KARDECISMO - William Crookes e seus estudos com espiritos:

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO
Contato:

Re: Re.: KARDECISMO - William Crookes e seus estudos com esp

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:Ô meu! Está concordando comigo que Polidoro de fato é mentiroso? Não cita ele que ela jamais se declarava médium, nem espiritualista, e ainda por cima chamava sua platéia de tola e crédula?

???????

Não conheço magico de circo que se declara medium. Só não sei porque diabos eles precisariam ensinar seus truques a todos, já que não são mediuns.

Parece que você vê a obrigatoriedade.

Além disso, veja só que o Zangari tinha até proposto me possibilitar contato com mágicos (depois parece que se arrependeu da oferta), mas cobrava de mim garantias de que eu manteria sigilo sobre o que ficasse sabendo das artes mágicas (quer dizer, eu não poderia dar uma de Mister M). Ela poderia fazer o mesmo: revelaria seus truques aos mágicos, receberia o prêmio e eles ficariam sabendo de novas artes com as quais poderiam desmascarar os médiuns...

Mas não fez. Logo, você acredita que ela materializava espiritos.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Judas

Mensagem por Judas »

videomaker escreveu:
Judas escreveu:Porque insistir que isso é prova de alguma coisa?Se desde sempre isso não provou nada.

Porque insistir em dizer que não prova nada, se vc não tem provas de que é fraude.

Porque você, após anos debatendo em um fórum, ainda não descobriu o que é inverter o ônus da prova???

videomaker

Mensagem por videomaker »

Judas escreveu:
videomaker escreveu:
Judas escreveu:Porque insistir que isso é prova de alguma coisa?Se desde sempre isso não provou nada.

Porque insistir em dizer que não prova nada, se vc não tem provas de que é fraude.

Porque você, após anos debatendo em um fórum, ainda não descobriu o que é inverter o ônus da prova???

Porque é inaceitavel que quem acusa de fraude, não prove como ela foi feita! Então prove! :emoticon1:
E ninguem esta disposto a te dar esse beneficio!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
Considerando que tiveram de medir a distância entre a médium e de objetos deixados ali e em posição definida, é mais provável que a iluminação tenha sido diminuída ao final e não no início, pois até este passo, não era necessária a escuridão e atrapalharia todo o processo.

O ENCOSTO escreveu:O relatorio diz que eles PEDIRAM (porquê eles mesmos não fizeram isso?) para ela umedecer as mãos e depois segurar os dispositivos DEPOIS de realizado as medições.

Na incapacidade de refutar, começou a bater o desespero!
Bem, se é um cachorro, um galho de árvore ou outra coisa sem vontade própria, então os pesquisadores fariam o que você diz, pois os entes sugeridos não fariam isso por si mesmo. Mas o que tem de mais PEDIR EDUCADAMENTE à médium (um pessoa viva, com vontade própria) para mergulhar as mãos numa solução salina, uma vez que ela estava interessada no experimento? Então porque os pesquisadores pediram, o experimento não valeu? Eles deveriam ter feito o que? Mandado? Ordenado grosseiramente? Agarrado as mãos dela e enfiado na tal solução sem dizer nada?

Ah! Adoro as colocações céticas...

Dá para se mancar, Encostado, que os pesquisadores fizeram um procedimento geral, que seguiu uma ordem, mas que não necessariamente foi registrada em seqüência?

Acho que quem lê deveria ser um pouco mais esperto para saber isso... a menos que queria procurar pêlo em ovo e caspa em bola de bilhar para dizer:

O ENCOSTO escreveu:Pois é. É tão banalizado materialização de espiritos a ponto de ver um em cada esquina. Quem duvida disso após ler relatos (repletos de erros bobos como esse) está tentando achar pelo em ovo. Claro.

Qual foi mesmo o erro bobo? Por que seria um erro bobo? E por que invalidaria o experimento?

_ Achei! Isso prova que o experimento foi falho!

O ENCOSTO escreveu:Sorte a sua que, segundo a sua maxima, se este for falho, todos os outros ainda são verdadeiros.

Você ainda não me mostrou que o experimento foi falho. Pode questionar a forma de registro, que deveria ter seguido a seqüência dos passos tomados, mas o que quiseram mostrar foram as condições gerais e detalhadas de como o experimento foi feito. Cabe a você mostrar que falhas o comprometeriam.
Vejamos se você se sai melhor do que o Polidoro...

Você já viu que não tinha jeito de substituir a médium por um resistor qualquer, portanto esse passo não comprometeria o experimento.

O ENCOSTO escreveu:Claro. Crookes disse que não tinha jeito. Se ele disse, tá dito.

Isso se a medium for a responsavel por fechar o circuito com suas mãos. Ao que tudo indica, ninguém viu já que tudo estava escurinho.

Ah... Acho que você não leu nada direito (como sempre). Primeiro tentaram um lenço molhado, que não daria certo pois não era possível acertar a resistência na bamba, nem colocar um resistor no seu lugar, pois tais tentativas seriam denunciadas na leitura do galvanômetro. A jogada inspirada do Houdini não dava, pois os resistores estavam presos na parede e se ela tivesse conseguido fazer o que ele supos que fez, para dar todas aqueles objetos aos caras de trás da cortina, isso só seria possível se estivessem empilhadinhos do lado dela... OK, como bom cético que é, vai me sugerir que revistaram toda a biblioteca, mas não repararam neste detalhe...

Muito que bem, Crookes disse? E os céticos? O que disseram que invalidaram o que ele disse?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Ô meu! Está concordando comigo que Polidoro de fato é mentiroso? Não cita ele que ela jamais se declarava médium, nem espiritualista, e ainda por cima chamava sua platéia de tola e crédula?

O ENCOSTO escreveu:???????

Não conheço magico de circo que se declara medium. Só não sei porque diabos eles precisariam ensinar seus truques a todos, já que não são mediuns.

Parece que você vê a obrigatoriedade.

Encostado, o lance aqui é o seguinte: até não vou contestar que de fato a Eva Fay atuava como ilusionista de teatro e se apresentava como tal. Mas os experimentos de Crookes mostraram que de fato ela ERA UMA MÉDIUM, ainda que não atuasse exatamente como tal. O meu problema com o Polidoro é que ele é parcial e mentiroso. Lá como você viu, ele citava a parte do teste do galvanômetro que lhe interessava (o lenço molhado e a burrice dos testadores de não imaginarem o uso de um pano maior), mas NÃO MOSTROU QUE TAL TESTE demonstrava a inviabilidade de tal recurso, pois o problema não era só fechar o circuito, mas produzir a resistência adequada e fazer a colocação do resistor sem que o sensor do galvanômetro acusasse.

É o Polidoro que diz que ela não se fazia passar por médium e cita alguns autores sobre isso. Mas será que ele também não escolheu a evidência que lhe interessava e escondeu a evidência problemática?

Quanto a um mágico revelar seus truques... Bem, os mágicos conversam entre si e podem revelar seus segredos em particular ao seu grupo (pergunte ao Zangari), e não é isso o que Polidoro quer afirmar ao citar a suposta confissão da Eva a Houdini (que você até admitir ser tudo mentira?).

A propósito, o texto que traz o escrito de Houdini, bem como os vários experimentos feitos por Crookes é:

R. G. MEDHURST AND K. M. GOLDNEY. 1964. WILLIAM CROOKES AND THE PHYSICAL PHENOMENA OF MEDIUMSHIP. PROCEEDINGS OF THE SOCIETY FOR PSYCHICAL RESEARCH VOLUME 54, PART 195. p. 25-183.

Além disso, veja só que o Zangari tinha até proposto me possibilitar contato com mágicos (depois parece que se arrependeu da oferta), mas cobrava de mim garantias de que eu manteria sigilo sobre o que ficasse sabendo das artes mágicas (quer dizer, eu não poderia dar uma de Mister M). Ela poderia fazer o mesmo: revelaria seus truques aos mágicos, receberia o prêmio e eles ficariam sabendo de novas artes com as quais poderiam desmascarar os médiuns...

O ENCOSTO escreveu:Mas não fez. Logo, você acredita que ela materializava espiritos.

Foi o que o experimento demonstrou... Todas as explicações de como a coisa foi feita, até agora não explicaram nada... Mas vocês céticos...

Judas

Mensagem por Judas »

videomaker escreveu:
Judas escreveu:
videomaker escreveu:

Porque é inaceitavel que quem acusa de fraude, não prove como ela foi feita! Então prove! :emoticon1:
E ninguem esta disposto a te dar esse beneficio!

Provar o que?? Que são a mesma pessoa na foto?,que Crookes foi "ingenuo" em não fotografar á medium o fantasma e ele JUNTOS ? Ta ai na sua cara ,mas você não quer ver.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Judas escreveu:Provar o que?? Que são a mesma pessoa na foto?,que Crookes foi "ingenuo" em não fotografar á medium o fantasma e ele JUNTOS ? Ta ai na sua cara ,mas você não quer ver.

Isso mesmo cara! Coloque as duas caras juntas e demonstre que são idênticas, pois a mim não pareceram. Agora se para os céticos somente a altura já basta...

Judas

Mensagem por Judas »

Botanico escreveu:
Judas escreveu:Provar o que?? Que são a mesma pessoa na foto?,que Crookes foi "ingenuo" em não fotografar á medium o fantasma e ele JUNTOS ? Ta ai na sua cara ,mas você não quer ver.

Isso mesmo cara! Coloque as duas caras juntas e demonstre que são idênticas, pois a mim não pareceram. Agora se para os céticos somente a altura já basta...

Pra mim isso é chover no molhado, se a altura é a mesma e os rostos não, pouco importa,fato é que, mesmo que Crookes fotografasse os TRÊS juntos,não passaria de uma foto passível de ter sido montada.Ai, pedir que seja aceita como prova irefutável é demais também.
Os espíritos já poderiam ter acabado com isso à seculos aparecendo a quem duvida deles, quanto mais vezes fosse feito mais difícíl de negar a existencia deles ficaria, Tanto que com o passar do tempo ficaria até constrangedor negar os FATOS. Mas o que temos são experimentos realizados no escuro, mãos de cera etc...etc...

videomaker

Pra mim isso é chover no molhado, se a altura é a mesma e os rostos não, pouco importa,fato é que, mesmo que Crookes fotografasse os TRÊS juntos,não passaria de uma foto passível de ter sido montada.Ai, pedir que seja aceita como prova irefutável é demais também.

A coisa é facil! mostra como é feita a montagem, reproduz o processo, e vamos lhe dá todo o credito, por enquanto, nada feito...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Botanico

Mensagem por Botanico »

Judas escreveu:
Botanico escreveu:

Os espíritos já poderiam ter acabado com isso à seculos aparecendo a quem duvida deles, quanto mais vezes fosse feito mais difícíl de negar a existencia deles ficaria, Tanto que com o passar do tempo ficaria até constrangedor negar os FATOS. Mas o que temos são experimentos realizados no escuro, mãos de cera etc...etc...

ô meu!
Já disse mais de uma vez por aqui que foram mais de 200 cientistas que fizeram experimentos (centenas, senão milhares) ao longo de 80 anos, em diferentes países, com diferentes médiuns, cuidando de fazer fiscalizações severas (afinal não estavam a fim de serem enganados e tanto que os farsantes nada produziam ou, se produziam, eram pêgos no flagra), com registros fotográficos, etc e tal. SE VOCÊ AINDA FALA EM TANTOS QUE FICARIA CONTRANGEDOR NEGAR O FATO, ENTÃO O QUE FICOU FALTANDO CIENTIFICAMENTE NESSA ESTÓRIA?

Olha, Judas, eu já fiz e revelei fotos ao estilo antigo e posso lhe garantir uma coisa: sem um quarto escuro, com iluminação apropriada ou em escuridão total, NÃO POSSO REVELAR FOTOS, NEM FAZER CÓPIAS. Agora fazer o que se o fenômeno físico exige obscuridade (não necessariamente escuro total). O que o pesquisador tem de fazer é se garantir que não haja meios dos investigados fraudarem, mas estranhamente vocês céticos insistem que o simples fato de estar escuro confere ao médium poderes excepcionais de uma capacidade ampla, geral e irrestrita para fraudes... e pena que os céticos não consigam reproduzir essas condições e assim os fenômenos.

Bem, já que você é do tipo que nega por que nega apenas (ainda não o vi contestar o experimento de Crookes com a Eva Fay), então fique na sua, que eu fico na minha.

Fabi
Gênero: Feminino

Re.: KARDECISMO - William Crookes e seus estudos com espirit

Mensagem por Fabi »

Vou fazer uma comparação melhor.
Editado pela última vez por Fabi em 10 Jun 2007, 21:43, em um total de 1 vez.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fabi escreveu:Comparando dois rostos...
Imagem
(suposta)Médium e (suposto) espirito materializado.
Imagem
(suposto) espirito materializado e foto de katie King.

Lamento, Fabi, mas você errou em algum lugar.
As duas fotos de cima SÃO AMBAS da forma materializada, que se apresentava como Kate King. A da esquerda NÃO É A SUPOSTA MÉDIUM, portanto. As duas debaixo, a da esquerda é a repetição do espírito materializado de cima e a outra nunca vi antes, mas não me parece uma fotografia e sim uma gravura que talvez tenha sido copiada de alguma foto ou feita por algum desenhista, E PORTANTO NÃO SERVE DE COMPARAÇÃO.

Compare as duas fotos postada pelo Encosto.

Judas

Mensagem por Judas »

videomaker escreveu:

A coisa é facil! mostra como é feita a montagem, reproduz o processo, e vamos lhe dá todo o credito, por enquanto, nada feito...

Eu não disse que foi montada, mas que é passivel de ter sido, logo, para mim esta descartada como prova, a menos que uma foto de um duende te prove alguma coisa.Produza exparimento que sirva para alguma coisa primeiro.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Nossa Senhora...montagem fotográfica é uma técnica tão desmascarada e tão batida há décadas...por que motivo os espiritas tanto querem se convencer de que aquelas coisas mal feitas jamais poderiam ser aparições ( em se considerando que apariçoes e materializações existam...)?

Eu tenho uma pergunta:
Algum espírita aqui já viu uma materialização de cabeças, membros e panos brancos do seu lado, na mesa de jantar? E durante o banho? E na hora que está transando? E no cinema vendo o filme? E no shopping?
Por que as materializações são tão de gente tão feia?
Por que elas aparecem sempre em fotos? Por que parecem bonecos ? Por que as cabeças são menores às vezes? Por que os espíritos apareceriam desta forma, como se fossem de plástico e não naturalmente?
Outra dúvida? As aparições se mexem? Ou são bonecos parados?

Zé Pilintra

Mensagem por Zé Pilintra »

Diante de um fenômeno tão espetacular E REAL, seria natural se houvesse algumas gravações em vídeo. Ora, tudo indica que essas materializações não passam de farsa, caso contrário, qual a dificuldade em gravar uma materialização utilizando-se infavermelho? A resposta não preciso nem dizer!!! :emoticon16:
Oxalá, meu pai!!

Zé Pilintra

Mensagem por Zé Pilintra »

Apocalipse de João escreveu:Nossa Senhora...montagem fotográfica é uma técnica tão desmascarada e tão batida há décadas...por que motivo os espiritas tanto querem se convencer de que aquelas coisas mal feitas jamais poderiam ser aparições ( em se considerando que apariçoes e materializações existam...)?

Eu tenho uma pergunta:
Algum espírita aqui já viu uma materialização de cabeças, membros e panos brancos do seu lado, na mesa de jantar? E durante o banho? E na hora que está transando? E no cinema vendo o filme? E no shopping?
Por que as materializações são tão de gente tão feia?
Por que elas aparecem sempre em fotos? Por que parecem bonecos ? Por que as cabeças são menores às vezes? Por que os espíritos apareceriam desta forma, como se fossem de plástico e não naturalmente?
Outra dúvida? As aparições se mexem? Ou são bonecos parados?

Apocalipse de João, eu diria q as respostas às suas indagações são totalmente desnecessárias neste caso. Eu resumo a discussão de forma simples: Gravem uma materialização. Pronto!!! Tá difícil!!!! :emoticon12:
Oxalá, meu pai!!

videomaker

Judas escreveu:
videomaker escreveu:

Eu não disse que foi montada, mas que é passivel de ter sido, logo, para mim esta descartada como prova, a menos que uma foto de um duende te prove alguma coisa.Produza exparimento que sirva para alguma coisa primeiro.

Oras, mas assim é bom demais! ate o mais provavel pode ser contestado! não aceitamos! apenas prove...
E duendes não tem razão para existir... e não insista nisso.

videomaker

E na hora que está transando?

Que horror gaucha! :emoticon5:
Bom!, se é tão simples, provar seria mais ainda... certo?

Judas

Mensagem por Judas »

[
Olha, Judas, eu já fiz e revelei fotos ao estilo antigo e posso lhe garantir uma coisa: sem um quarto escuro, com iluminação apropriada ou em escuridão total, NÃO POSSO REVELAR FOTOS, NEM FAZER CÓPIAS

Já revelei filmes de raio-x também ,sei do que está falando.
Agora fazer o que se o fenômeno físico exige obscuridade (não necessariamente escuro total). O que o pesquisador tem de fazer é se garantir que não haja meios dos investigados fraudarem, mas estranhamente vocês céticos insistem que o simples fato de estar escuro confere ao médium poderes excepcionais de uma capacidade ampla, geral e irrestrita para fraudes... e pena que os céticos não consigam reproduzir essas condições e assim os fenômenos.

Mas isto é ESPETACULAR!!!Então é assim que querem convercer cientistas de verdade a ACREDITAR em materializacões?!?!?Os experimentos EXIGEM OBSCURIDADE?!?!?!?Então eles são feitos no escuro...presenciados por "ceticos" e ceticos, depois faz-se um relato como o texto que escreveu sobre o experimento de Crookes.Aí então, como o experimento foi feito NO ESCURO e NINGUEM VIU como as coisas aconteceram,é natural que se pense que pode ter ocorrido FRAUDE, mas então o ônus da prova invertido de uma maneira mais confortável para os espiritas né?!?!? "Fizemos o experimento,NINGUÉM NEM MESMO NÓS vimos como ocorreu, mas, cabe aos CÉTICOS PROVAR QUE NÃO HOUVE FRAUDE em um experimento feito NO ESCURO."
Mas para você não ficar achando que eu nego, porque nego então ai vai.Veja o que diz o experimento.

Às 9.03, a mão jogou uma caixa de cigarros em outro cavalheiro que estava presente, e que era sabido ser parcial e via a médium como uma praga. Eu posso afirmar positivamente que esta caixa de cigarros estava em uma gaveta trancada da minha escrivaninha quando Sra. Fay entrou no quarto.

A escrivaninha estava mesmo trancada?Alguem VIU como os cigarros sairam lá de dentro??
Se não, então como eles sairam??
O espírito sabe arrombar gavetas?
Materializa seus dedos em forma de chaves?(imagine que espetacular seria ver uma gaveta trancada sendo aberta assim ...do nada!!!)
Não era para Crookes ter explicado isso em seu relatório, ou apenas nos deixar com a pulga atrás da orelha?

Se Crookes VIU a mão que lhe entregou o violino,Porque não viu a "dona" ou "dono" da mão??
Era apenas uma mão materializada mesmo, ou a OBSCURIDADE não deixou ver se era ALGUEM+MÃOS.
As mão eram "luminosas" a ponto de serem vistas sozinhas no escuro,por VARIAS pessoas presentes a distancias diferentes?
Muito mas MUITO frágil este experimento!!
Se tivesse sido feito ÀS CLARAS teria algum sentido, mas a "obscuridade" que voce diz ser INDISPENSÁVEL para os fenomenos, parece vir bem a calhar para os espíritas.

Judas

Mensagem por Judas »

[
Olha, Judas, eu já fiz e revelei fotos ao estilo antigo e posso lhe garantir uma coisa: sem um quarto escuro, com iluminação apropriada ou em escuridão total, NÃO POSSO REVELAR FOTOS, NEM FAZER CÓPIAS

Já revelei filmes de raio-x também ,sei do que está falando.
Agora fazer o que se o fenômeno físico exige obscuridade (não necessariamente escuro total). O que o pesquisador tem de fazer é se garantir que não haja meios dos investigados fraudarem, mas estranhamente vocês céticos insistem que o simples fato de estar escuro confere ao médium poderes excepcionais de uma capacidade ampla, geral e irrestrita para fraudes... e pena que os céticos não consigam reproduzir essas condições e assim os fenômenos.

Mas isto é ESPETACULAR!!!Então é assim que querem convercer cientistas de verdade a ACREDITAR em materializacões?!?!?Os experimentos EXIGEM OBSCURIDADE?!?!?!?Então eles são feitos no escuro...presenciados por "ceticos" e ceticos, depois faz-se um relato como o texto que escreveu sobre o experimento de Crookes.Aí então, como o experimento foi feito NO ESCURO e NINGUEM VIU como as coisas aconteceram,é natural que se pense que pode ter ocorrido FRAUDE, mas então o ônus da prova invertido de uma maneira mais confortável para os espiritas né?!?!? "Fizemos o experimento,NINGUÉM NEM MESMO NÓS vimos como ocorreu, mas, cabe aos CÉTICOS PROVAR QUE NÃO HOUVE FRAUDE em um experimento feito NO ESCURO."
Mas para você não ficar achando que eu nego, porque nego então ai vai.Veja o que diz o experimento.

Às 9.03, a mão jogou uma caixa de cigarros em outro cavalheiro que estava presente, e que era sabido ser parcial e via a médium como uma praga. Eu posso afirmar positivamente que esta caixa de cigarros estava em uma gaveta trancada da minha escrivaninha quando Sra. Fay entrou no quarto.

A escrivaninha estava mesmo trancada?Alguem VIU como os cigarros sairam lá de dentro??
Se não, então como eles sairam??
O espírito sabe arrombar gavetas?
Materializa seus dedos em forma de chaves?(imagine que espetacular seria ver uma gaveta trancada sendo aberta assim ...do nada!!!)
Não era para Crookes ter explicado isso em seu relatório, ou apenas nos deixar com a pulga atrás da orelha?

Se Crookes VIU a mão que lhe entregou o violino,Porque não viu a "dona" ou "dono" da mão??
Era apenas uma mão materializada mesmo, ou a OBSCURIDADE não deixou ver se era ALGUEM+MÃOS.
As mão eram "luminosas" a ponto de serem vistas sozinhas no escuro,por VARIAS pessoas presentes a distancias diferentes?
Muito mas MUITO frágil este experimento!!
Se tivesse sido feito ÀS CLARAS teria algum sentido, mas a "obscuridade" que voce diz ser INDISPENSÁVEL para os fenomenos, parece vir bem a calhar para os espíritas.

Judas

Mensagem por Judas »

videomaker escreveu:
Judas escreveu:
videomaker escreveu:

Oras, mas assim é bom demais! ate o mais provavel pode ser contestado! não aceitamos! apenas prove...
E duendes não tem razão para existir... e não insista nisso.

Qual a diferenca entre duendes e espíritos para você?
Quem em estado normal aceitaria uma foto de um espírito como prova?
Começo a achar que o espiritísmo não faz bem à saude mental dos praticantes.
O que tem de "mais provável" em uma mísera foto?

Judas

Mensagem por Judas »

videomaker escreveu:
Judas escreveu:
videomaker escreveu:

Judas

Mensagem por Judas »

videomaker escreveu:
Judas escreveu:
videomaker escreveu:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Na incapacidade de refutar, começou a bater o desespero!

Desespero é pouco. Estou apavorado. Não consigo mais dormir.

Bem, se é um cachorro, um galho de árvore ou outra coisa sem vontade própria, então os pesquisadores fariam o que você diz, pois os entes sugeridos não fariam isso por si mesmo. Mas o que tem de mais PEDIR EDUCADAMENTE à médium (um pessoa viva, com vontade própria) para mergulhar as mãos numa solução salina, uma vez que ela estava interessada no experimento?

Pois é. Sem falar que ela não poderia tentar fraudar o teste porque ela era também muito educada, querida, simpatica e fofinha.

Bastava apagar todas as luzes e sair de perto e ela faria tudo, sem maiores problemas. Ela iria molhar as mãos na solução e depois agarraria os dispositivos. Não esqueça que estamos falando de uma mocinha delicada, fofinha, educada e carinhosa.

Logo, ela não poderia fraudar.

Crookes, cavalheiro que era, teve esta sensibilidade.

Então porque os pesquisadores pediram, o experimento não valeu?

Exato.

O relatorio é bobinho de mais. Apagaram as luzes e depois, se ninguém ver, mandaram ela fazer o mais importante de tudo.

Eles deveriam ter feito o que? Mandado? Ordenado grosseiramente? Agarrado as mãos dela e enfiado na tal solução sem dizer nada?

Claro que sim. Perceba que é exatamente isso que estou defendendo. Não há meio termo. Eu ainda lhe dava umas porradas na cara.

NÃO HÁ MEIO TERMO, bobotanico.

Por outro lado, na época, realmente era até grosseria verificar se uma moça tão delicada colocaria ou não suas mãos na solução e depois no dispositivo. Imagina só a cena!!! Que horror!

Ah! Adoro as colocações céticas...

Tem gosto pra tudo.

Dá para se mancar, Encostado, que os pesquisadores fizeram um procedimento geral, que seguiu uma ordem, mas que não necessariamente foi registrada em seqüência?

É. E devem ter escrito em papel de pão.

Qual foi mesmo o erro bobo? Por que seria um erro bobo? E por que invalidaria o experimento?

Leia oque escrevi desde o inicio. Não irei copiar e colar tudo novamente.

Você ainda não me mostrou que o experimento foi falho.

Então fica essa pendencia. Também não consegui mostrar ao Caro Colega que dinossauros são mais antigos que humanos.

Pode questionar a forma de registro, que deveria ter seguido a seqüência dos passos tomados, mas o que quiseram mostrar foram as condições gerais e detalhadas de como o experimento foi feito.

Pois é. Quem procura acha. Eu acho que eles quiseram mostrar que existe ETs e que eles entraram, por teletransporte, na sala e fizeram tudo isso que foi relatado.

Está nas entrelinhas.

Cabe a você mostrar que falhas o comprometeriam.
Vejamos se você se sai melhor do que o Polidoro...

Oh! Um desafio?

Eu tenho apenas um relatorio PORCO apresentado por você. Com base nisso, cheguei nas minhas conclusões.

Passe para o proximo causo.

Ah... Acho que você não leu nada direito (como sempre). Primeiro tentaram um lenço molhado, que não daria certo pois não era possível acertar a resistência na bamba, nem colocar um resistor no seu lugar, pois tais tentativas seriam denunciadas na leitura do galvanômetro. A jogada inspirada do Houdini não dava, pois os resistores estavam presos na parede e se ela tivesse conseguido fazer o que ele supos que fez, para dar todas aqueles objetos aos caras de trás da cortina, isso só seria possível se estivessem empilhadinhos do lado dela... OK, como bom cético que é, vai me sugerir que revistaram toda a biblioteca, mas não repararam neste detalhe...

Muito que bem, Crookes disse? E os céticos? O que disseram que invalidaram o que ele disse?

Os ceticos deverm ter dito oque falam para cada relato sobrenatural que chega aos seus ouvidos.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Judas

Mensagem por Judas »

Oh! Um desafio?

Eu tenho apenas um relatorio PORCO apresentado por você. Com base nisso, cheguei nas minhas conclusões.

Passe para o proximo causo

O proximo causo será um experimento feito no escuro eu aposto.
Apenas uma questão, talvez você possa me ajudar.
A experiência da Salgueiro com uma xícara, ocorreu quando eu não estava frequentando o fórum.Você teria os relatórios ou um link para me mandar?Se não, me esclareça apenas uma dúvida:
O ocorrido foi às claras ou seguiu as regras dos fenômenos mediúnicos, e ocorreu no escuro?
No caso da primeira opção, eu diria que se tivesse sido devidamente documentado valeria muito mais do que esta pérola postada pelo coléga Botânico.

Trancado