Organização "Escola sem Partido"

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
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Fernando Silva
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Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Fernando Silva »

http://www.escolasempartido.org/?id=38, ... 6,sid,1,ch


Por uma Escola sem Partido

Há dois anos, um pequeno grupo de pais e estudantes preocupados com a contaminação ideológica de nossas salas de aula decidiu fazer algo para combater essa grave ameaça ao ensino.

Criaram, para isso, uma organização informal que, a exemplo de tantas iniciativas nos dias de hoje, se materializou numa página da internet: o http://www.escolasempartido.org.

O EscolasemPartido.org, que tem por modelo bem sucedidas experiências realizadas nos EUA – especialmente o http://www.studentsforacademicfreedom.org e o http://www.noindoctrination.org –, se baseia na premissa de que, numa sociedade livre e pluralista (como diz ser a nossa), as instituições de ensino deveriam funcionar como centros de produção e irradiação do conhecimento, firmemente comprometidos com a busca da verdade, abertos às mais diversas perspectivas de investigação e capazes, por isso, de refletir, com a máxima fidelidade possível, os infinitos aspectos e matizes da realidade.

É o que estabelece, com outras palavras, a própria Constituição Federal, ao dispor que “o ensino será ministrado com base nos princípios da liberdade – de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber – e do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas”.

Infelizmente, contudo, isto não vem ocorrendo em grande parte das instituições de ensino no Brasil, da pré-escola à universidade.

Imbuídos da crença de que um outro mundo é possível, mas cientes, ao mesmo tempo, de que todas as tentativas históricas de implantar o paraíso na Terra, vitoriosas a princípio, acabaram fracassando de uma forma ou de outra em virtude do “mau comportamento” de seres humanos “egoístas”, “individualistas”, “ignorantes”, “atrasados” e terrivelmente apegados a instituições, valores e “preconceitos” burgueses – família, religião, patriotismo, propriedade privada, hierarquia, lealdade, etc.–, alguns ideólogos perceberam que o advento desse outro mundo só seria realmente possível se precedido de uma profunda transformação na mentalidade das pessoas. E concluíram, por fim, que essa transformação haveria de ser realizada sobretudo por meio da educação.

Tratava-se, portanto, de uma dupla tarefa a ser posta em prática por educadores ideologicamente engajados: demolir o mundo malvado com a marreta do pensamento crítico e construir o mundo bom com a argamassa do politicamente correto: relativismo, multiculturalismo, igualitarismo, coletivismo, ecologismo, secularismo e outros ismos. Em suma: demolir e transformar em vez de simplesmente estudar e compreender o mundo.

Para a consecução desses objetivos, naturalmente, o educador do passado – para quem a educação era apenas uma forma de transmitir um conhecimento objetivo sobre a realidade – deveria ser substituído por um novo tipo de profissional. De acordo com essa concepção – defendida, entre muitos outros, pelo Prof. Jefferson Ildefonso da Silva, doutor em Educação pela PUC/SP, em artigo acadêmido publicado na Internet e reproduzido na seção “Corpo de Delito” do EscolasemPartido.org –, o professor deve atuar em sala de aula como o “intelectual dirigente e orgânico” de Antonio Gramsci.

Cabe aos educadores – diz o Prof. Jefferson – “conquistar o lugar de intelectual dirigente e colaborar para a organização popular na sua luta por uma nova ordem social e econômica”. Para isso, é necessário ultrapassar o “estágio romântico da consciência do professor”, caracterizado pela idéia de “vocação”, pelo “entusiasmo pela educação” e pela “crença no valor da ciência e do saber”.

É fundamental que o professor se conscientize de sua condição de “trabalhador do ensino”. A partir desse momento, os professores “se organizam, se sindicalizam, provocam lutas massivas e fornecem um número elevado de militantes aos partidos de esquerda”.

Tomam consciência de ser “militantes de uma causa política, partícipes de uma nova insurreição, à qual deveriam dedicar-se com mística revolucionária que não é outra coisa senão um amor interno e profundo para com as massas exploradas e dominadas no passado”.

A consciência política, “imprescindível para que o conhecimento seja científica e tecnicamente organizado segundo os interesses populares”, “é o objetivo máximo de toda a formação do professor”.

Várias gerações de educadores foram e continuam a ser educadas segundo os cânones dessa pedagogia.

Em sua oposição democrática a esses cânones – assegurada pelo art. 206, incisos I e II, da Constituição Federal –, o EscolasemPartido.org recebe e divulga depoimentos de estudantes que se sintam vítimas de doutrinação em sala de aula, garantindo ao professor ou instituição nomeada o exercício do direito de resposta.

Além disso, o site – que é o único no gênero em língua portuguesa – pretende ser um centro de referência sobre o assunto, reunindo artigos, resenhas críticas de livros didáticos, atos normativos, debates, relatos e todo material relacionado ao problema da instrumentalização do conhecimento para fins político-ideológicos.

O EscolasemPartido.org tem despertado grande simpatia entre pais preocupados com a educação de seus filhos e estudantes que não se limitam a exercer o pensamento crítico em relação aos alvos pré-determinados por seus professores.

A iniciativa, no entanto, como não podia deixar de ser, desagradou muita gente. Grosso modo, nossos críticos se dividem em três grupos: os que se recusam a admitir a existência da doutrinação ideológica nas escolas; os que sabem que ela existe, talvez não concordem com a sua prática, mas por preguiça, acomodação ou solidariedade com a corrente política que a promove de forma organizada e sistemática se abstêm de condená-la; e, finalmente, os que a reconhecem e defendem sem pudor.

Entre os dois últimos grupos, é comum a objeção, recentemente manifestada numa mensagem ao site, de que “todos nós temos ideologias, posicionamentos críticos frente a algo, não somos seres humanos vazios, temos as nossas crenças e valores que nos encaminham a algo”.

É verdade, mas isto não resolve o problema. A questão está em saber se professores, em sala de aula, devem dar livre curso às suas ideologias, crenças, simpatias e antipatias, na tentativa de moldar a cabeça de seus jovens e inexperientes alunos à sua própria imagem e semelhança; ou devem fazer um esforço permanente para conter essas tendências e se aproximar, tanto quanto possível, da perfeita (e talvez inatingível) objetividade científica.

Além disso, impõe-se a pergunta: se a contaminação ideológica é, como dizem, uma realidade incontornável, não estariam as instituições de ensino moralmente obrigadas a promover o equilíbrio ideológico dos seus respectivos corpos docentes, dando aos estudantes a oportunidade de confrontar dialeticamente as diversas perspectivas de seus professores e extrair desse confronto uma visão mais rica e abrangente da realidade?

A nosso ver, as duas coisas são necessárias e moralmente obrigatórias. Cabe ao educador renovar diariamente o seu compromisso com a objetividade científica e é dever das escolas promover o equilíbrio de perspectivas político-ideológicas dos seus quadros de professores (é óbvio que no interesse dos alunos e não no dos integrantes dessa ou daquela corrente de pensamento), como forma de neutralizar os inevitáveis resíduos de contaminação ideológica.

Nada disso, porém, está acontecendo. Refém da concepção pedagógica acima descrita, a maior parte das instituições de ensino – públicas e privadas, laicas e confessionais – sequer admite, por fraqueza ou cumplicidade, a existência ou a gravidade do problema.

Quando confrontadas com denúncias concretas, negam os fatos ou tentam minimizá-los, tratando-os como episódios isolados. Os próprios estudantes, em reação sintomaticamente análoga à observada entre vítimas de seqüestros – a conhecida síndrome de Estocolmo –, assumem a defesa, quase sempre agressiva, dos professores acusados de doutrinação. Os alunos descontentes se calam. O medo de abrir a boca tomou conta da escola.

A educação no Brasil, como todos sabem, vai muito mal, mas os grupos que investem na doutrinação político-ideológica em sala de aula não têm do que reclamar. Seu portfolio contém investimentos de maturação lenta – crianças do ensino fundamental – e aplicações de curto-prazo – adolescentes na faixa dos 16 anos.

Estudantes vampirizados no processo são automaticamente incorporados ao exército de voluntários, assegurando a expansão do negócio.

Ao contrário do que sempre acontece, o governo não só não atrapalha, como incentiva, acoberta e patrocina a doutrinação. E os resultados estão aí, exuberantemente demonstrados pela morbosa uniformidade ideológica do cenário político e cultural brasileiro. Um êxito absoluto.

Outubro se aproxima e esses grupos já se preparam para o vale-tudo das eleições. Se nada for feito, nossas salas de aula serão novamente seqüestradas por professores dirigentes e orgânicos, empenhados na transformação da sociedade e, mais diretamente, na conquista de votos para os candidatos e partidos de sua predileção.

É inútil esperar do governo alguma providência. Cabe à sociedade e, de modo especial, aos próprios estudantes, impedir que isto ocorra.

Miguel Nagib é advogado e coordenador do EscolasemPartido.org

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DaviDeMogi
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Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por DaviDeMogi »

É uma grande esperança ver uma iniciativa dessas, num país onde os governantes e os politicos passam a Constituição na bunda.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

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betossantana
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Re: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por betossantana »

Fernando Silva escreveu:valores e “preconceitos” burgueses – família, religião, patriotismo, propriedade privada, hierarquia, lealdade, etc.–,


Lá vem a merda, lá vem a merda...

Família: MORRAM, GAYS.
Religião: SEJA CRISTÃO.
Patriotismo: NÃO CRITIQUE A PODRIDÃO HISTÓRICA DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. A DITADURA FOI LEGAL!
Propriedade privada: MESMO SENDO A PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO, PRETENSA LEGITIMADORA DE TAL MOVIMENTO, QUE PREVÊ A "FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE", TAL DISPOSITIVO DEVE SER CONVENIENTEMENTE IGNORADO POR VOCÊS, CRIANÇAS.
Hierarquia: ...
Lealdade: ?????

E XÔ valores esquerdistas canalhas como "multiculturalismo, igualitarismo" e "ecologismo", claaaaaaaaro... não era você que achava FASHION as idéias pra suavizar a responsabilidade humana no aquecimento global, Fernandinho?
Editado pela última vez por betossantana em 09 Jun 2007, 14:36, em um total de 1 vez.
É um problema espiritual, chupe pau!

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Fernando Silva
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Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Fernando Silva »

Não sou a favor de doutrinar crianças, seja com ideologias de direita ou de esquerda ou com religiões. Bastam conceitos de ética e civismo.
Quanto à propriedade privada, é um direito básico. Só a contesta quem não tem nada, ou seja, não tem nada a perder se tentar tomar de quem tem.
betossantana escreveu:E XÔ valores esquerdistas canalhas como "multiculturalismo, igualitarismo" e "ecologismo", claaaaaaaaro... não era você que achava FASHION as idéias pra suavizar a responsabilidade humana no aquecimento global, Fernandinho?

Não.

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betossantana
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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por betossantana »

Fernando Silva escreveu:Não sou a favor de doutrinar crianças, seja com ideologias de direita ou de esquerda ou com religiões. Bastam conceitos de ética e civismo.


Ah, entendi, você então não é a favor dessa gente escrota dessa organização, então.

Fernando Silva escreveu:Quanto à propriedade privada, é um direito básico. Só a contesta quem não tem nada, ou seja, não tem nada a perder se tentar tomar de quem tem.


Éééééé, e é isso que a doutrina revolucionária das salas de aula esina, pros alunos saírem por aí roubando e furtando.


Fernando Silva escreveu:
betossantana escreveu:não era você que achava FASHION as idéias pra suavizar a responsabilidade humana no aquecimento global, Fernandinho?

Não.


Mentira.
É um problema espiritual, chupe pau!

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Samael
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Mensagem por Samael »

Poderemos, então, dar início ao movimento "RV sem partido". :emoticon12:

Ops, a doutrinação é ainda maior. :emoticon22:

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Fernando Silva
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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Fernando Silva »

betossantana escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não sou a favor de doutrinar crianças, seja com ideologias de direita ou de esquerda ou com religiões. Bastam conceitos de ética e civismo.

Ah, entendi, você então não é a favor dessa gente escrota dessa organização, então.

Sou a favor de combater a doutrinação de esquerda. Não sou a favor de substituir a doutrinação de esquerda por uma de direita.
Ou seja, concordo apenas em parte com eles.
betossantana escreveu:
Fernando Silva escreveu:Quanto à propriedade privada, é um direito básico. Só a contesta quem não tem nada, ou seja, não tem nada a perder se tentar tomar de quem tem.

Éééééé, e é isso que a doutrina revolucionária das salas de aula esina, pros alunos saírem por aí roubando e furtando.

Um dos ideólogos do comunismo disse que fundar um banco é um crime mais grave que roubar um banco.
O MST já invadiu uma fazenda produtiva sob o pretexto de que "eles têm terras demais".
Acho que isto já diz tudo.
betossantana escreveu:
Fernando Silva escreveu:
betossantana escreveu:não era você que achava FASHION as idéias pra suavizar a responsabilidade humana no aquecimento global, Fernandinho?

Não.

Mentira.

Prove.

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Ateu Tímido
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Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Ateu Tímido »

Nada mais doutrinador que esse tipo de movimento. Ensinar é transmitir idéias. Simplesmente não há como fazer isso sem o "contágio" ideológico. O que se reivindica é simplesmente uma "inversão de sinal" da ideologia transmitida.

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Fernando Silva
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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Fernando Silva »

Ateu Tímido escreveu:Nada mais doutrinador que esse tipo de movimento. Ensinar é transmitir idéias. Simplesmente não há como fazer isso sem o "contágio" ideológico. O que se reivindica é simplesmente uma "inversão de sinal" da ideologia transmitida.

Se você não tem como mudar o mundo por si mesmo, às vezes é obrigado a apoiar o lado menos ruim.
Eu apóio a propriedade privada, eu apóio a livre iniciativa, portanto, como uma defesa, acabo tendendo a apoiar quem as defenda também. Infelizmente, vem um monte de porcarias no pacote.

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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por betossantana »

Fernando Silva escreveu:Ou seja, concordo apenas em parte com eles.


Ah, bom, isso faz minha GRANDE ESTIMA pela sua pessoa SE MANTER INALTERADA. :emoticon11:

Fernando Silva escreveu:Um dos ideólogos do comunismo disse que fundar um banco é um crime mais grave que roubar um banco.


E quico? Que tem isso com a educação brasileira? Dã, devo ter esquecido que todas as unidades de ensino do país são comprometidas com a disseminação do comunismo.

Fernando Silva escreveu:O MST já invadiu uma fazenda produtiva sob o pretexto de que "eles têm terras demais".


Que horror!!!!

Fernando Silva escreveu:
betossantana escreveu:
Fernando Silva escreveu:
betossantana escreveu:não era você que achava FASHION as idéias pra suavizar a responsabilidade humana no aquecimento global, Fernandinho?

Não.

Mentira.

Prove.


Prove você.
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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Samael escreveu:Poderemos, então, dar início ao movimento "RV sem partido". :emoticon12:

Ops, a doutrinação é ainda maior. :emoticon22:

Não vejo como ser neutro sobre a maioria desses assuntos.
Podemos, no máximo, tentar tirar o corpo fora, mas não funciona por muito tempo.

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Samael
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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Samael »

Ateu Tímido escreveu:Nada mais doutrinador que esse tipo de movimento. Ensinar é transmitir idéias. Simplesmente não há como fazer isso sem o "contágio" ideológico. O que se reivindica é simplesmente uma "inversão de sinal" da ideologia transmitida.


Perfeito, Bruno.

Agora, se existem professores idiotas dentro da própria ideologia concebida, o problema já se encontra em outro nível.

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betossantana
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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por betossantana »

Fernando Silva escreveu:Eu apóio a propriedade privada, eu apóio a livre iniciativa, portanto, como uma defesa, acabo tendendo a apoiar quem as defenda também. Infelizmente, vem um monte de porcarias no pacote.


Porcarias que são DETALHES, claro, detalhes, detalhes, meros detalhes.
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Mensagem por Samael »

Fernando Silva escreveu:
Samael escreveu:Poderemos, então, dar início ao movimento "RV sem partido". :emoticon12:

Ops, a doutrinação é ainda maior. :emoticon22:

Não vejo como ser neutro sobre a maioria desses assuntos.
Podemos, no máximo, tentar tirar o corpo fora, mas não funciona por muito tempo.


Certamente. Como esperar, então, que um professor faça o mesmo em sala de aula, em assuntos que EXIGEM um posicionamento?

O que se pode exigir, no máximo, é que se coloquem professores de posicionamentos variados dando aula. E que fatos não sejam omitidos.

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Ateu Tímido
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Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Ateu Tímido »

Então, um mínimo de honestidade é assumir o que se quer, na verdade...
Para isso, a Constituição garante que o ensino seja aberto à iniciativa privada. Se os pais quiserem, podem montar uma "Escola Liberal", "Escola Conservadora", ou até "Escola Nazista"...
Da minha parte, não vejo grande dano nessa transmissão de ideologia. Posso falar por mim. Meu professor de história, da 6ª à 8ª séries foi um coronel do exército, em pleno regime militar. Ele fazia a propaganda toda, mandava fazer trabalho sobre mobral, projeto Rondon, realizações da "revolução" de 64, mas eu o achava limitado, mas bom professor (era do tipo que passava "esquemas" que eu me recusava a copiar). Ele naturalmente me via como um "esquerdista em potencial", mas não tinha como não ver que eu era interessado e sabia a matéria. Nunca tive reclamações. No segundo grau, na mesma escola, passei a ser aluno de uma figura folclórica do ensino local, ligado ao aparato policial de segurança do Estado, o sujeito era explicitamente racista e se dizia inventor do termo "nazismologia", além de especialista em Hitler desde os 10 anos de idade. Lógico q notei que ele decorou meu nome logo no início do ano. Mas fora isso, sempre perguntei o que quis e nunca tive problemas também.

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betossantana
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Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por betossantana »

Olhem, a má-fé dessas pessoas é evidente. Como é que eu posso me basear no PLURALISMO pra CRITICAR o MULTICULTURALISMO???? O coleguinha advogado aí não é criança e nem burro. É um canalha, apenas isso (adoro essa palavra, CANALHA...).

Mas que seja, que seja. Deixa esse pessoal falar, reclamar, espernear, dizer o que quiser. É bom mesmo que eles digam logo na cara o que querem e o que esperam, assim todo mundo tem a oportunidade de avaliar o grau de ridículo a que eles se submetem.
É um problema espiritual, chupe pau!

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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por betossantana »

Ateu Tímido escreveu:ou até "Escola Nazista"...


NA VERDADE, o nazismo é ilícito no Brasil.
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Hugo
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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Hugo »

betossantana escreveu:
Fernando Silva escreveu:
betossantana escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não.

Mentira.

Prove.


Prove você.


Adoro esse lugar.

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Ateu Tímido
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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Ateu Tímido »

Samael escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Nada mais doutrinador que esse tipo de movimento. Ensinar é transmitir idéias. Simplesmente não há como fazer isso sem o "contágio" ideológico. O que se reivindica é simplesmente uma "inversão de sinal" da ideologia transmitida.


Perfeito, Bruno.

Agora, se existem professores idiotas dentro da própria ideologia concebida, o problema já se encontra em outro nível.


Idiotas e babacas existem em todo o espectro ideológico. A ciência ainda não conseguiu isolar o patógeno, muito menos criar uma vacina. Só se pode tentar evitá-los.

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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Ateu Tímido »

betossantana escreveu:
Ateu Tímido escreveu:ou até "Escola Nazista"...


NA VERDADE, o nazismo é ilícito no Brasil.


Foi apenas uma licença "poética", colega... :emoticon13:

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betossantana
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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por betossantana »

Ateu Tímido escreveu:Idiotas e babacas existem em todo o espectro ideológico. A ciência ainda não conseguiu isolar o patógeno, muito menos criar uma vacina. Só se pode tentar evitá-los.


Assim como em todo o espectro religioso e ateísta, NÃO POSSO discordar do Benetton sobre isso, argh!!

E PIOR! ESSA parte aqui da proposta da organização é ÓTIMA (aaaaaaaarrrrrrrrggggggggggggghhhhhhhhhh!!!):

(...)se a contaminação ideológica é, como dizem, uma realidade incontornável, não estariam as instituições de ensino moralmente obrigadas a promover o equilíbrio ideológico dos seus respectivos corpos docentes, dando aos estudantes a oportunidade de confrontar dialeticamente as diversas perspectivas de seus professores e extrair desse confronto uma visão mais rica e abrangente da realidade?

A nosso ver, as duas coisas são necessárias e moralmente obrigatórias. Cabe ao educador renovar diariamente o seu compromisso com a objetividade científica e é dever das escolas promover o equilíbrio de perspectivas político-ideológicas dos seus quadros de professores (é óbvio que no interesse dos alunos e não no dos integrantes dessa ou daquela corrente de pensamento), como forma de neutralizar os inevitáveis resíduos de contaminação ideológica.



Que ÓDIO!!!! Só o que eu queria era que as pessoas com quem eu discordo estivessem SEMPRE COMPLETAMENTE ERRADAS, será que é PEDIR DEMAIS?
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Apocaliptica »

Meu professor de História da 7ª série era do DOPS ( o órgão de repressão ligado ao DOICODI aqui). Eu tinha medo dele, mas o enfrentei perguntando por que ele achava que não podíamos ter uma democracia no Brasil. Ele me fixou nos olhos, andou até a minha mesa e disse que o Brasil não estava preparado para isto. Perguntei por quê, ao que ele me respondeu que "isto aqui iria virar uma anarquia".
Calei-me. Mas o pior foi estudar com o sobrinho do Médici durante 2 anos ao meu lado ( já contei esta história aqui ). Claro que fomos avisados de que era melhor não abrir muito a boca, porque tinha "gente do governo lá dentro". Eu não fazia a menor idéia do que se tratava isto com 6 anos de idade, mas com 8 saquei que era melhor ser "boazinha".

E a doutrinação escolar no Brasil sempre houve. Ainda bem que há professores subversivos.
Achar que os estudantes têm consciência do que está acontecendo é apenas uma forma de tentar achar que existe uma saída genuína em algum germe não contaminado, o que é pouco provável, pois a pressão para a alienação é gigantesca.

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Fernando Silva
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Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Fernando Silva »

Apocaliptica escreveu:E a doutrinação escolar no Brasil sempre houve. Ainda bem que há professores subversivos.
Achar que os estudantes têm consciência do que está acontecendo é apenas uma forma de tentar achar que existe uma saída genuína em algum germe não contaminado, o que é pouco provável, pois a pressão para a alienação é gigantesca.

As crianças têm que aprender que há vários pontos de vista. O problema é quando se tenta esconder isto delas.

Minha família tinha militares e tinha exilados políticos.
Meu pai apoiava a revolução, mas xingava os militares por suas medidas ditatoriais.
Minha escola ensinava as matérias impostas pela ditadura (OSPB: organização social e política brasileira), mas justamente os professores dessas matérias tendiam para a esquerda.
Minha escola era religiosa, mas havia professores que, discretamente, sacaneavam a ICAR com comentários sutis.

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André
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Mensagem por André »

Doutrinação tanto de esquerda como de direita é um equivoco lógico, mas o discurso do tal advogado demonstra que ele deseja a substituição.

A doutrinação para mim ocorre, ou esse equivoco, quando o objetivo do professor, deixa de ser problematizar, ampliar a curiosidade dos alunos, para convencer de uma determinada perspectiva. Se perguntado, e se desejar, o professor pode dizer o que pensa. Eu já disse em sala que não acredito em Deus, que defendo mudanças no sistema político, mas apenas pq fui perguntado, e mais, disse aos meus alunos, que eles não precisam concordar comigo, e rejeitem opressão de opinião baseada em autoridade.

O comprometimento é negativo, o professor deve saber dialogar com diferentes perspectivas, mesmo que não concorde. Sua perspectiva, aos atentos, vai ficar clara, sem que ele transforme a sala em um projeto social. Se ele cumprir com seu principal dever de estimular curiosidade, amor pelo conhecimento, espírito científico, e afins, cada aluno pode chegar por si próprio as suas conclusões sem ser constrangido por uma figura de autoridade.

O problema desses sistemas é que nos EUA, por exemplo, perseguiram professores de esquerda somente por serem de esquerda, e exporem suas visões, o que eles tem direito, e não pelo comprometimento claro, e objetivo de proselitismo ideológico. Esse sim tanto de direita como de esquerda, deve haver orientações, para ser evitado, e uma certa fiscalização para que não ocorra.

Já tive uma professora de Geografia que fazia proselitismo de direita. Era liberal confessa, e conservadora culturalmente, e chegava a gritar em sala se alguém questionasse uma idéia que ela defendia. Isso obvio não é o ideal.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apocaliptica

Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Apocaliptica »

Fernando Silva escreveu:
Apocaliptica escreveu:E a doutrinação escolar no Brasil sempre houve. Ainda bem que há professores subversivos.
Achar que os estudantes têm consciência do que está acontecendo é apenas uma forma de tentar achar que existe uma saída genuína em algum germe não contaminado, o que é pouco provável, pois a pressão para a alienação é gigantesca.

As crianças têm que aprender que há vários pontos de vista. O problema é quando se tenta esconder isto delas.

Minha família tinha militares e tinha exilados políticos.
Meu pai apoiava a revolução, mas xingava os militares por suas medidas ditatoriais.
Minha escola ensinava as matérias impostas pela ditadura (OSPB: organização social e política brasileira), mas justamente os professores dessas matérias tendiam para a esquerda.
Minha escola era religiosa, mas havia professores que, discretamente, sacaneavam a ICAR com comentários sutis.


Não lembro de ter sido incentivada em momento algum a ter pontos de vista variados durante toda minha vida escolar, que foi em sua totalidade dentro do regime militar e em escola públicas. Lembro ainda da professora que entrou em aula com a novidade da tal OSPB, antes Educação Moral e Cívica, e posteriormente, após 79, na universidade, passou a se chamar Estudo de Problemas Brasileiros ( EPB). Como havia muita infiltração dentro das escolas, era impossível que o clima não fosse militarizado e cívico ao extremo. A gente nem tinha muito como enxergar fora daquilo. Eu só sabia o tempo todo que havia alguma coisa muito ruim no ar. E os professores não pareciam tender para nada, apenas obedeciam, exceção feita ao tal "professor" que falei.
O MEC obrigava a disciplina de Religião, mas percebo que em alguns anos a coisa era mais levada na flauta, porque é difícil lidar com isto na heterogeneidade da escola pública.

Trancado