrar para cima (é apenas um exemplo). Ora aplicar os mesmos conceitos (simples e complexo) a dois conceitos que nada tem a ver um com um outro é errado.

Ou seja Dawkins está epistemologicamente equivocado... digo eu.

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Trige
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Mensagem por Trige »

E agora ateus dawkinistas??????

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rapha...
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Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por rapha... »

Luís Marcão sempre aparece com um tópico desses.

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Trige
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Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Trige »

E ninguém corresponde ao desafio Brack broke mountain...

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Dick
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Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Dick »

probabilidade e deus é como nega-maluca e mostarda.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Apocaliptica

Re: Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Apocaliptica »

Let me think for a while escreveu:probabilidade e deus é como nega-maluca e mostarda.


Não cheguei no ponto... :emoticon13:

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Trige
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Re: Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Trige »

Let me think for a while escreveu:probabilidade e deus é como nega-maluca e mostarda.


É a base do argumento de Dawkins. Ele diz que Deus é o derradeiro Boeing 747.

Mas caraca, será que eu derrotei mesmo Dawkins? :emoticon16:

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Adrianoped
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Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Adrianoped »

O Dawkins erra ao supor alguma probabilidade, o correto é a impossibilidade.
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docdeoz
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Re: A improbabilidade de Deus

Mensagem por docdeoz »

Trige escreveu:Richard Dawkins em "The God delusion"
"Nós podemos facilmente imaginar a existencia de uma deidade como puro espirito, não uma propriedade emergente de matéria complexa mas existindo de forma independente da matéria"


Este comentário é a propósito da nossa tendencia natural para o dualismo.

Mas eu aproveito isto para refutar o grande argumento de Dawkins :emoticon16:

Mas primeiro preciso dizer que o que Dawkins se propõe fazer é refutar um Deus sobrenatural. O seu argumento é que um Deus capaz de criar um universo complicado, com formas de vida incrivelmente complexas, capaz de responder ás orações de bilhões e bilhoes, sustentando a cada momento a criação, etc... deve ser ele próprio incrivelmente complexo. E explicar a complexidade do mundo com um Deus complexo é redobrar o mistério. Ora, um simples raciocinio estatístico mostra que Deus deve ser tão improvavel ao ponto de ser quase certo que não existe. Portanto Dawkins, através de um raciocinio estatístico (e não lógico), coloca a existencia de Deus como uma questão científica.

Porém... :emoticon16:

A estatística, supostamente, é um instrumento ao serviço do naturalismo. Categorias como complexo e simples são definiveis em termos naturalistas. A teoria das probabilidade faz sentido neste contexto. Mas sobrenatural significa além da natureza. Ou até o oposto dela... porque se é natural a gravidade puxar... num mundo sobrenatural ela poderia empurrar para cima (é apenas um exemplo). Ora aplicar os mesmos conceitos (simples e complexo) a dois conceitos que nada tem a ver um com um outro é errado.

Ou seja Dawkins está epistemologicamente equivocado... digo eu.


Há uma maneira probabilística de definir milagre. Posto amanhã...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

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Poe
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Re: Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Poe »

Adrianoped escreveu:O Dawkins erra ao supor alguma probabilidade, o correto é a impossibilidade.


Isso ainda piora as coisas para os ateus- monistas-materialistas-naturalistas- dawkinistas...

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Adrianoped
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Re: Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Adrianoped »

Poe escreveu:
Adrianoped escreveu:O Dawkins erra ao supor alguma probabilidade, o correto é a impossibilidade.


Isso ainda piora as coisas para os ateus- monistas-materialistas-naturalistas- dawkinistas...


Piora para quem considera a possibilidade da existência, mas apenas por ser uma opinião contrária.
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Poe
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Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Poe »

o absolutismo não faz parte do pensamento científico... e em lógica não se pode desprovar em absoluto, por exemplo, Deus. Então quem diz que Deus é impossível faz uma escolha pessoal... subjectiva e objectivamente irrelevante.

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Huxley
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Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Huxley »

Se Dawkins usa o Darwinismo para estimar a improbabilidade de Deus, então ele é mais um adepto do Darwinismo Metafísico, assim como foi Ernst Haeckel.Não se trata de um pensamento dominante na comunidade científica, e sinceramente acho que seria melhor para ele deixar sua metafísica fora da ciência, já que (ainda) é um bom divulgador dela.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

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Adrianoped
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Re: Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Adrianoped »

Poe escreveu:o absolutismo não faz parte do pensamento científico... e em lógica não se pode desprovar em absoluto, por exemplo, Deus. Então quem diz que Deus é impossível faz uma escolha pessoal... subjectiva e objectivamente irrelevante.


A impossibilidade da existência de deus é uma verdade relativa, e passível de ser refutada com a hipótese da existência de deus ser comprovada.
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Adrianoped
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Re: Re.: A improbabilidade de Deus

Mensagem por Adrianoped »

Huxley escreveu:Se Dawkins usa o Darwinismo para estimar a improbabilidade de Deus, então ele é mais um adepto do Darwinismo Metafísico, assim como foi Ernst Haeckel.Não se trata de um pensamento dominante na comunidade científica, e sinceramente acho que seria melhor para ele deixar sua metafísica fora da ciência, já que (ainda) é um bom divulgador dela.

Não é o pensamento de Karl Popper ao estabelecer o critério de demarcação da ciência:

Para Popper, as teorias científicas são invenções, construções humanas. “As teorias podem ser vistas como livres criações da nossa mente, o resultado de uma intuição quase poética, da tentativa de compreender intuitivamente as leis da natureza” . O processo de criação de uma teoria pode envolver aspectos não-racionais; a maginação, a criatividade, a especulação usualmente desempenham papel importante.
Inclusive a metafísica pode servir de fonte. “Não há ‘fontes últimas’ do conhecimento. Toda fonte, todas as sugestões são bem-vindas; e todas as fontes e sugestões estão abertas ao exame crítico” .


http://www.if.ufrgs.br/~lang/POPPER.pdf
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Trancado