Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Vá estudar!
Mensagens: 1142
Registrado em: 31 Out 2005, 20:50
Gênero: Masculino

Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Vá estudar! »

Sugiro "Ateus saindo do armário? Graças a Deus!": http://www.estado.com.br/suplementos/ali/2007/06/10/ali-1.93.19.20070610.13.1.xml (Estadão/Aliás, 10/06/2007).

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Hugo »

É só pra assinantes, Turatti.

A propósito, o que acha dos banimentos dos seus nêmeses Aurélio e Vitor Moura?

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Vito Álvaro »

Hugo escreveu:É só pra assinantes, Turatti.

A propósito, o que acha dos banimentos dos seus nêmeses Aurélio e Vitor Moura?

Só falta Botânico e Benttedon (Ih esqueci o nome). E Turatti ficaria muito satisfeito. :emoticon16:
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Flavio Checker »

Hugo escreveu:É só pra assinantes, Turatti.

A propósito, o que acha dos banimentos dos seus nêmeses Aurélio e Vitor Moura?

Desculpe a minha ignorância, mas "nêmese" deve ser inimigo ou algo parecido, pelo sentido da frase. Mas procurei no dicionário e veio assim :

Substantivo feminino. V. nêmesis :

1.Justiça distributiva.
2.Indignação provocada por uma partilha injusta ou desigual.
3.Deusa da justiça distributiva. [Com cap., nesta acepç.]

Não entendi direito. Descupe o jeito. Se puder explicar ...


Quanto à asssinatura do Estadão, aí vai a notícia inteira :


Ateus saindo do armário? Graças a Deus!
Nos EUA, ateístas militantes são uma reação a Bush. Mas, cuidado: a turma também pode ser fundamentalista



Patrícia Campos Mello, WASHINGTON


Pela primeira vez na História, um político americano saiu do armário e declarou: eu sou ateu. Foi há dois meses que o deputado Pete Stark, da Califórnia, ganhou as páginas dos jornais ao dizer que não acredita em um “ser supremo” e que vai trabalhar contra a crescente influência da religião na vida americana.

Vários congressistas são abertamente gays e muitos já admitiram uso de drogas nos Estados Unidos. No ano passado, um muçulmano praticante foi eleito deputado, e assumiu o posto jurando sobre o Alcorão. Mas o ateísmo continuava a ser um tabu intransponível na sociedade americana. Até agora.

A revelação de Stark e o apoio entusiasmado que recebeu de vários eleitores são um sinal da força dos chamados neo-ateus, um grupo de ateístas militantes que estão defendendo o direito de não acreditar em Deus. Mas alguns dos neo-ateus chegam a ser tão radicais quanto seus nêmesis, os fundamentalistas cristãos e muçulmanos. Eles não se limitam a defender sua falta de fé. Eles são evangelistas, pregam a palavra da não-religião, tentam converter os fiéis ao racionalismo e pedem o fim do misticismo.

Nos últimos meses, esse ateísmo militante se transformou em um fenômeno editorial. Cinco livros anti-religião freqüentaram a lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. São eles God Delusion, de Richard Dawkins, Breaking the Spell, Daniel Dennett, The End of Faith e Letter to a Christian Nation, de Sam Harris, e recentemente God is not great: How Religion Poisons Everything, do polemista Christopher Hitchens.

Em seus livros, os evangelistas do ateísmo pegam pesado. Hitchens, famoso por chamar a madre Teresa de Calcutá de “fanática” e “uma fraude”, argumenta que a religião é o combustível da maioria dos atuais conflitos sangrentos, como sunitas contra xiitas no Iraque, hindus contra muçulmanos em Mumbai, protestantes contra católicos em Ulster.

Já Dennett ataca o cristianismo, por ser uma religião “insana o bastante”, a ponto de levar as pessoas a esperarem ansiosamente pelo fim do mundo e pela volta do messias, segundo ele.

Já Dawkins afirma que “não existe opção entre o Talebã do Afeganistão e seu equivalente cristão na América”. E que “o fanatismo religioso está se espalhando desenfreadamente na América de hoje.” Para ele, Deus não passa de um “psicótico delinqüente”.

Harris diz, simplesmente, que é necessário acabar com a religião, antes que ela acabe com a civilização.

Esse extremismo gera controvérsia até dentro das fileiras do ateísmo. Os chamados ateus soft, encabeçados por Greg Epstein, o capelão humanista da Universidade Harvard, acham que os neo-ateus estão se tornando agressivos demais e usando a mesma arma que os fundamentalistas religiosos, ou seja, a intolerância. “A meta do humanismo não é simplesmente eliminar a religião”, diz Epstein. “Trata-se de uma filosofia bem mais ampla.” O humanismo rejeita o sobrenatural, mas prega princípios como a dignidade humana, igualdade e justiça social.

Lori Lipman Brown, diretora da Coalizão Secularista da América, acha que os neo-ateus estão fazendo um ótimo trabalho com seu contra-ataque. “Em alguns lugares dos Estados Unidos, uma pessoa que diz abertamente não acreditar em Deus ainda pode perder o emprego, ter seus filhos ridicularizados na escola e até ser espancado', diz. “O fato de muitos livros sobre o assunto estarem fazendo sucesso e existir, desde 2005, um lobby pró-ateus no Congresso, faz com que até cristãos praticantes reconheçam que ateus podem ser americanos patróticos e éticos, há mais respeito por essa minoria.'

Para Daniel Dennett, autor do livro Breaking the Spell e diretor do centro de estudos cognitivos da universidade Tufts, todo esse ímpeto ateísta foi um “backlash” contra os vários anos de fundamentalismo cristão do governo Bush. Durante esse período, várias organizações da Direita Cristã ganharam milhões de dólares em recursos, muitas restrições às pesquisas usando células-tronco foram aprovadas, o governo passou a pregar a abstinência como método anticoncepcional, e o criacionismo - corrente que nega a teoria da evolutiva de Darwin - ganhou força. Outros apontam também para o 11 de setembro como fonte dessa reação violenta contra o fanatismo religioso.

“Vários secularistas chegaram à conclusão, de forma independente, que o tradicional respeito dado à religisão estava sendo abusado por pessoas tentando impor suas opiniões no país, e que já era hora de corrigir isso', diz Dennett. Ele espera que agora outros integrantes do Congresso tenham coragem de falar de forma aberta sobre seu ateísmo. Dennett saiu do armário em um artigo do The New York Times em 2003, ao declarar: “Nós, os brights, não acreditamos em fantasmas , duendes, coelhinhos da Páscoa - ou Deus.”

“Brights”, no caso, é a forma como alguns neo-ateus se auto-intitulam. Da mesma maneira que os homossexuais passaram a usar a palavra gay (alegre), os humanistas, secularistas e agnósticos estão usando a palavra bright (brilhante, inteligente), que teria uma carga negativa menor do que o vocábulo “ateu”.

Segundo Paul Kurtz, professor emérito de filosofia da State University of New York e fundador do Conselho para Humanismo Secular, o número de pessoas “não-religiosas” não pára de crescer: eram 8,1% da população em 1990 e hoje são 14%, ou seja, mais de 30 milhões de americanos.

Os neo-ateus comemoram o crescimento do número de seus discípulos. Eles vislumbram o fim da discriminação contra ateus. Como diz o autor Dawkins em um artigo: “É como acontece com os gays: quanto mais brights saírem do armário, mais fácil será para outros brights assumirem.”

Apocaliptica

Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Apocaliptica »

Se as religiões não fossem tão arrogantes e destrutivas da capacidade de discernimento do ser humano, apenas pregassem a paz e o bem, estas reações não apareceriam. Prova de que religião faz as pessoas pirarem. Ação e reação apenas.

Avatar do usuário
Poe
Mensagens: 38
Registrado em: 10 Jun 2007, 16:35

Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Poe »

É bem...

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Joe »

Tenque bater no peito e dizer: Eu sou ateu e não me venha com a sua ladainha sobre Jesus, céu e inferno porque eu respeito a sua liberdade, mas a partir do momento que você pensar em me convencer ou julgar mal estaremos iniciando uma discussão em que minha risada superará sua maluquice em me convencer.

Apocaliptica

Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Apocaliptica »

Eu não encho o saco deles, a menos que queiram invadir minha casa com a Bíblia embaixo do braço ou eu não possa conversar dentro da minha casa porque eles berram para o mundo ouvir nos cultos malucos deles.

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Ateu Tímido »

Eu gosto que existam esses ateus militantes e extremistas, mesmo que não concorde com grande parte do que dizem ou com as suas propostas. Eles existirem é prova de vitalidade humana, de que ainda existe um espírito que se contraponha ao de rebanho.

Avatar do usuário
Adrianoped
Mensagens: 229
Registrado em: 21 Jan 2007, 16:16

Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Adrianoped »

Eu sou ateu militante, e vejo apenas como uma forma de defesa perante a intolerância religiosa quanto aos ateus. E com a intolerância não podemos ser tolerantes.
Filosofia ateísta - Blog com textos sobre ateísmo e filósofos ateus

http://adrianoped.blogspot.com/

Elvis não morreu
Mensagens: 47
Registrado em: 31 Mar 2007, 18:31

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Elvis não morreu »

Joe escreveu:Tenque bater no peito e dizer: Eu sou ateu e não me venha com a sua ladainha sobre Jesus, céu e inferno porque eu respeito a sua liberdade, mas a partir do momento que você pensar em me convencer ou julgar mal estaremos iniciando uma discussão em que minha risada superará sua maluquice em me convencer.


Tua fé me impressiona!És um homem de muita fé,com certeza!

E se alguém provar que vc está errado em sua descrença?Continua defendendo cegamente a tua fé?
what sound you?

Elvis não morreu
Mensagens: 47
Registrado em: 31 Mar 2007, 18:31

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Elvis não morreu »

duplicado.
Editado pela última vez por Elvis não morreu em 11 Jun 2007, 02:30, em um total de 1 vez.
what sound you?

Elvis não morreu
Mensagens: 47
Registrado em: 31 Mar 2007, 18:31

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Elvis não morreu »

Ateu Tímido escreveu:Eu gosto que existam esses ateus militantes e extremistas, mesmo que não concorde com grande parte do que dizem ou com as suas propostas. Eles existirem é prova de vitalidade humana, de que ainda existe um espírito que se contraponha ao de rebanho.


No dia que eu puder realizar todos os sonhos e desejos imagináveis a mente humana com um simples pensamento abandono o sentimento de "rebanho",que nada mais é do que a devoção ao Ser superior e o reconhecimento de nossa limitude existencial.
what sound you?

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por NadaSei »

Adrianoped escreveu:Eu sou ateu militante, e vejo apenas como uma forma de defesa perante a intolerância religiosa quanto aos ateus. E com a intolerância não podemos ser tolerantes.

Então combata a intolerância, não a religião ou o teísmo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por NadaSei »

Ateu Tímido escreveu:Eu gosto que existam esses ateus militantes e extremistas, mesmo que não concorde com grande parte do que dizem ou com as suas propostas. Eles existirem é prova de vitalidade humana, de que ainda existe um espírito que se contraponha ao de rebanho.

Eu faço a mesma coisa como teísta.
O ateísmo militante de alguns, é tão ridículo e mal informado quando o teísmo fanático de outros.
A existência deles, é mais uma prova de que esse tipo de atitude ignorante, nada tem a ver com a religião em si e, mesmo sem ela, o mesmo fanatismo burro continua existindo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Fernando Silva »

Flavio Checker escreveu:Desculpe a minha ignorância, mas "nêmese" deve ser inimigo ou algo parecido, pelo sentido da frase.

Nemesis:

a villain who has a particular interest in defeating a hero or group of heroes, and who is often of particular interest to the hero(es) in return.
woodelf.dyndns.org/alfresco/gloss.html

Also ADRASTEIA Goddess of destiny and inevitability, the repayment of sin and crime.
http://www.geocities.com/Athens/8526/a4.htm

(Greek mythology) the goddess of divine retribution and vengeance

bane: something causes misery or death; "the bane of my life"
wordnet.princeton.edu/perl/webwn

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Jeanioz »

É uma pena que esse tipo de liberdade ainda não tenha chegado no Brasil...

... ainda seria desastroso eu declarar meu ateísmo abertamente no atual momento... :emoticon8:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Capeteco
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Jun 2007, 13:02

Re: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Capeteco »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Sugiro "Ateus saindo do armário? Graças a Deus!": http://www.estado.com.br/suplementos/ali/2007/06/10/ali-1.93.19.20070610.13.1.xml (Estadão/Aliás, 10/06/2007).


Senhor Turatti,

Já que o senhor não se dignou a responder NENHUMA de minhas mensagens (e não foram poucas), nem em PVT, nem neste fórum, nem em qualquer outro fórum onde tais mensagens lhe foram enviadas, resolvi tentar uma vez mais, agora, em público.

Será que agora terei a honra de que respondas de maneira objetiva e sem rodeios a alguma questão que lhe farei?

Vamos começar tudo de novo. Começo por apenas duas perguntinhas (das várias que já lhe dirigi), tão simples que não terás a menor dificuldade em responder. Afinal, é o senhor mesmo que tem apresentado tais informações pela internet e nada mais correto que fazer a apresentação da respectiva documentação soliticada. Não é o senhor que afirma ser a Parapsicologia uma ciência? Então, vamos agir como cientistas? Eu solicito as informações e o senhor responde! Da mesma forma, basta perguntar e eu lhe responderei o que quiser. Só não omita respostas, única atitude indigna de alguém que pretende dialogar e ser representante de alguém que se afirma um cientista. Vamos lá!


1: Demonstre que os livros do Pe. Quevedo foram considerados os melhores livros de Parapsicologia do mundo pela SPR e pela PF. Apresente as referências, por gentileza. Pode pedir auxílio ao CLAP, solicitando à Sra. Márcia Regina Cobero (gerente-geral) tais informações. Pode solicitar ao Sr. Coelho (uma espécie de secretário-geral). Peça também ao próprio Pe. Quevedo. Quem sabe você terá melhor sorte que eu, que jamais consegui tais informações deles!

2: O que o senhor tem a dizer das recentes pesquisas que apontam a imagem da Virgem de Guadalupe como tendo sido produzidas provavelmente por um conhecido pintor? Quais são seus argumentos científicos para contrapor as recentes evidências de que o tecido que serviu para a "impressão" não seja o ayate, como Quevedo afirma, mas cânhamo, material muito mais resistente que o primeiro, explicando que nada haveria de milagroso no tempo de duração do mesmo? Quais as pesquisas que o senhor apresenta para mostrar que a evidência da presença de conhecidos pigmentos (nada sobrenaturais) que teriam servido para a pintura da imagem? Apresente, por gentileza, a referência da publicação de estudo pretensamente realizado pela NASA demontrando que a imagem não teria sido realizada por meios convencionais, ou que no olho da virgem haveria a imagem de outras pessoas.

Acho que basta para começarmos um interessante debate, não é mesmo, senhor Turatti? Não crê o senhor que é um dever seu a apresentação da documentação solicitada, que demonstraria de maneira clara e objetiva que sua "causa" tem uma base em evidências? Não crê o senhor que seria importante para a própria "causa" que o senhor demonstre aquilo que retoricamente vive a apresentar? Eu mesmo estou disposto a mudar de opinião a respeito de seu trabalho e do trabalho do Pe. Quevedo se o senhor apresentar a documentação solicitada. Mais do que isso: farei publicar em meu site as respectivas informações elas me cheguem conforme solicitado.


http://72.14.209.104/search?q=cache:iLJ ... cd=1&gl=br


FUJÃO!

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por aknatom »

Aurélio.... :emoticon12:
Bem vindo... mas fotopostagem é dar na cara demais.... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por o anátema »

Usuário deletado escreveu:Esses ateus militantes infelizmente também são cegos pelo seu ódio contra as religiões, muitos postulam o fim completo dessas, desmerecendo as benesses intrínsecas à cada uma delas.


Como por exemplo?

Sei que as religiões "fazem bem para as pessoas", etc, etc. Mas o que disso que seria intrinsico a se postular a existência de deuses?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Benetton »

Capeteco escreveu:
Luiz Roberto Turatti escreveu:Sugiro "Ateus saindo do armário? Graças a Deus!": http://www.estado.com.br/suplementos/ali/2007/06/10/ali-1.93.19.20070610.13.1.xml (Estadão/Aliás, 10/06/2007).


Senhor Turatti,

Já que o senhor não se dignou a responder NENHUMA de minhas mensagens (e não foram poucas), nem em PVT, nem neste fórum, nem em qualquer outro fórum onde tais mensagens lhe foram enviadas, resolvi tentar uma vez mais, agora, em público.

Será que agora terei a honra de que respondas de maneira objetiva e sem rodeios a alguma questão que lhe farei?

(...)



FUJÃO!




Desistam de debater com o Turatti. Mesmo quando ele participava ativamente deste Fórum, ele só repetia frases feitas e colava besteiras do site do Padre Quevedo.

E hoje, ele só vem aqui, deixa um post provocativo e cai fora de novo. É um mané mesmo, não tem mais recuperação. Acho até que ele é amante do Quevedo. Um enrustido que tem medo de se declarar publicamente. :emoticon1:


Editado pela última vez por Benetton em 11 Jun 2007, 14:20, em um total de 2 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Mr. Crowley »

Jeanioz escreveu:É uma pena que esse tipo de liberdade ainda não tenha chegado no Brasil...

... ainda seria desastroso eu declarar meu ateísmo abertamente no atual momento... :emoticon8:


Quanto dramalhão...

Sempre falei abertamente que era ateu e nunca me aconteceu nada de "desastroso".
Imagem

Avatar do usuário
Poe
Mensagens: 38
Registrado em: 10 Jun 2007, 16:35

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Poe »

Usuário deletado escreveu:Esses ateus militantes infelizmente também são cegos pelo seu ódio contra as religiões, muitos postulam o fim completo dessas, desmerecendo as benesses intrínsecas à cada uma delas.


intelectual Bullies?

Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por DaviDeMogi »

Não estou nem aí pra religião ou crenças dos meus próximos, só não venham me encher o saco com ladainha ou me apontar o dedo dizendo que estou errado.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Avatar do usuário
Poe
Mensagens: 38
Registrado em: 10 Jun 2007, 16:35

Re: Re.: Ateus saindo do armário? Graças a Deus!

Mensagem por Poe »

DaviDeMogi escreveu:Não estou nem aí pra religião ou crenças dos meus próximos, só não venham me encher o saco com ladainha ou me apontar o dedo dizendo que estou errado.


Claro tu estás 100% certo. Há que respeitar isso. :emoticon16:

Trancado