RCC: cura entre gerações

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

Re: Re.: RCC: cura entre gerações

Mensagem por Alter-ego »

Apocaliptica escreveu:
aknatom escreveu:
Alter-ego escreveu:
aknatom escreveu:Claro que a ICAR acredita em filhos pagando pelos pecados dos pais. Se não aceitar, vai por terra o pecado original, com maça e tudo...

Maça?!?!

Santo Deus...

Maçã?? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: Aquela coisa vermelha na qual a Eva caiu de boca... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Caramba. O Igor nem na maçã acredita....estamos a beira de um colapso....heheheheeh

QUEM inventou esta estória de maçã? :emoticon5:
"Noite escura agora é manhã..."

Malamen
Contato:

Re.: RCC: cura entre gerações

Mensagem por Malamen »

Você sabe que não era uma maçã? :emoticon5:
Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Malamen escreveu:Você sabe que não era uma maçã? :emoticon5:

Absolutamente.

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

E o que era? Uma banana? Pera? Abacaxi?

Tem aí o versículo onde fala que fruto era?
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:Acontece que, assim como há hereditariedade física e psíquica, se há espírito também há herança espiritual. Claro que para quem não acredita em alma não faz sentido. Mas se há a premissa da alma a conclusão é válida.

Não é conclusão válida coisa nenhuma.

A conclusão de que existe hereditariedade genética se fundamenta em padrões observáveis e mecanismos identificados.

Quais são os padrões observáveis e os mecanismos identificados da suposta "herança espiritual"?
Para que a afirmação "assim como há hereditariedade física, há a espiritual" fosse uma conclusão válida seria preciso demonstrar que os mecanismos e padrões observados e identificados em um, se aplicam ao outro, o que, obviamente, jamais foi feito (ou alguém já ouviu falar em mapeamento do genoma espiritual?).

Sem estes padrões e mecanismos, estas afirmações não podem ser apresentadas como conclusões e sim como premissas, fundamentadas em idéias não demonstradas como verdadeiras, mas aceitas a priori como tal, ou seja, dogmas religiosos, ou então como hipóteses.

Acho que você não leu direito meu post, Carlos.
Eu disse se há a premissa da alma. Coloquei como condicionante. É lógico que para quem este não é um pressuposto válido, a conclusão é absurda. E não estou questionando isso.

Alter, Alter...,

Eu não li direito?

O que você respondeu não tem nada a ver com que eu escrevi.

Você clara e explicitamente disse que se há a premissa da alma então há herança espiritual como há hereditariedade física.
Esta afirmação é um non sequitur óbvio, pois não há ligação direta entre premissa e conclusão.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Não era qualquer fruto no sentido de vegetal.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:Acontece que, assim como há hereditariedade física e psíquica, se há espírito também há herança espiritual. Claro que para quem não acredita em alma não faz sentido. Mas se há a premissa da alma a conclusão é válida.

Não é conclusão válida coisa nenhuma.

A conclusão de que existe hereditariedade genética se fundamenta em padrões observáveis e mecanismos identificados.

Quais são os padrões observáveis e os mecanismos identificados da suposta "herança espiritual"?
Para que a afirmação "assim como há hereditariedade física, há a espiritual" fosse uma conclusão válida seria preciso demonstrar que os mecanismos e padrões observados e identificados em um, se aplicam ao outro, o que, obviamente, jamais foi feito (ou alguém já ouviu falar em mapeamento do genoma espiritual?).

Sem estes padrões e mecanismos, estas afirmações não podem ser apresentadas como conclusões e sim como premissas, fundamentadas em idéias não demonstradas como verdadeiras, mas aceitas a priori como tal, ou seja, dogmas religiosos, ou então como hipóteses.

Acho que você não leu direito meu post, Carlos.
Eu disse se há a premissa da alma. Coloquei como condicionante. É lógico que para quem este não é um pressuposto válido, a conclusão é absurda. E não estou questionando isso.

Alter, Alter...,

Eu não li direito?

O que você respondeu não tem nada a ver com que eu escrevi.

Você clara e explicitamente disse que se há a premissa da alma então há herança espiritual como há hereditariedade física.
Esta afirmação é um non sequitur óbvio, pois não há ligação direta entre premissa e conclusão.

Acaun, eu não estou dizendo, que seja algo passível de comprovação científica, por isso carece de sentido sua fala primeira.
É uma análise que se dá no campo da fé. Como tal, ainda que provida de argumentação racional (a qual não vem ao caso aqui) ainda assim se apóia em premissas não verificáveis.
Não há outra questão a discutir. O que quis dizer com "se há alma" é que, para os que se apóiam nas mesmas crenças que eu, é possível compreender do que falo. Não é uma invenção carismática, por assim dizer.

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Alter-ego escreveu:Não era qualquer fruto no sentido de vegetal.

Tem qualquer versículo que comprove o que você tá dizendo?
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:Acauan, eu não estou dizendo, que seja algo passível de comprovação científica, por isso carece de sentido sua fala primeira.
É uma análise que se dá no campo da fé. Como tal, ainda que provida de argumentação racional (a qual não vem ao caso aqui) ainda assim se apóia em premissas não verificáveis.
Não há outra questão a discutir. O que quis dizer com "se há alma" é que, para os que se apóiam nas mesmas crenças que eu, é possível compreender do que falo. Não é uma invenção carismática, por assim dizer.

Questões de fé pessoal não são objeto de discussão intelectual, mas doutrinas religiosas sim.
Neste caso, fontes católicas respeitáveis dão informação diferente da sua: Catholic Encyclopedia > S > Soul
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Malamen escreveu:
Alter-ego escreveu:Não era qualquer fruto no sentido de vegetal.

Tem qualquer versículo que comprove o que você tá dizendo?

Tem qualquer versículo que informe que para algo ser válido precisa estar claramente expresso em algum versículo?

aknatom

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:
aknatom escreveu:Claro que a ICAR acredita em filhos pagando pelos pecados dos pais. Se não aceitar, vai por terra o pecado original, com maça e tudo...

Raphael, o engraçado é você criticar a idéia quando no Budismo nós pagamos pelos "pecados" até de quem não faz parte da nossa ascendência familiar. :emoticon4:

Nossa Igor...
1) Falácia ad hominem, tentando desmerecer o comentador;
2) No budismo, nem pecados entre aspas existem.

Quanto a "não obviedade" da herança genética espiritual a partir da existência da alma, o Acauan já deixou bem claro os erros da sua afirmação.
Eu faço uma pergunta:
Se não existe punição dos filhos pelos pecados dos pais, o que estamos fazendo que não estamos no paraíso?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:Acauan, eu não estou dizendo, que seja algo passível de comprovação científica, por isso carece de sentido sua fala primeira.

Questões de fé pessoal não são objeto de discussão intelectual, mas doutrinas religiosas sim.
Neste caso, fontes católicas respeitáveis dão informação diferente da sua: Catholic Encyclopedia > S > Soul

Graças a Deus

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

aknatom escreveu:
Alter-ego escreveu:

Raphael, o engraçado é você criticar a idéia quando no Budismo nós pagamos pelos "pecados" até de quem não faz parte da nossa ascendência familiar. :emoticon4:

Nossa Igor...
1) Falácia ad hominem, tentando desmerecer o comentador;
2) No budismo, nem pecados entre aspas existem.

Quanto a "não obviedade" da herança genética espiritual a partir da existência da alma, o Acauan já deixou bem claro os erros da sua afirmação.
Eu faço uma pergunta:
Se não existe punição dos filhos pelos pecados dos pais, o que estamos fazendo que não estamos no paraíso?

Puxa, Rapha
eu nem fiz menção de desmerecer seu argumento. O que quero dizer é que, vindo de você, a mim parece sem sentido. Sim, no Budismo não há conceito de pecado, por isso coloquei as aspas. Mas os frutos das ações de outros, sejam boas ou más influem sobre nossa vida, correto?
E quanto ao paraíso, eu estou caminhando para lá. :emoticon10:

aknatom

Mensagem por aknatom »

Um a parte:
O budismo tem o conceito de interdependência dos fenômenos ou origem interdependente. Tudo influencia no todo. Qualquer ação altera o sistema e por consequencia altera a minha vida.
Negar isso é negar efeito estufa e todas as outras observações de ciências que variam de ecologia a cosmologia.
Como irei reagir as mudanças do meu ambiente é responsabilidade total minha.

Continuando a pegunta, se vc está caminhando para o paraíso é porque não está nele mas, Adão e Eva, seus ancestrais, estavam nele e foram expulsos. O que faz com que vc não esteja nele já desde que nasceu?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

aknatom escreveu:Um a parte:
O budismo tem o conceito de interdependência dos fenômenos ou origem interdependente. Tudo influencia no todo. Qualquer ação altera o sistema e por consequencia altera a minha vida.
Negar isso é negar efeito estufa e todas as outras observações de ciências que variam de ecologia a cosmologia.

O que inclui os "pecados" de anteriores a você, certo?

Continuando a pegunta, se vc está caminhando para o paraíso é porque não está nele mas, Adão e Eva, seus ancestrais, estavam nele e foram expulsos. O que faz com que vc não esteja nele já desde que nasceu?

O que faz com que eu não esteja é a minha natureza pecadora.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:

E inclui o peido que vc acabou de dar e o peido de todas as vacas do mundo que existem pra vc poder comer aquele bifão no almoço, afinal, o gás metano é um gás do efeito estufa e corrói a camada de ozônio.

Alter-ego escreveu:
aknatom escreveu:Continuando a pegunta, se vc está caminhando para o paraíso é porque não está nele mas, Adão e Eva, seus ancestrais, estavam nele e foram expulsos. O que faz com que vc não esteja nele já desde que nasceu?

Natureza pecadora que vc herdou de quem?

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

aknatom escreveu:
Alter-ego escreveu:

E inclui o peido que vc acabou de dar e o peido de todas as vacas do mundo que existem pra vc poder comer aquele bifão no almoço, afinal, o gás metano é um gás do efeito estufa e corrói a camada de ozônio.

Continua desconversando... :emoticon7:

Alter-ego escreveu:
aknatom escreveu:Continuando a pegunta, se vc está caminhando para o paraíso é porque não está nele mas, Adão e Eva, seus ancestrais, estavam nele e foram expulsos. O que faz com que vc não esteja nele já desde que nasceu?

Natureza pecadora que vc herdou de quem?

Do macaco, ora bolas.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

O macaco pecava? E continua pecando? Por que a ICAR não abre uma prelazia para macacos, chimpanzés, gorilas e afins? Quem sabe eles a obedecem e param de fazer sexo antes do casamento e praticar a sodomia?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Herança espiritual é coisa de espírita.
E por que deveria haver uma "cura" se a culpa não é transmitida?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alter-ego escreveu:

Maça?!?!

Santo Deus...

Tudo bem, tudo bem, a Bíblia não diz que a fruta era uma maçã.
Satisfeito?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alter-ego escreveu:Raphael, o engraçado é você criticar a idéia quando no Budismo nós pagamos pelos "pecados" até de quem não faz parte da nossa ascendência familiar. :emoticon4:

Não é pagar pelos pecados e sim sofrer as consequências dos atos dos que nos precederam.
O budismo não fala em culpa nem em pecado.

Nossos netos não têm culpa do que fazemos hoje com o meio ambiente, mas vão sofrer as consequências de nossas ações sobre um universo indiferente e amoral.

No caso de Deus, nada disto deveria acontecer.

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Alter-ego escreveu:Tem qualquer versículo que informe que para algo ser válido precisa estar claramente expresso em algum versículo?

Não... mas QUEM falou que o fruto da árvore do conhecimento não era um vegetal como você afirma com todas as letras?
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Obrigado Fernando... tentei explicar mas acho que não consegui me fazer entender.
Se ainda achar que estou desconversando, eu posso tentar desenhar. :emoticon19:

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Fernando Silva escreveu:
Alter-ego escreveu:Raphael, o engraçado é você criticar a idéia quando no Budismo nós pagamos pelos "pecados" até de quem não faz parte da nossa ascendência familiar. :emoticon4:

Não é pagar pelos pecados e sim sofrer as consequências dos atos dos que nos precederam.
O budismo não fala em culpa nem em pecado.

Nossos netos não têm culpa do que fazemos hoje com o meio ambiente, mas vão sofrer as consequências de nossas ações sobre um universo indiferente e amoral.

No caso de Deus, nada disto deveria acontecer.

Mas o que estou dizendo é análogo.
Assim como o filho de um presidiário, por melhor que ele seja, vai sofrer as consequencias de ter um pai na prisão, de forma semelhante se dá conosco, em relação a nossos pais.
Não entendi qual a neura...

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Malamen escreveu:
Alter-ego escreveu:Tem qualquer versículo que informe que para algo ser válido precisa estar claramente expresso em algum versículo?

Não... mas QUEM falou que o fruto da árvore do conhecimento não era um vegetal como você afirma com todas as letras?

Como á arvore era do "conhecimento do bem e do mal" e conhecimento não dá em árvore, fica patente que a árvore é uma parábola.

Trancado