Suicídio!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Re.: Suicídio!

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:
Maurício escreveu:É impressão minha ou o VM frequenta a mesma escola de lógica do Mulla ??? :emoticon12: :emoticon12:

Não precisa de escola pra entender isso:

ateu = suicidio = não vai dá conta do que fez! pois não existe outra vida.

Teista = suicidio = vai ter que dá conta do que fez, e sofrer por isso! pois existe outra vida!

Não apela Mauricio...
:emoticon1:

O que é dar conta, cara? Pagar? Que isso? Vocês insitem na culpa e no castigo? E se for tudo diferente? Se isto aqui for uma prova onde a meta e acabar de uma vez o jogo e dar cabo de tudo, para passar para a próxima fase, e quem fica aqui está sendo covarde? Quem disse que o suicida não será agraciado, assim como que ajuda no fim do sofrimento do outro através da eutanásia?
Vocês sabem de tudo...ARGH!

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:Vc chama de cultura! eu de estupidez! avalizar um ato de crueldade, em nome do "cultural! tô fora.

Quem avalizou o quê?

Vc! quando afirma, que a crueldade nada mais é do uma tradição secular e por isso faz parte de uma cultura! é como dizer, deixamos pra lá é um lance "cultural"! não aceito. :emoticon3:

Religiões e seus rituais têm uma carga cultural embutida. O conjunto é cultural e aceito como sendo. Faz parte de um universo tido como cultura e tradição. Se é errado ou certo é outra coisa. Por isto os não religiosos, ateus ou não, não aceitam se enquadrar em religiões quando discordam dos métodos irracionais de submissão e dor a que os seus seguidores precisam aceitar.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Maurício escreveu:É impressão minha ou o VM frequenta a mesma escola de lógica do Mulla ??? :emoticon12: :emoticon12:

Teista = suicidio = vai ter que dá conta do que fez, e sofrer por isso! pois existe outra vida!

Não apela Mauricio...

O que é dar conta, cara? Pagar? Que isso? Vocês insitem na culpa e no castigo? E se for tudo diferente? Se isto aqui for uma prova onde a meta e acabar de uma vez o jogo e dar cabo de tudo, para passar para a próxima fase, e quem fica aqui está sendo covarde? Quem disse que o suicida não será agraciado, assim como que ajuda no fim do sofrimento do outro através da eutanásia?

Mas que se matar e não ter que dá conto desse ato, é INFINTAMENTE mais atraente, há isso é indiscutivel! pra mim francamente é o que me basta! A verdade só pode ser uma só!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Não apela Mauricio...

Mas que se matar e não ter que dá conto desse ato, é INFINTAMENTE mais atraente, há isso é indiscutivel! pra mim francamente é o que me basta! A verdade só pode ser uma só!

Sim, para quem não consegue viver sem certezas, basta inventar algumas, de preferências as que nos consolam, e isto que você faz. E é isto que lhe basta. Não existe uma verdade, ninguém pode afirmar isto e você jamais saberé qual é ela. Apenas se convenceu e não aceita que seja de outro jeito.

Apocaliptica

Re.: Suicídio!

video, o que há de errado em se matar? Já perguntei e você não respondeu de forma racional, preferiu passar por cima do que eu questionai...e se for um mérito? Por que eu TENHO que pagar? INFINITAMENTE mais atraente é uma expressão assustadoramente maluca e irracional, que me soa como um prazer estranho e sádico ou masoquista. Não há mérito necessário na culpa.

Maurício

Mensagem por Maurício »

videomaker escreveu: Não precisa de escola pra entender isso:

Não apela Mauricio... [/color]:emoticon1:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Consulte sempre um charlatão !!"

Maurício

Mensagem por Maurício »

VM, será que vc não se tocou ainda que o que pode ser considerado imoral pra vc, pra outros povos, pessoas e civilizações é somente uma coisa CULTURAL??

Necrofagia pode ser imoral pra vc ( e pra mim tb, arghhh ), mas, para algumas tribos indígenas isso era uma coisa CULTURAL, praticada pelos guerreiros da tribo, desde que óbvio, fosse feito com os corpos dos inimigos. :emoticon12:

Sim! No japão o suícidio é SIM considerado como uma coisa cultural. É a chance que o cara tem para redimir os erros imorais que ele cometeu. E eu acredito que lá, nenhum japonês pensa se o suicida vai ou não vai ter que "pagar" alguma coisa depois. Sacou?

O que é imoral pra vc, pra mim pode não ser. É isso.
"Consulte sempre um charlatão !!"

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

Apocaliptica escreveu:
Fedidovisk escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Fedidovisk escreveu:
Azathoth escreveu:
Fedidovisk escreveu:Tá tranquilo. :emoticon13: :emoticon14:

Tá mesmo?

aham... mas eu particularmente acho que preocupações desse tipo com a vida alheia, só reflete um temor próprio da morte e da certeza que ela existe...

Certamente.

Fedidovisk escreveu:Eu não vejo problema algum do suicídio... o único inconveniente de minha parte é que ele perdura por momentos que já não mais lhe pertence, ele continua causando efeito quando sua causa já expirou.

Pode explicar isto melhor?

Há uma convicção que a única solução e o suicído, e esse sentimento não passa e não passará nunca... mas o homem tem menos controle da sua própria vida do que os outros... então talvez quando as coisa já estivesse em parte de se acertarem, já não vai resolver nada, pq o suicídio é irreversível... você morreu pq era triste e assim o faziam ser o exterior, mas quando as coisas apontam para um desejo de viver ele continua mudo e morto.

Por isso que digo que já cometi suicídio várias vezes, pq houve momentos infelizes que tudo apontava na hora e no porvir para isso, mas que depois se resolveu... o que cabe à pessoa é nunca se esquecer disso.

Mas sinceramente eu nunca passei por uma situação que de fato viesse em mente... essas coisas acontecem somento quando tá muito ruim mesmo...

Entendi. Na verdade alguns seres humanos suicidam-se várias vezes ao longo da vida. Mas os que acabam com a vida de verdade, o fazem por algo muito mais significativo do que filosofar sobre o sentido da vida. Apenas a vida perde o sentido. Mesmo que seja uma sensação passageira para vê de fora, o que importa é o que está dentro do indivíduo, assim como nascer é solitário e morrer também, o suicídio é o único ato consciente que desimpede os valores de atuarem e dá lugar à ação pura e simples. Acabar é acabar.

Suicídio nunca é consciente. A lógica racional é a preservação da vida.

Deise Garcia

Dimítri escreveu:Pequena correção: ela vai fazer 100 anos dia 23 de junho. :emoticon22:

É que o Nandinho está se apegando a um erro, que segunda a Derci, houve no momento do seu registro de nascimento.

Deise Garcia

Não falei que esse fórum tá o ó do borogodó? Além desse tópico, ainda tem o outro daquele colega que se diz médico, falando sobre aborto.

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Apocaliptica

Maurício escreveu:VM, será que vc não se tocou ainda que o que pode ser considerado imoral pra vc, pra outros povos, pessoas e civilizações é somente uma coisa CULTURAL??

Necrofagia pode ser imoral pra vc ( e pra mim tb, arghhh ), mas, para algumas tribos indígenas isso era uma coisa CULTURAL, praticada pelos guerreiros da tribo, desde que óbvio, fosse feito com os corpos dos inimigos. :emoticon12:

Sim! No japão o suícidio é SIM considerado como uma coisa cultural. É a chance que o cara tem para redimir os erros imorais que ele cometeu. E eu acredito que lá, nenhum japonês pensa se o suicida vai ou não vai ter que "pagar" alguma coisa depois. Sacou?

Certamente.
E mesmo que seja imoral, é cultural.... e religião é nada mais do que cultura.
Não sei é a ligação entre religião e suicídio que alguns religiosos fazem. Esta ligação só existe em função dos dogmas em cima dos valores daquela doutrina, que cria e enfatiza valores e os aceita como válidos. O que não não quer dizer absolutamente nada.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

A questão não é a imorilidade ou moralidade e mais a convicção!

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

videomaker escreveu:Vc! quando afirma, que a crueldade nada mais é do uma tradição secular e por isso faz parte de uma cultura! é como dizer, deixamos pra lá é um lance "cultural"! não aceito. :emoticon3:

Ele não disse nada disso, ele disse que um costume que nos parece atentatório à moral e aos direitos das pessoas pode muito bem fazer parte da cultura de um povo e de uma sociedade, isso não envolve um juízo de valor sobre se esses costumes devem ser integralmente respeitados ou não. O costume de mutilar genitalmente meninas não deve ser "respeitado" PORQUE é cultural. Pelo menos é assim que eu vejo, em várias ocasiões é preciso SIM reprimir uma manifestação cultural legítima se chegamos a um consenso supra-nacional de que este costume não está mais de acordo com o que entendemos como um direito humano.
É um problema espiritual, chupe pau!

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

Fernando Silva escreveu:
Dimítri escreveu:Pequena correção: ela vai fazer 100 anos dia 23 de junho. :emoticon22:

Ela só foi registrada 2 anos depois de nascer. Tem 102, na verdade.

Eita. Essa véia é cheia de treta mesmo. :emoticon13:

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:Vc chama de cultura! eu de estupidez! avalizar um ato de crueldade, em nome do "cultural! tô fora.

Quem avalizou o quê?

Vc! quando afirma, que a crueldade nada mais é do uma tradição secular e por isso faz parte de uma cultura! é como dizer, deixamos pra lá é um lance "cultural"! não aceito. :emoticon3:

Não é para "deixar prá lá" e sim não chegar num lugar demonizando tudo. É preciso entender que aquelas pessoas acham que estão fazendo a coisa certa e não vai ser com agressões que elas vão se convencer do contrário.

Em geral, uma geração não muda de idéia. Primeiro mudam-se os costumes e a geração seguinte, que cresceu com costumes diferentes, terá idéias diferentes.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Jeanioz escreveu:
Benetton escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Benetton escreveu:

Imagem

[ateu fundamentalista on]

Mas como um morto pode ter memórias???

Isso é um absurdo !!!!!!!

E a ciência já provou que espíritos não existem !!!!! Heerrrrrrrr ... huuuummm... bom ... Ah, pelo menos a parapsicologia do padre quevedo já provou, oras ... :emoticon1:

[ateu fundamentalista off]

???

O Livro traz a visão espírita do suicídio. Claro que para aqueles que não acreditam na vida após a morte, não adianta ler.

Imaginei também as possíveis respostas que poderiam aparecer aqui. No fundo sei que essa sugestão, num Fórum ateísta, não tem mesmo nenhum resultado prático. Foi mais para mitigar o assunto.

Porra, Benetton! Você debate com ateus a um tempão e ainda se baseia em esteriotipos religiosos sobre ateus para nos julgar??? :emoticon2:

Eu tava de sacanagem, não percebeu?
Mas, para ser sincero, até que alguns céticos se baseiam sim em dissertações quevedistas e monfortianas para tentar rebater a D.E.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Benetton escreveu:Eu tava de sacanagem, não percebeu?

Ah, tá! Eu tá tudo certo! :emoticon16:

Trégua, amigão!!!

Benetton escreveu:Mas, para ser sincero, até que alguns céticos se baseiam sim em dissertações quevedistas e monfortianas para tentar rebater a D.E.

Retiro o pedido de trégua... :emoticon26:

:emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

videomaker

Maurício escreveu:VM, será que vc não se tocou ainda que o que pode ser considerado imoral pra vc, pra outros povos, pessoas e civilizações é somente uma coisa CULTURAL??

Pode não ser O ESCAMBAL! Qualquer violencia contra o outro é violencia, é estupidez! esse papo de " a gente não pode fazer nada, pois é da CULTURA deles" é que não dá!
Se o cara que comer formiga frita tá tudo bem, agora jogar bebes pros leões ficarem quetinhos toda lua cheia, há essa não... Cultura o cacete!
:emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Pode não ser O ESCAMBAL! Qualquer violencia contra o outro é violencia, é estupidez! esse papo de " a gente não pode fazer nada, pois é da CULTURA deles" é que não dá!
Se o cara que comer formiga frita tá tudo bem, agora jogar bebes pros leões ficarem quetinhos toda lua cheia, há essa não... Cultura o cacete!
:emoticon4:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Benetton escreveu:Mas, para ser sincero, até que alguns céticos se baseiam sim em dissertações quevedistas e monfortianas para tentar rebater a D.E.

Idéias devem ser julgadas por seus próprios méritos. O erro está em se apegar a uma idéia porque é do Fulano ou da organização X.
Se a Monfort e o Quevedo disserem algo válido, vou usar sem problemas.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Fernando Silva escreveu:

Idéias devem ser julgadas por seus próprios méritos. O erro está em se apegar a uma idéia porque é do Fulano ou da organização X.

Vai ter que peneirar muito, mas MUITO mesmo.

E mesmo assim, se Quevedo e o Orlando Fedeli, dissserem algo contra os ateístas que tenha algum conteúdo aproveitável, duvido muito que seja utilizado por céticos aqui.

Em resumo : Tudo pode ser aproveitado de todas as pessoas, DESDE QUE, sejam favoráveis aos interesses de quem aproveita.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Apocaliptica

Deise Garcia escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Fedidovisk escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Fedidovisk escreveu:
Azathoth escreveu:
Fedidovisk escreveu:Tá tranquilo. :emoticon13: :emoticon14:

Tá mesmo?

aham... mas eu particularmente acho que preocupações desse tipo com a vida alheia, só reflete um temor próprio da morte e da certeza que ela existe...

Certamente.

Fedidovisk escreveu:Eu não vejo problema algum do suicídio... o único inconveniente de minha parte é que ele perdura por momentos que já não mais lhe pertence, ele continua causando efeito quando sua causa já expirou.

Pode explicar isto melhor?

Há uma convicção que a única solução e o suicído, e esse sentimento não passa e não passará nunca... mas o homem tem menos controle da sua própria vida do que os outros... então talvez quando as coisa já estivesse em parte de se acertarem, já não vai resolver nada, pq o suicídio é irreversível... você morreu pq era triste e assim o faziam ser o exterior, mas quando as coisas apontam para um desejo de viver ele continua mudo e morto.

Por isso que digo que já cometi suicídio várias vezes, pq houve momentos infelizes que tudo apontava na hora e no porvir para isso, mas que depois se resolveu... o que cabe à pessoa é nunca se esquecer disso.

Mas sinceramente eu nunca passei por uma situação que de fato viesse em mente... essas coisas acontecem somento quando tá muito ruim mesmo...

Entendi. Na verdade alguns seres humanos suicidam-se várias vezes ao longo da vida. Mas os que acabam com a vida de verdade, o fazem por algo muito mais significativo do que filosofar sobre o sentido da vida. Apenas a vida perde o sentido. Mesmo que seja uma sensação passageira para vê de fora, o que importa é o que está dentro do indivíduo, assim como nascer é solitário e morrer também, o suicídio é o único ato consciente que desimpede os valores de atuarem e dá lugar à ação pura e simples. Acabar é acabar.

Suicídio nunca é consciente. A lógica racional é a preservação da vida.

Quem disse, Deise? Desejo de morte e vida correspondem a Tanathos e Eros. Eros costuma dominar. Mas tanathos está presente o tempo todo, agindo com Eros em várias ações, como no sadismo e masoquismo, através de coisas muito conhecidas como ter atração pelo perigo, por exemplo.
O suicida abre mão de Eros e aceita que tanathos aja. Os motivos que levam a isto são variados. Como a dor e a depressão profundos, entre outros.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Benetton escreveu:Em resumo : Tudo pode ser aproveitado de todas as pessoas, DESDE QUE, sejam favoráveis aos interesses de quem aproveita.

Isto é a falácia do "Apelo à Autoridade" e você deveria nos alertar sempre que fosse usada.

DIG

Mensagem por DIG »

Benetton escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Vai ter que peneirar muito, mas MUITO mesmo.

Mas se peneirarmos tão bem, não vai sobrar absolutamente NADA :emoticon13:

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:Em resumo : Tudo pode ser aproveitado de todas as pessoas, DESDE QUE, sejam favoráveis aos interesses de quem aproveita.

Isto é a falácia do "Apelo à Autoridade" e você deveria nos alertar sempre que fosse usada.

O que disse foi uma refutação ( eivada de ironia, admito ) à sua afirmação : "...Se a Monfort e o Quevedo disserem algo válido, vou usar sem problemas..." Ora, isso sim é uma falácia de apelo à autoridade.

Apelo à autoridade só invalida o argumento se o mesmo não tiver uma relação direta com a dita "autoridade".

O Apelo à Autoridade usa a admiração de uma pessoa com alguma notoriedade para tentar ganhar suporte para uma afirmação não relacionada ao assunto sob análise, ou seja, é o apelo à autoridade errada, no qual se recorre a um pensamento de uma pessoa famosa para provar algo fora de sua especialidade. Vejamos um exemplo clássico de apelo à autoridade :

"Hawking concluiu que os buracos negros desprendem radiação"

e

"Penrose concluiu que é racional admitir as warrants no comércio internacional"

Hawking é um físico e então nós podemos racionalmente esperar suas opiniões sobre radiação de buracos negros como sendo bem informadas. No entanto, Penrose é um matemático, então é questionável até onde ele é bem qualificado para falar em Comércio exterior.

Além disso, Monfort e Quevedo são estudiosos do catolicismo. Essas mesmas autoriadades evidentemente só vão é falar mal mesmo da D.E, por dever de Ofício, sem a mínima imparcialidade que deve nortear um parecer.

Então, se basear neles para criticar o Espiritismo é no mínimo suspeito, uma vez que eles agem sob o chicote da Igreja, obscurecidos pelo preconceito que possuem contra quaisquer religiões que não rezem pelas suas cartilhas.

Autor Desconhecido.

Trancado