Maioria dos brasileiros é a favor da reestatização da Vale

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Maioria dos brasileiros é a favor da reestatização da Vale

Mensagem por Aranha »

Antonio Biondi – Carta Maior

Em pesquisa com 2 mil pessoas, 50,3% disseram ser a favor da retomada da empresa pelo governo, ante 28,2% contrárias à medida. Instituto realizou a sondagem a pedido do DEM, o antigo PFL. Plebiscito popular sobre a Vale acontece em setembro.

SÃO PAULO – A maioria dos brasileiros é a favor da retomada da Companhia Vale do Rio Doce pelo governo federal. Segundo pesquisa realizada entre os dias 19 e 22 de maio pelo Instituto GPP – Planejamento e Pesquisa, 50,3% dos brasileiros são favoráveis à retomada da empresa, que vem acumulando seguidos recordes em seus lucros, faturamento e investimentos. Outros 28,2% são contra a medida. E 21,5% disseram não saber responder.

De acordo com a assessoria de imprensa do instituto, a pesquisa ouviu duas mil pessoas em 17 Estados brasileiros no período citado. A margem de erro máxima é de 2,2%, para cima ou para baixo dos resultados obtidos. E o principal corte da pesquisa diz respeito à idade, de forma que todas as pessoas ouvidas possuíam 16 anos ou mais.

Carta Maior teve acesso aos dados completos, e pôde constatar que a pergunta era simples e direta, apresentada da seguinte forma: “agora gostaria que dissesse se é a favor ou contra da seguinte medida: o governo retomar a Vale do Rio Doce”.

Nas regiões, a pesquisa apontou que o Norte do Brasil é onde existe maior apoio à medida: 62,5% dos entrevistados são favoráveis à retomada da empresa. No Sul, o número fica em 47,6%, ante 49,7% no Sudeste, 37,3% no Centro-Oeste e 52,9% no Nordeste. Já os 28,2% contrários apontados pela pesquisa são 20,3% no Sul, 30,5% no Sudeste, 24,2% no Centro-Oeste, 31,1% no Nordeste e 24,6% no Norte.

A quantidade dos que não souberam responder é maior no Centro-Oeste (38,5%), ante 32,1% no Sul, 19,8% no Sudeste, 16,0% no Nordeste e 12,9% no Norte.

Por fim, a pesquisa aponta que o apoio à retomada da empresa é maior nas regiões metropolitanas do país (54,1%) do que nas capitais (52,5%) e interior (47,6%). Nas capitais, 29,2% são contra a medida, número próximo aos 29,4% nas regiões metropolitanas e 27,3% no interior. Os números apontam que no interior é maior a quantidade de pessoas que não souberam responder: 25,1%, ante 18,3% nas capitais e 16,5% nas regiões metropolitanas.

As informações reafirmam a avaliação crítica dos brasileiros em relação a diversos aspectos da política de privatizações empreendida no país nos últimos anos. Segundo analistas, durante as eleições gerais do país em 2006 essa agenda se mostrou rejeitada por boa parte da população. E agora, ironicamente, tal rejeição é reafirmada com a questão sobre a Vale em pesquisa encomendada justamente por um dos principais agentes da política de privatizações, o DEM (Democratas), antigo PFL.

A pergunta integrava levantamento de consumo interno dos Democratas, voltado a obter dados sobre a conjuntura política do país. Segundo nota publicada na coluna da jornalista Mônica Bérgamo na Folha de S. Paulo de quinta-feira (14), “o resultado, meio escondido entre várias outras perguntas do instituto GPP, está deixando deputados e senadores que tomaram conhecimento dos números de queixo caído”.

Além de ter gerado surpresa entre os parlamentares, a pesquisa também trouxe mais energia para os movimentos sociais e entidades do país que preparam para setembro deste ano a realização de um plebiscito popular sobre a privatização da Vale do Rio Doce, ocorrida em 1997. A empresa foi vendida à época por cerca de R$ 3,3 bilhões e hoje já possui valor de mercado de quase R$ 100 bilhões.

Alegando desde uma possível sub-avaliação no preço da empresa a problemas jurídicos no processo, inúmeras ações questionam a validade do leilão na Justiça, onde ainda aguardam julgamento, mais de dez anos após a privatização.

Instituto
De acordo com o site do instituto, o GPP criado em 1991, centra sua “atuação em sete áreas de especialidade: mercado, comunicação, satisfação, opinião pública, socioeconômica, político-eleitoral e administração pública” e possui entre seus clientes não só os Democratas, mas vários outros partidos, como PT, PSBD, PMDB, PDT, PTB, PPS, PP e Prona.

O instituto também atua junto a diversas empresas, como Light, Telemar, Vivo e Correios e Telégrafos. No campo das organizações, o instituto tem como clientes a Firjan, Fundação Oswaldo Cruz, OAB-RJ, ONG Viva Rio, Sebrae-SP e Previ, entre outros; além de ter entre seus clientes diversos órgãos do poder público, como a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Campinas e o Governo do Amapá.

FONTE: Carta Maior

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

RicardoVitor

Re: Maioria dos brasileiros é a favor da reestatização da Va

Mensagem por RicardoVitor »

Abmael escreveu:Plebiscito popular sobre a Vale acontece em setembro.

Eu não estou surpreso. Ainda bem que até o fim do ano eu estarei longe daqui. O último a sair (se conseguir escapar dos campos de concentração) que feche a porta.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Apocaliptica

Re.: Maioria dos brasileiros é a favor da reestatização da V

Mensagem por Apocaliptica »

Melhor seria apagar a luz e cortar o fornecimento de prolactina.

RicardoVitor

As luzes já estão apagadas, no país do obscurantismo esquerdista.

RicardoVitor

Usuário deletado escreveu:
RicardoVitor escreveu:

Eu não estou surpreso. Ainda bem que até o fim do ano eu estarei longe daqui. O último a sair (se conseguir escapar dos campos de concentração) que feche a porta.

Você imigrará para qual país?

Vou para Boston - MA. United States of America :emoticon1:

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Malditos comunistas ! Não param de conspirar estes porco malditos!
Viva as privatizações ! Viva o Neo liberalismo ! Viva a América! Viva Bush(pai e filho) ! Viva as imaculadas leis de mercado ! Deus abençoe a América! Viva a família e a sagrada instituição do casamento !Viva a moral e os bons costumes ! Viva a libedade ! Viva a América !
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

RicardoVitor

Viva a América!

Apocaliptica

Re: Re.: Maioria dos brasileiros é a favor da reestatização

RicardoVitor escreveu:As luzes já estão apagadas, no país do obscurantismo esquerdista.

De fato...as coisas estão um tanto vermelhinhas por aqui.

Mas há oxigênio. Este é o problema.

Apocaliptica

RicardoVitor,

Sou uma criatura diferente: sou uma artista de direita. Gosto de Coca Cola e amo a América!

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

O Ministro de Minas e Energia da Venezuela afirmou que o controle popular e democratico da Vale do Rio Doce é fundamental para o Estado Bolivariano

E o governo brasileiro fica quieto?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

emmmcri escreveu:Malditos comunistas ! Não param de conspirar estes porco malditos!
Viva as privatizações ! Viva o Neo liberalismo ! Viva a América! Viva Bush(pai e filho) ! Viva as imaculadas leis de mercado ! Deus abençoe a América! Viva a família e a sagrada instituição do casamento !Viva a moral e os bons costumes ! Viva a libedade ! Viva a América !

Viva!
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Abmael escreveu:Em pesquisa com 2 mil pessoas, 50,3% disseram ser a favor da retomada da empresa pelo governo, ante 28,2% contrárias à medida. Instituto realizou a sondagem a pedido do DEM, o antigo PFL. Plebiscito popular sobre a Vale acontece em setembro.

Ótimo.

O Renan Calheiros vai precisar de uma nova teta se deixar o Senado. Diretor da Vale é uma boa.
O ENCOSTO

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

1. Será que tudo o que o povo pensa que é bom, é bom mesmo? Pena de morte, por exemplo?

2. Será que o povo pensaria deste jeito se fosse apresentado aos fatos e não à doutrinação de esquerda dos comunistas?
Já deu para ver aqui no RV que a ignorância do que realmente aconteceu (e acontece) é séria.

3. A opinião de 2 mil brasileiros não é a opinião da maioria de 180 milhões de brasileiros.

Nota: Hugo Chávez fechou os institutos de pesquisa que mostraram que o povo está descontente com o fechamento de sua emissora de TV favorita. Lula tentou censurar o IBGE quando não gostou dos resultados.
Editado pela última vez por Fernando Silva em 16 Jun 2007, 12:44, em um total de 1 vez.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

RicardoVitor escreveu:
RicardoVitor escreveu:

Eu, no seu lugar, iria para Israel.
"Noite escura agora é manhã..."

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Aposto que se fizessem um plebiscito "voce gosta dos judeus?" a maioria dos brasileiros, que nunca viu um judeu na vida, diria que nao. Iriam ponderar sobre as calunias que ja ouviram, oriundas de velhos hoaxes como Os Protocolos dos Sabios de Siao e diriam nao gostam de um povo com o qual jamais tiveram contato e do qual conhecem muito pouco a respeito.

Esse resultado dessa pesquisa sobre a Vale so importa alguma coisa para os obreiros do PT, como o Abmael, para quem a opiniao popular, quando lhes e favoravel, e a fonte ultima da sabedoria e das decisoes inteligentes.

Imagino eu, na America ou na Inglaterra de hoje, ou mesmo na Franca, um governo teria o desplante de convocar plebiscitos para roubar empresas lucrativas para si...

Sao "fenomenos subdemocraticos" desconhecidos em terras avancadas.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

zencem

Mensagem por zencem »

Alter-ego escreveu:
RicardoVitor escreveu:
RicardoVitor escreveu:

Recusarias viver na terra da Besta?

eheheh!!!

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

DIG

Mensagem por DIG »

Aposto que se fizessem um plebiscito "voce gosta dos judeus?" a maioria dos brasileiros, que nunca viu um judeu na vida, diria que nao.

[anti-semita]Us judeus mataram Cristu!!111 Ellis tim + eh q si fude, u oloclaustro foi castiguiu[/anti-semita]

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Esse resultado dessa pesquisa sobre a Vale so importa alguma coisa para os obreiros do PT, como o Abmael, para quem a opiniao popular, quando lhes e favoravel, e a fonte ultima da sabedoria e das decisoes inteligentes.

- Sou contra a reestatização.

- Só acho que venderam muito barato, de resto tá ótimo.

Abraços,
Ben Parker

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

zencem escreveu:
Alter-ego escreveu:
RicardoVitor escreveu:
RicardoVitor escreveu:

Recusarias viver na terra da Besta?

eheheh!!!

De forma nenhuma. Gosto muito da América.
Mas tendo a oportunidade que o Liquid tem, iria para Israel.
"Noite escura agora é manhã..."

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Abmael escreveu:- Sou contra a reestatização.

- Só acho que venderam muito barato, de resto tá ótimo.

Abraços,

Venderam pelo maior lance que deram por ela num leilão.
Livraram-se de uma despesa e ganharam uma fonte de renda.
Seria ótimo se tivessem recebido mais, mas isto não vem ao caso.

E me pergunto se este possível dinheiro extra teria sido bem empregado na mão do governo. Talvez tenha produzido mais benefícios à sociedade em geral nas mãos da Vale que desperdiçado em mordomias e mensalões.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
E me pergunto se este possível dinheiro extra teria sido bem empregado na mão do governo. Talvez tenha produzido mais benefícios à sociedade em geral nas mãos da Vale que desperdiçado em mordomias e mensalões.

- Exatamente o que creio que ocorreu.

Abraços,
Ben Parker

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Complemento à minha primeira mensagem neste tópico:

3. A opinião de 2 mil brasileiros não é a opinião da maioria de 180 milhões de brasileiros.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Se fosse há algum tempo atrás eu seria favorável a reestatização por pura ignorância.

Mas, de certa forma, acho que esse prebíscito pode ser uma boa oportunidade para tornar o povo mais ciente de que a privatização pode ser bem mais vantajosa, como neste caso. Talvez seja uma ótima oportunidade para os defensores da privatização exporem suas idéias.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:Complemento à minha primeira mensagem neste tópico:

- Ué Fernando, é uma amostragem estatística, tão válida quanto qualquer outra.

- Tá menosprezando a ignorância de nosso povo?

Abraços,
Ben Parker

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Abmael escreveu:- Ué Fernando, é uma amostragem estatística, tão válida quanto qualquer outra.

E tão sujeita a contestação quanto.
Abmael escreveu:- Tá menosprezando a ignorância de nosso povo?

Abraços,

Infelizmente, sim.
Não dá para levar a sério um eleitorado que reelege um bando de pilantras envolvidos em escândalos variados.
Trabalho com gente do "povão". Eles simplesmente não estão interessados. Não querem esquentar a cabeça. Um debate como este não dura muito com eles.

Muitos chegam às urnas sem candidatos e votam de acordo com o santinho que recebem na boca-de-urna.
Ou votam no candidato que o pastor indicou.

É triste mas é verdade.

Trancado