Xicao escreveu:Alter-ego escreveu:A mensagem é eterna. Mas que o conteúdo seja permeado de cultura regional é absolutamente normal. Nem seria de se esperar que fosse diferente, já que a Bíblia não caiu dos céus na mão de alguém.
E Jesus não mentiu quando disse que muitos que alpi estavam veriam a chegada do Reino d'Ele. É você quem não sabe interpretar um versículo bíblico, meu caro. Mais uma vez acabo de te pegar. Se quiser posso te explicar.

Se a mensagem vem de uma mente superior, atemporal e eterna, ela deveria ser também acultural, eterna, e se enquadrar em qualquer tempo sem se apegar aos costumes de determinada época.
Deixa de ser fundamentalista. Na nossa realidade, por exemplo, temos computadores, internet, carros, aviões, etc. Como Deus iria falar dessas coisas para uma pessoa a trocentos anos atrás?
Quanto ao que Jesus disse, ele disse que alguns discípulos não morreriam e veriam ele voltando. Todos os discípulos morreram. Como se explica se ele não voltou e nenhum discípulo dele (dos 12) está mais vivo??? Ou ele mentiu ou tem algum discípulo vivo, mas não sei de ninguém que tenha vivido por quase dois mil anos....
Por isso que eu insisto que a Bíblia não é passível de interpretação livre. O resultado é isto...
Vamos lá. Jesus disse que alguns ali não morreriam sem ter visto ele chegando em seu Reino. Ele não falava da Parusia, como a João no Apocalipse, mas da chegada do Reino.
O que é o Reino de Deus, ou Reino dos céus? Como já disse, na interpretação teológica, a palavra bíblica pode ter ao menos quatro sentidos: literal, simbólico, dogmático e moral.
O Reino dos Céus pode ser entendido literalmente (há um Reino, se há reino há Rei, há servos e há um exército); no sentido simbólico (Paulo nos diz que o Reino não é comida nem bebida, mas paz e Justiça no Espírito de Deus); no sentido moral (o Reino é o nosso coração. Todo Reino possui tesouros para se manter. Jesus é o nosso tesouro, a Divindade escondida, revelada no homem. Como tal, devemos viver em conformidade com as leis desse Reino. Leia Mt 5) e no sentido dogmático (neste sentido, o Reino é a Igreja, pois Jesus disse que o reino dos céus é como uma árvore, e os pássaros vêm de todos os cantos e fazem nela o seu ninho).
Bastaria tomar o último dos quatro sentidos, para que eu já estivesse correto e você errado. Os apóstolos viram o nascimento da Igreja, e Jesus permanecendo com eles no Paráclito, conforme anunciado. Mas Deus é tão maravilhoso, tão maravilhoso, que até nos outros três sentidos a afirmação também está correta.
1. sentido literal: João viu em Patmos a volta de Jesus no seu Reino;
2. Simbólico: Justiça e paz ocorrem, por obra do Espírito Santo, através de todos aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. A comunidade do I século é o grande exemplo desse cumprimento.
3. Os mesmos discípulos, em seu coração gravaram a Lei do Senhor e com isto viveram o seu Reino.
Bom menino... Um dia você se converte!