Ocultismo e racionalidade.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
aknatom
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ocultismo e racionalidade.

Mensagem por aknatom »

Helituuu escreveu:Eu ja tive uma experiencia esquisita.....
bah, qdo eu tinha uns 14 anos (1998), um amigo me emprestou um cd do pantera, e eu emprestei pra ele um cd do titas (acustico mtv), ouvi o tal do cd do pantera e fui dormir....no outro dia acordo com uma dor na panturrilha fenomenal....parecia ate que eu tinha feito exercicios fisicos no dia anterior. Comentei com minha mae sobre a dor. ai ela me contou um negocio, ela me disse que no meio da madrugada eu comecei a gritar por ela do meu quarto dizendo: "mae, musica quer me pegar, a musica quer me pegar", ela disse que eu me rebatia todo. Ela disse que teve que orar por mim, repreendendo o mal em nome de Jesus e ai as coisas voltaram a normalidade e eu dormi.

Eu também acordava com dor na panturrilha depois de ouvir Pantera... e as minhas amigas também... bons tempos de adolescente cabeludo... :emoticon16:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:
aknatom escreveu:Onipresença espiritual relativa, certo?
Deixa eu ver, com a onipresença espiritual ele está espiritualmente no inferno, lugar de sofrimento para o espirito... me parece que temos um problema teológico aqui certo? Incompatibilidade com infinitamente bom?
Se a onipresença não for só espiritual, temos um oiutro problema também: por que no sacramento aquele vinho lá é mais Deus do que os outros?

Saca essência e acidente? Presença substancial e presença espiritual?

Essência e acidente sim, presença substancial e espiritual também...

Espiritual: como é possivel algo infinitamente bom estar espiritualmente presente no sofrimento?
Substancialmente: o que faz aquele pãozinho sem gosto ser mais substancia de deus do que o x-salada que eu como na esquina?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Alter-ego

Re.: Ocultismo e racionalidade.

Mensagem por Alter-ego »

1. Pensando um instante como cristão. Ele estava presente no sofrimento de Jesus? Está presente nos meus sofrimentos?
2. As palavas de Jesus.
"Noite escura agora é manhã..."

aknatom

Mensagem por aknatom »

1) Você não acha imcompativel sofrimento e bondade? Se sou bom, provoco sofrimento ou me abstenho de agir para evitar? Não quero saber teologicamente e sobre Deus, quero saber se vc agiria assim.

2) Vc já pensou que a ceia era a forma de reunir das comunidades cristãs primárias, formadas por ricos e pobres, judeus e gentils, e que "repartir o pão" no sentido metafórico é equivalente a compartilhar momentos e pensamentos, incentivos e carinhos, diálogos e crescimento espiritual? Por que essa mania de quando convêem levar tudo ao pé da letra e quando não convêm interpretar metaforicamente?
Diante duma contradição desse tamanho, onde uma parte importante do ensino é a onipresença divina e uma afrimação de que "este é meu corpo" (o que implica em que aquele é mais que outro) não seria mais óbvio, mais lógico, mais racional, mais sensato, mais tudo, aceitar esse trecho como metafórico e entender o sentido espiritual de "compartilhar o corpo"? Claro, os padres teriam um problema com isso mas, tudo muda, certo?

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

1. Irmã Dulce era boa e sofria.
E o que eu faria é irrelevante, já que eu não tenho o conhecimento de Deus, de forma que não poderia julgar como ele.
2. Essa é a concepção protestante da história. É interessante, mas incompleta. O grego possuia muitos recursos linguisticos para "representar, simbolizar, significar". Mas usou o verbo ser para tratar do trecho em questão. Além do mais, os profetas anunciam, quase no fim do AT, que o Senhor levantaria um Reino eterno, que ofereceria do nascer ao por do Sol um sacrifício perfeito. Fala mais, fala que o sacerdote deste Reino o é, eternamente, segundo a ordem do Rei Melquisedec. Melquisedec aparece uma única vez na Bíblia fazendo o que? Tcharam! Ofertando pão e vinho a Deus. Logo, longe de ter o caráter de ceia, dos protestantes, a consagração na Igreja Católica, assume as vestes sacrificiais (na tradição religiosa não há adoração sem sacrifício), reconhecendo mais que um símbolo na Eucaristia.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Helituuu,

Você tem certeza de que esteve sozinho na cama a noite inteira?

:emoticon16:

aknatom

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:1. Irmã Dulce era boa e sofria.
E o que eu faria é irrelevante, já que eu não tenho o conhecimento de Deus, de forma que não poderia julgar como ele.

Se fosse só EU a achar que isso é um problema teológico, va lá, mas temos toda uma teologia que discute o "problema do mal".
Resumindo: na hora que aquela menina inglesa estava sendo estuprada e assassinada por algum pedófilo maldito, no meio de todo o sofrimento dela, estava a onipresença do espírito de deus. Vamos deixar de lado a onipresença da substância de deus porque imaginar que o pinto do cara era de substância divina traria sérios problemas para a mente de qualquer pessoa séria.

Alter-ego escreveu:2. Essa é a concepção protestante da história. É interessante, mas incompleta. O grego possuia muitos recursos linguisticos para "representar, simbolizar, significar". Mas usou o verbo ser para tratar do trecho em questão. Além do mais, os profetas anunciam, quase no fim do AT, que o Senhor levantaria um Reino eterno, que ofereceria do nascer ao por do Sol um sacrifício perfeito. Fala mais, fala que o sacerdote deste Reino o é, eternamente, segundo a ordem do Rei Melquisedec. Melquisedec aparece uma única vez na Bíblia fazendo o que? Tcharam! Ofertando pão e vinho a Deus. Logo, longe de ter o caráter de ceia, dos protestantes, a consagração na Igreja Católica, assume as vestes sacrificiais (na tradição religiosa não há adoração sem sacrifício), reconhecendo mais que um símbolo na Eucaristia.

Se vc prefere achar que apesar da onipresença de deus, o vinho que vc toma no domingo é mais deus que a cerveja da sexta-feira e isso parece normal pra vc, tudo bem... pra mim parecem dois conceitos incompatíveis. Veja que o protestantismo até tentou arrumar a coisa acertar essas coisas incompatíveis que o catolicismo trazia e não largava, mas mesmo eles não conseguiram...

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Rapha, acho que temos uma divergência no nosso entendimento de onipresença. O que você tem por onipresença, a mim beira o panteísmo.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:Rapha, acho que temos uma divergência no nosso entendimento de onipresença. O que você tem por onipresença, a mim beira o panteísmo.

Onipresença: estar em todos os lugares.

Divide-se em duas categorias:
- Onipresença espiritual: a mente de Deus está em todas as coisas. Inclusive nas coisas ruins, inclusive na maldade, inclusive na menininha e no pedófilo.
- Onipresença substancial: a matéria de Deus está em todas as coisas, em todas as substãncias do Universo.

Você consegue incluir alguma outra que se assemelhe mais ao que vc acredita?

Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Dizem que na música os que maior presença do ocultismo são :

J.S.Bach
Beethoven
Mozart

Agora que ocultismo é esse... O.O

Eles tinham consciência dessa habilidade e exploravam-na nas suas composições.

videomaker

Re: Ocultismo e racionalidade.

Mensagem por videomaker »

Mas, por algum motivo que não consigo racionalmente explicar, tenho MEDO de me aprofundar nos estudos e no contato com pessoas ligadas a esses sistemas, rituais e sociedades. Essa irracionalidade me incomoda muito: se não acredito, por quê tenho medo? Seria o mesmo medo que eu sentia quando criança dos filmes de terror e do escuro (filmes esses responsáveis em boa parte por eu achar o ocultismo interessante)?

Acho isso tão engraçado! Medo do que não existe? considerando que vc não é mais criança, fica mais interessante ainda, esse teu medo! Seja Racional! e o medo passa... :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Hum, o assunto não floresceu como eu esperava, imaginava que eu que MONTES de membros do RV já tinham sido membros de sociedades iniciáticas.

Mas a vocês que compartilharam suas experiências, agradeço...
É um problema espiritual, chupe pau!

betossantana
Contato:

Alter-ego escreveu:Sugiro que, ao invés de uma ordem iniciática você procure a Igreja Católica mais perto de sua casa. Lá na sua paróquia o grupo da RCC "Salvação e Glória" se reúne às terças, 19:30 hs.
Um abraço!

Não, obrigado, já estudei por treze anos no Salesiano, chega de Igreja Católica pra mim.

betossantana
Contato:

O tópico da Suyndara sobre assombrações artificiais criadas por estimulação cerebral...

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=303238#303238

Vocês que sabem TUDO de ocultismo, Anna, Aknatom, etc, acham que existem técnicas antigas de estimulação desse tipo, sem necessidade de eletrodos, em que se pode fazer alguém se sentir perseguido por entidades?

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

bah, qdo eu tinha uns 14 anos (1998), um amigo me emprestou um cd do pantera, e eu emprestei pra ele um cd do titas (acustico mtv), ouvi o tal do cd do pantera e fui dormir....no outro dia acordo com uma dor na panturrilha fenomenal....parecia ate que eu tinha feito exercicios fisicos no dia anterior. Comentei com minha mae sobre a dor. ai ela me contou um negocio, ela me disse que no meio da madrugada eu comecei a gritar por ela do meu quarto dizendo: "mae, musica quer me pegar, a musica quer me pegar", ela disse que eu me rebatia todo. Ela disse que teve que orar por mim, repreendendo o mal em nome de Jesus e ai as coisas voltaram a normalidade e eu dormi.

Você teve uma cãibra e pesadelos.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

1 - Você também se sente assim, irracionalmente impulsionado a repelir a prática do ocultismo mesmo não partilhando de fé alguma em uma doutrina ocultista?

Não.

E, por reflexo:

2 - Você já participou de alguma sociedade secreta ou de práticas ou rituais ocultistas?

Sim.

NÃO ESCULHAMBEM O MEU TÓPICO, POR FAVOR, É PRA SER SÉRIO!!!!!!!!

Sim.
Imagem

betossantana
Contato:

Najma escreveu:
E, por reflexo:
2 - Você já participou de alguma sociedade secreta ou de práticas ou rituais ocultistas?

Sim.

Pode falar que SOCIEDADE SECRETA foi ou é SEGREDO? :emoticon12:

betossantana
Contato:

Estou falando no MSN com um thelemita que disse que a história de Paulo Coelho e do abismo não é ficção, "faz parte da iniciação" MESMO!!! Brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!! :emoticon6: Tão vendo?? Eu estava certo o tempo inteiro! :emoticon18: :emoticon18: :emoticon18:

Najma

Mensagem por Najma »

Não é secreta nem é segredo. Eu estudo Thelema há uns anos. Até tentei me filiar à Astrum Argentum mas não deu certo... meu santo não bateu. :emoticon12:

No mais, o que sempre provocou sensações estranhas e estados alterados de consciência que bem podem motivar visões estranhas e a impressão de estar sendo assombrado por entidades desencarnadas em pajés, guias espirituais de seitas, etc, têm sido as substâncias alucenógenas.

E há quem diga que a meditação profunda também provoque certo grau de "vidência". Não estou bem certa disso. :emoticon1:
Editado pela última vez por Najma em 21 Nov 2007, 22:52, em um total de 1 vez.
Imagem

betossantana
Contato:

Najma escreveu:Não é secreta nem é seguredo. Eu estudo Thelema há uns anos. Até tentei me filiar à Astrum Argentum mas não deu certo... meu santo não bateu. :emoticon12:

Você não tem MEDO de VER O ABISMO???????? Eu me borro todo só de pensar!!

Pior é se eu olhar pra dentro do abismo e ele olhar pra dentro de mim! :emoticon12:

Najma

Mensagem por Najma »

betossantana escreveu:
Najma escreveu:Não é secreta nem é seguredo. Eu estudo Thelema há uns anos. Até tentei me filiar à Astrum Argentum mas não deu certo... meu santo não bateu. :emoticon12:

Pior é se eu olhar pra dentro do abismo e ele olhar pra dentro de mim! :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ... é o que dizem que acontece. :emoticon12:
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Só por causa disso eu coloquei Ave Lúcifer dos Mutantes.
:emoticon266:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Anna

Mensagem por Anna »

betossantana escreveu:Estou falando no MSN com um thelemita que disse que a história de Paulo Coelho e do abismo não é ficção, "faz parte da iniciação" MESMO!!! Brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!! :emoticon6: Tão vendo?? Eu estava certo o tempo inteiro! :emoticon18: :emoticon18: :emoticon18:

O abismo faz parte, você pode ter sonhos com ele, daqueles sonhos pavorosos reais, como pode viver a situação por meio de transe por droga ou por meditação. Só que não é só um abismo, são vários e de muitos jeitos diferentes, cavernas, buracos no chão, areia movediça, buraco em árvore, você passa por um tanto.

O importante é voltar do abismo, se ficar lá PHODEU!
:emoticon16:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

betossantana escreveu:

Porra! Mas o abismo é dentro de você! Tem um monte de abismos no seu corpo, no seu coração tem dois abismos enormes, e seu pulmão tem milhões de abismos, e seu rim é o labirinto. É pra lá que sua cabeça vai!! Pros seus abismos internos biológicos.
:emoticon1:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

betossantana
Contato:

Anna escreveu:
Porra! Mas o abismo é dentro de você! Tem um monte de abismos no seu corpo, no seu coração tem dois abismos enormes, e seu pulmão tem milhões de abismos, e seu rim é o labirinto. É pra lá que sua cabeça vai!! Pros seus abismos internos biológicos.
:emoticon1:

Hum, eu não estou levando mais muita fé nisso.

Trancado