Afinal, Jesus nos salvou do que mesmo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: Afinal, Jesus nos salvou do que mesmo?

Mensagem por NadaSei »

aknatom escreveu:
Lúcifer escreveu:A resposta é meio simples.
Ele veio na Terra para plantar a salvação e preceitos para os homens seguirem mas, como o povo antigo era meio burrinho e, para não chocar muito o povinho, ele contou as suas mensagens através de parábolas. Por isso que Jesus também disse: "Quem tem ouvidos, ouvira!" ou seja, quem quer aprender, aprende.
As parábolas foram contadas para que o homem aprenda com os erros e se consertem e aprendam a viver melhor respeitando o próximo e os pecadores.
Mas, como sempre, os religiosos desvirtuaram todo o ensinamento para poderem se aproveitar deles.
Acho que é isso. :emoticon16: :emoticon16:

Particularmente falando, deixar preceitos morais através de parábolas foi muito melhor feito, e com preceitos morais muito mais sólidos giga-se de passagem por Lao Tsé e Confúcio. Se quiser colocar religiosos aí coloque Sidharta e o criador do Jainismo. Até mesmo a moralidade deixada em parábolas de Jesus, para salvar nós de nós mesmos é questionável.

Quem tiver ouvidos, ouvirá e, entenderá que seus ensinamentos não tratam de nos ensinar conceitos morais sobre a forma correta de viver.

Cristo veio, como outros, nos salvar de nossa própria ignorância, de nossa prisão mental, de nosso cativeiro karmico.
Veio nos salvar daquilo que nos faz sofrer e morrer.
Ele ensinou o mesmo que Buda, Lao tsé, Krishna, Confúcio e outros, só o fez com palavras e parábolas diferentes.
Uma das coisas mais importantes que fez, foi nos alertar sobre como distorções da religião, são pregadas por cegos que guiam cegos e, atrapalham aqueles que poderiam se salvar de si próprios.

Em resumo, Cristo e outros, nos trazem uma mensagem, mas a salvação, vem de nós mesmos através da pratica... O interessante é que nós nos salvamos de nós mesmos... :emoticon12:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

Re.: Afinal, Jesus nos salvou do que mesmo?

Mensagem por Apocaliptica »

Salvar de quê? Da maluquice dos outros, só pode...ou da nossa, mas o que ele tem a ver com isto? Nada.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Apocalíptica escreveu:Não. Engana-se. Até a 5ª série fui uma pobre ovelhinha pastando. Depois é que me dei conta que uma grande parte dos professores não sabe muita coisa, coitados. Não os julgava, mas os questionava, sim, um direito meu e um princípio básico para o aprendizado: aluno pergunta, professor responde. Não o contrário, como costumam pensar os que se submetem burramente à ordens pretensamente superiores. Mas foi legal, porque eles não podiam me deixar sem respostas, eu era aluna nota 10! Já expulsei professor de classe também, o cara é um mal educado e eu não suporto demonstrações exacerbadas de poder pelo poder.

Aluno é pra questionar e tirar a dúvida mesmo. Esse negócio de não questionar o mestre e ficar como cordeirinho, deixa pra quando estiver falando com o senhor jesus ou um espírito evoluído!

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

francioalmeida escreveu:
Apocalíptica escreveu:Não. Engana-se. Até a 5ª série fui uma pobre ovelhinha pastando. Depois é que me dei conta que uma grande parte dos professores não sabe muita coisa, coitados. Não os julgava, mas os questionava, sim, um direito meu e um princípio básico para o aprendizado: aluno pergunta, professor responde. Não o contrário, como costumam pensar os que se submetem burramente à ordens pretensamente superiores. Mas foi legal, porque eles não podiam me deixar sem respostas, eu era aluna nota 10! Já expulsei professor de classe também, o cara é um mal educado e eu não suporto demonstrações exacerbadas de poder pelo poder.

Aluno é pra questionar e tirar a dúvida mesmo. Esse negócio de não questionar o mestre e ficar como cordeirinho, deixa pra quando estiver falando com o senhor jesus ou um espírito evoluído!

Percebeu como as ovelhas têm uma certeza pretensamente insofismável de que estão indo pelo caminho certo? Eles criam paradigmas calçados em verdades equivocadas.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Salvar de quê? Da maluquice dos outros, só pode...ou da nossa, mas o que ele tem a ver com isto? Nada.

Basicamente da nossa mesmo...
O que ele tem com isso?
Tudo!
Ele é "um" conosco... Nós estamos nele e ele em nós.
Depois, tudo o que ele fez, foi deixar uma mensagem explicando como livrar-se desse inferno (já viu o noticiário?), "salva-se" disso apenas quem quer... Quem quiser passar a eternidade no inferno, pode muito bem faze-lo, mas todos, uma hora ou outra, decidem sair e, podem faze-lo graças a essas pessoas que ensinam como.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

zencem

Re: Afinal, Jesus nos salvou do que mesmo?

Mensagem por zencem »

Azathoth escreveu:Afinal, Jesus nos salvou do que mesmo?

E então?

...da verdade, meu caro Azathoth.

Cristo foi o grande sábio de uma frase só:

Conhecereis a verdade e éla vos libertará.

Depois disso, todos os esforços foram feitos pra que o homem não conhecesse a verdade.

:emoticon15:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

videomaker

Mensagem por videomaker »

A gente vê que o mundo está cada dia melhor. Obra divina. Pega a caixa de ferramentas aí, video, mas aquela que tem a serra elétrica, não a da fita isolante....tsc

Se a solidariedade não tem aumentado, devo estar enganado! Se a Barbarie da era medieval não estver em declinio, tabem esataria enganado! Como mulher vc se sente menos ou mais escrava do que a do seculo passado? :emoticon5: acho que estamos melhor...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:
aknatom escreveu:Isso mesmo Video... tenha fé de que tudo tem uma boa explicação...

Eu prefiro!, melhor do que explicação nenhuma!
:emoticon1:

Já ganhou meu voto para o troféu Videomaker de 2007.

videomaker

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:
aknatom escreveu:Isso mesmo Video... tenha fé de que tudo tem uma boa explicação...

Eu prefiro!, melhor do que explicação nenhuma!
:emoticon1:

Já ganhou meu voto para o troféu Videomaker de 2007.

Obrigado! tambem gosto muito do Sr.
:emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Por que o Igor so se afilia a variantes boderline da Igreja Catolica?

Por que nao seguir um catolicismo tradicional praticante e saudavel, ou pelo menos integrar correntes mais true, como a Opus Dei
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Por que nao seguir um catolicismo tradicional praticante e saudavel, ou pelo menos integrar correntes mais true, como a Opus Dei

- Necessidade de Drogas mais fortes.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Fabi
Gênero: Feminino

Mensagem por Fabi »

A RCC é meio parecida com as igrejas evangélicas neo-pentecostais... não acho a RCC muito a ver com catolicismo...
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fabi escreveu:A RCC é meio parecida com as igrejas evangélicas neo-pentecostais... não acho a RCC muito a ver com catolicismo...

A RCC é uma caricatura das igrejas neo-pentecostais. Foi criada por católicos com inveja da gritaria, das certezas e da intensidade dos cultos pentecostais.

Aos poucos vão se afastando da ICAR, embora não admitam isto.
E a ICAR finge que não vê para não provocar um cisma, mas também não lhes dá nenhum destaque e nem promove seus integrantes.

Padre Marcelo Rossi nunca chegará a bispo.

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Do tédio certamente não foi.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Uma pequena analogia:
Jesus nos salvou da mesma maneira que um perito eletricista salva um aprendiz quando lhe indica em quais fios não deve tocar em hipótese alguma e tambem em quais fios é necessária a manutenção a fim de promover sempre um bom funcionamento do conjunto.
" ...I'm running to stand still... "

Joe

Mensagem por Joe »

Alter-ego escreveu:Manuel,

em primeiro lugar, devo dizer que Jesus veio para nós salvar de nós mesmos.

- E enquanto aos Judes mortos? 6 milhões! Salvou eles?
- E enquanto a tanta violência hoje? O mundo se regredindo à violência? Aonde está ele?
- E enquanto a que salvação? Quem pediu para ele descer da tal falácia chamada de céu?

Jesus bíblico nunca existiu.

Ocorreu uma vez que um professor de história falou o seguinte:

- O ateu não acredita em deus, mas aceita a existência dele por não acreditar, mas ele está lá.

E eu respondi:

- Que deus? Defina-o! Eu não acredito, eu sei que ele não existe. Ligue a televisão e quando observar aqueles pontinhos preto e branco com aquele barulho: shhhhhhhh. Até quando você observar e pesquisar, você irá entender o que estou falando.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

RCAdeBH escreveu:Uma pequena analogia:
Jesus nos salvou da mesma maneira que um perito eletricista salva um aprendiz quando lhe indica em quais fios não deve tocar em hipótese alguma e tambem em quais fios é necessária a manutenção a fim de promover sempre um bom funcionamento do conjunto.

Se você fala de sabedoria humana, esta já existia antes dele. Não há nada de novo em seus ensinamentos.
Se você fala de mitologia, boa parte foi tirada de outras religiões e o resto só pode ser aceito pela fé, não tendo nenhuma função compreensível neste mundo.

Jesus é desnecessário.
Se houvesse um hospício na Jerusalém de 2 mil anos atrás, muita confusão e muito sofrimento teriam sido evitados.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Joe escreveu:
Alter-ego escreveu:Manuel,

em primeiro lugar, devo dizer que Jesus veio para nós salvar de nós mesmos.

- E enquanto aos Judes mortos? 6 milhões! Salvou eles?
- E enquanto a tanta violência hoje? O mundo se regredindo à violência? Aonde está ele?
- E enquanto a que salvação? Quem pediu para ele descer da tal falácia chamada de céu?

Jesus bíblico nunca existiu.

Ele não veio nos salvar, mas nos ensinar como nós mesmos podemos nos salvar... Isso é algo que só nós mesmo podemos fazer.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Se você fala de sabedoria humana, esta já existia antes dele. Não há nada de novo em seus ensinamentos.

Não existir nada de novo no que ele ensina, não muda o fato de que as pessoas não compreendem esses ensinamentos e, por isso se distanciem deles.
Buda, Cristo, Lao Tsé... todos ensinam as mesmas coisas, isso não muda o fato de que as pessoas não compreendam isso e, seja necessário alguém dizer essas mesmas coisas com outras palavras, para mostrar onde estão se enganado.
Esse é o mérito deles, entender um conhecimento existente e, explica-lo aos leigos no assunto.

O RCAdeBH, não disse que o perito eletricista ensinou algo novo, apenas que ensinou a quem não tinha conhecimento disso.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Muito do que "Jesus" teria dito é válido, muito só é compreensível se aceitarmos a parte mitológica e há coisas que simplesmente não fazem sentido, apesar dos esforços dos crentes.

A parte do "salvar" continua obscura.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Se ele virasse teologia, aí sim a coisa ficaria realmente engraçada.

Anna

Mensagem por Anna »

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Azathoth escreveu:E então?

Salvar do erro, da ignoracia! Salvar.... evitar!
:emoticon4:

Ué...por que ele criou a ignorância? Que cara burro...mas ele gosta de brincar, tá certo. A ignorância é mais uma pecinha di joguinho dele...
Evitar ele deveria ter evitado já no começo.

Deus é um fracasso! Péssimo administrador!

Pra que vc aprenda! e ai tenha o mérito! :emoticon4:

HAUHUAHUAHAUHAUH

E quem é ele prá avaliar o meu mérito ou o meu fracasso! Tô pouco me lixando para o que ele pensa ou deixa de pensar. Não faz o menor sentido mesmo esta vida. É tudo uma grande bagunça. Se alguém não pega um criança e ajuda a sobreviver ela vai morrer mesmo e este tal deus não tá nem aí! Que droga que ele criou que não consegue sobreviver sozinha e ele ainda cobra mérito!

Ou seja, ele que se PHODA! :emoticon12:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
A gente vê que o mundo está cada dia melhor. Obra divina. Pega a caixa de ferramentas aí, video, mas aquela que tem a serra elétrica, não a da fita isolante....tsc

Se a solidariedade não tem aumentado, devo estar enganado! Se a Barbarie da era medieval não estver em declinio, tabem esataria enganado! Como mulher vc se sente menos ou mais escrava do que a do seculo passado? :emoticon5: acho que estamos melhor...

Algumas mulheres são livres para não depender unilateralmente da fonte masculina (veja bem que a fonte aqui não é necessariamente ou unicamente a financeira). Entretanto, se a gente olhar a densidade absurda de mulheres que ainda hoje se submetem ao jugo da sociedade machista, vemos que não houve esse tal avanço maravilhoso e estupendo. Uma proporção imensa de mulheres continua crendo que só se manterão e irão florescer se tiverem peitos e bundas turbinadas, lipo e plástica facial, e que devam se manter em na guerra eterna contra algo inevitável: o tempo.
Editado pela última vez por Anna em 17 Jun 2007, 13:38, em um total de 1 vez.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Fernando Silva escreveu:Muito do que "Jesus" teria dito é válido, muito só é compreensível se aceitarmos a parte mitológica e há coisas que simplesmente não fazem sentido, apesar dos esforços dos crentes.

A parte do "salvar" continua obscura.

Ele veio pra "salvar" a humanidade da destruição. Acreditava-se que o messias iria trazer paz e todos viveriam felizes para sempre.

Mas ele falhou!... (pelo menos é o que fica mais compreensivo o sentido de "salvar". Claro que depois que ele morreu, seus seguidores não iriam declarar essa falha, essa derrota, então ficou obscuro e uma pequena pedra no sapato)

videomaker

Fernando Silva escreveu:
RCAdeBH escreveu:Uma pequena analogia:

Se você fala de sabedoria humana, esta já existia antes dele. Não há nada de novo em seus ensinamentos.
Se você fala de mitologia, boa parte foi tirada de outras religiões e o resto só pode ser aceito pela fé, não tendo nenhuma função compreensível neste mundo.

Jesus é desnecessário.
Se houvesse um hospício na Jerusalém de 2 mil anos atrás, muita confusão e muito sofrimento teriam sido evitados.

Vcs são gente muito confusa! quem falou que jesus é detentor do ama teu proximo? A mensagem do cara é essa, e parmanece ate hoje pela força e publicidade do nome do cara! e o que fica é esse ensinamento, querendo vc ou não... que coisa...
:emoticon3:

Trancado