Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO escreveu:Religiões nascem e morrem. A história mostra isso.
Mas a idéia de Deus é dificil de eliminar.
Somente poucos escolhidos e mais evoluidos intelectualmente conseguem ser Ateus. Eu sou um exemplo vivo disso.
Escolhidos por quem, Encosto?
Não acho que seja preciso tanto para ser ateu, sinceramente. Na prática a maioria dos teístas só o é nominalmente, e não raro duvida francamente que haja uma vontade maior atuando.
E na prática a maioria dos Ateus só o é nominalmente. Nesses, Deus é um conceito onipresente. Tanto que precisam de o negar sempre que podem...
Você acredita mesmo nisso, Miguel?
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi "First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
videomaker escreveu:Dantas !!!! o Dantas !! Amigos imaginarios e superpoderes? Colocar tudo isso no mesmo bojo! Ha não né Dantas.
Por que não? Ainda mais para um espírita como você, tudo está estreitamente relacionado.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi "First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
Somente poucos escolhidos e mais evoluidos intelectualmente conseguem ser Ateus. Eu sou um exemplo vivo disso.
Escolhidos por quem, Encosto?
Não acho que seja preciso tanto para ser ateu, sinceramente. Na prática a maioria dos teístas só o é nominalmente, e não raro duvida francamente que haja uma vontade maior atuando.
E na prática a maioria dos Ateus só o é nominalmente. Nesses, Deus é um conceito onipresente. Tanto que precisam de o negar sempre que podem...
Você acredita mesmo nisso, Miguel?
Generalizei... mas acho que pode ser assim mesmo. Não com todos o que falam sobre o assunto em Forums. Alguns podem simplesmente querer fazer proselitismo da sua ideia, porque sentem que o mundo seria melhor sendo Ateu. Devem andar em busca de ovelhas.
Editado pela última vez por iMike em 20 Dez 2005, 16:28, em um total de 1 vez.
videomaker escreveu:Dantas !!!! o Dantas !! Amigos imaginarios e superpoderes? Colocar tudo isso no mesmo bojo! Ha não né Dantas.
Por que não? Ainda mais para um espírita como você, tudo está estreitamente relacionado.
É tem razão !
Ate quando esses amigos me orientam com verdades fundamentadas nas suas experiencias.
Bozinho eles não ?
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
DEUS TEM FUTURO? QUE DEUS?: O DOS MANUAIS RELIGIOSOS? OS EXTRA RELIGIÃO, EXEMPLO: O DE SENECA, ESPINOSA ETC?
TOMARA QUE OS DEUSES DOS MANUAIS RELIGIOSOS SEJAM EXTINTOS PELO COMBATE A IGNORÂNCIA E EM BREVE, POIS EM NOME DELES SE FEZ E SE FAZ MUITO MAL A HUMANIDADE!!
ramoni escreveu:DEUS TEM FUTURO? QUE DEUS?: O DOS MANUAIS RELIGIOSOS? OS EXTRA RELIGIÃO, EXEMPLO: O DE SENECA, ESPINOSA ETC?
TOMARA QUE OS DEUSES DOS MANUAIS RELIGIOSOS SEJAM EXTINTOS PELO COMBATE A IGNORÂNCIA E EM BREVE, POIS EM NOME DELES SE FEZ E SE FAZ MUITO MAL A HUMANIDADE!!
Você poderia desativar a tecla Caps Lock,por favor?
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. E um verdadeiro ateu é completamente desinteressado pela questão deus. Tanto, que nem participa em fórums de discução sobre o assunto...
Um ateu não liga a minima para assuntos religiosos. Muito inteligente o seu comentário.
Ateus não ligam a mínima para religiosos que desejam colocar as suas verdade religiosas na constituição, por exemplo.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. E um verdadeiro ateu é completamente desinteressado pela questão deus. Tanto, que nem participa em fórums de discução sobre o assunto...
Um ateu não liga a minima para assuntos religiosos. Muito inteligente o seu comentário. Ateus não ligam a mínima para religiosos que desejam colocar as suas verdade religiosas na constituição, por exemplo.
Errado seu encostado idiota!!! É só você andar por fóruns religiosos e ver a intrusão de ateus.
Aproveitando...
Você é o responsável pela minha vinda para este fórum...
Se lembra da sua mensagen lá no fórum do Sodreh?
"Belo texto emmmeinnn? Só que estamos aqui logo 1=1."
Lembra seu babaquara???
Velho decrépito...
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não. VOLTAIRE Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ? A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos . No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
iMike escreveu:Sobretudo a ideia de um Deus pessoal, que parece fazer pouco sentido. Bem sei que em épocas de escuridão as pessoas se procuram segurar em qualquer coisa (Acho que um bom indicio que vivemos numa época dessas é o florescimento das religiosidade nova era), mas se por acaso o mundo tiver um pouco menos de escuridão no futuro... Deus terá futuro?
Depende das concepções que as pessoas tiverem...
A questão é que vivemos numa era extremamente influenciada pelas ideologias iluministas e positivistas ainda, e tais ideologias tendem a racionalizar qualquer aspecto da existência, inclusive Deus.
Quer um exemplo de Deus racionalizado? Te digo: espiritismo. Se queres exemplos que tratem melhor com as fontes historiográficas, procure ler os trabalhos em torno das Constituições Nacionais. Todo projeto constitucional foi afetado por esse ideário racional...
Exato! Porque não existem verdadeiros ateus...
A idéia de Deus é tentadora demais. Não estar sozinho do Universo, haver um sentido maior, a arbitrarieda ser mero equívoco humano...
Infelizmente, não há nada que aponte alguma certeza nesta idéia. Para mim fica claro que se há Deus moral, ele é mau. Sendo mau, prefiro a não crença.
Mas, como o Tranca e o Gilgha já referiram algumas vezes e eu aqui endosso, somos, antes de tudo, agnósticos. Alguns teístas, outros ateístas.
ramoni escreveu:DEUS TEM FUTURO? QUE DEUS?: O DOS MANUAIS RELIGIOSOS? OS EXTRA RELIGIÃO, EXEMPLO: O DE SENECA, ESPINOSA ETC?
E algum bem, também.
Sejamos ateus, mas não sejamos fundamentalistas arrogantes...
A idéia do Criador, em minha opinião, nasce com o ser humano
Bjs
O que é extremamente incoerente, Sal, caso analisemos várias e várias doutrinas religiosas orientais, onde não se encontra tal princípio.
O universo, nestas, é infinito, e os deuses são fruto do mesmo.
Beijos.
Nem de longe, tenho conhecimento sobre religiões, Samael, e como disse ao Mighell, teríamos que fazer um censo mundial. O que, na minha opinião, nos leva a idéia de um Criador, é o sentimento de religiosidade somado ao pouco conhecimento que temos, ainda
salgueiro escreveu: Nem de longe, tenho conhecimento sobre religiões, Samael, e como disse ao Mighell, teríamos que fazer um censo mundial. O que, na minha opinião, nos leva a idéia de um Criador, é o sentimento de religiosidade somado ao pouco conhecimento que temos, ainda
Salgueiro, quando você diz "nos leva", esse "nos" se refere a quem? Como o Samael colocou, não há indícios de que o teísmo seja uma idéia universalmente aceita, nem mesmo nos meios religiosos. Então essa não seria uma idéia que surge naturalmente a partir da religiosidade. Já o pouco conhecimento levar ao Criador, tem tudo a ver com o outro tópico sobre o desenho inteligente
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
Um ateu não liga a minima para assuntos religiosos. Muito inteligente o seu comentário.
Ateus não ligam a mínima para religiosos que desejam colocar as suas verdade religiosas na constituição, por exemplo.
A idéia do Criador, em minha opinião, nasce com o ser humano
Bjs
O que é extremamente incoerente, Sal, caso analisemos várias e várias doutrinas religiosas orientais, onde não se encontra tal princípio.
O universo, nestas, é infinito, e os deuses são fruto do mesmo.
Beijos.
Nem de longe, tenho conhecimento sobre religiões, Samael, e como disse ao Mighell, teríamos que fazer um censo mundial. O que, na minha opinião, nos leva a idéia de um Criador, é o sentimento de religiosidade somado ao pouco conhecimento que temos, ainda
Bjs
Por acaso Salgueiro estou a ler "Uma história de Deus" da ex-freira e ex-crente Karen Armstrong, que diz que os antropólogos descobriram que muitas tribos primitivas conservaram uma memória bastante diluída de um alto Deus do céu. Mas como esse Deus era alto demais, demasiado inefável, acaba por ser algo esquecido. A ele não se dedica qualquer culto porque a religião é pragmática e exige que o sagrado se misture no profano. Existe até uma teoria, que é impossível de verificar, mas que não contraria os dados antropológicos, de que no principio eramos monoteístas, mas o monoteísmo não era muito pragmático e acabou por gerar o politeísmo. Há quem diga que o monoteísmo Cristão, Muçulmano e judeu está a gerar um alto Deus do céu cada vez mais inefável, indistinto e distante... e que mais cedo ou mais tarde será abandonado. O Catolicismo, por exemplo, já tem o seu panteão de Santos.
Aliás, a melhor maneira de acabar com Deus é através de doutrinas racionalistas que o procuram justificar. Mas como não se pode justificar o que realmente se desconhece, o que acabamos por ter no fim do raciocinio é um Deus desligado da vida mundana.
Infelizmente, não há nada que aponte alguma certeza nesta idéia. Para mim fica claro que se há Deus moral, ele é mau. Sendo mau, prefiro a não crença.
O Filósofo Alfred North Whitehead, que trabalhou com Bertrand Russel achava o mesmo... mas resolveu o problema dizendo que o Deus pode ser moral e Bom se sofrer connosco. Essa é a ideia Cristâ...
iMike escreveu:Por acaso Salgueiro estou a ler "Uma história de Deus" da ex-freira e ex-crente Karen Armstrong, que diz que os antropólogos descobriram que muitas tribos primitivas conservaram uma memória bastante diluída de um alto Deus do céu. Mas como esse Deus era alto demais, demasiado inefável, acaba por ser algo esquecido. A ele não se dedica qualquer culto porque a religião é pragmática e exige que o sagrado se misture no profano. Existe até uma teoria, que é impossível de verificar, mas que não contraria os dados antropológicos, de que no principio eramos monoteístas, mas o monoteísmo não era muito pragmático e acabou por gerar o politeísmo. Há quem diga que o monoteísmo Cristão, Muçulmano e judeu está a gerar um alto Deus do céu cada vez mais inefável, indistinto e distante... e que mais cedo ou mais tarde será abandonado. O Catolicismo, por exemplo, já tem o seu panteão de Santos.
No Hinduísmo esse cenário é particularmente bem descrito. Todas as divindades emanam de Nirguna Brama, o Deus supremamente transcedental.
Mas por ser tão exaltado, Nirguna Brama não é _acessível_. Por isso ele se manifesta em Avatares mais "densos", "profanos". É necessário que assim seja, para que os religiosos tenham como se relacionar com o sagrado.
Pode parecer estranho, mas há correntes de pensamento que inclusive alegam que os avatares mais mundanos (por exemplo Krishna) são mais louváveis do que Nirguna Brama exatamente porque se dão ao trabalho de existir em níveis mais acessíveis.
Há variações dessa idéia em outras religiões, particularmente no Espiritismo e no Xintoísmo. Cuidar da conexão entre os elevadores ideais e a dura realidade cotidiana é necessário para manter uma religião viva. Na verdade, é em boa parte como reação ao excesso de sacralidade das doutrinas predominantes que tiveram origem movimentos neopagãos e satanistas.
iMike escreveu:Aliás, a melhor maneira de acabar com Deus é através de doutrinas racionalistas que o procuram justificar. Mas como não se pode justificar o que realmente se desconhece, o que acabamos por ter no fim do raciocinio é um Deus desligado da vida mundana.
Desligado não, Miguel. Transcendental. É uma questão de percepção subjetiva - ou, se preferir, de Fé.