Um ombro amigo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o anátema

Re.: Um ombro amigo

Mensagem por o anátema »

O catholico deve ter pegado a mesma coisa que o Pug :emoticon8:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Re: Re.: Um ombro amigo

Mensagem por rapha... »

Usuário deletado escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Usuário deletado escreveu:No dia que você me provar científiciamente que o seu Deus existe eu penso na suposta conversão.

Primeiramente, o que seria converter-se? A gente se transforma no quê? E mesmo que eu soubesse que existe um Deus por aí sei lá onde, este fato em si já não se bastaria como verdade, assim como existem outras coisas que não vemos, mas que sabemos que existem? Por que deve haver uma conversão?

Converter-se é vir a seguir o código de ética postulado pelo Deus em questão. Converter ou não converter cabe ao indivíduo.

Isso está longe de ser correto.

Uma conversão a determinada religião inclui absorver toda a cosmovisão da crença, onde a ética está contida.

No caso específico da ética, eu posso seguir a cristã, que foi aprimorada com a própria ética do ocidente, e ser ateu, ao passo que somente por isso não estou convertido.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Quanto a caber ao indivíduo, concordo.

Infelizmente parece que nem em tese não é assim.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Usuário deletado escreveu:Você estaria seguindo parte da ética, a ética como um todo implicaria em você amar ao Deus cristão e a seguir todos os seus mandamentos e dogmas bíblicos.

A ligação do homem com Deus e a submissão perante Ele é um axioma que vai muito além da ética, que são valores de trato terreno e não metafísicos.

A ética não engloba uma série de questões cruciais que abrangem toda a estrutura de uma crença e somente ela não é o bastante para se considerar convertido.

Trige

Mensagem por Trige »

Alter-ego escreveu:Respondendo a alguns questionamentos e trazendo algumas informações:

Não. Não tenho qualquer pretensão de converter quem quer que seja. Minha intenção também não é faezr proselitismo do tipo "converta-se ou vai pro inferno". Pelo contrário. Eu vos anuncio o amor de Deus. Um amor que rompe barreiras e que quem experimenta já não possui meios de guardar só para si, de tão grande que é.
Respondendo ao Acauan, sim. Quem converte é o Espírito Santo. Não nós. Mas Deus, embora não precisando do homem, faz com que o homem ganhe papel central na história da salvação. Por isso não deixamos de evangelizar.
Você me pergunta, ainda, porque o tratamento "amado", ao invés de ser duro como Antônio Vieira. Ora! Um dos meus patronos espirituais, Sto. Antônio de Pádua, era duríssimo no trato com hereges e infiéis e assim, também, converteu multidões, chegando a reunir 30 mil pessoas para ouvir seus sermões, cheios do Espírito Santo. Não tenho pretensões de em tal situação, ser como ele. Meu público é outro...
“fiz-me fraco com os fracos para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos a fim de salvar a todos” Ensina S. Paulo em I cor 9, 22.
Como não ser fraco com os que não receberam mais que o leite?...

Boa noite a todos!

Bem, gostaria de alertar que nesse poema o Alter-Ego está a dizer para todos se irem confessar ao padre...

Boa noite, amigo, não tenha medo de se abrir comigo

Trige

Mensagem por Trige »

O Alter deve estar a passar um momento complicado na vida. E que coincidencia... eu acabei de ler que a religião pode ser um byprodut da nossa saudável tendencia de nos apaixonar-mos. Os adoradores de Alá, nutrem algo como uma paixão por maomé... uma paixão que supera o amor pela família.

Trige

Mensagem por Trige »

Alter-ego escreveu:
Usuário deletado escreveu:No dia que você me provar científiciamente que o seu Deus existe eu penso na suposta conversão.

Filho, lembra sobre o que falei de ser desnecessário querer provar a evidência?

Diga isso aos fundamentalistas...

Trige

Mensagem por Trige »

Aliás provar a evidencia é pleonasmo :emoticon12:

Trige

Mensagem por Trige »

Alter-ego escreveu:
Alter-ego escreveu:

Como assim "querer provar a evidência"? Para mim se fazem necessárias evidências científicas da existência de deus, mas se você não precisa delas para acreditar nesta entidade, tudo bem.

Existem evidência racionais.

:emoticon12:
Platon está de volta. Viva a preguiça grega

Alter, eu sei que tu leste os diálogos sobre a religião natural de David Hume. Como podes falar em evidencias racionais?

Trige

Mensagem por Trige »

Alter-ego escreveu:
Alter-ego escreveu:

Como assim "querer provar a evidência"? Para mim se fazem necessárias evidências científicas da existência de deus, mas se você não precisa delas para acreditar nesta entidade, tudo bem.

Existem? Quais?

A 5 provas de Aquino... que não são bem racionais mas aposteriori porque dependem de uma análise empirica do mundo... inclui o argumento do design que outros, como Paley, elaboraram (e que Darwin destroçou). E existe o argumento ontologico de Santo Anselmo que é puramente racional... mas que é tão ridiculo e afetado que só uma mente teológica o pode levar a sério. É mais ou menos assim:

Deus existe por que é perfeito.
Imaginem a coisa mais perfeita imaginável. A isso chamamos Deus. A existência é mais perfeita que a não existencia. logo, Deus existe.

É mais ou menos assim. Este argumento não é, por incrivel que pareça, falacioso em si mesmo. Mas quem aqui leva a sério? Keith Ward, o famoso teologo por exemplo. E muitos outros teólogos sofisticados. :emoticon39:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Trige escreveu:O Alter deve estar a passar um momento complicado na vida. E que coincidencia... eu acabei de ler que a religião pode ser um byprodut da nossa saudável tendencia de nos apaixonar-mos. Os adoradores de Alá, nutrem algo como uma paixão por maomé... uma paixão que supera o amor pela família.

Uma perversão, segundo a psicanálise de Freud, assim como foi o nazismo na relação do povo com Hitler.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Imagem

Amo você
Você me ama
Somos uma familia feliz
Com um forte abraço
E um beijo te direi
Meu carinho é pra
VooooocÊÊÊÊ!

Trige

Mensagem por Trige »

Apocaliptica escreveu:
Trige escreveu:O Alter deve estar a passar um momento complicado na vida. E que coincidencia... eu acabei de ler que a religião pode ser um byprodut da nossa saudável tendencia de nos apaixonar-mos. Os adoradores de Alá, nutrem algo como uma paixão por maomé... uma paixão que supera o amor pela família.

Uma perversão, segundo a psicanálise de Freud, assim como foi o nazismo na relação do povo com Hitler.

O metaamor é fodido

zencem

Re: Um ombro amigo

Mensagem por zencem »

Alter-ego escreveu:Imagem

Boa noite, amigo, não tenha medo de se abrir comigo
Boa noite, amigo, me conta que tristeza é essa dentro do teu coração.
Boa noite, amigo, o medo de viver é tão antigo
Me diz, amigo, porque razão você insiste tanto nessa solidão?

Quero te emprestar meu ombro
Todo o tempo que quiser
Você pode deixar nele, quantas lágrimas quiser
Só precisa de um sorriso, um pouco de imaginação
Pra não ficar ali trocando de mágoa,
Em ritmo de depressão

Boa noite, amigo, não tenha medo de se abrir comigo...

Abra os braços, veja a vida de uma forma bem melhor
Solidão não é saída, você nunca esteve só
Deus é força, é mais que tudo
A esperança não é vã
Ele resolve seus problemas hoje,
No mais tardar até amanhã

Boa noite, amigo, não tenha medo de se abrir comigo...

------------------------Você conhece o Romário?

Imagem-Imagem-Imagem
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Usuário deletado escreveu:Cite exemplos de "questões cruciais" que a ética não engloba.

O próprio exemplo que eu dei acima transcende a ética e não só é crucial como é base para qualquer construção religiosa.

A interpretação do Universo e o papel do self nisso tudo também são.

As obrigações, instrumentos de culto, convívio com os demais e tudo o que diz respeito ao meio material de se viver em crença pode ser considerado valor moral, onde a ética tem abrangência.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

rapha... escreveu:A ligação do homem com Deus e a submissão perante Ele é um axioma que vai muito além da ética, que são valores de trato terreno e não metafísicos.

A ligação do homem com Deus É ÉTICA, visto que as relações com a deidade englobam conceitos como: submissão, confiança, dedicação...

Discordo, e como já disse, a ligação é o princípio chave da religião, onde valores pouco importam.

A ética advém disso.

Apocaliptica

Trige escreveu:
Apocaliptica escreveu:

O metaamor é fodido

Certamente.

Apocaliptica

rapha... escreveu:
rapha... escreveu:A ligação do homem com Deus e a submissão perante Ele é um axioma que vai muito além da ética, que são valores de trato terreno e não metafísicos.

A ligação do homem com Deus É ÉTICA, visto que as relações com a deidade englobam conceitos como: submissão, confiança, dedicação...

Discordo, e como já disse, a ligação é o princípio chave da religião, onde valores pouco importam.

A ética advém disso.

Essa ligação é ética. Mas tudo bem.

Acho que o rapha tem razão, branco...

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Usuário deletado escreveu:Essa ligação é ética. Mas tudo bem.

Não há como ser parte da ética religiosa pois essa ligação é justamente a base de construção da própria religião. É o axioma maior. Todo o demais deriva disso, incluindo os valores morais religiosos.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

O engraçado é que não estou. Passava, justamente, um momento dificílimo quando deixei de crer em Deus. Hoje, consegui encontrar respostas até para problemas que já me atormentavam há 3 anos. Nunca fui tão livre quanto no momento.
"Noite escura agora é manhã..."

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Trige escreveu:Aliás provar a evidencia é pleonasmo :emoticon12:

É o que estou tentanto explicar ao Guilherme.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Trige escreveu:
Alter-ego escreveu:
Alter-ego escreveu:

Existem? Quais?

A 5 provas de Aquino... que não são bem racionais mas aposteriori porque dependem de uma análise empirica do mundo... inclui o argumento do design que outros, como Paley, elaboraram (e que Darwin destroçou). E existe o argumento ontologico de Santo Anselmo que é puramente racional... mas que é tão ridiculo e afetado que só uma mente teológica o pode levar a sério. É mais ou menos assim:

Deus existe por que é perfeito.
Imaginem a coisa mais perfeita imaginável. A isso chamamos Deus. A existência é mais perfeita que a não existencia. logo, Deus existe.

É mais ou menos assim. Este argumento não é, por incrivel que pareça, falacioso em si mesmo. Mas quem aqui leva a sério? Keith Ward, o famoso teologo por exemplo. E muitos outros teólogos sofisticados. :emoticon39:

Muita boa explanação, Miguel. Exceto ao considerar que as cinco vias de Aquino partem de um pressuposto construído a posteriori.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apocaliptica escreveu:Pois é né? Tem gente tão fraca que prefere ser pisoteada, pois é a única forma de se sentir merecedora de alguma coisa. Gente doente...

Para alguns, ser pisado e humilhado é ser o centro das atenções, o que é melhor que a indiferença, que se sentir invisível.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alter-ego escreveu:O sofrimento se torna ainda mais insuportável quando resolvemos questionar e culpar Deus por tudo.

Para culpar a Deus, primeiro teria que acreditar nele.
Alter-ego escreveu:Myrian Rios
Comunidade Canção Nova de Aliança

Coitada, o que foi que fizeram com a cabeça dela... :emoticon8:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apocaliptica escreveu:Que vergonha que eu era pequena e sabia todas as músicas da Jovem Guarda. Mas na época Jesus não estava com eles ainda, eles piraram depois que pararam de faturar.

A falta de grana e o abalo à autoestima causado pela falta dos holofotes e das câmeras de TV leva muita gente a tentar uma segunda carreira na música gospel.

Trancado