Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
--- escreveu:eu não acredito em nenhum Deus actualmente no activo... e também não acredito nos das mitologias (mitologia é religião que passou do prazo). isso faz de mim Ateu?
Res Cogitans escreveu:Não sei se o Rev atrai malucos ou se o Rev enlouquece, mas depois de ver um tópico onde os foristas disputavam quem tomava o remédio controlado mais forte e na maior dose, começo a ver por um ângulo positivo minhas restrições ocasionais de acesso a este sítio.
Embora eu seja contra o uso desnecessário de drogas, tenho que reconhecer que Beatles, Pink Floyd e muitos outros não teriam feito muita coisa boa se estivessem de cara limpa.
Já o meu cérebro, prefiro que funcione sem aditivos químicos.
--- escreveu:eu não acredito em nenhum Deus actualmente no activo... e também não acredito nos das mitologias (mitologia é religião que passou do prazo). isso faz de mim Ateu?
Considero você como.
Continue em hibernação, Miguel.
Afinal, não adianta você se levantar antes do tempo, pois isso só vai servir para você sentir fome e frio.
Os que querem que isto signifique uma tomada de posição, ja tomaram uma posição errada e não tem respostas que justifiquem te obrigar a manifestar a tua.
Seja livre no teu sono, porque enquanto nele, a dúvida e a dor não te atingirão, nem serás motivo de discórdia.
Neste estado uma verdade pode se manifestar, ou não, sem causar nenhum problema.
Estas sim, são palavras da salvação.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo; O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
Zencem, as religiões existem, no mais das vezes, para atender as necessidades egoistas. Deus existe para atender as necessidades do espírito. É muito comum a referência aos escândalos havidos no meio religioso até porque é noticiado por todos os meios de comunicação, mas a realidade que prevalece não é essa até porque o número de pessoas que são notícia não é maioria. As pessoas escolhem essa ou aquela religião por afinidade, porém o seu proceder é uma questão do caráter.
É como o papel higiênico, néé? Tem todos uma só utilidade, mas muitas marcas. Aí entra aquela questão de simpatia, e cada um faz a sua escolha. Na verdade, nenhuma marca presta, porque se o cidadão não tomar banho, aquele cheiro de cú o condenará.
Sejamos práticos, Zencem. Cada um tem o cheiro que mais lhe agrada. Temos crentes corruptos, políticos, corruptos, policiais corruptos ... Que diferença faz a religiosidade ou ausência dela em cada um?
Então, pra que religião, como instituição, se só o fato de elas nos jogarem uns contra os outros, já as classifica como inutilidades prejudiciais ao nosso bom relacionamento?
A religião não joga uns contra os outros. O que faz, por exemplo, o torcedor de um time matar o torcedor do time adversário?
Nem se precisa apelar para o fato nefasto delas nos alienarem, também, roubarem nossos dízimos e se meterem numa infinidade de coisas que não lhes dizem respeito e que cabe à sociedade resolver?
Aqui também o problema é o mesmo! A ignorância não tem um padrão definido. Ela não é apanágio de ricos, pobres, cultos, analfabetos ...