Adriano escreveu:Tudo começa com a terceira fase de Popper, em que ele elabora o método de análise situacional para aplicação na economia, a principal ciência humana, mas o método serve para todas as demais. Tem outros métodos mas quero focar nesse pois a economia é a que mais tem comprovação histórica. Além de ser a mais racional e objetiva.
O meu texto de refência é um trabalho apresentado no
V Congresso Brasileiro de História Econômica
e 6ª Conferência Internacional de História de Empresas e o link:
http://www.abphe.org.br/congresso2003/T ... 003_12.pdf
Luz escreveu:Porém, quando trabalha com as ciências sociais especificamente, Popper elabora um método, denominado de análise situacional, como sendo o método objetivo para tais ciências.
Neste novo método, por sua vez, estabelece o princípio de racionalidade para excluir toda e qualquer característica psicológica das análises acerca das diferentes situações dos indivíduos.
Pois bem, então vamos começar partindo do princípio de racionalidade – proposto por Popper – excluindo toda e qualquer característica psicológica das análises das diferentes situações dos indivíduos, quais são as provas periciais que a antropologia tem a nos oferecer, que possam falar por si mesmas?
O método da análise situacional mostra a possibilidade de um método puramente objetivo (método compreensivo-objetivo).
Tal método consiste na análise da situação do indivíduo, na busca de explicar a ação a partir da situação.
Assim eu entendo que Feuerbach tenha aplicado o método da análise situacional em sua antropologia, até mesmo pelas características que definem a ciência antropológica.
Para este filósofo, a pergunta mais importante é saber como nasceu a religião(1). Foi aluno de Hegel e usou o seu argumento do antropomorfismo (1).
A situação observada por ele foi a religião de seu tempo, em que ele teve um contato muito grande, tendo estúdos teológicos e compreedendo a doutrina cristã. Assim o seu método genético-crítico em muito se parece com o método compreensivo-objetivo. Pois Popper também utiliza o argumento genético para embasar o racionalismo crítico na sua comparação dos organismos indo do mais simples a ameba, até o mais sofisticado, Einsten.
Esse é o principal ponto de interligação entre as duas teorias e que justifica a análise de Feuarbach como racional e válida cientificamente. Lembrando que a demonstração de interligação entre teorias semelhantes é um método também utilizado em história, e como exemplo utilizo a tese de mestrado intitulada
O materialismo radical de Holbach e a química moderna.
Sobre a importância e a profundidade da obra de Feuarbach, é relevante ressaltar a tese de mestrado
O ateísmo antropológico de Ludwig Feuerbach por Draiton Gonzaga de Souza, segue o link de seu
currículo lattes, que informa a continuidade de sua pesquisa do doutorado com o título Zur Ethik
Ludwig Feuerbachs
Agradeço a oportunidade de poder discutir seriamente o tema, e fico no aguardo das críticas.
http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg212650